iPhone X é o mais frágil de todos os iPhones lançados até agora

60 Comentários

Agora que o iPhone X chegou ao mercado, é hora deste começar a ser testado a fundo e a serem as normais pesquisas por vulnerabiliades na sua construção.

Mesmo com a Apple a afirmar que o iPhone X tem o vidro mais resistente de sempre de um smartphone, a verdade é que os testes realizados mostram que este é o mais frágil de todos os iPhones lançados até agora pela marca.

iPhone X frágil

O iPhone X chegou às lojas há poucos dias e depressa se esgotaram os stocks da Apple. Com um design total em vidro, este novo iPhone tem um preço que ultrapassa 1000 euros, o que lhe deveria garantir uma fiabilidade e uma robustez elevada.

Os testes agora efetuados pela SquareTrade demonstram que este equipamento, concebido totalmente em vidro e sem botão home, é o mais frágil de todos os iPhones lançados até agora. São testes anormalmente agressivos, e que representam mais do que a normal utilização, mas que mostram que “o vidro mais resistente de sempre de um smartphone”, tal como indicado pela Apple, afinal tem fragilidades.

Os testes de resistência realizados ao iPhone X

Teste de Queda Frontal: Bastou apenas uma queda para o iPhone X se despedaçar, o ecrã deixar de funcionar e o reconhecimento facial falhar por completo.

Teste de Queda Traseira e Lateral: Extraordinariamente, foi a queda lateral a que mais danos internos causou a este modelo. Enquanto que a parte exterior do iPhone X sofreu sobretudo danos ‘cosméticos’, o ecrã ficou inoperável. A queda traseira destruiu por completo o painel traseiro, deixando fragmentos de vidro soltos, dificultando o manuseamento.

Teste de Imersão: À semelhança dos modelos 8 e 8 Plus, o X resistiu 30 minutos imerso em 1,5 metros de água, notando-se algumas interrupções (silêncio) durante as reproduções áudio.

Lançamento: Simulando a queda do modelo do tejadilho de um automóvel, este teste demonstrou que o iPhone X é propenso a danificar-se em várias quedas. O ecrã e o painel traseiro ficaram fissurados, mas os danos mais graves foram a nível do reconhecimento facial e do novo deslize de menu inicial que deixaram de funcionar.

Teste de Queda: Os 60 segundos a que foi submetido a este teste não foram igualmente favoráveis para este modelo. Apesar de o ecrã com fissuras continuar a reconhecer o toque, o deslize de menu inicial deixou de funcionar, não permitindo aos utilizadores saírem da aplicação que estavam a utilizar.

Reparação: O técnico especialista da SquareTrade defende que o ecrã OLED, mais fino e caro, é igualmente mais dispendioso de substituir, a placa mãe mais pequena, vários cabos e uma bateria dividida são igualmente mais difíceis de remover. Talvez seja por isso que a Apple cobra cerca de 250€ pela substituição do ecrã frontal e 500€ por outras reparações.

iPhone X frágil

O resultado total dos testes efetuados colocam o iPhone X com um valor de 90 em 100 possíveis, o que corresponde a com um risco elevado na escala de quebra.

Como comparação, o iPhone 8 e o 8 Plus tiveram um resultado de 67 e 74, tendo uma avaliação na escala de quebra de médio e médio alto. O Galaxy Note8 está em risco elevado nesta escala, tendo um resultado de 80.

Os testes efetuados estão fora do que pode ser considerada uma utilização normal, mas mostram que existem fragilidades no iPhone X e que a escolha do vidro, apesar de ser positiva para alguns pontos, acaba por se revelar um ponto fraco no iPhone X.

Veja o unboxing do iPhone X

Unboxing – Apple iPhone X

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Adalberto
    Adalberto

    “Os testes efetuados estão fora do que pode ser considerada uma utilização normal” Cair ao chão penso que não é muito fora da utilização normal 🙂

    1. Avatar de Vitor B.
      Vitor B.

      Não é bem nesse sentido é mais penso eu, para prevenir as pessoas. Assim ficam com noção do limite do dispositivo.

      O meu antigo IP6, nalguns testes que assisti aguentou até bem, algumas quedas sem ficar quebrado, mas comigo apenas numa vez que o deixei cair ao ir colocá-lo no bolso, estalou em vários sítios no ecrã…por isso, estas coisas não são assim tão lineares!

      Já o meu S8+ me caiu 2 vezes ao chão com direito a quedas de “ressalto” e nem 1 risco…tem apenas 1 capa traseira fina da marca, têm-se aguentado (pelo menos destas vezes).

  2. Avatar de R
    R

    Gosto muito deste tipo de testes e acho que devem ser feitos para as pessoas perceberem o que estao a comprar e o quao resistente é.

    Ainda assim, é obvio que este modelo nao é para qualquer pessoa. O mercado alvo parece ser o pessoal que quer dar mais nas vistas e nao se importa de pagar o que for por um modelo mais exclusivo.
    em teoria, quem nao se importa de pagar o preco dele, nao se vai importar de pagar os reparos/ou comprar um novo.

    já eu, nao consideraria este modelo, pela sua fragilidade e principalmente pelo preco.

  3. Avatar de jalves
    jalves

    Tem logica, dar 1000€ por um objecto e andar com ele no bolso sem cuidado nenhum… Essas pessoas nao merecem andar com um Iphone dai ele ir logo a vida.

    Mais uma feature

    1. Avatar de jona
      jona

      o tal objecto é para te servir e nao para tu andares a volta dele. é raro usar capa num smartphone que acho horrivel. o maximo que uso sao skins ou peliculas transparentes ou no maximo das cases transparentes. ja tive iphone, blackberry, nokia e htc. neste momento tenho o htc u11 que nao uso nem pelicula a frente…continua sem 1 risco passado 4 meses..o meu htc 10 tem 0 riscos e tem mais de 1 anos de uso…sem capa tambem anda a minha maria com ele na mala cheia de coisas. o meu htc u11 tem a capa que veio com ele transparente, o telemovel é demasiado escorregadio para andar sem uma case, so por isso é que ando com ela. mandei vir uma da amazon transparente para dar melhor grip mas que nao tire a beleza do aparelho. nao tou para dar um telemovel de 700euros para o tapar com capas foleiras de 20 euros que so servem para ficar ainda maior o bixo. protegem o bixo é certo, mas nao sou dos trapalhoes que andam sempre a deixar cair as coisas. em 10 anos nunca estraguei nenhum nem nunca parti um vidro. devo ser dos sortudos.

      1. Avatar de jalves
        jalves

        estava a ser ironico, dar tanto dinheiro por um telemovel… ele devia ser quase indestrutivel, mas nao a Apple so se preocupou em specs, este é um telemovel de secretaria mais nada

  4. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Quem deixa cair um equipamento de 1300€ a 1.80m de altura não merece um equipamento de 1300€

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Não acho isso razoável. Quem anda 16 h por dia com um objeto, e lhe pega 10-20x durante esse dia, mais cedo ou mais tarde uma queda acidental acontece. Então se houver filhos ou gatos à mistura….

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Estamos a falar de 1.80m. O meu tlm custou 150€ e não tenho qualquer cuidado com ele e em 3 anos caiu 2x de uma altura inferior a 1m. Quem gasta 1300€ se tem amor ao dinheiro tem de ter outros cuidados

    2. Avatar de jona
      jona

      provavelmente nao percebes muito de estatistica….multiplica os milhoes de utilizadores que o iphone X, multiplica as variaveis todas de poder correr mal ao pegares num aparelho e poder cair (incluindo, encontroes com outras pessoas..caes, gatos, filhos, maos escorregadias, sono, acordar, etc)
      mais cedo ou mais tarde…vao acontecer…e mais do que tu pensas. dito isto…este testes sao extremos…e so liga kem quiser. ja vi outro teste do iphone X contra o iphone 8 e ganhou o iphone X nas quedas….o iphone X aguentou muitas quedas ate comecar a ter algum problema…mas é claro depende de muitas variaveis…

    3. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      Ou nunca deixaste cair um telemóvel, o que é impossível, ou és baixinho.

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Sou alto mas não tiro selfies…

        1. Avatar de LR
          LR

          Eu também não tiro selfies, mas se deixar cair enquanto estou numa chamada (encontrão, escorregar, etc), garanto-te que o meu cai de uma altura aproximada a 1,85, já que tenho 1,94 m. Óbviamente que todos temos o máximo de cuidado, mas como se costuma dizer, shit happens!

        2. Avatar de Joel Reis
          Joel Reis

          Nem fazes chamadas?

  5. Avatar de Antonio
    Antonio

    Uso de vidro… Estavam à espera de quê? Nestes ou noutros. O vidro resiste a riscos não a pancadas. Modas da treta. Ponham uma capa de silicone que a dor passa.

    1. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Tudo uma questão de sorte, já deixei cair o meu Z2 duas vezes, ficou com umas marcas mas nada de especial. Já a minha esposa tinha um Z3 compact e a primeira queda e partiu logo o vidro traseiro.
      Tem tudo a ver com o cuidado que as pessoas têm, o meu não anda no bolso e tenho bastante cuidado, tento não o colocar em situações de risco, ex. se quero enviar uma mensagem, não o faço a caminhar.

  6. Avatar de Str
    Str

    Tenho um HTC DHD e que por azar na primeira semana de utilização caiu para dentro do poço de um elevador. Foi uma queda de mais de 3 metros, não sei se caiu de lado frente ou de traseira, só sei que caiu com estrondo tal que nessa noite nem dormi até porque o telefone passou la a noite e só mo devolveram na manha seguinte eheheheheh. Conclusão: o telefone apresentava um ligeiro arranhão no chassi, depois disso já caiu montes de vezes e continua a trabalhar normalmente. Quanto aos Iphones penso que as coisas estão feitas para desincentivar as reparações e impulsionar ainda mais as vendas.

    1. Avatar de ASilva
      ASilva

      O meu Huawei de 100 euros parece um smartphone de guerra, já levou tanta pancada e apenas apresenta uns arranhões, e vê lá tua que ainda faz chamada e recebe chamadas 🙂

    2. Avatar de jona
      jona

      os htc eram feitos para durar..o meu htc 10 aguenta tudo e sem capa…ja o meu htc u11….nao uso capa a frente mas uso a capa que veio com ele (traseira) (ja encomendei uma de silicone pela amazon, que nao curto a que veio de origem). ate agora 0 problemas…mas o aparelho é muito escorregadio para andar sem capa mas é lindissimo sem ela 🙂

  7. Avatar de Ic
    Ic

    Por acaso nos testes que vi, não me pareceu o mais fragil…

  8. Avatar de TáAisno
    TáAisno

    Tal disparate… Quanto mais caro o dispositivo, mais perto do chão eu o uso. Por exemplo, um portátil de €2800 só uso quando deixado no chão.

  9. Avatar de henrique
    henrique

    Sinceramente não percebo certos comentários ….. os testes são para ter uma ideia do que pode acontecer se cair ao chão! Claro que ninguém quer deixar o telemóvel mas que pode acontecer pode …. Por vezes escorrega da mão ou alguém toca no telemóvel e ele cai ao chão de uma mesa… O meu S7 Edge caiu de uma mesa e rachou o ecrã ….

    1. Avatar de TáAisno
      TáAisno

      O problema não é esse, a questão é a forma nada cientifica em que a maioria destes testes são feitos.

      1. Avatar de Malaquias
        Malaquias

        Forma nada cientifica?
        Até parece que por exemplo tares a subir umas escadas num castelo ao qual estas a fazer uma visita e deixares cair o tlm numa altura de 2m porque te desiquilibras-te é uma coisa “cientifica”, ou levares um encontrao no autocarro ou no comboio e veres o tlm a voar metro e meio, é mesmo cientifico…

        A verdade é que sim, estes testes sao estupidos, raramente se ira ver um tlm a cair duma altura de 1,80m, mas dá uma ideia da resistencia do dispositivo. A razao pela qual se mete alturas e situações tao extremas é porque nem toda a gente é escritor ou banqueiro, as vezes podes ser engenheiro de construção civil por exemplo.
        A questao aqui é que se testa assim porque cada caso é um caso, por vezes, podes estar a dar um belo passeio pelo castelo como no exemplo que dei (que por acaso aconteceu mesmo a uma rapariga no convento de cristo em tomar). É preferivel saber que o tlm resiste minimamente a uma queda de 1,8m do que saber que resiste a queda de 80cm, ao menos nao só te oferece uma ideia da resistencia como também te da uma ideia dos limites do dispositivo até se partir todo, ou o ecrã queimar…
        Ja me aconteceu ir nadar com o smartphone no bolso dos calções, nadei 15 mins com ele assim… Imprevistos, esquecimentos, acontecem…

    2. Avatar de Balearic Soul
      Balearic Soul

      Lá está, é tudo uma questão de pura sorte. O meu S7 EDGE já caiu 3 vezes, uma delas sem capa, e nem um arranhão. E já tive amigos com o teu caso. Depende da forma como cai e do tipo de piso… Já parti dois lumias logo à primeira queda… 🙂

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    a típica situação que compram o telefone e justificam o preço pela beleza qualidade construção, materiais etc… É depois compram uma capa do chinês com bonecos para proteger.

    1. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      Verdade.

    2. Avatar de Antonio
      Antonio

      Outra treta. Lá por comprar um bom automóvel, nao quer dizer que não o deixe à sombra, na garagem, num parque de estacionamento interior, etc… Quem tem complexos é que prefere mostrar.

      1. Avatar de Joel Reis
        Joel Reis

        Estas a misturar as coisas, a comparação com um carro seria comprar um Ferrari e depois meter jantes dos chineses e um aileron da feira, para não estragar as peças originais.

  11. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    ”O vidro mais resistente alguma vez feito pela Apple”… Sim. Começa a ser difciil perceber porque vale o preço que vale. Só pelo bom Face ID? Problemas de ecra, qualidade de construção fraca, o que virá a seguir?

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      Já nem se trata de ter dinheiro ou não.. acho q alguém com 2 dedos de testa vai esperar pelo menos q a marca dê a volta a isto e não gaste 1 euro sequer nesta treta :/

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        Bom Face ID? Essa é para rir, só pode.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Diz lá quais são os problemas no ecrã e eu a seguir mostro-te outros tantos exemplos do mesmo “problema” noutros telemóveis e até em televisões. Só quem nunca ouviu falar de ecrãs LED é que pode julgar que nunca irão ter os problemas que estão a ser apontados como exclusivos ao iPhone X.

      1. Avatar de Cada um..
        Cada um..

        Sim, há que se julgar a Apple porque a mesma vende como o vidro mais duro de sempre, e logo se vê que nem em comparação com o resto dos iPhone é., logo estás a comprar gato por lebre. Dá-te razão se o vidro fosse superior ao iPhone 7 ou 8, ou não havendo essa publicidade. Agora assim… Não tens por onde pegar

    3. Avatar de jona
      jona

      o iphone x aguenta mais do que tu pensas…se é que te interessa mesmo o assunto vai ao youtube e ve outros drop tests….vais ficar admirado….dito isto….nunca na vida compraria o iphone X nem outro iphone. nao curto o IOS. faco apps para IOS e android todos os dias…e trabalho com ambos todos os dias…as dores de cabeça que me da o IOS nao as tenho no android….para o utilizador comum que so anda nas redes sociais, tirar fotos e afins..tambem nao percebo porque tem um que um de 300 euros faz o mesmo.

      1. Avatar de Vitor B.
        Vitor B.

        “…faco apps para IOS e android todos os dias…e trabalho com ambos todos os dias…as dores de cabeça que me da o IOS nao as tenho no android…”

        Nisto dou-te razão, porque o meu cunhado fez uma para o IOS e aquilo tem de passar por uma quantidade de critérios (pelo menos foi o que ele me falou).

        E não estou a falar mal, eu gosto de qualquer tipo de sistema operativo (cheguei a ter ao mesmo tempo Nokia 930, Iphone 6, LeNovo e o S8 +).

        “…tambem nao percebo porque tem um que um de 300 euros faz o mesmo.”

        No meu caso, que não utilizo de certeza todas as funções do que tenho actualmente, faço a escolha mais pela questão de qualidade…aqui sim, há uma grande diferença entre por exemplo, um smarthphone de 300€ e outro de 700/800/900€.

      2. Avatar de Santos
        Santos

        Talvez pela mesma razão que desenvolves aplicações para dois sistemas…

      3. Avatar de Cada um..
        Cada um..

        Drop tests? Tens noção que também há que com uma queda pequena parte se todo… É seguindo por aí, segue os Drop test de smartphones da concorrência e vê a diferença abismal da facilidade que o iPhone parte… Até mesmo em relação ao 8…

    4. Avatar de Pedro Pinto
      Pedro Pinto

      Vai-se chamar Caracol Glass.

    5. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Continuo sem entender para que serve o Face ID??? Para a maioria das pessoas o código numérico chega e sobra. Eu nem isso uso no meu.

  12. Avatar de TáAisno
    TáAisno

    Só os socialites tem capas que custam mais que o telefone em si…

  13. Avatar de Marcos
    Marcos

    Pior investimento/compra que alguém possa fazer! deixa cair o iPhone.. parte a frente..parte atrás.. mais algo pelo meio e tem de comprar 1 novo. Apple é genial nisto..quem compra nem tanto..como alguém consegue ser tão ingênuo a comprar isto? N se trata de ter dinheiro..mas sim de ser algo por si só ridículo:/

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Todos os que conheço tem seguros, mas no final já gastaram 1500€ para o terminal…e isto sem comprarem a base de carregamento wireless lolol

    2. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Vivemos num mundo ridiculo e aparencias, dou um exemplo bastante simples, umas simples carteira masculina da Fendi, Gucci, Dolce e Gabanna custa entre 1500€ e 3000€ e só lá cabe o cartão de crédito e umas moedas ( que eu duvido que essa malta use ) mas o que interessa é o simbolo na carteira

  14. Avatar de TáAisno
    TáAisno

    Outro que nasce com o rabo a apontar para a lua…
    Qual a empresa que faz telemóveis e os promove com a capacidade de os poder deixar cair à vontade?

  15. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Seguros e capas enormes a bombar!

  16. Avatar de José
    José

    Peço desculpa mas o pplware está mal informado, basta ver este pequeno exemplo: https://youtu.be/8vHCBwJVeO4

    1. Avatar de Pedro Simões

      Há muitos testes, com várias situações e vários níveis de agressividade. Logo, serve tanto esse como o que apresentámos. É apenas para alertar que estes problemas existem e que, do que pode ser visto, são preocupantes. Provavelmente nunca vai acontecer a muitos utilizadores, mas os que tiverem esse azar… vão ter problemas

      1. Avatar de José
        José

        Aceito a justificação mas então modifiquem o título do artigo, pois não se podem basear num determinado teste para chegarem aquela conclusão.

        1. Avatar de Pedro Simões

          Segundo este, e não estamos a falar de uma entidade qualquer, este é o iPhone mais frágil. Logo estamos com esta medida. Dificilmente vão conseguir provar o contrário. Tens a comparação com outro iPhone e até com a concorrência direta.

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    Fiz a reservar do reserva do X, mas depois destes testes e do tempo de espera tou tentado a mudar para o 8 plus. Será que a diferença compensa, nomeadamente a nivel de camera, qualidade e imagem/ecran?

  18. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Os terminais não devem ser só bonitos e aparentarem ser caros, também devem ter durabilidade e resistência. Se isso falha…

    Óbvio que quase toda a gente usa capa e proteção de ecrã, mesmo assim os iPhones sempre foram demasiado frágeis. Acho que numas 20 pessoas chegadas com iPhone, 2/3 tem o vidro da frente ou traseiro partido e quase todos usavam capas quando tal aconteceu. De resto com Samsung, LG etc só um colega com Sony de 2-3 anos tem o ecrã destruído mas segundo ele após várias quedas sem proteção.

  19. Avatar de TáAisno
    TáAisno

    Querem um telemóvel para andar à porrada? Comprem um Nokia dos ano 2000!

    1. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      O 5110 tive um caiu dum andai-me do terceiro andar, bateria para um lado o resto para o outro ate o sim saltou, montei tudo tudo na boa ainda liga hoje e tudo ecra nem mossa fez nos cristais líquidos

  20. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Uma capa de guerra da love mei vais ver quantas vezes cai e fica vivo o vidro. Com aquela armadura de combate o x fica é em modo Tablet 😀

  21. Avatar de Vitor Correia
    Vitor Correia

    O problema não é do Iphone mas sim das pessoas. Se andassemos todos agaixados e rentinho ao chão já não havia problema.

  22. Avatar de Cada um..
    Cada um..

    Para quando a notícia dos problemas de ecrã no iPhone X? Se correm para noticiar o do Google pixel 2XL, mesmo sendo Apple já estaria na hora não? Para dizer que tem um dos melhores ecrãs foram os primeiros…

  23. Avatar de SmarTech
    SmarTech

    Bem para variar uma noticia mais “negativa” para a Apple… estranho 😉

    Seja como for, vi vídeos de testes que “diziam” o oposto e que era o que mais durava bláblá mas claro os autores em causa apesar de terem muitos subscritores perderam muita credibilidade “minha” porque por si só são fanboys da Apple!

    Eu não acho que seja o pior de sempre mas acredito que devido a sua cobertura ser em vidro que causa mais problemas do que uma construção em aluminato.
    Mas é de salientar que o quadro ou seja o aço é muito resistente e mesmo em quedas de 1,5m ele aguenta bem sem criar moças… o vidro em si acho o menos resistente que os Gorilla Glass 5… Mera opinião!

    O meu S8+ caiu ontem, por acaso numa altura de 1m e nem sei como mas por milagre ele nem um arranhão apanhou :O ou tive pura sorte ou não sei… sei que caiu directamente no azulejo… Eu nunca uso capa ou película por gostos pessoais e claro questões de estética (NÃO RECOMENDO).

    Graças a Deus nunca parti nenhum telemóvel mesmo com esta politica descuidada… o iPhone X sendo ele bom para se usar na mão deduzo que seja pouco provável ele cair face a um S8+.