Reveladas as regras da Apple para reparar iPhones em garantia

71 Comentários

Não são raras as situações em que os utilizadores dos smartphones são obrigados a ter de levar os seus equipamentos para reparar, por os terem deixado cair ou porque aconteceu outra qualquer avaria.

Um documento agora revelado mostrou as regras que a Apple definiu para decidir que iPhones devem ou não ser reparados, mediante os problemas que apresentem.

Apple iPhone partido

O guia que agora surgiu na Internet e que foi apresentado pelo site Business Insider, mostra as regras que os funcionários da Apple devem seguir para decidir quais os iPhones que são reparados ao abrigo da garantia, os que não têm direito a esta reparação ou os que são trocados diretamente sem qualquer reparação.

Este guia de 22 páginas, datado de 3 de março de 2017, chama-se “Visual/Mechanical Inspection Guide” (VMI) e detalha as regras a aplicar aos iPhones 6, 6 Plus, 6S, 6S Plus, 7 e 7 Plus. São regras normais, na sua maioria, e que a totalidade das marcas usam, mas existem, no entanto, algumas particularidades interessantes e que podem ser pouco lógicas.

A primeira delas está nos píxeis mortos no ecrã. Apenas os que forem declarados pelo cliente devem ser reparados. Caso o funcionário da Apple detete algum, este não o deve indicar.

Apple regras reparação iPhone

Depois existe a política de reparar todos os ecrãs partidos, desde que seja uma quebra muito fina e pequena, causada por uma tensão. Mas apenas poderá ser feito caso não existam danos na moldura na zona da quebra. Se existirem, então a reparação deverá ser paga pelo cliente.

Outras avarias, tal como problemas na câmara por contacto com laser, abrasão extrema ou furos, quebras múltiplas no ecrã e conectores avariados, são elegíveis para reparação, mas sempre fora de garantia.

Apple peças iPhone

Completamente fora de garantia e sem direito a reparação, mesmo que paga pelo cliente, estão os problemas nos iPhones que apresentarem alterações. Se for notado que os equipamentos foram alterados, que faltam partes do iPhone ou que as baterias ou outros componentes foram substituídos, estes equipamentos não podem ser reparados pela Apple.

Há ainda referências a um estado de “avaria catastrófica”, em que a reparação será negada de forma imediata, quer ao abrigo ou fora das regras da garantia.

Vários contactos com funcionários da Apple revelaram que este manual é uma parte importante da sua formação e uma ferramenta usada no dia-a-dia, e que existem muitos mais, um para cada tipo de equipamento da Apple.

Via

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mega Lol
    Mega Lol

    “A primeira delas está nos píxeis mortos no ecrã. Apenas os que forem declarados pelo cliente devem ser reparados. Caso o funcionário da Apple detete algum, este não o deve indicar.”

    Não sei se hei-de rir ou chorar….. Palhaçada!!!!

    1. Avatar de Str
      Str

      O que não falta por aí são empresas desonestas e a Apple não é diferente é só mais uma

      1. Avatar de João
        João

        Pelo preço que se paga pelo equipamento, a Apple já fica com uma almofada generosa, que permitiria cobrir, mas está provado que nós clientes, cordeirinhos, aceitamos tudo.
        Afinal é Apple, não é?

      2. Avatar de Helder
        Helder

        Mentirosos os dois!

        Não diz isso em lado nenhum!

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Está no artigo

    2. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Não vá algum cliente reclamar que lhe repararam uma coisa que não deveriam ter reparado…

        1. Avatar de galo
          galo

          mesmo. hahaha

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      Então mas quando há pixeis mortos eles não subsituem o painel todo?! Ou andam a trocar pixel e pixel?!
      (nota: não percebo nada de reparações, é uma pergunta inocente)

      1. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Tens a resposta da própria Apple: “A primeira delas está nos píxeis mortos no ecrã. Apenas os que forem declarados pelo cliente devem ser reparados. Caso o funcionário da Apple detete algum, este não o deve indicar.”, ora se eles substituissem o painel todo não davam esta instrução aos seus funcionários.

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Aprende a ler inglês, não é NADA disso que está lá escrito.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Não sendo um iPhone, eu tinha 1 pixel morto do ecrã do Mac e eles substituíram a “top lid” inteira-

  2. Avatar de Vitor
    Vitor

    Abrasão extrema e não abrasão estrema

  3. Avatar de independente
    independente

    e o link para download, alguem tem?

  4. Avatar de Max3
    Max3

    Este é o tipo de informaçoes que só nós funcionarios apple temos acesso.. e mais uma vez alguem deixou cair cá para fora para nao variar…

    1. Avatar de independente
      independente

      ola max, consegues me dizer qual a politica sobre a mebrana da camera frontal? é substituicao da mesma ou do telefone em si?

      1. Avatar de Max3
        Max3

        a camara frontal nao tem menbrana.. talvez estejas a referir a traseira, sim é substituiçao do equipamento todo, mas mt possivelmente fora de garantia se estiver danificada. Mas o mais facil é ires a um centro autorizado que tiram te todas as duvidas só vendo o equipamento fisicamente.

        1. Avatar de independente
          independente

          ola! estou a falar do o-ring que segura a camara frontal, que faz aquele efeito de lua. alias, esta descrito no documento apresentado no artigo. “foam disalignment” . Assim sendo é substituicao do equipamento completo? obrigado

          1. Avatar de BinhasOnte
            BinhasOnte

            Tanto quanto eu sei, em tempos sim, era substituição completa da unidade de este dano influenciar no correcto funcionamento do equipamento, se não é só ajustado.

    2. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      E deveria ser assim tão secreto quanto queres passar?

    3. Avatar de Luís M
      Luís M

      Depois deste leak já não te sentes tão especial.

      1. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        Porque se há coisa que um técnico de hardware se sente é especial… lol

      2. Avatar de Max3
        Max3

        Eu nao sou especial, sou um ser humano normal como tu lol.
        Simplesmente os clientes vão começar a interpretar mal esse documento PDF e assumir que certas coisas possam passar em garantia quando não têm razão ou outras situações semelhantes.

    4. Avatar de Bruno
      Bruno

      Boas.
      Podes esclarecer-me uma coisa. No Iphone 7 ao tirar fotos ou filmar com a câmera traseira se apontares para uma fonte luminosa, sol, candeeiro etc, aparece um efeito que deve ser reflexo no vidro da câmera. A apple está a fazer alguma coisa em relação a isso? Obrigado

    5. Avatar de Napoleon Bonaparte
      Napoleon Bonaparte

      Keep cool Maxie!
      This is human nature, to sell…

    6. Avatar de Daniel Ferreira
      Daniel Ferreira

      Olá max, eu tenho um iPhone 6s partido tal como está na foto , mas sem danos a volta porque ele caiu de “chapa” e partiu, há possibilidade da garantia me trocar o visor? Eu ja queria mandar para garantia porque sempre tive quebras de rede e a impressão digital nao funciona muito bem , mas entretanto quebrei o visor , e pensei que já não tivesse garantia, obrigado desde já pela ajuda

      1. Avatar de Max3
        Max3

        Com o display partido, estando a volta impecavel ou não, nao ha possibilidade de passar em garantia, a nao ser que seja um risco unico sem marcas de impacto o chamado (single crack).
        Se a volta estiver ok podes é ter a possibilidade de ir a um reparador oficial substituir o display a custo claro e manter a garantia do equipamento.

        1. Avatar de Tiago Renato
          Tiago Renato

          O display não está partido. Tem somente uma ou duas mossas pequenas de lado! Os problemas de áudio nada têm a ver com isso, mas sim com o sistema interno. As mossas são muito pequenas e não têm qualquer impacto nisso.. daí a minha questão. A Apple é assim tão rigorosa com tão pouco? LOL

          1. Avatar de Tiago Renato
            Tiago Renato

            Esquece Max3 pensei que me tinhas respondido a mim…

          2. Avatar de Max3
            Max3

            Tinhas dito que ele estava partido como na foto, assumi que estivesse com o ecra partido.

            Mas de qualquer das maneiras “nao interessa” se as mossas estão relacionadas com o teu problema. Interessa sim é o estado que o equipamento esta, pois se estiver com moças junto do display já nao é viavel proceder a uma reparaçao do equipamento pois o ecra pode partir ao abrir o equipamento. Dai a apple e outras marcas ter os seus criterios relativo ao estado dos equipamentos.

            ex: o teu carro esta com problemas de motor, mas se o chassi esta todo partido ou ate a parte do chassi que segura o motor esta partido, como é que o mecanico consegue reparar-te o carro em garantia? nunca na vida claro.

            Mas mais uma vez como é obvio só tendo o equipamento na mão para o analisar claro.

        2. Avatar de Renata Cruz
          Renata Cruz

          E qual valor cobrado para trocar o ecrã de um iPhone 7 Plus ?
          O meu caiu e tem o ecrã todo trincado

    7. Avatar de Tiago Renato
      Tiago Renato

      O meu iphone 6 encontra-se em garantia no entanto tenho problemas de áudio nas chamadas que é extremamente baixo e quase impossível de ouvir o que a pessoa do lado de lá diz. Já o altifalante também não apresenta o som a 100%. O telemóvel está em bom estado com um ou duas moças ligeiras mas muito pouco graves, sendo que de forma geral está estimado. @Max3 podes dizer qual a probabilidade de o mesmo poder ser aceite na garantia. E se costumam arranjar ou substituir por um equipamento novo.

      1. Avatar de Max3
        Max3

        Se essas “moças ligeiras” nao forem junto do display a probabilidade de ser aceite é boa sim.
        Atençao que iphones com faturas em contribuintes empresariais apenas têm 1 ano de garantia.
        Possivelmente o iphone irá ser reparado mas sem problemas, visto ser um iphone 6, muitos dos que vêm caso fosse
        substituído sao recondicionados por isso por vezes ate é bom ser reparado com componentes totalmente novos.

        1. Avatar de Tiago Renato
          Tiago Renato

          As mossas são ligeiras sim. O meu telefone não dá para ouvir rigorosamente nada. E atenção que este iphone já é um substituto de um outro que pus na garantia ha 3 anos. Na altura o meu iphone 6 desligou e deixou de funcionar do nada. E deram-me um iphone 6 novo (se bem que dizes que é recondicionado?) que era o que foi agora para a garantia outra vez, visto que estava com problemas ao nível de audio… Não costumam substituir por iphones novos? A Apple não costuma dar prioridade à qualidade e satisfação do cliente substituindo por um equipamento novo ao invés de o arranjar?

          1. Avatar de Max3
            Max3

            Atenção, pela minha experiencia seja a Apple ou outra marca qualquer, se ha possibilidade de reparação sem grandes riscos de se danificar em garantia todos fazem.
            Agora tens de compreender que a Apple ou outra marca qualquer nao vai ter stock de equipamento com 4 ou 5 anos…
            Dai eles terem equipamento recondicionados mas lembra-te que eles ao serem substtuidos ficam novamente com a garantia renovada por isso sem problemas durante esse periodo.
            Mas se esse foi substituido a 3 anos atras entao esse muito possivelmente já nao terá garantia e terá de ser reparado em fora de garantia.
            Sobre a qualidade e satisfação a Apple já a uns largos anos que repara os seus equipamento caso seja possivel, depende da avaria ou da peça avariada, sendo iphone ou macbook ou imac whatever

          2. Avatar de Tiago Renato
            Tiago Renato

            Tenho um amigo meu que lhe substituiram por um modelo acima. Na altura ele pos o 5s dele para garantia e substituiram pelo iphone 6. Daí questionar… Mas aqui o meu será aceite pela garantia porque ainda não fez 2 anos. Há 3 anos foi o iphone anterior que avariou e me substituiram por este de agora em dezembro 2016 que também está com problemas e enviei para garantia. Espero sair satisfeito…

  5. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Uso Apple a mais de 20 anos e nunca tive o azar de usar a garantia.

    1. Avatar de Sérgio E.
      Sérgio E.

      Está na hora de usar, porque o corrector ortográfico está a falhar…
      “há” do verbo “haver” leva um “h” e acento.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Não é um erro ortográfico, é um erro gramatical.

        1. Avatar de Sérgio E.
          Sérgio E.

          Isso dava pano para mangas, mas vamos só ficar por:
          ortografia é um membro da gramática, logo é simultâneamente os dois. “Orto” significa correcto, e “grafia” significa “escrita”. Sendo que o “a mais” tem uma composição de frase correcta, apenas errou ao escrever “a” em vez de “há”, é mais correcto dizer que é um erro ortográfico que gramatical. A título de curiosidade, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, ortografia significa o conjunto de regras estabelecidas pela gramática normativa que ensina a grafia correta das palavras, o uso de sinais gráficos que destacam vogais tônicas, abertas ou fechadas, processos fonológicos como a crase, os sinais de pontuação esclarecedores de funções sintáticas da língua e motivados por tais funções etc.

          1. Avatar de Helder
            Helder

            Não, não é.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Explicação boa demais para…o ar!
            Este é o típico Sociopata que sabe tudo e tudo é como ele diz, tal como se pode constatar na resposta abaixo 😀

        2. Avatar de Joel Reis
          Joel Reis

          É um erro ortográfico e por conseguinte gramatical. Não percebes nada de língua portuguesa e perdeste uma óptima oportunidade de ficares calado.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        O teu também deve estar a falhar pois ele devia ter usado – à – e não – há – lol

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Lamento informar, mas estás errado.

        2. Avatar de Sérgio E.
          Sérgio E.

          É por estas e por outras que os meus professores de português devem de estar a estar hora a dar voltas no túmulo…

      3. Avatar de Napoleon Bonaparte
        Napoleon Bonaparte

        Nem mais!
        Aprendi a distinguir ambos no ano letivo de 1973/74: se for possível substituir por havia, então trata-se do verbo haver, com h e acento. Senão é o a com acento..

      4. Avatar de iDesparing
        iDesparing

        Uso uma máquina em inglês e não vivo em Portugal. Isto é um site de tecnologia ou de gramática/ortografia? Have a good week.

  6. Avatar de independente
    independente

    alguem consegue fornecer o link para download ? ou se alguem tiver o documento enviar me por favor? obrigado

    1. Avatar de Luís M
      Luís M

      Botão direito do rato, “save image as…”

      1. Avatar de independente
        independente

        link do documento completo 🙂

    2. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Tens o link no final do artigo (http://uk.businessinsider.com/leaked-apple-document-how-geniuses-decide-replace-repair-iphones-warranty-2017-9)
      Não te vai resolver grande coisa pois são imagens mas uma delas referencia um artigo interno, o “OP691: Coverage eligibility for products covered by AppleCare+”.
      No final do mesmo artigo do Business Insider é dito que a Apple não respondeu ao contacto deles…
      Será um caso de quem cala consente?

      1. Avatar de independente
        independente

        preciso do link do documento completo, as 22 paginas! 🙂

        1. Avatar de Goncalo
          Goncalo

          Contacta o Suporte da Apple, eles podem enviar-te por email os termos que os utilizadores acordam com a marca no acto da aquisição do equipamento. Nesse documento estarão patentes todas as condições de garantia. Eles até poderão ter isso disponível para download no website de suporte.

  7. Avatar de MACnista
    MACnista

    Antes de mais peço desculpa, eu sei que o que vou perguntar não a ver com este post, mas preciso mto da ajuda de todos, é o seguinte: Alguém sabe dizer-me se existe algum software para iPhone 6 do género para alerta de chamadas ou mensagens perdidas como a notificação LED ou sonora tanto faz, em que fica o LED a piscar (e não só quando o telem. está a receber a chamada) até eu ir ver a notificação. Mto obrigado a todos!!!

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      O que tu queres chama-se blackberry.

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        O meu Z3 faz isso mas vou ficar com um iPhone 6 e queria que ele fizesse o que disse atrás.

      2. Avatar de Paulo Lobão
        Paulo Lobão

        Ou Note3. O meu faz isso a menos que eu desactive essa função! Nem sabia que era algo tão “raro”.
        Provavelmente estará escondido nas definições.

        1. Avatar de Joao Magalhaes
          Joao Magalhaes

          Xperia Z2 com cores diferentes, que me permite identificar se recebi chamada, email, sms ou notificações do messenger

    2. Avatar de Helder
      Helder

      Há, mas definições, acessibilidade.

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        sim já vi alguns videos, mas mantém a luz acesa até eu ir vir o que se passa? pois…!!

    3. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      Vai ser uma inovação do novo iPhone.

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        … sim?? era bom, mas para quando? não se sabe!!

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Agora que tem esta informação, agora pensem duas vezes antes de começarem a reclamar/berrar com o funcionario do centro. Por vos dizer que como tem o ecra partido nun cantinho nao tem garantia.
    Nao batam no ceguinho por favor.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Se tiver vindo partido, tem.

  9. Avatar de Joao Burgues
    Joao Burgues

    Apple é a empresa no mundo mais desonesta e que vende os piores produtos qualidade/preço em todo o mundo. Aviso as pessoas para que nunca comprem um iPhone nem nenhum produto da Apple.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Obrigado pelo aviso!

      Enviado do meu iPad

    2. Avatar de Cortana
      Cortana

      Ainda bem que li o teu post Joao. Nunca irei comprar um equipamento dessa empresa.
      Enviado do meu Iphone

  10. Avatar de Daniel Ferreira
    Daniel Ferreira

    Pelo que percebi eles reparam ecrãn partido ao abrigo da garantia desde que não haja sintomas de queda, certo? O meu caiu ao chão e está partido ligeiramente no visor , para mandar para garantia o que digo?

  11. Avatar de Alexandre joao
    Alexandre joao

    Atualmente a apple , ja faz intervenções em equipamentos com alterações nao autorizadas, dentro e fora de garantia
    Este vmi , falta as policy updates… ;
    Se esta em Garantia e caso o componente adulterado nao permita a reparação o cliente tem que pagar a troca do componente e nao perde a garantia original.

    Se , por exemplo o equipamento tem o display partido e nao é original, a apple faz a reparação.

    1. Avatar de BinhasOnte
      BinhasOnte

      Não tenho a certeza se de facto volta a estar em garantia no caso que o @Alexandre João referiu no entanto é de salientar que no caso de a bateria já tiver sido mudada de forma não oficial a única reparação possível é o Exchange (Troca completa da unidade por um novo nas mesma especificações com renovada garantia. )