O iPhone X vai partilhar dados do Face ID com os programadores

35 Comentários

É hoje que o iPhone X chega oficialmente e que muitos vão poder finalmente ter acesso ao mais moderno e mais capaz smartphone atualmente no mercado. São muitas as funcionalidades novas, mas o destaque vai quase todo para o Face ID.

Se muitos consideram único, a verdade é que a Apple vai partilhar parte dos dados dos utilizadores com os programadores, colocando em causa parte da sua privacidade.

Apple Face ID iPhone X

Desde a apresentação do iPhone que a Apple garante toda a segurança aplicada no Face ID e nos mecanismos criados para manter os dados do utilizador privados. Esta é uma ideia que já vinha do Touch ID e que vai ser melhorada nesta nova versão.

Mas o que muitos não sabem, e que agora foi revelado, é que parte dos dados do Face ID vão estar acessíveis aos programadores, tal como pôde ser visto durante a keynote, quando os animoji foram apresentados.

Os programadores vão ter acesso à representação facial dos utilizadores, para que depois as suas apps possam criar novas funcionalidades como já foi visto.

Apple Face ID iPhone X

Mas para além desta informação, os programadores vão também ter acesso ao reconhecimento de 50 expressões faciais, que podem depois ser usadas. Esses mesmos dados não vão ficar guardados dentro do iPhone X e podem ser guardados pelos programadores nos seus servidores para posterior análise e utilização.

Os dados que estão disponíveis estão longe dos que a Apple tem acesso para desbloquear o iPhone X, mas ainda assim permitem que muita informação seja acedida, contra o consentimento dos utilizadores.

Esta situação está a levantar dúvidas e preocupações em grupos de defesa da privacidade, que temem que esses dados possam ser usados para avaliar a reação a produtos ou outro tipo de bens.

Apple Face ID iPhone X

As políticas da Apple quanto a isto são firmes e proíbem que os programadores possam vender esses dados a terceiros, nomeadamente a empresas de publicidade. As penas para quem não cumprir essas regras é a expulsão da App Store.

Mesmo com essas políticas de restrição, os grupos de defesa da privacidade norte americanos temem que a Apple não consiga controlar o que é feito aos dados, uma vez que estes estão fora do seu controlo e entregues aos programadores.

O controlo da Apple sobre as apps que estão na sua loja é elevado, mas com mais de 2 milhões ali armazenadas, existe a preocupação de que alguma possa contornar o controlo e que faça uso desta informação.

iPhone X

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de QuimRoscas
    QuimRoscas

    Já tem o mapeamento da nossa face em 3D, já tem as nossas impressões digitais, a nossa voz, só falta mesmo o ADN para terem o pacote completo.

    Devo ser dos poucos que gosta da ilha!

    1. Avatar de Allez
      Allez

      Há um acordo datado de 2009 entre o DHS dos USA e a Republica Portuguesa que prevê (em certas “circunstancias”) a recolha e “cooperação” do ADN.

  2. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    ” As pensa para quem não cumprir essas regras é a expulsão da App Store.”
    Deveria estar ” As penas para quem não cumprir essas regras é a expulsão da App Store.”

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      E ainda criticam a MS por recolher dados para melhor a experiencia de navegação e interaccao com o SO. Isto é mais uma amostra das politicas monopolistas e controladoras da Apple.

      1. Avatar de bruno
        bruno

        Estamos a falar de aplicações que requerem autorização do utilizador para poder usar a câmera, muitas delas para enviar fotos, videos e selfies pela internet, sendo que a Apple estipula que se essas empresas querem guardar a informação enviada devem informar as pessoas.
        O que é que isto tem a ver com políticas monopolistas?

  3. Avatar de José
    José

    A privacidade é algo que cada vez mais menos existe… (válido para todas as tecnologias / serviços / marcas)

    1. Avatar de Rúben
      Rúben

      A App tem de pedir permissão para ter acesso aos teus dados o FaceID (como para aceder à Câmera, Localização, etc). Se prezas pela tua privacidade, não aceitas. Tão simples como isso. Nem precisas de usar o Face ID para desbloquear. Usas o código de 4-6 dígitos e pronto.
      Ninguém te rouba nada. Só não dês aquilo que não estás disposto a perder.

      1. Avatar de bruno
        bruno

        nem sequer são os dados do FaceID

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Se o acesso ao face ID for uma permissao autónoma como outras, então não vejo mal nenhum, fica ao critério de cada um. Se não for uma permissão autónoma, então acho mal.

        1. Avatar de Pedro Simões

          O problema é que os utilizadores podem concordar sem saber o que vai ser feito com os dados. Podem pensar que é para mostrar uma figuras da sua cara na app e afinal estão a ser recolhidas informações bem mais sensíveis.

        2. Avatar de bruno
          bruno

          Mas o que acontece não é acesso ao Face ID, é apenas acesso às câmeras de forma parcial. Acesso às câmeras requer autorização.

    2. Avatar de Napoleon Bonaparte
      Napoleon Bonaparte

      Efetivamente.
      Mas esse facto não pode ser utilizado para permitir ir ainda mais além. Há que resistir a que consigam tudo é mais alguma coisa acerca de cada um de nós.
      Obviamente que uma vez nas mãos dos programadores a Apple tem zero controlo sobre aquilo que eles fazem com a informação. Pode expulsa-los da loja…
      Grande consequencia!

  4. Avatar de bruno
    bruno

    Isto não é partilhar dados do FaceID, é permitir acesso e uso das câmeras frontais com informação parcial de profundidade (3D) – com menor precisão! Ao contrário do que é dito isto requer o consentimento da pessoa.
    Andam a confundir FaceID (funcionalidade de autenticação) com as câmeras!

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Segundo a Apple temos acesso a um objecto 3D com a face do utilizador através da true deep camera: “ARKit provides a coarse 3D mesh geometry matching the size, shape, topology, and current facial expression of the user’s face.”

      Para mais informacoes é só consultar a documentação da Apple (penso que ninguém consultou)
      https://developer.apple.com/documentation/arkit/creating_face_based_ar_experiences

      1. Avatar de bruno
        bruno

        Isso não é o FaceID, e corresponde ao que disse:
        “informação parcial de profundidade (3D) – com menor precisão”

        1. Avatar de Cada um..
          Cada um..

          Nao deixa de ser dados da tua cara, com mais ou menos precisao…
          E vender dados dos utilizadores so a Apple pode lucrar com isso 😛

          1. Avatar de bruno
            bruno

            Onde é que os dados são vendidos pela Apple?
            Sendo a precisão menor o que é enviado não é a “tua” cara, será uma representação básica duma cara que seria idêntica a muitas outras doutras pessoas.

  5. Avatar de xdr
    xdr

    então e a segurança? se fosse android o título era outro

    1. Avatar de bruno
      bruno

      Se fosse Android se calhar não teriam confundido FaceID com acesso parcial às câmeras.

    2. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      É deixar aparecer os comentadores do costume parar começarem a negar tudo e a justificar que na Apple está tudo em boas mãos e que se fossem as outras empresas é que havia perigo.

      No final uns mais outros menos todos recolhem bastantes informacoes pessoais.

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Yeap, a grande diferença é o que fazem com essa informação e o modelo de negocio.

        Abc

      2. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        lê o comentário do bruno e deixa-te dessa de comentadores do costume

  6. Avatar de Rogipo
    Rogipo

    Quem não deve não teme! Qual é o problema em saberem tudo sobre nós? A minha casa e todos os meus bens estão à disposição de todos. Quem não deve não teme!

    1. Avatar de Luís M
      Luís M

      Então sai à rua carregado de ouro.

    2. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Em primeiro lugar, existiram duas pessoas que disseram precisamente isso no século XX: Hitler e Staline… e vê no que as boas intenções deram.

      Em segundo lugar, por exemplo existe um problema bastante grande em saberem tudo de ti, basta que a empresa de seguros ao qual tens associado um seguro automóvel, saber que de deslocas frequentemente a mais de 50km/h numa zona onde o limite é 30Km/h e depois estranhas porque o teu seguro do carro teve um aumento que não estavas à espera!! Outro exemplo, essas informação pode fornecer pelos teus olhos que tens tido noites mal dormidas… olha os seguros de saúde a aumentar e depois não sabes porque é que tiveste um aumento. E isto não é só para empresas de seguros, é para tudo!

    3. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Escreve então o pin do teu MB na testa e pendura o cartão ao peito e vai passear nas ruas. Ha que estabelecer limites, e estes estão cada vez mais curtos e enublados.

  7. Avatar de Luís M
    Luís M

    Por enquanto ainda temos alternativas. Infelizmente todos vão copiar essa tecnologia e quando chegar ao android vai ser a bandalheira total.

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Quando todos os concorrentes adoptarem as políticas da Apple, ou volto para os telefones simples, ou passo a usar apenas email como contacto.

  8. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    “E esta,hein?” —»já dizia o saudoso Fernando Pessa. 🙂

  9. Avatar de Joao
    Joao

    “muitos vão poder finalmente ter acesso ao mais moderno e mais capaz smartphone atualmente no mercado.”
    Afirmação totalmente subjectiva. Gostomuito do Pplware mas pessoalmente não gosto nada de ver este tipo de afirmações imparciais.
    É apenas a partilha da minha opinião na esperança de conseguir fazer uma crítica cosntrutiva 🙂

  10. Avatar de Tiago Órfão
    Tiago Órfão

    “São muitas as funcionalidades novas, mas o destaque vai quase todo para o Face ID.”

    Vou ser um pouco off-topic mas este comentário exemplifica o quanto a Apple se prejudica a si própria com a sua cultura de fanboyismo. Para mim, que não uso Apple de todo, o iPhone X é um produto que eu aprecio porque representa mais uma quebra da Apple com a sua própria zona de conforto (o que tem sido raro na evolução do iphone) e o desenvolvimento de um flagship verdadeiramente digno desse nome, sem compromisso na qualidade do display, no design sem bezels, acabar com o home button (finalmente!!!), etc.

    E no entanto, parece que a única cena que importa destacar no produto é o Face ID, que não é mais do que um Windows Hello 2.0 mas aplicado a um caso de uso que irá exigir muito maior esforço por parte dos utilizadores para se adaptarem à tecnologia do que o que acontece nos laptops, e que será, em alguns aspetos, mesmo um retrocesso em relação ao Touch ID.

  11. Avatar de Filipe V
    Filipe V

    1º passo: amealhar impressões digitais
    2º passo: amealhar localizações, preferências de apps e sua utilização
    3º passo: amealhar dados do reconhecimento facial…
    4º passo: skynet

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      5º passo: hasta la vista, baby.

  12. Avatar de Daniel
    Daniel

    O Cr7 tem que ficar preocupado ,porque se perder o iPhone dele na Madeira ,será fácil de desbloquear com o busto que tem no aeroporto…

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      Ah,ah,ah,esta é demais !! 😀 😀 😀