Kill – O “El matador” de processos no macOS

12 Comentários

Tal como outras plataformas, o macOS não é um sistema perfeito e às vezes pode mesmo “empancar” por alguns momentos. É verdade que a culpa pode ser do próprio sistema operativo mas também de apps de terceiros que, por algum motivo, deixam o sistema mais lento e por vezes inoperacional.

Quando uma app em execução dá sinais de não estar a responder, o melhor mesmo é “matar” o processo associado. Vamos ver como se faz na macOS.


O atalho CTRL + ALT + DEL não existe no macOS mas o sistema operativo para Desktop da maça tem algo parecido. Para tal basta que o utilizador carregue em Command+Option+Esc para que aceda a uma interface que permita “matar”, sem dó nem piedade, processos que estejam a correr no sistema. Depois de selecionar o processo, basta que carregue em Forçar saída!

kill – O “El matador” de processos no macOS

Além da ferramenta gráfica apresentada anteriormente, o macOS traz o poderoso comando kill e também o comando killall.

Quando uma aplicação está a correr no sistema é comum designar-se de processo. Os processos existem em todos os sistemas operativos e o macOS não é exceção. Para visualizar todos os processos que estão em execução no sistema usamos o comando «ps» (process-statistics). O comando ps tem vários argumentos, no entanto o conjunto mais usual é ps aux.

Outra forma para saber o PID de uma app em execução é através do Monitor de Atividade.

Matar e enviar sinais a processos

O comando «kill» pode enviar vários tipos de sinais a um processo. Por omissão, caso não seja especificado nenhum outro, o sinal enviado é o TERM (terminate).

O sinal KILL garante que o processo é mesmo terminado.

Exemplo de utilização:

Kill -KILL 13276
ou
kill -9 13276

O comando «killall», permite matar processo pelo nome. Serve para enviar sinais a todos os processos que estão a executar um determinado programa. Se por exemplo pretendemos terminar o Google Drive podemos executar o seguinte comando:

killall "Google Drive"

O macOS traz ferramentas para quase tudo não sendo assim necessário recorrer a apps de terceiros. Se tiver alguma app com sinais de que não está a responder, então o melhor mesmo é matar de imediato o processo associado. Fica a dica.

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de bola
    bola

    É o mesmo comando que nas distros Linux.. Kill -9… 😉

  2. Avatar de informado
    informado

    Exactamente .. Como os senhores do MAC sabem copiar tão bem o que se faz no Linux. E os senhores do Windows também adoram copiar o que se faz no Linux. A bom ver em MAcOs basta copia literalmente r o que se faz no Linux porque o MAc é um Linux a preço elevado…

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Santíssima ignorância, o Mac é NeXTSTEP, e é mais antigo que Linux.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        O MacOS não é mais antigo que o Linux, seja a sua base aquilo que for. De qualquer forma o kill não foi inovação do Linux. A verdadeira inovação foi a criação de um sistema operativo aberto capaz de competir com sistemas operativos comercias e isso foi bom para todos, até para os clentes da microsoft e a apple.

        1. Avatar de Hugo Freitas
          Hugo Freitas

          O @Helder sabe o que diz. O MacOSX é a evolução do que foi embrionado na NEXT por Steve Jobs no final dos anos 80. A ideia, tal como Linus Torvals era recrear o sistema Unix, daí o MacOS ter o X no fim. É por isso mesmo normal, que partilhem o mesmo tipo de abordagem em muitas coisas, tal como acontece com BSD por exemplo.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      é um comando unix, que tb está presente nos bsd de onde nasceu o osx. Informate..

    3. Avatar de informadodizele
      informadodizele

      Ahahahahahhahahahahahahah… ‘informado’

    4. Avatar de Patricio Costa
      Patricio Costa

      Fake and misleading comments?

    5. Avatar de Tomás
      Tomás

      Linux, tal como iOS são baseados em Unix, por isso é normal terem comandos iguais e formas de funcionar muito idênticas em muitos campos!!

      1. Avatar de Tomás
  3. Avatar de sakura
    sakura

    “”os senhores do Windows também adoram copiar o que se faz no Linux.””

    um systema que não usa systemd ou seja init “puro ,https://en.wikipedia.org/wiki/Fork_(system_call) and Kill”
    deixar montes de dependências inactivas, sim é fast, mas ter 1GB de mem ocupada por Zombies……. (https://en.wikipedia.org/wiki/Zombie_process), e aqui copiaram o windows e do meu ponto de vista muito bem. o Kill é um comando antigo sim mata o processo, mas pode deixar dependências a ocupar Muita memoria inutilmente.
    “”O”” Macos “”é NeXTSTEP,”” lol, já tem mais de ios(filosofia de software).

  4. Avatar de Cortano
    Cortano

    O Steve Jobs disse em tempos:
    “If you see a stylus or a task manager, ‘they blew it’”

    Ah… que cena… a Apple blew it again