Já podemos instalar o Windows 95 no Apple Watch

36 Comentários

Se o sol não o convence a sair de casa, então deixamos uma sugestão: que tal instalar no seu Apple Watch o Windows 95?

Na verdade, não vai ter mais que um sistema operativo antigo num wearable moderno, pelo menos foi isso que Nick Lee conseguiu ao “enfiar” o sistema operativo da Microsoft no relógio da Apple.

Já podemos instalar o Windows 95 no Apple Watch

 


Podemos pensar que ou é um génio ou um louco. Contudo, a máquina que corre agora o Windows 95, com um processador de 520MHz, 512MB de RAM e 8GB de armazenamento interno, o Apple Watch, é mais poderoso do que muitos dos computadores da época do Windows 95, por isso, em princípio, poderia comportar-se sem problemas.

Na verdade, Nick enfrentou uma grande desvantagem: a Apple não facilita em nada estas “alterações” no seu relógio, muito menos mexer no sistema operativo, então colocar algo alternativo, está mesmo para lá de qualquer possibilidade. Nick teve de adaptar as ferramentas da Apple para emular o Windows 95 (não o virtualizou) como se este fosse uma aplicação.

 

Para iniciar a aplicação, o Apple Watch leva cerca de uma hora e, para que o ecrã não desligue, Nick teve de colocar um motor a rodar a coroa digital do Apple Watch permanentemente. Depois, como podemos ver no vídeo, as opções estão todas disponíveis, os menus e toda a dinâmica que conhecemos do Windows 95.

 

Também posso colocar o Windows 95 no meu Apple Watch?

Sim, tal como podemos ver no vídeo, o processo é muito lento, os menus são lentos, o curso é um suplício mas funciona. Há guias na web para se conseguir colocar o Windows 95 e até já vimos como colocar o Mac OS 7.5.5.

 

Assim, para quem quer experimentar a instalação do Windows 95 no Apple Watch, pode seguir as dicas que Nick Lee descriminou nos ficheiros publicados no Github e que explica aqui passo a passo no seu site.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Wayout
    Wayout

    São horríveis estes smartwatch..é que não ha um que se salve…

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Invejoso! LOOOOL

      1. Avatar de Wayout
        Wayout

        Desculpa? Eu refiro-me aos smartwatches no geral…são horríveis, parece um bloco de metal no braço.. Já vi um tipo com um igual e parecia um power ranger de tão ridículo.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          É, são todos feios!

          Que triste…

          Querias que parecesse com um quê? Com um bloco de madeira?

    2. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Concordo. Também não consigo olhar para esses equipamentos. Os smarwatches em geral são fatelas, mas este abusa.

      1. Avatar de José Pedro Miranda
        José Pedro Miranda

        Tenho o preto de 42mm, tenho também o da LG e não dá hipótese. O Apple Watch é muito superior. Em termos de usabilidade, nem mesmo o Gear S o consegue bater (que testei várias dias o da minha irmã). O ecrã, a resposta, a qualidade das apps, são de longe melhor no AW.

        Claro que quem não tem, as opinião são como o turro no fundo do tacho.

        1. Avatar de Alexandre
          Alexandre

          Não tenho que ter um apple watch para o achar horrendo… E não… Nao é falta de dinheiro ou de bom gosto

        2. Avatar de Limbus
          Limbus

          Uma usabilidade fantástica… a crown umas vezes serve para home button, outras vezes serve para voltar atrás, podes fazer scroll com a crown mas não podes usar para seleccionar, tens de tocar sempre no ecrã. Não dá jeito nenhum para usar no punho, porque tens de o tentar segurar com um dedo e com outro usar os botoes/ecrã e nenhuma maneira é confortavel. O que fazes com a geringonça que não faças com o telemovel? Responder a SMS é ridiculo, falar à “Kitt” para o relógio pior e o ecrã nem sempre se liga ao rodar o punho, como devia, isto tudo a somar à autonomia fantástica. Se há um dia que não durmo em casa, fico sem bateria, que o micro-usb que se arranja em qualquer lado não serve.
          Para terminar em beleza, aplicações que demoram uma eternidade, como mais de 15 segundos para abrir o Twitter.
          Alguns destes problemas são transversais a outros smartwatchs, mas dizer que é bom, ou útil, ou o que seja, só para quem TEM mas não USA e aí a opinião nem o “turro” vale, porque é enviesada pela necessidade de justificar as centenas de euros que se pagou pela geringonça.

          1. Avatar de Henrique
            Henrique

            Triste… E no Android, que é que fazes com a Digital Crown? Pois!

            Coerência, é algo que o Apple Watch segue, se é para carregar e fazer botão home, é para isso!

            E podes berrar â vontade, o Apple Watch liga sempre, no Android Wear é que tem esses problemas, e com a ligação do Bluetooth!

            Está mas é claro, e ele aguenta 2 dias na boa, se desligares à noite!

          2. Avatar de Limbus
            Limbus

            Triste? Não fiques, quando sair o próximo será terá resolvido muitos destes problemas e és capaz de vender o atual a outro tapadinho por um bom preço.
            Um botão fisico que umas vezes serve para uma coisa, outras vezes serve para outra e que permite deslocar mas não seleccionar, obrigando a utilizar outro método de interacção é tudo menos coerência, aprende.
            Se estás a ser sincero nessa de “ligar sempre”, das duas uma, ou não tens um, ou tens mas não usas e assim até te dura mais de dois dias.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Se fosse assim tão “fatela”, não vinhas para a Internet mandar vir, como se alguém te perguntasse alguma coisa…

        Afinal fez-te mexer…

        1. Avatar de Alexandre
          Alexandre

          A mim não me perguntaram nada mas a ti também não. E pelos vistos mexeu mais contigo o meu comentario do que a notícia…

  2. Avatar de billidkid
    billidkid

    Dá muito trabalho,mas o resultado é compensador !
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Avatar de Mikhail Miguel
    Mikhail Miguel

    A primeira coisa que fiz quando comprei um Smartphone Android foi seguir um tutorial que mostrava como instalar uma versão de 8MB do Windows 95 numa versão Arm6 do QEMU (acho que tem uma cópia desse tutorial aqui no pplware). Achei interessante, mas como a resolução era de 320×240, não dava para fazer nada… não conseguia nem ler o menu iniciar. Semana passada me lembrei disso e pensei na possibilidade de refazer a brincadeira utilizando o Reactos(.org) e uma interface personalizada. Poder ser fácil criar um ambiente para rodar aplicativos Win32 no Android…

  4. Avatar de censo
    censo

    Há mesmo muito pessoal que não tem mesmo nada para fazer!

    1. Avatar de José Pedro Miranda
      José Pedro Miranda

      O desafio de levar o conhecimento mais além, algo que só está ao alcance de alguns. Mas você provavelmente não é um predestinado a perceber o que é um desafio 😉 Re”censo”

      1. Avatar de Samuel L. J.
        Samuel L. J.

        Deixe o censo descansado a jogar angry birds no seu iphone 6s

        1. Avatar de censo
          censo

          Finalmente, alguém que me compreende !!

      2. Avatar de censo
        censo

        Portanto, instalar um win95 num iWatch…é levar o conhecimento mais além ?? Parabens. Já estávamos todos a precisar dos teus comentários.

  5. Avatar de Dreamliner
    Dreamliner

    Nonsense…

  6. Avatar de miga
    miga

    Só falta 1 pessoa para ter 30% desconto da anuidade.

    Vá lá…depois pode desinstalar a aplicação.
    Confira o Dormi, uma aplicação android para monitorizar o seu bebé.

    http://play.google.com/store/apps/details?id=com.sleekbit.dormi&referrer=BM_REF_QU5sT0hRUGRIRzBMTkpSbzR1blBRWkpQbk1xRGtJWkxEZz09

  7. Avatar de Nem mais
    Nem mais

    Conclusão : o Apple Watch e tao mau que nem o win95 em modo roda 😀

  8. Avatar de Branets
    Branets

    agora sim vou comprar um apple watch

  9. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Muito interessante! 😉

  10. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    A ver do primeiro vídeo, o apple watch deve ter um processador muito fraquinho. Mal aguenta o Windows 95, que corria bem num 486.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Qual é a parte de “emulado” é que não percebes?

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Não tinha ido ainda. 😉
        Mas fica horrível a super lentidão.

  11. Avatar de hmmn
    hmmn

    não se esqueçam depois instalar um anivirus no windows 95. xD

    1. Avatar de hmmn
  12. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    Percebi. É algo de bastante útil, pois permite ver as horas com recurso à ampulheta do Windows 95. Porque não pensei nisso antes?! Vou já comprar mais um Apple Watch já amanhã!

    1. Avatar de Maestro
      Maestro

      só para dizer que tens 1?

      1. Avatar de Nitro
        Nitro

        Não! De facto, tratava-se de uma declaração não seria. Eu tenho apenas um clássico Swatch…

  13. Avatar de jdoe
    jdoe

    Sem duvida vejo em que medida seria util

  14. Avatar de Samuel L. J.
    Samuel L. J.

    Quando começar a baixar o windows 10 sem ele saber é que vai ser o cabo dos trabalhos /sarcasm

  15. Avatar de macvaltec
    macvaltec

    Já podemos?
    Finalmente lol

  16. Avatar de Sr. X
    Sr. X

    Mas ha alguma razao especial para instalar um sistema operativo com quase 20 anos num relogio? ou é apenas demasiado tempo livre e carteira pesada?