iPhone Xr – Um modelo mais económico com Face ID e notch

95 Comentários

Além do iPhone Xs e Xs Max, a Apple apresentou também outro modelo mais económico.

O iPhone Xr chega com Face ID e Notch, num design inspirado no iPhone 8.



Hoje é o dia da Apple apresentar as suas novidades para este ano. Depois do iPhone Xs e Xs Max, chega agora o iPhone Xr.

Este novo modelo, com construção em alumínio aeroespacial e vidro frontal muito resistente, traz um ecrã LCD, intitulado Liquid Retina Display, com notch de 6,1″ e 1792 x 828, onde está incorporado o já conhecido Face ID.

A Apple afirma que este é o ecrã LCD mais avançado do mercado, oferecendo cores vividas de ponta a ponta. Está também disponível a opção toque para reativar.

Na traseira, podemos encontrar uma câmara traseira com um único sensor de 12MP de grande angular com abertura focal de f/1.8 e com opções de HDR avançado e modo retrato com controlo de profundidade. Já a câmara frontal usa os mesmos sensores dos iPhone Xs e Xs Max, ou seja, uma tecnologia TrueDepth (câmara de 7 MP), objetiva grande angular ƒ/2,2, vídeo em 1080p até 60 fps, assim como modo retrato. 

https://youtu.be/9m_K2Yg7wGQ?t=2m28s

Este modelo usa o processador Apple A12 Bionic com NPU, apresentado hoje pela Apple, que promete revolucionar o mercado e destacar-se no topo do desempenho. Traz ainda proteção IP67 e carregamento sem fios.

iphone xr

Segundo a Apple, este modelo não trará 3D Touch e a bateria terá uma autonomia superior ao iPhone 8, estando prometido mais uma hora e meia de utilização.

O iPhone Xr terá um custo de 879€ (749 dólares) para o modelo de 64 GB, estando também disponível nas opções 128 e 256 GB.

Este modelo será colocado  em pré-venda no dia 19 de outubro, com a venda a ser a 26 de outubro, e estará disponível nas cores branco, preto, azul, amarelo, coral e vermelho.

 

Veja também

Chegaram os novos iPhone Xs e Xs Max! Os mais poderosos de sempre

Comentários

95

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Kekes
    Kekes

    Essa resolução é para competir com o Samsung S3?

    1. Avatar de Android Car
      Android Car

      Se não gostas, não compras.

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        Eu andar com o iPhone dos pobres? Tas-me a insultar?

        Por amor de deus, eu gosto é de status e estilo, pena o iPhone não custar 2000€, assim era só status quando fosse ao Lidl comprar noodles pois tinha estoirado o 4 salários minimos no telele, sacava o telemovel e era o mais fixe da zona. Imagina sacar os PDS’s e preencher os papeis do desemprego com esse maquinão!!!

        Quem tem 800€ para dar por um telemovel tambem tem 1000€e ao menos compra alguma coisa de jeito.

        1. Avatar de LOL
          LOL

          Nao entendo porque estas tao preocupado se nao o vais comprar 🙂

          1. Avatar de Kekes
            Kekes

            E não posso ironizar com a situação? Ou necessito de um iPhone para isso?

            Ou ficas mais triste com a tua compra?

        2. Avatar de mico
          mico

          Lol Mais depressa o pessoal da esse guito por um apple phone que por um droid cusca dados “topo de gama”, sabendo-se lá o que isso é.

          1. Avatar de Renato Nismo
            Renato Nismo

            não precisa.. por um terço desse preço arranjas um android mais que competente.. para muitos anos
            cusca dados deves pensar que a apple não faz um bocadinho.. mas também pode ser perigoso.. o fbi ou hackers vêm bater-te à porta

          2. Avatar de mico
            mico

            Renato, lol, desculpa lá existirem pessoas que atualmente querem preservar as caracteristicas que fazem delas um individuo e nao quererem ter um pastor imposto que faça delas um rebanho. Comunismo qb.
            A sra. Cuscoid cresceu a sugar os dados e com isso a vender publicidade dirigida: Ela disse aos fabricantes
            – Tomem lá um SO à borla suga dados, agora façam equipamentos de varios orçamentos com ele, para abranger o maior n. de bolsos possiveis, assim o SO dá-me os dados e em troca eu nao exijo que atualizem as versoes dos vossos equipamentos e nem eu farei isso, para voces venderem mais equip. É um bom acordo e os clientes väo comendo o que aparece.

          3. Avatar de Android Car
            Android Car

            “não precisa.”

            Então diz isso à Samsung e outros que vendem telemóveis de 1000€….

            1000€… só no lançamento, que ninguém compra, depois são vendidos a metade do preço…

            São tão competentes!

          4. Avatar de Renato Nismo
            Renato Nismo

            se preocupas com isso e pensas que por estares longe de cuscoids estás completamente livre dessa coisa de dados, o melhor é desligares-te da net indefinidamente.

        3. Avatar de EuTech
          EuTech

          #kekes disses te tudo hahahahaha ;p

        4. Avatar de int3
          int3

          Quem tem pode. Eu compro com o meu salário, pago as contas e sobra-me até o final do mês. E sim, estou em Portugal.
          É o mesmo que ires para a porche reclamar que são caros. Não é para o teu bolso meu amigo…

          1. Avatar de Manuel
            Manuel

            É Porsche , mas sim toda a razão no resto , mas alguém acredita que nao tendo dinheiro vao dar 1000 e tal euros só para dizer que tem.
            Tenham juízo e metam na cabeça que existem pessoas(felizmente) que ainda podem se dar a certos luxos.
            E desde que nao me peçam dinheiro cada um faz o que quiser com o seu dinheiro.

          2. Avatar de Kekes
            Kekes

            Pois a coisa é que nem sempre que tem pode, dai a piada.

            E quem lhe diz que não posso? Só que não perciso de um Porche nem dum iPhone para ser feliz, tenho coisas melhores em que gastar o meu guito, tipo rebuçados para a tosse, para tosse que me dá ao ler sobre o status de pessoal com iPhone.

            Um iPhone não é nada de especial, basta ir para a fila do centro de emprego para ver que toda a gente que lá está tem um. Dizem que a camera é excelente para tirar fotos em ambientes sem luz, o que da muito jeito, pois debaixo da ponte não têm iluminação, e se não o tivessem como iam por fotos da sopa dos pobres no “insta”?

          3. Avatar de Rui Santos
            Rui Santos

            O que é um porche? É tipo um Porsche mas para pobres?

          4. Avatar de Android Car
            Android Car

            Pois é, quem desdenha, quer comprar.

            Sei de gente que desdenhava iPhones forte e feio, e depois arranjou um emprego (salário mínimo, ou pouco mais que isso), e a primeira coisa que fez, foi comprar um iPhone a crédito.

        5. Avatar de Android Car
          Android Car

          Afinal agora o problema já não é a resolução do ecrã, é o preço…

          1. Avatar de Altino
            Altino

            kekes: então vive a tua vida “minimal” feliz, seja com o samsung ou com o nokia3210 deixa os pobres fazerem credito para comprarem iphones e macfags. estão no direito deles.
            ps: pareces um palito salgado https://imgur.com/a/XsFcCAD

        6. Avatar de mico
          mico

          Oh kekes lendo as tuas respostas abaixo…
          Tens algo de patologico eventualmente presente, alguma iphonetite que te faz preocupar com coisas irrelevantes mas que te provocam dores de alguma forma. Pareces um tipo que nao nada numa piscina de iphones, mas passa o dia à beira da piscina a resmungar com quem lá nada… Por outro lado pide ser da idade e estás a ficar velho. Mas näo andas bem näo.

        7. Avatar de init_5
          init_5

          Não fiques revoltado por não teres um equipamento topo de gama. Quem pode pode. Quem não pode, paciência. Ficar aí a bater na mesma tecla é apenas um choro descomunal por inveja.

          1. Avatar de PeFerreira98
            PeFerreira98

            Eish o moço só está a gozar com a situação. Calma. Tanto quanto sei bem que ele pode estar a ganhar mais que nós todos juntos.
            Há muita ‘seriedade’ e sensibilidade quando o assunto é marcas…

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Vê pelo lado positivo não precisas de gastar largura de banda com filmes HD/4k.
      Vês tudo em 720p e poupas nos dados.

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        Os gajos da Netflix tambem não deixam…

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Deixar deixam mas o ecrã não suporta

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Super econômico. Lá vai o povo tirar a boca pra pagar em 10x sem juros por algo que não vale de todo o dinheiro pedido.

    Mas cada cabeça sua sentença. Gostos casa um tem os seus.

    1. Avatar de Antoninho Pitágoras
      Antoninho Pitágoras

      Nem se trata de valer, mas de certeza que não vão tirar rentabilidade do telemóvel.

  3. Avatar de Figas
    Figas

    A Apple até na definição de pobreza é cara..879 pelo “económico”, realmente ficou para trás….bem vindas Xiaomi, Huawei e demais fabricantes….devorem esse mercado, pois a Apple morreu aquando com o seu criador.

    1. Avatar de Figas
      Figas

      Cheios de inovação….mas só em um aspeto, a subir os preços são claramente pioneiros, de resto, desde o Steve, nada de formidável surgiu….só “updates”

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        E o que surgiu nos outros?

        1. Avatar de mico
          mico

          Desculpa?
          Muita coisa, tens cuscoids já com 5 camaras, qualquer dia têm 10.
          E por preço mais baixo per camara. Andas desatento. Lok.

  4. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Valores ridículos. Ainda bem que existe outras soluções económicas e com a mesma qualidade.

    1. Avatar de mico
      mico

      Que maravilha poder aceder ao ecossistema da apple com outro fabricante…. Tens razao.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Não ligues isso é pessoal a arranjar desculpas só para poupar 500€.
        Um colega meu estava todo contente porque tinha poupado 500€, mas depois viu que não tinha ecossistema, ficou triste

        1. Avatar de mico
          mico

          Lol
          Se calhar fui eu…
          Adoro o meu 640 windows phone é o meu smartphone principal MAS…

  5. Avatar de MárioM
    MárioM

    A Apple vive do trouchas que procuram status no telemovel.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      A Apple a Ferrari a Lamborghini, Pagani , Bugatti , Hublot ,etc…
      Enfim quem tem dinheiro tem dinheiro quem nao tem fica a resmungar .

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ao menos tem carregamento rápido…?

  7. Avatar de Rafael Saavedra
    Rafael Saavedra

    Um modelo mais económico? an an

    1. Avatar de Falcão Azul
      Falcão Azul

      Pois,é o que eu também penso.De “económico” não tem nada.Quase 900 euros,viva o luxo !! 🙂

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          É tudo relativo.
          Muitos acham caro pagar 50€ por um jantar, e isso nem dá para pagar uma boa garrafa de vinho.

      1. Avatar de Napoleon Bonaparte
        Napoleon Bonaparte

        Bem verdade!
        Low cost a mais de € 800,00…
        É o iPhone realmente democratico!
        E para o povo em geral…
        Ah! Ah! Ah!

  8. Avatar de Dinis
    Dinis

    Eles queriam mas a Apple não é classe econômica

  9. Avatar de AAA
    AAA

    Podia ser pior. Falavasse em vir com o processador do ano passado, com uma câmera pior e o face id do ano passado. Pelo menos nessas 3 coisas é igual ao iPhone xs.

    1. Avatar de Napoleon Bonaparte
      Napoleon Bonaparte

      Ah falava-se?!
      Não me digas…

  10. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    Caramba,o modelo mais económico por quase 900 euros ?? Haja juízo,Deus me livre !! Só mesmo para quem tem guito. 🙂

    1. Avatar de censo
      censo

      Olha o Hefesto o grande mudou para falcão? 900 euros por um iphone e um bom investimento pois terá suporte por 5 anos

  11. Avatar de Cortano
    Cortano

    Como dizia o outro: Este notch parece um campo de futebol.

    Talvez tenha sido o pior evento da Apple – já o anterior tinha sido muito mau, mas este ainda conseguiu ser pior.

    Para que raio precisam de tantos videos?
    Ah, já sei.. para encher chouriços porque não têm mais nada para mostrar

  12. Avatar de jose carlos
    jose carlos

    comprei o note 9, foi um mau negocio… estou tentando despachar, mal empregue 1200 aéreos, o meu 5s era mais competente… para mim claro, eu não percebo nada de tecnologia, só faço chamadas, tiro fotografias, vou á net, falo através do whatsapps e Skype … não jogo no telemóvel

    1. Avatar de Celso
      Celso

      Eh pa, comparar o note 9 com o 5s… Se me falasses que estavas habituado ao sistema da apple, até compreendia, agora dizer que o 5s é mais competente só para fazer o que dizes que fazes, qualquer smartphone de 80€ fazia isso. Vale mais dizeres que és admirador da apple.

      1. Avatar de mico
        mico

        O note ë um equip à frente do seu tempo.
        Face à serventia nao vale o dinheiro.
        Na tus mao vale menos 50% do q pagaste

    2. Avatar de Moneldr
      Moneldr

      “eu não percebo nada de tecnologia, só faço chamadas, tiro fotografias, vou á net, falo através do whatsapps e Skype … não jogo no telemóvel… comprei o note 9″… Não foi “um mau negócio”, foi pura idiotice.

    3. Avatar de Napoleon Bonaparte
      Napoleon Bonaparte

      Para quê raio querias um note 9, então?!

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Da mesma forma que muitos querem um iPhone de 1200€

  13. Avatar de Bruno
    Bruno

    Mas que valente fantochada, mais do mesmo, por amor de Deus inventem algo novo…e autonomia da bateria que tal aumentar …, mais cpu, mais memória, mais capacidade, mais etc e bateria zero. Os anos passam e estamos na mesma …

    1. Avatar de Joao Correia
      Joao Correia

      Pelo teu comentário percebe-se que não viste nem leste nada mas pronto, mas para quem só vem para aqui falar mal, não era de estranhar

      1. Avatar de Moneldr
        Moneldr

        O Bruno tem razão, vao aumentando números de forma fantástica, em coisas que não importam para nada, novidades verdadeiras e úteis, nada.

        1. Avatar de mico
          mico

          Isso sao todos, agora a mido chino-cuscoid é colocar camaras sem parar. A ibovacao que arranjaeam foi…fazer furos na traseira dos equip…

          1. Avatar de Moneldr
            Moneldr

            Mais uma treta, mas baterias grandes não faltam em Android e há inovações como as câmaras pop up para evitar a porcaria do notch.

          2. Avatar de censo
            censo

            pop up inovacao? Isso usava se nos tlms de ha 20anos atras

          3. Avatar de Moneldr
            Moneldr

            Se não conheces a tecnologia não fales. Deve ser o notch que não te deixa ver parte do que te rodeia.

  14. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    O preço pode ser absurdo aqui, lá fora nem notam, e então se for por contratos…

    Ninguém tem culpa de termos salário de pobre e despesas de ricos

    1. Avatar de Moneldr
      Moneldr

      A verdade é que se fosse absurdo não vendiam e não o cobrariam. Lá fora continua a ser caro, tendo em conta a concorrência, mas quem quer um telemóvel garantidamente bom compra um iPhone com uma parte do ordenado desse mês, sem grande esforço. Por cá compram-se modelos “novos” com não sei quantos anos ou chaços em segunda mão só porque ouviram dizer que era chique ter um iPhone (qualquer), ou então fazem-se créditos ridículos. Somos pobres com mania de ricos, isso sim.

  15. Avatar de Ricardo Machado
    Ricardo Machado

    Ios12? Nada sobre isso?

    1. Avatar de Moneldr
      Moneldr

      Quando chegar o AirPower. 😀

  16. Avatar de Tiago Miguel Gonçalves Vilas Boas
    Tiago Miguel Gonçalves Vilas Boas

    O pior de tudo foi “879€ (749 dólares)” até me saltou a placa. Devo ter estado em coma bastante tempo, lembro do cambio ser ao contrário. trade wars?

  17. Avatar de Moneldr
    Moneldr

    “alumínio aeroespacial e vidro frontal muito resistente”
    😀

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Deve ter vindo do espaço próxima vez anunciam a origem:

      The metal used was sourced from the deepest parts of Uranus

    2. Avatar de Mateus
      Mateus

      É desde há anos muito resistente, vejo sempre iPhone e Samsung com ecrãs partidos…

    3. Avatar de Moneldr
      Moneldr

      É feito das sanitas dos aviões 😉

    4. Avatar de Napoleon Bonaparte
      Napoleon Bonaparte

      Ah! O Xr também tem uma função drone…!
      Beme parecia…

    5. Avatar de Napoleon Bonaparte
      Napoleon Bonaparte

      Ah! O Xr também tem uma função drone…!
      Bem me parecia!

  18. Avatar de Helder Vaz
    Helder Vaz

    Estou a precisar de um calço para uma mesa que tenho em casa, já está na hora de fazer aquela coisa parar de abanar!!!!! Nada melhor que um icalço para cumprir com a tarefa…

  19. Avatar de Costa
    Costa

    😐 fonix quem vai dar 900€ por:
    64GB
    Cam Frontal 7MP
    apenas 1 camera traseira
    LCD 1792 x 828

    1. Avatar de Moneldr
      Moneldr

      Quem? Wait and see!

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Eu se estivesse a precisar de equipamento novo e tivesse os 900€ dava, e? as specs são boas para MIM, e fico com um bom equipamento aliado a um SO fantástico

      1. Avatar de Costa
        Costa

        as specs seriam sempre boas, pk é um iphone. Agora dar 900€ por isso, vais ser visto como um pobre-tanas que não teve dinheiro para comprar um verdadeiro iphone, tipo o de 1.800€ o tal que traz uma amoled da samsung

  20. Avatar de Mawete
    Mawete

    Sempre tive equipamentos Apple, reconheço nestes equipamentos uma performance incrível mesmo nos modelos mais antigos, mas sinceramente já não dá para continuar com a “fidelização”… Claramente estão a fazer render o peixe sem grande inovação e ainda por cima aumentam os preços. Adeus Apple, olá Android 🙂

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Se vais mudar para android depois de ter IOS só posso dizer , até já .

      1. Avatar de Mawete
        Mawete

        Se tiver que ser um até já, sem problema 🙂

  21. Avatar de Sergio
    Sergio

    Quando começas a ver o povo a comparar carros a telemóveis.. é porque a conversa já está a descambar e sem argumentação nenhuma.

    Perto de 80% dos comentários é apenas a criticar gostos, ou opções mais fúteis por parte dos consumidores.

    O consumidor sempre fez o que bem entende, seja roupa, tecnologia,carros.. etc.. e a vossa surpresa em relação às pessoas darem acima das possibilidades por algo e baterem tanto nessa tecla, significa duas coisas..
    não sabem em que mundo económico vivem ( são uns valentes totos), ou são aquela parte da sociedade que se preocupa mais com as finanças do vizinho do que com as próprias. A isso chamo inveja ou mesquinhice.

    Nunca tive um único amigo meu que por ter um Samsung ou Apple top de gama que se viesse gabar ou estivesse armado em chico esperto.. tal como nunca um puto de 16 anos veio para o pé de mim mostrar-me o seu Iphone e gozar com o meu smartphone.
    Escolham é os amigos certos e os meios que frequentam com criterio e se calhar nao assistem a isso que descrevem aí acima.

    já agora e falando um pouco de tecnologia parabéns à apple pela introduçao da ECG no Apple watch.

    1. Avatar de Nuno Ferreira
      Nuno Ferreira

      Desculpe, mas quando a maioria da população é irracional acaba por pagar o justo pelo pecador. Se a divida extravaza a capacidade financeira, alguém tem que a pagar. Em 2011 sobrou para todos nós, quer em impostos directos e indirectos, quer em perda do poder de compra. Sim, porque o problema não está em quem compra, está em quem vende crédito ao desbarato.

      Já agora, gostava que estes orgaos de comunicação tecnologicos (PPLWARE), dessem mais enfase às empresas portuguesas e europeias que empregam em Portugal e menos enfase a empresas americanas que não contribuem em nada para favorecerem a nossa balança comercial (através dos seus produtos tecnologicos).

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Claro que a culpa é de quem valida o crédito, concordo consigo.. nem estou a debater isso, a mim só me causa estranheza tanto comentário em relação às opções das pessoas, como se Portugal fosse caso isolado no mundo nestes assuntos.
        Experimentem ir à Roménia, uma realidade economica muito inferior à nossa, e vejam com os vossos olhos o que é status em relação aos telemóveis.. e relembro que ordenado mínimo lá é perto de 400€.. No entanto têm a melhor rede movel da europa e uma percentagem de compra altíssima de smartphones de alta gama.
        É claro que é algo que não me revejo, porque depois as habitações lá sao o que são… mas agora ver estes comentários aqui a julgar os portugueses, que são um povo trabalhador e por vezes gostam de ter algo melhor para lhes animar a alma, faz me impressao.
        Metade dos que comentam se for preciso são donos de pme’s de informatica que fazem fuga ao fisco, e isso sim é bem mais grave para a economia.

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Nao sao carros são MARCAS(ditas status), deve ser mais inteligente que isso.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        chama-lhe o que quiseres.. eu tenho o meu carro que é de uma gama alta e não é pelo status que contraí um empréstimo ao banco aos 21 anos e o paguei até ao fim quando já tinha 26. Gostava do design, da potencia e nao punha em causa a minha saúde financeira.. nada disso tem haver com status, simplesmente queria algo que gostasse e que fosse de qualidade para o meu bolso

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Exactamente e maioria não entende isto, não se trata de status, por essa lógica mais de 90% das pessoas compra um carro acima do que precisa e ninguém anda sempre a bater na mesma tecla. Se me apetecer comprar um Mercedes óbvio que podia ter comprado um Dacia, servia igual, mas não é por escolher um mercedes que estou a pensar no status

          Depois os créditos são úteis para muita gente, até podem ter o € e não querer desembolsar tudo na hora.

          Cada um compra o que quer, o iphone podia ser mais barato, podia mas não menosprezem o bom equipamento (hardware+software) que é, e param lá com essa treta de status, não se aplica a todos..

          Desde que não se roube, comprem o que quiserem

  22. Avatar de dino rex
    dino rex

    Quase 900€ por 64gb e resolução medíocre, câmaras fracas… prefiro um huawei p20lite, que é mais competente e custa metade.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Preferes.. exactamente, devíamos acabar com isto, que é ridículo, eu prefiro dar mais algum e pagar este XR pelo iOS, a camera será que não é melhor que a do P20 lite?

      Preferências

  23. Avatar de Pechinxas
    Pechinxas

    Boa tarde, vou só desabafar… amigos já tive vários Iphones (4s, 5s, 6, 6s, 7) e mudei para Android, estou farto do sistema fechado da Apple. Actualmente tenho um Huawei Mate 10 Pro, cai na besteira de adquirir um Iphone X, unicamente só o utilizei um dia, devolvi-o novamente e estou com o Mate 10 Pro e que posso dizer á boca cheia, “o Mate 10 pro é muito mais máquina que o Iphone X”, agora gostos são gostos, é a minha opinião.
    PS. O Mate 10 Pro custa “metade” do Iphone X…

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Podes gostar do Mate 10 por gosto mesmo, e teres mais liberdade, agora dizer que é muito mais máquina…

      1. Avatar de Pechinxas
        Pechinxas

        O que faz realmente o Iphone X a mais? Animoji’s não interessa pra nada… A bateria é pior que a do Mate 10 pro. O faceid não é tao pratico como o touchid. Não envia ficheiros pro bluetooth. Ficas preso ao itunes para transferir multimédia para o dispositivo. Cumps

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Concordo contigo, nos Animoji’s

  24. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    O pior não é os iPhones custarem o que custam. Pior é o tuga mundano aceitar trabalhar quase de graça.