John McAfee vai desbloquear iPhone e resolver problema da Apple

62 Comentários

A figura é polémica e todos a conhecem. John McAfee volta a estar no centro das notícias e promete resolver o problema da Apple em três semanas, desbloqueando o iPhone que o FBI anda a pressionar a Apple para tratar.

Não está explicado como o pretende fazer, mas em 3 semanas John McAfee e a sua equipa garantem ter acesso ao iPhone do atirador de San Bernardino. É desta forma que se pretende a resolver toda a confusão que está a atingir a Apple e o FBI.

JohnMcAfee_1

Esta proposta que John McAfee é a sua tomada de posição nesta polémica que está a colocar a Apple num caminho quase sem saída. O FBI invoca leis antigas para obrigar a que a empresa de Cupertino desbloqueie o iPhone que está no centro desta polémica. Tim Cook têm-se procurado defender e nega-se a cumprir esta ordem, querendo evitar a criação de um precedente e quebrando todos os cânones de segurança que estão associados ao iPhone e ao iOS.

John McAfee quer assim entrar em campo e desbloquear esse iPhone, evitando à Apple esta situação anormal. Não especificou como o conseguirá fazer, mas informou que irá inicialmente usar técnicas de engenharia social e que isso deverá ser suficiente.

So here is my offer to the FBI. I will, free of charge, decrypt the information on the San Bernardino phone, with my team. We will primarily use social engineering, and it will take us three weeks.

If you accept my offer, then you will not need to ask Apple to place a back door in its product, which will be the beginning of the end of America.

Como se pode ler das suas palavras, esta é uma proposta que foi lançada, dependendo ao FBI aceitar a sua proposta ou não.

JohnMcAfee_2

O reverso da medalha

O próprio John McAfee, que é ele também candidato ao lugar de presidente dos Estados Unidos, está a impor a si mesmo mesmo um castigo caso não consiga realizar esta tarefa a que se propõe. Se durante o tempo que pede para desbloquear o iPhone não o conseguir fazer, garante que irá comer o seu sapato no programa de televisão norte-americano de Neil Cavuto.

Na verdade, o que John McAfee está a fazer é a mostrar a sua posição contra as imposições do FBI face à Apple. Seguindo a mesma linha de outros nomes, está a tentar mostrar que esta nova imposição das forças policiais vai quebrar toda a confiança dos cidadãos e abrir a porta a escutas e ao acesso facilitado aos dados.

Este é um assunto que ainda fará correr muita tinta. As principais empresas e figuras do mundo da tecnologia estão a tomar posições fortes contra o FBI e as suas imposições, defendendo a Apple e as suas convicções.

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio
    Sergio

    Sim.. Sim.. Conversa e mais conversa.. E fazer? Se nem o seu “próprio” ex-antivírus soube defender-se contra TODOS os vírus, vai conseguir desbloquear o iPhone? Oh por favor, esperava mais dele.. Anyway.. Se ele é assim tão inteligente, tanto que não consegui-o por seu antivirus McAffee batalhar contra Malware e bloquear todas as ameaças..

    Julga-se o maior do mundo, no entanto é no que da.. O Antivirus McAffe é um bom exemplo do “show off”
    E não não sou utilizador do iPhone antes que me venham lançar “bombas” “Ah e tal pensas que o iPhone é assim tão seguro” bla bla whiskas saquetas.

    1. Avatar de Miguel Dinis
      Miguel Dinis

      oh moço, estás a falar dum homem que nem programou 10% do atual antivirus mcafee lol
      dá lá uma oportunidade ao cota, ele fez-te algum mal?

      a sério, não percebo qual é a necessidade das pessoas terem uma atitude tão negativa relativamente a este tipo de cenas…

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Não é? Estas mal Informado Miguel Dinis https://pt.wikipedia.org/wiki/John_McAfee Ora lê bem..

        Se ele nem conseguiu bloquear tudo o que era vírus na altura e agora(que pertence a Intel) achas que vai desbloquear um iPhone? Não é impossivel.. mas tambem ele julga-se muito esperto, quando o seu próprio antivirus nunca foi famoso nem nunca chegou aos calcanhares do Kaspersky..

        Queres mesmo falar do insucesso do McAffee é que é um dos piores antivirus pagos que existe, é que o que detecta é são coissas bem básicas, o resto deixa passar.

        Ora, a questão é se ele é assim tão bom, porque é que nem fazer um antivirus de jeito ele consegiu fazer? lol.. Oh ainda acreditam no pai natal.. principalmente quando diz “Se não conseguir, COMO UM SAPATO”..

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          O McAfee já não está na empresa desde 94, antes da Kaspersky Labs sequer existir.

    2. Avatar de JSP
      JSP

      Mas ele nao vendou o McAffe a uns anos a INtel ??

    3. Avatar de MicroDJS
      MicroDJS

      hehehe nem mais o John McAfee deveria dormir anda muito cansado! umas das maiores pragas de Internet, o vírus “I Love You” e “Pocker” o antivírus o McAfee dava beijinhos no ano 2000….

    4. Avatar de Ragnar
      Ragnar

      E achas que é preciso mais para desbloquear um iPhone? LoL

    5. Avatar de Marco
      Marco

      O mcaffee já n tem nada a ver com o antivírus desde 1994.

    6. Avatar de pintoh
      pintoh

      lol, defesa contra “TODOS” os vírus? em que planeta vives? achas que há algum anti-virus que detecte “TODOS”?

  2. Avatar de ta ran
    ta ran

    ahhh prontos como é uma empresa e tal pode hackear e crackar o iPhone que o FBI deixa

  3. Avatar de Pisca
    Pisca

    Enfim, o mesmo país que proibe o ovo da Kindle, para defesa das criancinhas que podem engolir o boneco, é o que acha normal e desejável que os alunos vão para as aulas armados. São recorrentes os videos de crianças a praticar tiro com armas de guerra

    Mas o Icoiso é que cuidado, é um perigo se o “abrem” fica tudo “vulnerável”

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Let’s make america dank again!!!

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mas alguém acredita nesta figura?
    É só álcool e drogas naquele sistema.

    O governo americano não precisa de ninguém para desbloquear o iphone, tudo não passa de uma tentativa de limpar a imagem a apple depois do escandolo NSA.
    A apple é um parceiro bastante importante dos sistemas de informação americano(NSA) seja para espionagem contra terrorista, económica-eexterna, politica-externa.

    1. Avatar de tavares
      tavares

      Acho imensa graça a indivíduos como tu…consegues chamar “estúpido” a ti próprio! Esta “figura” com,como tu dizes,o “sistema” cheio de álcool e drogas tem capacidade para realizar o que tu nem sonhas fazer com toda a tua sobriedade…um pouco de respeito pelos outros e pelas opções de cada um não fica mal a ninguém!!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Tu sabes quem é John McAfee?
        Aconselho a ler sobre o seu passado para saber o quanto “estúpido foste”,no comentário em resposta ao meu…

        Nem sei porque me dou ao trabalho de te responder, talvez seja mesmo est…

        1. Avatar de int3
          int3

          Miguel, cala-te. Queres quebrar 256 bits AES? Demorarias milhões senão biliões de anos a fazer-lo.
          A Apple pode sempre mudar para SHA-3 e aí sim é que está mesmo tudo feito. 512bits nunca na vida.

        2. Avatar de tavares
          tavares

          Embora saiba toda a “história” de John McAfee,não me interessa o que ele faz ou deixa de fazer na vida particular! O que está aqui em causa é a CAPACIDADE PROFISSIONAL…e não tenho dúvidas que mesmo com “o sistema cheio de alcool e drogas” é capaz de realizar o que propôs fazer! Não acredito que o consigas fazer mesmo com toda essa tua sobriedade…

        3. Avatar de Marco
          Marco

          Quando conseguires o mesmo avisa:

          McAfee was employed as a programmer by NASA’s Institute for Space Studies in New York City from 1968 to 1970. From there he went to Univac as a software designer and later to Xerox as an operating system architect. In 1978 he joined Computer Sciences Corporation as a software consultant. He worked for consulting firm Booz Allen Hamilton from 1980-1982.[8] In the 1980s, while employed by Lockheed, McAfee received a copy of the Brain computer virus and began developing software to combat viruses.

      2. Avatar de eliseu
        eliseu

        Tavares o teu comentário de facto é que pode ser considerado estupido ja que este senhor perdeu toda a credibilidade que tinha ao longo dos anos.

        Na América é tratado como uma anedota.

        1. Avatar de tavares
          tavares

          eliseu…começo por te dizer que,para mim,alguém ser considerado uma “anedota” na América é um elogio! E “este senhor” pode ter perdido toda a credibilidade PESSOAL (a inveja é um “vírus” pior que a Zica!) mas ainda não vi ninguém com um mínimo de credibilidade colocar em causa as CAPACIDADES PROFISSIONAIS de John McAfee! E e disso que se trata…podes ficar com a tua inteligencia de pessoa iluminada! Eu fico com a minha humilde estupidez…

    2. Avatar de JBM
      JBM

      Sim… é mesmo mostrando que se pode impor à Apple a redução das defesas dos seus sistemas que os países estrangeiros e os terroristas vão confiar + nos sistemas da Apple e deixar de se preocupar com a espionagem.

  5. Avatar de tiago
    tiago

    Acho bem… toda esta notícia, toda esta confusão por causa de um simples Iphone com medo que se crie um backdoor e exponha os dados dos clientes… balelas!!

    Aqui em portugal se dissermos tal coisa estamos a obstruir a justiça e podemos ser condenados… e eles não querem ajudar o FBI num assunto internacional… a Apple que tenha vergonha na cara…

    Custa muito fazerem isto nas instalações da Apple e darem a informação ao FBI? tanto drama o sr.cook… já mete nojo!

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      +1
      São assim as empresas monopolistas interessadas apenas no lucro e em dominar o mundo.

      1. Avatar de Andre
        Andre

        Se calhar se informassem-se um bocado mais antes de abrir a boca a coisa corria melhor. O problema da Apple nesta situação toda é que o FBI não lhes está a pedir para desbloquear o telemóvel, mas sim que a Apple desenvolva e entregue ao FBI um software que permita desbloquear qualquer telemóvel da empresa sem qualquer necessidade de autorização da Apple. O FBI diz que só quer isso para desbloquear este telemóvel mas já se sabe que o que as autoridades americanas dizem e fazem as vezes varia muito (escândalo da NSA). O que o Tim Cook se opõe é criar um software que actualmente não existe e que vai simplesmente desmantelar todo o sistema de segurança e privacidade que eles montaram nos seus dispositivos e entregá-lo a terceiros. Especialmente quando abre um precedente a este tipo de pedidos, e como se viu passado 2 dias do pedido do FBI já estava a policia de nova iorque a dizer que também lhes dava jeito ter acesso a este software depois. É essencialmente o mesmo virarem-se para a Google e dizer “olha arranja-me a chave para o acesso completo a todos os teus telemóveis, nos prometemos só usar desta vez”. Não é só a Apple que se lixa se cederem, é abrir um precedente para todos os sistemas OS que usamos e que queremos que sejam seguros e privados.

        1. Avatar de Emagon
          Emagon

          “Se calhar se informassem-se um bocado mais antes de abrir a boca a coisa corria melhor. ”

          O foi pedido por tribunal foi que a Apple pelo menos remova a funcionalidade que apaga os dados no caso de falharem 10 vezes o código, para que o FBI possa fazer bruteforce sem medo de apagar nada.

          Embora concorde com esta ideologia, penso que é a Apple está a fazer isto apenas para não abrir precedentes e não apenas por razões de segurança.

        2. Avatar de tiago
          tiago

          E o que eu digo é que para a Apple não fazer essa backdoor para entregar ao FBI mas pura e simplesmente se querem aceder, ESPECIFICAMENTE, aquele Iphone para saberem informações e por onde passou o terrorista então a própria Apple retire a informação TODA nas instalações deles e entregue ao FBI… é dificil isso? Não…

          Mas claro, não podem estragar o bom nome da Apple… paciência… quem devia ser acusado de obstrução á justiça era o Sr.Cook !

          1. Avatar de JBM
            JBM

            como é que é uma obstrução quando a decisão do Juiz pode ser recorrida para outro tribunal?
            E não, não dá para esconder o novo sistema que a Apple teria que criar pois depois fará parte da prova, nem querem que seja a Apple a retirar a informação. E assim que for criado não é só o FBI ou os EUA que irão usar, serão muitos outros países a requerer o mesmo e provavelmente com ainda menos garantias sobre o sistema.

          2. Avatar de Cristiano Alves
            Cristiano Alves

            Isso esta a ser feito sei ignorante…
            A apple esta a colaborar com o FBI para este caso especifico.
            Vai ler a carta aberta e depois vem comentar.

          3. Avatar de Cristiano Alves
            Cristiano Alves

            Isso esta a ser feito… que comentário ignorante.
            A apple esta a colaborar com o FBI para este caso especifico.
            Vai ler a carta aberta e depois vem comentar.

        3. Avatar de dlfk
          dlfk

          Não existe quem te disse ~??que não existe 1 backdoor obvio que existe…

        4. Avatar de Boss
          Boss

          ” sem qualquer necessidade de autorização da Apple”… e é isto, há pessoas que defendem que a Apple (e restantes empresas) é que devem deter o poder de decidir, de julgar, de legislar… estamos perdidos!

        5. Avatar de Joao
          Joao

          O Cook precisa é de vender telefones. Toda esta treta não podia vir a melhor altura depois da Apple ter perdido nas vendas do 6 e precisa recuperar imagem, curiosidade e confiança na marca para vender o 7 que está para sair. Tudo isto não passa de marketing da parte do Cook.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            sim, claro, arriscar uma polémica desta dimensão e já com pessoas a defender um boicote à Apple, é mesmo a aposta certa e de risco aceitável para vender + aparelhos.

          2. Avatar de Boss
            Boss

            Pelo menos a julgar pelos comentários aqui no pplware, a coisa até correu bem para a imagem da Apple, repare-se que até conseguiu o apoio de outras grandes empresas.

          3. Avatar de JBM
            JBM

            repare-se como outras grandes empresas evitam ter uma posição tão forte e clara como a Apple. Microsoft quase que nem se vê, Google usa palavras cuidadosamente tépidas e reduzida clareza em tweets do CEO

  6. Avatar de Boss
    Boss

    A querer obter publicidade gratuita.

  7. Avatar de xico
    xico

    É obvio que o FBI ou a NSA não precisam da Apple para “abrir” o iphone. A questão é fazer com que isso se torne legal. Ora se isso acontecer cria-se um precedente extremamente perigoso. É o fim da pouca privacidade que ainda temos (aos olhos da lei é claro)

    1. Avatar de Boss
      Boss

      Será mesmo! Porque é que esta questão só se pôs agora? Já existem sistemas de segurança/encriptação há muito.

    2. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      aos olhos da lei, queres privacidade para que mesmo ?

      1. Avatar de Joao 2348
        Joao 2348

        Para idiotas não se meterem na vida dele.

  8. Avatar de Rui C.
    Rui C.

    Mais um que quer obter visibilidade ás custas da Apple.
    Só parasitas .. pffff

    1. Avatar de Ragnar
      Ragnar

      Achas que o rapaz precisa de visibilidade à custa da Apple? Acho que andas um pouco desinformado à custa desse fanatismo pela marca.

  9. Avatar de Camouflage
    Camouflage

    Afirma este senhor que com esta suposta intervenção à base de engenharia social (wtf), a Apple já não necessita de criar um backdoor no seu produto, pois tal significaria o fim da América?! Isto merece uma sonora gargalhada.

  10. Avatar de kekes
    kekes

    Mais uma prova que o FBI não necessita da Apple para nada, não falta gente com capacidade para fazer o que eles querem.
    O que se passa é que com tudo isto tira-se o peso das grandes empresas pois estas “fazem tudo para defender o consumidor”. Vai ao encontro ao que eu dizia ontem, tirar pressão a que estas empresas estão actualmente sujeitas nos mercados internacionais (UE por exemplo), por causa da privacidade dos utilizadores, e suspeitas de espionagem.

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Lol o gajo provavelmente vai pegar no iPhone e apagar tudo visto como ele é xd

  12. Avatar de neapo
    neapo

    Porque não pedem à NSA que o faça? Wait para isto é ilegal espiar os seus cidadãos…
    Então e o NarusInsight já não funciona?

  13. Avatar de vasco
    vasco

    Isso é tudo pra dar show.
    Esse iphone há-de ser clonável ou copiável através daqueles softwares de programação. Afinal aquilo que deve dar pra compilar e executar, deve dar pra descompilar e analisar a programação da coisa, não?
    Clonem o Iphone umas tantas vezes com uma aplicação qualquer ao genero virtual box e façam correr uma aplicação daquelas que introduzem séries de número possiveis até desbloquear a coisa.
    Eu assumo, do alto da minha ignorancia informática…que o iphone tenha uma especie de disco rigido ou disco flash ou cartão de memória ou uma coisa qualquer que de pra tirar e por noutro dispositivo que nao esteja desboqueado ou para copiar e executar.
    Quer me parecer que ou o FBI percebe de menos de informática ou esses iphones são Deus na Terra. Parece-me que se pretende mais que se fale sobre isso e se esta a fazer desse caso um bode espiatório. Estão a usar casos polémicos para justificar validar leis que permitam ao FBI ter livre acesso aos dados, para justificarem o que antes tinha sido feito antes da exposição pública do caso wiki leaks. Agora querem levar o povo que esta do lado do sr. da wikileaks a estar do lado do estado americano.

  14. Avatar de Benchmark do Surface Book
    Benchmark do Surface Book

    Só os muricas pra se basearem em uma lei do século XVIII.

  15. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Acho que no meio disto tudo a Apple ainda vai beneficiar com tudo isto, primeiro porque se ele conseguir desbloquear o iPhone a Apple vai lhe por um processo em cima (o que não é muito difícil, vejam o assunto das patentes, qualquer situação chega aos tribunais), segundo a Apple ainda vai conseguir exigir em tribunal todos os métodos que ele usou para conseguir tal proeza (caso consiga mesmo), e depois a Apple irá proceder internamente em futuras versões do iOS um sistema ainda mais seguro para que o método que ele agora se diz conseguir para desbloquear a Apple conseguir travar no futuro. Resumidamente, a Apple só vai ganhar com tudo isto hehehehe

  16. Avatar de Ze
    Ze

    O FBI terá com certeza meios para entrar nos iphones através de bruteforce.
    Parece que o problema deles é a funcionalidade que a Apple introduziu que elimina todos os dados após 10 tentativas falhadas.

    Concordo que a Apple não dê a backdoor ou remova a funcionalidade. A segurança fica nas mãos do utilizador e não de uma empresa/instituição.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      outra parte da missa:
      foi o próprio FBI que pediu a mudança de password, mas tentou dar a entender que tinha sido por iniciativa de outros, o que revela incompetência ou pior.
      http://www.buzzfeed.com/johnpaczkowski/apple-terrorists-appleid-passcode-changed-in-government-cust#.wom34woQdP

  17. Avatar de Tiago
    Tiago

    Só publicidade gratuita à Apple, isso é que é!

  18. Avatar de João Reis
    João Reis

    McAfee = Marketing
    Nada tem haver com Informatica este senhor, nunca teve nem terá. É bom a nível de mediatismo, aproveita bem algumas situações

  19. Avatar de Paulo Teixeira
    Paulo Teixeira

    Bom dia com muita alegria,

    Tenho um iphone 6 que congelou na maça e está sempre em reboot!!!
    Pois tenho fotos, contactos, mensagens… muito importantes de trabalho que as tenho de recuperar.
    Já fiz uma mini pesquisa e tem alguns softwares que deixa fazer Backup em modo depuração, mas quando ligo o equipamento diz para o desbloquear(código) ao qual não dá porque ele não liga e está no constante reboot.

    A minha duvida é o seguinte:

    1-Como faço esse desbloqueio sem ligar o Equipamento??

    2-O itunes da-me opção de actualizar o equipamento (Lá diz que corrige problemas e não perde a informação) DEVO CONFIAR???

    3-Ou tem algum software que possa extrair toda a informação antes de qualquer teste?

    HELP PLEASE!!

    Cumprimentos a todos

    😀

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Lixo!! Compra um telefone a sério para a próxima vez. Um Blackberry.

    2. Avatar de Peter Ross
      Peter Ross

      SE TENS UM IPHONE 6 É RECENTE. SIMPLES, VAI À GARANTIA. OU ENTÃO ESSE CONGELAMENTO TALVES TENHA SIDO BLOQUEADO…

  20. Avatar de 3nvy
    3nvy

    Acho incrível como quando sai uma noticia “NSA espia cidadaos” toda gente se queixa que a Apple e facebooks e afins são os culpados porque dão informação às empresas de espionagem, mas depois sai um caso destes e já são todos a favor lol. Acho muito bem que a apple não lhes crie uma backdoor so porque os gajos do FBI querem, como ja dizia um senhor numa celebre serie: “A little exploit is a total exploit”, assim que aquilo tenha uma backdoor e toda gente tenha conhecimento que ela existe, 1 semana a seguir à tutoriais na net de como o exploitar… Agora é obvio que um caso como este deve ser tratado em tribunal para que a apple lhes conceda as informações neste caso especifico, e o FBI so tem de aceitar isso e calar. Se o sistema fosse vosso decerteza que voçes faziam uma backdoor no sistema de boa vontade… Enfim, vamos ver no que isto da

  21. Avatar de Jiggawhat
    Jiggawhat

    Mas afinal é possivel certo!?
    Entao o FBI quer que a Apple mostre os caminhos pra tal ou quer simplesmente que o telemóvel seja desbloqueado?