Isolator – Acabe com as distracções no Mac

3 Comentários

Todos os que estão habituados a ter contacto com o Mac OS X sabem bem da sua particularidade no que se refere ao ambiente gráfico e às suas janelas. Não é de modo nenhum mau ou difícil de usar, mas as janelas tendem a sobrepor-se e temos de as chamar uma a uma, sempre dentro das aplicações.

Este modo de trabalhar pode tornar-se uma fonte de distracção se as janelas que temos em fundo estiverem ligadas a sites ou a serviços de IM, o que não é necessariamente bom.

Se quiserem eliminar essas fontes de distracção, sem terem o trabalho de minimizar as aplicações todas, podem usar o Isolator, uma aplicação criada para esse efeito.



O Isolator vai aplicar uma camada de isolamento entre a aplicação que estão a usar e onde pretendem estar concentrado e as restantes que tenham abertas.

Desta forma não vão ter acesso às distracções que podem advir dessas outras aplicações e que vos podem distrair.

Apenas a janela e/ou aplicação que escolherem antes de activar o Isolator vai ser vsivel, estando as restantes debaixo do filtro que vai ser aplicado. Também a barra de aplicações (Dock) vai ser escondida, para que os alertas que por lá possam aparecer sejam também eliminados da vossa vista.

Depois de escolhida a janela onde pretendem trabalhar só têm mesmo de clicar no ícone do Isolator que se encontra na barra de menus e activá-lo. De imediato o filtro é aplicado e ficam apenas com a janela escolhida visível.

Porque nem todos podem gostar do filtro que o Isolator traz de origem, é possível alterar vários parâmetros deste. Desta forma conseguem colocar o Isolator mais a vosso gosto e com maior ou menor opacidade.

Na verdade é possível mudar muitos destes parâmetros, podendo ser alterada a cor do filtro e definidos quais os filtros de alteração a ser aplicados.

Mas também outros parâmetros podem ser mudados, desde o atalho a ser usado para activar o Isolator, o seu comportamento no arranque do Mac OS, a reacção da Dock ou o comportamento do ícone ao ser clicado.






anterior próxima

Com o Isolator vão conseguir um maior nível de concentração maior ao terem apenas disponível a janela escolhida e que será a que vão usar para trabalhar. Todas as demais vão ser escondidas e ficar debaixo de um filtro para não incomodarem.

Mas caso necessitem de aceder a uma das aplicações abertas, alternar entre estas para que fiquem disponíveis. Compete-vos decidir quais as que necessitam usar.

O Isolator não consegue colocar-vos isolados e sem contacto com o exterior, mas consegue dar-vos um nível maior de abstracção e de isolamento. O resto só vos compete mesmo cumprir e manter a concentração necessária.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.5+
Download: Isolator 4.9 Beta [1.6MB]
Homepage: Isolator

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de hammer
    hammer

    tinha problemas era na quantidade de janelas do finder que ia acumulando. Recomendo vivamente o o totalfinder é muito bom

  2. Avatar de Link
    Link

    Sinceramente acho isto um pouco inutil… Não sei ao que se referem exatamente com “distracções”. Minimizar janelas?? Mas tipo, voces ja ouviram falar em spaces e expose? ou mission control? Se me conseguirem explicar o que isto trás de util eu até posso tentar compreender.

    1. Avatar de Vitalogy
      Vitalogy

      Estava exactamente a pensar o mesmo, ou seja, porque não tirar proveito dos recursos do próprio OS em vez de instalar um app que vai fazer algo que o OS já faz.