Jailbreak, um novo mundo do iOS

50 Comentários

O “mundo” Jailbreak vem abrir portas à liberdade de criar e estender fronteiras no iOS. Aqui nasceram as mais populares e úteis funcionalidades no mundo dos sistemas operativos móveis.

Assim, agora que o iOS 8 (mais concretamente o iOS 8.1.2) já tem Jailbreak, significa que é tempo de começar a instalar os melhores tweaks e aplicações que apenas podemos instalar desta forma.

imagem_cydia00


Antes de mais, e como é óbvio, é necessário fazer Jailbreak nos dispositivos com iOS 8. Para tal, podem utilizar vários programas, tal como Taig. Além disso, recordamos que a instalação de tweaks ou aplicações desconhecidas podem danificar o vosso dispositivo (caso seja mal executado), pelo que antes de qualquer instalação, informem-se sobre o funcionamento destas.

O Pplware é totalmente alheio a possíveis danos ou avarias derivadas de uma utilização errada do Jailbreak.

Tenham sempre uma cópia de segurança à mão para que possam restaurar o terminal, caso surja algum problema.

Mas agora vamos ao mais importante, aos melhores tweaks:

 

ACTIVATOR

imagem_jailbreal01

O primeiro e que não podia ser outro, escolhemos o Activator. Este tweak é considerado por grande parte dos utilizadores de JB como o melhor para iOS. Com o Activator conseguirá atribuir algumas acções no seu terminal aos gestos que preferir.

Imaginemos que quer abrir uma determinada aplicação. Quando toca os dois botões de volume ao mesmo tempo, com este tweak é facílimo. As possibilidades são infinitas com esta aplicação, já imaginou a quantidade de configurações possíveis?

 

CCSETTINGS

imagem_jailbreal02

Os ajustes rápidos existem já no iOS, mas podem ser um pouco limitadores para alguns utilizadores. Muitas vezes, um utilizador quer aceder a alguma opção rapidamente e a única forma é via Definições.

Com este tweak podem ter acesso a esses ajustes mas forma muito mais rápida, mesmo sem ter de desbloquear o dispositivo. Tweak extremamente útil e 100% funcional!

 

ALKALINE E ZEPPELIN

imagem_jailbreal03

São dois tweaks que servem para coisas diferentes, mas ao mesmo tempo são semelhantes. Alkaline permite alterar o símbolo do indicador da bateria, enquanto Zeppelin altera o logo do operador.

Ambos os tweaks contam com muitos temas que podemos escolher e transferir e personalizar ainda mais o nosso dispositivo.

 

ICLEANER

imagem_jailbreal04

Muitas vezes encontrar o “lixo” nos nossos smartphones ou tablets é difícil e muito mais quando não temos acesso aos ficheiros internos do mesmo. Com esta aplicação poderá limpar as “entranhas” do seu dispositivo iOS e assim ganhar um pouco mais de espaço e de velocidade.

Tenha em atenção que esta app poderá ajudar bastante, quando não sabe o que está de facto a consumir espaço no seu iPhone.

 

WINTERBOARD

imagem_jailbreal05

Este tweak é um clássico. Basicamente permite instalar e modificar os temas nos iDevices. As possibilidades são infinitas e suporta iOS8 perfeitamente.

Pode colocar temas, personalizar ícones e todo o tipo de “costumização” que deseje. É como colocar um Launcher em iOS, tal como Android permite há muito tempo. O seu iPhone vai parecer outro!

 

FORCEGOODFIT

imagem_jailbreal06

Se usa o iPhone 6 ou iPhone 6 Plus, tem verificado que muitas aplicações não estão optimizadas para ecrãs maiores. Com este tweak poderá optimizar essas aplicações para que se vejam perfeitamente, ajustando-as ao tamanho dos ecrã.

Nalguns serviços a usabilidade aumenta substancialmente, vai gostar deste tweak.

 

SWIPESELECTION

Para nós este é dos imprescindíveis. Com este simples tweak poderá seleccionar o texto onde quer escrever apenas com o teclado, de uma forma simples e sem estar a tocar no ecrã cada vez que se engane ou quer acrescentar alguma letra ou palavra.

Em termos de produtividade, quando usamos, por exemplo, um teclado extra para escrever num iPad… é TOP.

 

SLIDE2KILL

imagem_jailbreal07

Não gosta de fechar as aplicações uma a uma? É do tipo de utilizador que abre muitas aplicações de uma vez mas depois não as fecha?

Então com este tweak não te tens que preocupar mais por isso, já que poderás fechar todas ao mesmo tempo apenas com um gesto. Simples, rápido e eficaz!

 

BIOLOCKDOWN

imagem_jailbreal08

A impressão digital é excelente no que toca a segurança, mas como sabemos, Apple limitou a utilização desta funcionalidade a algumas aplicações. E se pudéssemos utilizar esta funcionalidade para todas as aplicações?

É isso mesmo o que BioLock permitirá, de forma a aumentar ainda mais as possibilidades e o uso da impressão digital. Acreditem, é fantástico!

 

PREFDELETE

E se agora experimentasse algum dos tweaks anteriores e depois não os quisesse usar mas os quisesse remover?

Normalmente teria de ir a Cydia e apagar manualmente. De facto não é tão confortável como deveria ser. Com PrefDelete pode apagar uma aplicação instalada desde o Cydia e também via Definições gerais do iPhone. Como?

Basta clicar sem largar botão da aplicação em causa e escolhe depois a opção de desinstalar. Fácil certo?

 

Além destes tweaks existem outros que valem a pena experimentar, tais como:

  • Flurry: Alterá todos os efeitos de transparência de iOS.
  • Savegram: Permite guardar as fotos e vídeos de Instagram
  • Bytafont2: Altera a fonte do teu terminal para a que tu mais gostes.
  • Flux: simplesmente adapta o ecrã do dispositivo a hora do dia.
  • Facebook ++: permite copiar vídeos, fotos, e além disso adiciona opções de privacidade, password ao entrar no Facebook, etc.

Caso conheça algum tweak e queira saber se é compatível com esta versão de iOS, pode sempre ver este documento online.

Qual é o tweak que mais gosta e sugere?

Por Domingos Gomes para o Pplware.com

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kaiten
    kaiten

    devo dizer que usei o f.lux uns tempos no ipad e, apesar da ideia ser boa, não era muito adaptativo ao ambiente.

  2. Avatar de João Reis
    João Reis

    Uso obrigatório:

    – CScsetings

    É o que falta ao actual iOS da Apple, simples e fácil de eles conseguirem, só não o colocam por convénio com as operadoras, para nos esquecer-mos dos dados ligados.

  3. Avatar de Full
    Full

    Isso nao serve para nada! Estupidez instalar JB… pra isso comprava um Droid que ja era personalizavel.
    Isso serve pra canalhada brincar!!!!

    1. Avatar de Domingo Gomes
      Domingo Gomes

      Há quem goste de personalizar e adicionar opções nos seus iPhones ou iPad.

      O JB permite abrir novas portas na utilização dos dispositivos com iOS. Não só permite alterar o design do dispositivo, senão adicionar novas funções que podem ser úteis para todos, como é o caso de Swipe Selection, entre outros.

    2. Avatar de Anakin33
      Anakin33

      Serve por exemplo para instalar o appcake e dai instalar o TOMTOM à borla. Para gente pobre… acredita que dá muita vantagem

    3. Avatar de Nelson R.
      Nelson R.

      A canalhada adora brincar com os iPhones. Os grandes cérebros fazem root aos Androids porque isso é que é de adulto.

    4. Avatar de Jorge Matias
      Jorge Matias

      Boa noite,

      Pela maneira que falou do JB nota-se que os conhecimentos relacionados com o mesmo é relativamente 0, ou perto disso. O JB possibilita a edição de ficheiros de sistema (por exemplo com o explorador e indexador iFile), comunicação com o exterior por SSH, e também para testar algumas aplicações pessoais, pois com o cedia não é necessário Apple Developer account… E também é possível modificar o iphone totalmente (tal como é dito na publicação).
      Ahh, e também é possível sempre usar dados da câmara (analise de imagem, analise de dados dos sensores aliados á câmara, etc), e isso é util para quem precise de levar os aparelhos ao máximo, ou simplesmente porque está a desenvolver um projeto que necessita de tais recursos, e isto é possível pois a comunicação via uart fica totalmente disponível.

      Cumprimentos
      Jorge Matias

      1. Avatar de Jorge Matias
        Jorge Matias

        cedia= Cydia.

  4. Avatar de censo
    censo

    Nao faco jb porque nao vejo outra utilidade que não a de mexer onde o fabricante nao quer que se mexa, nao aconteça algo que depois acabe com a máquina. Para alem de que o uso que dou ao terminal nao é compatível com este tipo de tuning.

  5. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Boa tarde,
    Para alem de utilizar alguans dos que foram apresentados também utilizo:
    “ConvoPics” para adicionar as fotos dos contactos na listagem das Mensagens.
    “NetworkList” para ver as passwords das redes wifi guardadas.
    “iFile” para explorar todos os ficheiros do iPhone.

    1. Avatar de David
      David

      É esse iFIle que faz falta ao iOS sem JB…
      É isso que já devia ter há muito tempo!!! Um dia irá chegar penso eu de que 😉

      Abraço

      1. Avatar de Não Não
        Não Não

        E tem no iOS 8.

        Cada vez mais apps suportam, neste momento, só falta a app de email suportar os ficheiros inter-app

        1. Avatar de David
          David

          nao consegues enviar por e-mail ficheiros que tenhas armazenados no telemóvel, que tenhas lá colocado algures…ou não consegues mandar mais do que um ficheiro, a não ser fotos…já não me lembro bem…

          Mas mais do que um pdf não podias…a não ser com o iFile.
          no iOS 8 nao tens gestor decente de ficheiros…pelo menos desconheço…desconheço a possibilidade de poder organizar os ficheiros no telemóvel tal como num pc, num mac, onde organizas tal como tu queres os ficheiros…
          Nao quero mexer na imagem do sistema operativo, não quero modificar nada…quero é gerir os ficheiros, quero é poder organizar as coisas tal como eu quero dentro do telemóvel…

  6. Avatar de experimentem
    experimentem

    flex 2 + spotiftree = spotify sem o modo aleatorio

  7. Avatar de CP
    CP

    Tenho neste momento o iphone 5 com jailbreak e o firmware a 8.1, mas não tenho acesso a rede de dados… Posso actualizar para o 8.1.2? e como faço? Pelo itunes e depois jailbreak novamente?

    Se alguem me poder ajudar agradecia!

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      Melhor fazer:
      1 Cópia de Segurança
      2 Restauro por DFU para 8.1.2 como novo iPhone
      3 Jailbreak e instalar os Tweaks
      4 Restauro para copia de segurança, não perde o Jailbreak já feito

      1. Avatar de CP
        CP

        Obrigado pela ajuda!

      2. Avatar de Paulo Neves
        Paulo Neves

        Não sei se é o local indicado para colocar esta questão, mas aqui vai.
        Tenho o ipphone 5s ios 7.1.2, com jailbreak pangu, queria actualizar para o 8.1.2 e de seguida fazzer novamente jailbreak, a minha questão é como fazer a actualização sem que o iphone passe a tijolo!?
        Obrigado
        Já agora o que é dfu?

      3. Avatar de Paulo Neves
        Paulo Neves

        Não sei se é o local indicado para colocar esta questão, mas aqui vai.
        Tenho o ipphone 5s ios 7.1.2, com jailbreak pangu, queria actualizar para o 8.1.2 e de seguida fazzer novamente jailbreak, a minha questão é como fazer a actualização sem que o iphone passe a tijolo!?
        Obrigado

    2. Avatar de ptorpes1
      ptorpes1

      sim
      tens que fazer o upgrade pelo itunes; se fizeres OTA, podes entrar em bootloop
      “desliga” find my iphone, passcode e põe em modo avião

      e voilá

      ps: descarrega a ultima versão do taig

      1. Avatar de CP
        CP

        Última versão do taig? Não percebi o que isso é!

        1. Avatar de Abílio
          Abílio

          o taig é a ferramenta para o Jailbraek, no 8.1.2 não é o pangu

          http://www.taig.com/en/

          1. Avatar de CP
            CP

            Fixe! Obrigado pela ajuda! Pensei que só com pangu iria dar… mas eles pelos vistos não foram mais rápidos desta vez.

  8. Avatar de Abílio
    Abílio

    Faltou o iFile…

  9. Avatar de Tonico das Iscas
    Tonico das Iscas

    Existe jailbreak estável para última actualização do IOS 8? (iphone 4s)

  10. Avatar de Joel Pinto
    Joel Pinto

    – Springtomize
    – FlipControlCenter
    – Battsaver
    – Fakeclockup

    Acho que estes tweaks são essenciais

  11. Avatar de Anakin33
    Anakin33

    Não é uma tweak, mas instala-se com o jailbreak… o XBMC com o addon da TV Portuguesa

  12. Avatar de Rick
    Rick

    Como e que se desbloqueia atualmente o Iphone? Antes era através do SAM e agora?

      1. Avatar de Rick
  13. Avatar de Liberal da cerca
    Liberal da cerca

    JB? para quê!!? JB=LAG.

    1. Avatar de Ru1Sous4
      Ru1Sous4

      NoSlowAnimations é só isto que tenho a dizer…

  14. Avatar de Paulo
    Paulo

    dps queixam se que o ios8 tem lag, tenho ipad 2 SEM jailbreak no 8.1.1 e sem qq lag. alem do mais icleaner?? nc tive problemas de limpeza de cache e tenho 16gb

  15. Avatar de Nuno
    Nuno

    Cuidado. O xuning já chegou ao iPhone.

    1. Avatar de Ru1Sous4
      Ru1Sous4

      Já chegou em 2008. Já por sua vez o conhecimento ai ainda n chegou xD

      1. Avatar de Galo
        Galo

        @Ru1Sous4,

        é verdade que já chegou em 2008, mas o maior desconhecimento é mesmo dos fanboys apple que passam a vida a apontar o “root” no android como uma desvantagem, como algo obscuro e “muito mau”..cuidado…

        Provavelmente se conhecessem o JB teriam consciência de que não podem usar “root” como argumento…

  16. Avatar de Raúl
    Raúl

    JB = lag?? nunca provou Bourbon, isso é que dá lag.

  17. Avatar de CP
    CP

    Alguem me explica porque não tenho rede de dados depois do jailbreak feito? :/

    1. Avatar de NOS MOBILE
      NOS MOBILE

      Boas, vai a linha de comandos, abre como admin e escreve format C:/

  18. Avatar de nmjhj

    instalar tweaks? lol entao mas akilo ja nao e perfeito?
    /ironia off

  19. Avatar de Bruno Pinto
    Bruno Pinto

    Boas,
    Alguém sabe me dizer algum site, onde façam uma revisão semanal ou mensal de tweaks ?

    Obrigado.

    1. Avatar de NewEsc

      Uma web não sei, mas podes instalar a app AppyGeek e procurar por Jailbreak. Ele irá mostrar-te todas as semanas novos tweaks, e algumas vezes recompilações.

      Cumps

      1. Avatar de Bruno Pinto
        Bruno Pinto

        Obrigado.

  20. Avatar de hjmargarido
    hjmargarido

    wifi analyser + networklist

  21. Avatar de Paulo Neves
    Paulo Neves

    Boa noite,
    Não sei se é o local indicado para colocar esta questão, mas aqui vai.
    Tenho o ipphone 5s ios 7.1.2, com jailbreak pangu, queria actualizar para o 8.1.2 e de seguida fazzer novamente jailbreak, a minha questão é como fazer a actualização sem que o iphone passe a tijolo!?
    Obrigado

  22. Avatar de hugo
    hugo

    Tanto o Root como JB podem fazer jeito a um nicho de utilizadores , convem no entanto ressalvar que em ambos os casos se estão a expor com mais facilidade a ataques … visto que os telefones estão completamente sem restrições.
    Tambem existem muitos APK’s na Internet que contêm código malicioso e mesmo sem root é possível os mesmos serem instalados.

    Portanto se estão satisfeitos com o que têm … não façam root ou jb

  23. Avatar de Luís Geraldes
    Luís Geraldes

    Faltam os principais.. iFile e Kodi (antigo XBMC) 😉