Juiz decide que processo da Cydia contra a Apple vai mesmo poder avançar em breve

29 Comentários

A Apple e a sua loja de apps do iPhone tem estado a ser alvo de investidas constantes, com alegações de monopólio. A gigante de Cupertino tem conseguido defender-se da maioria das situações, mas em breve deverá ter situações mais complicadas entre mãos.

Uma nova decisão de um juiz norte-americano veio abrir mais uma brecha na defesa da Apple. A Cydia, que também já tentara a sua sorte contra a Apple, viu agora autorizado o seu processo contra a gigante, novamente com acusações de monopólio.

Apple Cydia apps iPhone tribunal

Têm sido bem conhecidos os mais recentes casos que chegam às barras dos tribunais contra a Apple e a sua loja de apps. As acusações de monopólio acumulam-se e até os reguladores, em diversos países, têm estando a tomar posições fortes.

A mais recente ação surgiu no final da passada semana, com uma decisão da juíza Yvonne Gonzalez Rogers. Esta determinou que o criador do Cydia, Jay “Saurik” Freeman, poderia apresentar a sua queixa contra a empresa. Esta é a mesma juíza que supervisionou acaso entre a Apple e a Epic Games.

Apple Cydia apps iPhone tribunal

Esta ação surge depois de alguns passos importantes terem já acontecido em relação a esta ação. Inicialmente a Apple tentou resolver este caso com uma proposta fora dos tribunais e de uma decisão preliminar de não autorizar o avançar deste processo.

Este processo da Cydia chegou aos tribunais no final de 2020, com a alegação que a Apple tinha um “monopólio ilegal sobre a distribuição de apps no iOS”. A juíza Gonzalez Rogers rejeitou a queixa inicial da Cydia, decidindo que o processo estava fora do prazo de prescrição.

Apple Cydia apps iPhone tribunal

Agora, e depois do processo ser corrigido e revisto, a Cydia argumenta que as atualizações do iOS lançadas pela Apple entre 2018 e 2021 constituíram atos que prejudicaram os distribuidores de software externos. Com base nessa afirmação que a juíza achou credível o caso e deu autorização para o mesmo a avançar.

Até agora, a Apple tem conseguido manter o seu modelo de loja e não abrir a instalação de apps a terceiros e a outros locais. Argumenta com a questão da segurança dos utilizadores, o que tem sido, na maioria dos casos, suficiente para manter a sua estrutura.

Cydia, a loja de apps do jailbreak também está a processar a Apple por monopólio

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Será desta que o IOS se torna um pouco mais “aberto” ?

    1. Avatar de iAndroid
      iAndroid

      Quem compra um iPhone/ iPad já sabe para o que vai, qual é a necessidade de este ser mais aberto ? Alias, qual é a necessidade de andarem sempre com processos por causa da sua loja quando os próprios utilizadores aceitam e até fazem questão que o sistema seja fechado? Mal ou bem, não há sistemas seguros em lado nenhum, no entanto, o facto de o iOS ser mais fechado que os restantes acaba por lhe dar um pequena camada de segurança. Tudo isto para dizer que não faz sentido abrir mais o sistema, porque não serão os utilizadores os beneficiários, serão apenas alguns gananciosos que olham para a Apple como uma fonte de rendimento brutal.

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Se fosse um sistema mais aberto, utilizaria de bom grado. Mas até que tal aconteça, não irei utilizar, pois não gosto de serem outros a dizerem-me o que posso ou não fazer com o meu telemóvel.

        Veremos se algo muda com este processo em tribunal.

        1. Avatar de iAndroid
          iAndroid

          Exato, mas não usas por esse motivo, no entanto, um boa parte dos utilizadores de iOS usa iPhone mesmo por este ser mais fechado. Ou seja, em todo a história há sempre dois lados. E a questão que se coloca é, há solução para o caso de o utilizador querer um sistema mais aberto? Há, o utilizador tem a possibilidade de escolher um dispositivo equipado com o sistema Android. Pronto, resolvido! Alias, até acho que todas essas empresas que pretendem colocar loja de aplicações no iOS deviam era criar SOs e colocarem as suas lojas nesses sistemas. Assim para alem de conseguirem vender as suas aplicações, iriam tambem aumentar a pluralidade dos sistemas existentes e com isso a evolução dos atuais ambientes, ou seja, era uma medida win-win. No entanto isso custa € e é um risco, então mais vale “obrigar” outras empresa que ja o gastaram a vergar perante as suas exigências.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Sempre comprei iPhones devido ao Jailbreak.

        1. Avatar de iAndroid
          iAndroid

          Na minha opinião, não faz sentido nenhum comprar iPhones devido ao Jailbreak, mas cada com a sua…parabéns pela opção, I guess…

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Da I serem opiniões e não factos 🙂 para quem utiliza as funcionalidades que o jailbreak tras, como por exemplo ler e simular nfc, conseguir ter todas apps que queira no AirPlay…

          2. Avatar de iAndroid
            iAndroid

            Exato, como disse, para mim isso não faz sentido, mas isso não quer dizer que para seja igual 😉
            Uma dica que deduzo que ja a tens em mente, atenção à abertura do sistema para o acesso remoto 😉

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            Claro que sei que o sistema fica aberta ao ssh, mas isso para mim também é uma funcionalidade, apenas tenho que alterar a minha pass de origem 🙂

            Quem faz jailbreak e sabe tirar proveito do mesmo, acredita que continua a fazer.
            IOS é o sistema operativo mais estável, poderoso e ao mesmo tempo, userfriendy 🙂

        2. Avatar de LarilasOS
          LarilasOS

          “IOS é o sistema operativo mais estável, poderoso e ao mesmo tempo, userfriendy ”
          como é que é assim tão “poderoso”? Aquilo nem sequer dá pra mover os icones do desktop para onde um gaijo quer, tal como podemos fazer sem root no Android…uma coisa tão simples…onde está o “poder” da coisa?

          1. Avatar de iAndroid
            iAndroid

            Portanto, o poder de um sistema é definido pela capacidade de mover ícones num ambiente de trabalho?
            Para mim, um sistema operativo é poderoso quando consegue operar em equipamentos antigos sem grandes dificuldades e ainda assim fazer deploy de alguma funcionalidade nova.
            Ou seja, isto quer dizer que o sistema não consome assim tantos recursos, o que significa que esta optimizado e por isso é capaz de fazer mais e ser muito fluído. Isto é mais ou menos a definição de poder num sistema operativo.
            O iOS cumpre com estes requisitos, daí a ser um sistema poderoso e estável.

      3. Avatar de LarilasOS
        LarilasOS

        Já no MacOS isso não acontece…pelo menos, eu sempre pude crackear apps…quer dizer…com o M1 já se torna um pouco mais chato mas ainda assim, é possível!

        1. Avatar de iAndroid
          iAndroid

          Esse, segundo o que li há uns anos, foi um dos pontos que a Apple se “arrependeu”. A sorte foi que o MacOS não foi amplamente difundido como o Windows, senão a questão da segurança (segurança externa: Vírus, Malwares…) não era a que vemos hoje em dia.
          Isto foi o que li num artigo sobre a questão abertura do iOS/ MacOS.

      4. Avatar de Humberto
        Humberto

        São os developers que perdem muito com a questão do iPhone ser fechado, pois para além da redução de margens de lucro, trás concorrência desleal por parte da… Apple.

        Tens o exemplo da Spotify por exemplo, que tem de competir com o Apple Music e iTunes, que é completamente injusto. Se a Apple se focasse apenas no hardware, metade do problema de ser fechado desaparecia, assim torna-se um cancro.

  2. Avatar de iAndroid
    iAndroid

    So mais um processo que não faz sentido. Querem vender aplicações externamente porque não utilizam o sistema Android para tal? Ou melhor, criam o próprio sistema e vendem o sistema e a sua loja e impõem as suas regras, simples, assim até ajuda a incentivar a evolução.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      E porque não fechar o Android de forma a aceitar somente aplicações da Play Store. E fazer o mesmo ao macOS e Windows? Era fechar tudo e ficava tudo em pé de igualdade.

      1. Avatar de iAndroid
        iAndroid

        Não percebi a lógica disso tendo em conta que a “necessidade” explicita no artigo é exatamente o oposto. Porque se haveria de fechar algo que é amplamente aceite pelos utilizadores destes sistemas? E até é um ponto de decisão importante para estes os adoptarem (em certos sistemas)

  3. Avatar de Miguel Ferreira Pinto
    Miguel Ferreira Pinto

    Só quem não conheça a Cydia é que acha que isto são tudo fadas e histórias bonitas.

    A Cydia era a loja onde estavam todas as aplicações pirateadas das aplicações pagas.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Nunca foi, quem realmente usava sabe que nao, apenas dava te acesso para outras stores onde está unha apps cracakadas, mas maioria era chinês, 25pp, appdb…

  4. Avatar de Oscar B
    Oscar B

    Neste momento não é de todo o sistema mais seguro nem nunca foi. É sim fruto de uma forte campanha de marketing.
    Potente? Sim mas apenas para uma aplicação de casa vez. Não permite multitasking pois não foi feito para isso e também será a razão pela qual nunca irão ter 2 aplicações ou mais a correr lado a lado.
    Tem muito hype mas tecnologicamente está 2 anos atrás dos Android de topo.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Oscar,

      Nunca mexeste em nenhum iOS correto?
      Se o iOS não permite multitasking, muito menos então permite o android . Ambos os sistemas são bons, mas o iOS sempre e sempre será melhor, são sistemas completamente diferentes.
      O android é bom, apenas correr em mil e 1 dispositivos.

      1. Avatar de LarilasOS
        LarilasOS

        por acaso, eu tenho o iPad Air 3…e para fazer uma simples videochamada no Facebook Messenger ou Skype, não posso mudar de tarefa, porque senão a camera desliga-se e a pessoa do outro lado diz que eu desliguei a camera…no Android (tenho Redmi Note 9S) isso não acontece…consigo estar a ver uma página da net enquanto estou numa videochamada Skype ou Facebook Messenger com a camera ligada. Depois dizem que é por causa da “privacidade”…tretas…é mas é porque o sistema “infelizmente” não o permite…mas afinal se não é no quesito “multitasking”, onde é que raios o iOS é poderoso?

      2. Avatar de Oscar
        Oscar

        Rapaz… antes de falares daquilo que pensas que sabes e fazeres figuras desnecessárias, faz um favor ao pessoal e a ti próprio e vai ao Google:)

        1. Avatar de LarilasOS
          LarilasOS

          figuras desnecessárias? Mas queres testar uma videocall num desses programas?

  5. Avatar de Oscar
    Oscar

    Miguel, por acaso até trabalhei como programador na Apple em Cork. Se calhar até sei umas coisinhas… digo eu 🙂
    E sim o IOS não permite multitask até porque o processador não foi feito para isso e muito menos o SO ;).

  6. Avatar de Oscar
    Oscar

    Miguel, por acaso até trabalhei como programador na Apple em Cork. Se calhar até sei umas coisinhas… digo eu 🙂
    E sim o IOS não permite multitask até porque o processador não foi feito para isso e muito menos o SO ;).

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Eu trabalho em IOS, principalmente .Net mas faço projectos em Swift. È sim ha multitasking, basta poderes estar a ouvir música e a navegar no browser. Inclusive com o jailbreak nos iPhones è sem jailbreak nos iPads , consegues ter duas apps a correrem no ecran ao mesmo tempo. Se não chama multitasking, então não sei. Multitasking è poderes correr várias tasks ao mesmo tempo. Agora se o sistema operativo barra o acesso á câmera enquanto se muda de aplicação, são coisas completamente diferentes.

  7. Avatar de Oscar
    Oscar

    Contra tolos não existem argumentos, ou serão factos? Have fun. Como code monkey deverias saber mais.
    Fico por aqui mais o teu multitasking para fanboy 😉

    1. Avatar de LarilasOS
      LarilasOS

      ai a porra…já não entendo puto disto…mas afinal o raios do iOS é multi-tasking ou não é? onde está o “the most advanced operating system ever made” ? já que opções para developers só existem no Android… sei lá…o iOS secalhar é powerfull noutras coisas…gostava mesmo era de saber quais…porque a nível visual, nada é mostrado…é tudo por de trás dos panos!