Linus Torvalds quer o Linux a correr nos Mac com o SoC M1 da Apple

27 Comentários

A apresentação do novo SoC da Apple, o M1, tem despertado o interesse de muitas áreas do mundo da tecnologia. De diversos quadrantes têm surgido informações que mostram que este poderá ser marco no campo da computação.

É natural que os utilizadores queiram tirar ainda mais partido destes novos equipamentos, não se limitando ao que a Apple tem para oferecer. O mais recente a manifestar o seu interesse foi Linus Torvalds, mas apenas se conseguir correr o Linux nos Mac com o Soc M1 da Apple.

Linux Linus Torvalds M1 Mac Apple

Linus Torvalds quer um MacBook com o M1

O homem forte do Linux nunca teve uma relação pacífica com algumas das grandes empresas do mundo da tecnologia. São conhecidas as suas opiniões extremadas sobre alguns temas e novidades que vão surgindo. Desta vez a vontade de Linus Torvalds é quer um dos novos MacBook Air, mas com condições.

I’d absolutely love to have one, if it just ran Linux.. I have fairly fond memories of the 11″ Macbook Air (I think 4,1) that I used about a decade ago (but moved away from because it took Apple too long to fix the screen – and by the time they did, I’d moved on to better laptops, and Apple had moved on to make Linux less convenient).

Claro que é simples de adivinhar a sua regra mais básica e que aplica também nesta situação. Linus Torvalds quer um dos novos MacBook Air, mas apenas quando este puder correr Linux. Recorda o modelo que teve há 10 anos, mas que trocou por uma máquina mais capaz.

Linux Linus Torvalds M1 Mac Apple

Apple tem de colocar o Linux a correr nos Mac

Claro que aproveitou as suas palavras para dar mais algumas opiniões, desta vez bastante pacíficas. Há muito que espera que o Linux possa correr num portátil com SoC ARM e o novo MacBook Air poderia ser a máquina quase perfeita para tal.

I’ve been waiting for an ARM laptop that can run Linux for alongtime. The new Air would be almost perfect, except for the OS. And I don’t have the time to tinker with it, or the inclination to fight companies that don’t want to help.

Não deverá ser um processo complicado ter o Linux a correr nestas novas propostas da Apple. No entanto, e dado que o desenho é proprietário, dificilmente iria funcionar corretamente. Depois do problema do Windows nos Mac, agora depende apenas da Apple ter o Linux a correr nestas máquinas.

Windows a correr nos Mac com SoC M1? Apple avisa que só depende da Microsoft

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Faisca
    Faisca

    O povo quer é máquinas pra Linux, Windows e Mac OS em simultâneo.

    1. Avatar de sujeito
      sujeito

      Exacto. Sendo que o tipico Laptop a máquina que melhor serve a todos. Até o Linus mudou para uma máquina superior ao Mac por algum motivo.

      1. Avatar de NelsonR
        NelsonR

        Sujeito estás a ser maldoso. O que o Linus disse foi que mudou de um MacBook Air (4,1) para uma maquina mais capaz. Sem referir para que máquina mudou pode até ter mudado para uma máquina qualquer inclusive nas ofertas da Apple.

        1. Avatar de Nuno T.
          Nuno T.

          Pelo o que diz dá a entender que não mudou para um MacBook Pro já que reclama que o suporte dos computadores da Apple piorou para o Linux.

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Esse acima não é o Sujeito. É o sujeito, seja ele quem for.

  2. Avatar de Nuno T.
    Nuno T.

    Imagino que o principal problema para ter o computador com o Linux (sem usar virtualização) vai ser a driver gráfica já que o GPU no M1 é da Apple. O resto deverá ser concretizável dado já haver Linux para ARM e o CPU ser compatível com a ISA da ARM. A Apple pelos vistos abriu a porta a poder ter outro bootloader, mas terão que adaptar para um tipo de firmware diferente – já não usa EFI.

  3. Avatar de Teclassoltas
    Teclassoltas

    O kernel do Linux já está a ficar cheio de bloatware e blobs para poder usar. Todo o tipo de hardware que existe, sendo que as marcas de hardware, na sua maioria jogam sujo, ou seja, só disponibilizam binários como drivers, tudo opaco.
    Assim é fácil minar a segurança do utilizador.
    Poder correr neste hardware proprietário significa mais bloatware e mais blobs e menos segurança e privacidade do utilizador.
    Quem quiser, pode usar uma versão do kernel limpa, é só pesquisar por Linux libre.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Existem mais de 500 Distros de Linux e nenhuma se apreveita?

      1. Avatar de Teclassoltas
        Teclassoltas

        As distribuições estão para o Linux, como os sapatos estão para os teus pes.
        O Linux em si, é o kernel, ou seja, os teus pes.
        As distribuções são como os sapatos que metes nos pes, ora tens uns que servem melhor para correr, outros para ir fazer caminhadas e outros para ir a uma festa de gala.
        No caso, o kernel (o que realmente se chama Linux), para funcionar com todo e mais algum hardware, e-lhe “adicionado” todo o tipo de drivers, e muitos deles são autenticos blobs, e outros há que são feitos de proprosito para serem de muito dificil analise.
        As distribuições são sapatos em cima do kernel, umas mais minimalistas, outras “com tudo incluido”, umas com o gestor de pacotes X, outras com o Y, umas com o gestor de sistema e serviços A, outras com o B, etc.
        Obviamente que quem quer usar o chamado Linux, por uma questão de comodidade, pega numa distribuição que cumpra os seus requisitos pessoais e usa, e isso não é por si impeditivo de usar um kernel standard ou um kernel “deblobed”, tal como tu nao trocas de pes, mas sim de sapatos.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Por isso é que o Linux nao evolui e cresce mais. O pessoal está á procura de uma casa e a única coisa que vendem sao tijolos e cimento.

  4. Avatar de JOSEMAR SOUZA DOS SANTOS
    JOSEMAR SOUZA DOS SANTOS

    Por que as citações estão no idioma original sem tradução para língua portuguesa?

    1. Avatar de Pedro Simões

      A tradução traz sempre alterações que não são pretendidas, que podem levar a uma interpretação diferente. Assim, tudo o que o Linus quis realmente dizer está ali presente, palavra por palavra.

      1. Avatar de Joao Cardoso
        Joao Cardoso

        Vou dar exemplo do que faz os blogs e jornais aqui (Brasil), traz o texto original e em baixo a tradução.
        Não é difícil fazer isso, né?

        1. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          A lingua Inglesa faz parte do ensino básico em Portugal e muitos outros países.

          Acho que praticamente todos os leitores conseguem ler perfeitamente o texto original. Caso não seja esse o caso, existem dezenas de tradutores eficazes, muitos deles incluídos nos próprios browsers.

  5. Avatar de Gondzilla
    Gondzilla

    Simples: VirtualBox ou VMware Fusion 🙂

    1. Avatar de Alfa
    2. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Está aí uma perda que tivemos com o anúncio do M1. Não dá para virtualizar uma arquitetura diferente daquela do processador real da máquina host. Ou seja, rodar o Windows no VMWare Fusion já não deve estar funcionando nos novos MacBooks.

  6. Avatar de José
    José

    Linux não tem interesse, macos tem o melhor do linux e bastante superior ao windows em estabilidade e optimizacao. Alem do mais linux tem pessima gestao de bateria pois um portatil dura nem 2h com linux instalado enquanto que com macos dura 10x mais.

    1. Avatar de Teclassoltas
      Teclassoltas

      Afirmas-te duas coisas, e o por sinal, erraste nas duas. É obra homem.
      O MacOS não é nem por sombras melhor que o Linux, nem em estabilidade nem muito menos em optimizações (de qualquer especie), tanto assim é que qualquer servidor (quase todos os que tu usas sem saber), quer de dados, quer de puro poder computacional, corre… adivinha… Linux.
      E olha que usei um servidor da Apple durante anos.

      A questão da bateria, nao sei como medes tal coisa entre um portatil da Apple e outro de outra marca com Linux. Primeiro tens de achar um computador com exactamente a mesma capacidade de bateria, e depois terias de usar o mesmo software da mesma forma, e obviamente que nao o fizeste.
      Em linux tens até mais liberdade de optimizações na questão do consumo de energia, mas pelo teu comentario, nem fazes ideia disso, portanto, instalas qualquer distribuição e como vem por defeito é como fica.

      1. Avatar de José
        José

        98% das pessoas que não usam linux mesmo sendo gratuito não concordma contigo….e tao bom que nem de borla o querem.

        1. Avatar de Ru
          Ru

          Eu uso Linux. De borla. mas Windows e Mac, nem que me pagassem.
          Haja mercado para todos

          1. Avatar de Hidelberto
            Hidelberto

            Lá esta, so para nerds.

    2. Avatar de Teclassoltas
      Teclassoltas

      Como imagino que so saibas sobre linux via Ubuntu, tens aqui https://www.reddit.com/r/elementaryos/comments/6p576y/will_loki_work_with_the_latest_macbook_12_inch/dknob5h/?utm_source=reddit&utm_medium=web2x&context=3 uma resposta que te permite, num computador da Apple, “medir” mais ou menos a diferença de consumo de energia, usando o MacOS e um Ubuntu.
      Repara que, o hardware assim como controladores são (parte deles) proprietarios da Apple, portanto, estão em vantagem na “comparação”.
      Obviamente que ainda se poderia “espremer” mais, por exemplo, não usando Ubuntu, mas sim uma distro mais leve.
      Um desafio ao pplware:
      já que são fas da paça, de certeza que têm ai um macbook antigo, sigam as dicas do linux e primeiro rodem algum software que exista para ambos (MacOS e Linux) no mackbook, depois seguem as dicas do link e instalam Linux. Depois voltam a medir o consumo de energia, quer no cabo, quer sem cabo, e sim, conta e é diferente.

      1. Avatar de Nuno T.
        Nuno T.

        O macOS dá a mesma performance num MacBook quer estejas ligado à tomada quer não, ao contrário de outros sistemas! Não há modos diferentes de consumo para o processador, as optimizações que há é para qualquer situação, como tal não verás o menor consumo possível.
        O único comportamento diferente é com o ecrã e os discos.

  7. Avatar de Alberto Gonçalves
    Alberto Gonçalves

    na verdade ele se referiu ao kernel linux, pois o macos é um sistema operacional unix e compatível com toda cadeia de compiladores

    com exceção do kernel, a maioria das ferramentas e pacotes é possível de ser compilada através do Homebrew, que inclusive já tem suporte ao Rosetta para funcionar no M1

  8. Avatar de Tuga
    Tuga

    O Linus está a ser irónico, só um tapado acha que ele que um mac, sistema fechado e totalmente contra as são convicções.

  9. Avatar de MrSparc
    MrSparc

    Já está a caminho uma nova distro Linux para suportar o M1: Asahi Linux .
    O desenvolvimento de portaria o kernel Linux começa em Janeiro 2021 por um conhecido developer e hacker conhecido por Marcan