Keka para Mac – Compactar e Descompactar facilmente

47 Comentários

Compressão de ficheiros é algo fundamental nos computadores de hoje em dia. Compactar ficheiros grandes é um must em qualquer sistema operativo. Uma boa opção para Mac é o Keka. Esta aplicação é uma ferramenta open source que permite um controlo total sobre a compressão de ficheiros no Mac OS X.

Esta aplicação permite compactar ficheiros nos formatos: 7z, Zip, Tar, Gzip, Bzip2. O Keka permite também descompactar ficheiros nos formatos: RAR, 7z, LZMA, Zip, Tar, Gzip, Bzip2, ISO, EXE, CAB, PAX, ACE (PPC). A variedade é muita…

O seu funcionamento é muito simples. Para descompactar algum ficheiro basta clicar num arquivo compactado. Para compactar, é igualmente simples. Basta arrastar o ficheiro que desejamos compactar para o ícone do Keka na dock e já está. Nada mais simples.

Tirando o logótipo um tanto ao quanto National Geographics, o programa é extremamente leve e tem um look & feel convidativo.

Falta assinalar que Keka permite ser executado via menu de contetxto, para isso deverá instalar um plugin para que a ferramenta seja embutida na shell do sistema operativo.

O Keka é uma óptima alternativa. E o melhor de tudo é gratuito, então, porque não testar?

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.5+
Download: Keka 0.1.3.2 [4,9 MB]
Homepage: Keka

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de depende
    depende

    que nome 😀

    1. Avatar de Carlos Nascimento
      Carlos Nascimento

      Pois é….. desmanchei-me a rir, qualquer dia o pplware tem que ter um daqueles avisos onde se tem de clicar…. “tenho mais de 18 anos” para entrar 😛

    2. Avatar de Joãozinho
      Joãozinho

      O Keka é uma óptima alternativa. E o melhor de tudo é gratuito, então, porque não testar?

      HAHAHAHA 😀

    3. Avatar de Daniel Filipe

      Realmente, é um nome propenso a trocadilhos… Mas, para descomprimir é muito bom! 😉

  2. Avatar de a Friend®

    Não conhecia e acho bem mais interessante que o StuffIt…

    PS. O nome é que vai dar uns grandes trocadilhos quando quiser descomprimir algo… mas é verdade, Keka e descomprimir tem tudo haver. 😀

    1. Avatar de Carlos Nascimento
      Carlos Nascimento

      Alias…. nada como uma keka para descomprimir….

    2. Avatar de Wolverine
      Wolverine

      Ora aí está uma grande verdade caro colega… 🙂

    3. Avatar de zéé
      zéé

      estes mac-users são mesmo marotos… 😛

    4. Avatar de Ruben
      Ruben

      o StuffIt e pego nao é?

  3. Avatar de Luís Nabais
    Luís Nabais

    Agora quem tem Mac já pode ter Keka !!!

    (peço desculpa, ser badalhoco é um trabalho difícil mas alguém tem de o fazer 😛 :P)

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim mas tens razão, poder ter no mac a Keka, a aplicação para os ficheiros compactados 😀

      Mas experimentem a aplicação 😉

      1. Avatar de Carlos Nascimento
        Carlos Nascimento

        É assim, não vou experimentar porque (ainda) não tenho mac… mas lá por não ter mac posso ter keka 😛 , tá mal estarem a ostracizar quem não tem mac.

        1. Avatar de Vítor M.

          Olha nem eu 🙁 o MacBook Pro 15″ 2.66GHz com Intel Core i7 está esgotado…

          1. Avatar de Bónus

            Já tentaste pelo site?
            Quando comprei o meu iPod, estava esgotado em todo lado há várias semanas e nenhuma loja me dava garantias que viessem tão cedo.
            Comprei no site da Apple, e em menos de 48 horas estava a recebê-lo em casa.

    2. Avatar de MAC-nista
      MAC-nista

      Aliás quem tem Mac já tinha tudo e agora até Keka LOLOLOLOL

  4. Avatar de Mário
    Mário

    Sim, é impossível não brincar com o nome 🙂

  5. Avatar de Vasco Silva
    Vasco Silva

    Boas, alguém me pode dar uma dica como adicionar uma porta de impressao no mac? ou seja, tenho um impressora ligada a um print sever com um determinado ip, cm configuro a impressora no mac?

    1. Avatar de Manuel Rocha
      Manuel Rocha

      Viva Vasco,

      Vais às preferências. Depois vais à área de impressão. Na janela das impressoras, na área onde aparecem as impressoras listadas, cá em baixo tens o botão de adicionar (+) e para retirar (-). Clicas no de adicionar e vai aparecer uma janela de configuração. Na parte de cima tens algo sobre IP. Introduzes ai o IP e é só seguires o resto dos passos.

      De qualquer maneira se não chegares lá deixo-te aqui 3 links:

      http://support.apple.com/kb/HT1800
      http://docs.info.apple.com/article.html?path=Mac/10.5/en/9031.html
      http://www.tcnj.edu/~helpdesk/tutorials/documents/AddingaNetworkPrinterinMacOSX.pdf

      Se não conseguires depois avisa.

      Cumps,
      Manuel Rocha

      1. Avatar de Vasco Silva
        Vasco Silva

        Boas Manuel,

        vou testar, pra ver se funciona, mas acho que já o testei uma vez e não deu.

        Obrigado

        Vasco Silva

  6. Avatar de Joãozinho
    Joãozinho

    Estava mesmo a precisar de uma keka para dar á minha irmã 🙂

  7. Avatar de Miguel Pipe

    Seus marotos :p
    Bem, acho mesmo interessante este Keka.
    Acho que vou trocar o rarmachine por este 🙂

  8. Avatar de jmtdstoc

    É INACREDITÁVEL!!!!

    Já me aconteceu várias vezes a mesma coisa: ao precisar urgentemente de uma aplicação ou dica e sem saber como me “desenrascar”, encontro a solução no PPLWARE.

    Tenho usado o “The Unarchiver” para descomprimir (os ficheiros 🙂 ) mas estava a precisar de algo para comprimir em 7z. Venho aqui e eis a solução… mais uma vez!!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Sabes que nós cá apresentamos muitas coisas boas, com tanta gente a visitar, mal corre se alguém não aproveita 😀

      E, como costumo dizer, basta um aproveitar que já valeu o tempo gasto a escrever.

  9. Avatar de Miguel Machado

    Uso o Better Zip e até hoje ainda não encontrei melhor…

  10. Avatar de Hugo
    Hugo

    Podem explicar o duplo sentido de “keka” para os amigos além-mar?

  11. Avatar de JFF
    JFF

    queca – vulgarismo ato sexual; cópula

  12. Avatar de aONe

    Hi! This is aONe, the keka developer. I’m happy to see you talking about my project and… ehem… with your post (and comments) I’ve realized that keka means what it means in Portuguese… But yeah I’m happy to for that.

    By the way if someone have some time and want keka in Portuguese just take in touch with me! You can found me in “About keka”.

    PD: Hablo en inglés porque no sé si me entenderéis mejor que en castellano… Salut!

    1. Avatar de Vítor M.

      Hello aONe.
      Thank you for your visit and opinion. If you need someone to help you to translate your program to Portuguese, send me a mail and our team helps you.

      geral@pplware.com

      Thank You

      Vítor M.

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        Olá Vitor, ainda acordadito hein…. É bom ver que temos visitas dos autores dos programas.

        Seria interessante a colaboração do PPlware na tradução da versão PT da Keka fazendo o aOne menção ao blog.

        Claro que convém fazerem um “disclaimer” dizendo qual o significado da Keka.. eheh! 🙂

        1. Avatar de Vítor M.

          Hehehe, sim temos de ver isso 😉

          Em relação aos autores são vários. Temos o Constantin autor do Teamviewer, presença constante por cá, além de outros nacionais igualmente importantes, como o Filipe Lourenço da Battery Care, a extraordinária equipa do Colibri, entre outros nacionais e estrangeiros. O trafego faz com que venham ver de onde vem o “tsunami” de downloads e visitas. 😉

    2. Avatar de dajosova
      dajosova

      E esta hein!
      So well well!

      O developer da Keka aqui a deixar um comentário.
      The Keka’s developer writing here a comment!

      Muito obrigado pela aplicação e pela visita 😉
      Thank you very much for your app and visit here 😉

      Aunque te entendremos en inglés puedes tambien escribir en castellano pues somos vecinos de españa. A bientôt! 😀

  13. Avatar de Bruno Rodrigues
    Bruno Rodrigues

    Tenho receio de perder a virgindade ao testar a Keka… Hehehehe… =D
    Brincadeiras à parte, é uma boa sugestão!

  14. Avatar de Miguel Pipe

    Este Keka tem o defeito. Não extrai ficheiros com várias partes.

    1. Avatar de aONe

      Hey Miguel,

      English: keka can extract parted files in zip, rar, 7z, and many other formats. It even can create parted files. What file you can’t extract with?

      Español: keka puede descomprimir archivos comprimidos en partes e incluso los puede crear… ¿Cuál es el archivo que no puedes descomprimir?

  15. Avatar de Joao
    Joao

    Eu tenho um mac, e acho que a Keka e bom para descomprimir.
    mas eu queria um progrma para compactar ficheiro para forato iso.
    Obrigado

  16. Avatar de HUgo
    HUgo

    Posso criar um ficheiro Rar em Partes?

    Tenho 2 pens de 4g cada uma, queria dividir um ficheiro de 6g em dois ficheiros RAR…assim conseguia colocar nas pens

    do tipo

    UM FICHEIRO- 6g

    Part1
    part2

  17. Avatar de aONe

    Você pode criar ZIP ou formato 7z com Keka. (Traduzido com o google!)

  18. Avatar de HUgo
    HUgo

    Mas posso criar um ficheiro e dividi-lo em duas partes?

  19. Avatar de aONe

    Se, no “Dividir” (“Split” na imagem deste post) escreve 3g, vou apresentar um máximo de 3 gigabytes, por exemplo.

  20. Avatar de HUgo
    HUgo

    Ok já experimentei, ele agora demora muito tempo a comprimir?

    Agradeço muito a sua ajuda!!!

    muito obrigado mesmo

  21. Avatar de aONe

    Toma muito tempo como são 6GB! Se você quiser ter menos, mudar o “Método” para “Store”, não comprime, mas dividida 😉

  22. Avatar de HUgo
    HUgo

    Eu já fiz tudinho dividi em partes
    o que se passa é que eu agora estou a passar os ficheiros para o meu outro computador (Windows Xp), e os ficheiros nao aparecem com aquele icone do Win RAR. Estranho né?

    O meu processo para compactar foi:

    Format: ZIP
    Method: Normal
    Split: 700 MB CD

    e abaixo o unico topico selecionado era:
    EXCLUDE MAC RESOURCE FORKS

  23. Avatar de HUgo
    HUgo

    Terei que descompactar com o Winzip em vez do winrar??

    porra mas que confusão =/

  24. Avatar de aONe

    WinRAR descompacta arquivos ZIP sem problemas. Se você não obter o ícone, basta clicar (right click) e procurar a opção para extrair com o WinRAR. Mas você sempre tem a opção de instalar o 7-Zip, gratuito.

  25. Avatar de HUgo
    HUgo

    eu estou a compactar outra vez…desta vez em 7-Zip
    vou experimentar…nunca pensei que este jogo me fosse dar tantas dores de cabeça…kakaka

    Obrigado Aone