iPhone no mercado negro!!!

14 Comentários

Um dos mistérios que a Apple está a tentar resolver é onde param 1,4 milhões de iPhones desaparecidos e, se é verdade o que disseram hoje vendedores de produtos digitais em Pequim, a resposta é que estão na China.

iPhone na China

“Quando voltares dos Estados Unidos trazes-me um iPhone para a China?”, é o pedido que incentiva o mercado negro e define o marketing “de boca a ouvido” que leva o iPhone até à China onde o telefone da Apple nunca entrou no mercado.

Turistas, pequenos empresários e contrabandistas de produtos electrónicos compram os iPhones nos Estados Unidos e enviam-nos para a China, onde os piratas desbloqueiam o “cadeado digital” do telefone original para que possa funcionar nas redes chinesas , antes de instalarem aplicações locais.

Esta rede de pirataria explica porque é que a Apple afirma que vendeu cerca de 3,7 milhões de iPhones no ano passado, mas tem apenas 2,3 milhões registados nas redes dos parceiros da empresa nos Estados Unidos e na Europa.

No fundo, é um regresso a casa – as fábricas chinesas produzem iPhones em série que são enviados para os Estados Unidos e para a Europa, mas milhares destes aparelhos regressam à China pelas vias do mercado paralelo onde são vendidos junto das cópias também produzidas no gigante asiático.

“Este telefone é um espectáculo”, conta Daniel Pan, um informático de 22 anos, que teve a sorte de ficar com “uma das melhores invenções dos últimos tempos” que o seu melhor amigo trouxe dos Estados Unidos.

Sem a intervenção do amigo, Pan teria que pagar cerca de 3500 renminbi (cerca de 320 euros) para arranjar o telefone da Apple na China, mas estaria a dar dinheiro a um contrabandista e arriscava-se a ter um iPhone falso.

Sem lançamento oficial no gigante asiático, onde a Apple goza de enorme popularidade, o iPhone enfrenta dois problemas: o contrabando e a falsificação.

“Não há dúvida de que muitos dos iPhones acabam fora do país”, afirmou Charles Wolf, um analista da Apple que trabalha na Needham & Company, consultora financeira norte-americana.

Estas formas alternativas de adquirir o iPhone na China travaram o esforço da Apple para introduzir gradualmente o telefone no mercado chinês com um contrato de exclusividade, com o produto que é a última tendência do consumo em tecnologia a desafiar a estratégia da própria empresa.

As negociações entre a Apple e a China Mobile, o maior operador de telecomunicações do mundo com mais de 350 milhões de subscritores, caíram em Janeiro passado, atrasando o lançamento oficial do iPhone na China.

Os vendedores chineses conseguem o produto através de fornecedores que compram o iPhone nos Estados Unidos e o enviam para a China.

Em cidades como Pequim ou Xangai, um iPhone custa cerca de 3878 renminbi (cerca de 357 euros) numa loja de aparelhos electrónicos, onde também é possível desbloquear o telefone e introduzir-lhe um software em chinês por apenas mais 175 remninbi (cerca de 16 euros).

As cópias são a outra ameaça ao iPhone na China – equipas de pesquisa e desenvolvimento começaram já a desmontar o telefone para copiar e roubar o design e software do produto pouco tempo depois do seu lançamento noutros países.

A televisão chinesa anuncia já o Ai Feng (que em chinês significa Amor Louco), um telefone com um nome semelhante ao do iPhone e que custa 873 renminbi (cerca de 80 euros).

Desbloquear o telefone é uma violação ao contrato de compra da Apple, mas na China não infringe directamente a lei.

O mercado paralelo chinês vem demonstrar as falhas do modelo de negócio da Apple, segundo analistas, que defendem que o abandono do sistema de bloqueio do telefone e a autorização para que os compradores subcrevam o operador que preferem, em qualquer país, podia aumentar as vendas.

“O modelo está ameaçado”, observou Charles Wolf, o analista, acrescentando que “se a Apple vendesse o telefone desbloqueado e sem operador exclusivo, a procura podia ser muito superior”.

Para a Apple, a venda de iPhones às pessoas que os introduzem na China é uma fonte de receitas, mas mesmo assim a empresa perde dinheiro porque os contratos exclusivos com as empresas de telecomunicações originam uma receita anual por subscritor posterior à venda do telefone.

Alguns vendedores das imitações dos iPhones admitem que o produto é uma fraude, mas estes clones são sofisticados e com diversas funções iguais às do iPhone, semelhanças que parecem ser suficientes para agradar os amantes chineses do iPhone original.

“Os meus amigos têm inveja de mim”, afirma Pan, contando que “eles acham fantástico eu conseguir ter um iPhone”. LUSA

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ganondorf
    Ganondorf

    O iPhone é a Wii dos telemóveis. Se eles tivessem vendido de forma normal, a todos os operadores, em todos os continentes, nada disto teria acontecido, até pq com o tempo a “moda” começa a passar e deixa de se tornar novidade…

  2. Avatar de Jaab
    Jaab

    que abuso!..ca em Portugal ja vi 3 ou 4 pessoas com iphones desbloqueados e É muito fácil realmente, basta apenas trazer de outro pais…e ja há vídeos a circular de iphones falsos feitos pelos chineses impressionante! Eu cá tenho o itouch e já tou feliz lol e claro um nokia xD

  3. Avatar de Toni Almeida

    Estão na china estão! LOOL eu também já conheço uns quantos 😉

  4. Avatar de Simões
    Simões

    Não pude deixar de procurar na net por estes aparelhos da concorrencia.
    Parece que existe um marca que se distingue a CETC.
    Já existem páginas Portuguesas com este tipo de material.
    É impressionante o que os chineses andam a fazer.
    Passem por aqui :
    Em portugal: http://www.dualtecportugal.com/index.php?cat=2&subCat=16
    Em Inglaterra: https://www.specialphones.eu/en/store/Exclusive_phones
    Vejam a quantidade de cópias de telemóveis que já existe.
    A minha pergunta é:
    Até que ponto tudo isto é legal, já não falo no mercado chines, falo no nosso mercado.

  5. Avatar de PeterLove
    PeterLove

    Eu continuo sem perceber o porquê de se gastar tanto dinheiro com um telemóvel que nem compatível com 3G e nem se pode apelidar de PDA. São uns loucos…

  6. Avatar de Carlos MC
    Carlos MC

    Segundo as últimas notícias, a China fica na Covilhã:
    http://www.pplware.com/2008/05/06/iphone-em-portugal-atraves-da-vodafone 🙂

  7. Avatar de schmack
    schmack

    já há à muito tempo Iphones à venda em Portugal e com dois anos de garantia e factura. Basta passar por uma loja em…

  8. Avatar de Antonio Castro
    Antonio Castro

    Mas alguém quer isto para alguma coisa??

  9. Avatar de Rui
    Rui

    bom dia, eu sei que nao tem muito haver com o k se esta a falar, mas alguem sabe como colocar uma imagem que ocupe todo o ecra do nokia n73???

    cumps

  10. Avatar de bakchich
    bakchich

    Rui sacas uma aplicação para o telemovel chamada
    ThemeDIY_for_N73_N80_N93.SIS

  11. Avatar de Rui
    Rui

    ok. obrigado

  12. Avatar de José Felisberto
    José Felisberto

    “Simões diz:
    7 de Maio de 2008 às 8:57 pm

    Não pude deixar de procurar na net por estes aparelhos da concorrencia.
    Parece que existe um marca que se distingue a CETC.
    Já existem páginas Portuguesas com este tipo de material.
    É impressionante o que os chineses andam a fazer.
    Passem por aqui :
    Em portugal: http://www.dualtecportugal.com/index.php?cat=2&subCat=16
    Em Inglaterra: https://www.specialphones.eu/en/store/Exclusive_phones
    Vejam a quantidade de cópias de telemóveis que já existe.
    A minha pergunta é:
    Até que ponto tudo isto é legal, já não falo no mercado chines, falo no nosso mercado.”

    Quanto a estas imitações, o software é muito mau, que será symbian comparado ao software dakilo, ja tive com um na mão e é muito mau mesmo 🙁 e as cameras tambem lol para qualquer modelo daqueles, e o preço é nakela, na china devem custar uns centimos lol

  13. Avatar de nosila
    nosila

    http://www.dualtecportugal.com/img/prod_1206224141.jpg

    para mim, este foi o mais comico de todos, xinocas ao poder ^^

    (para os menos atentos, este é o simbolo original da apple http://escape.blindwerk.de/useruploads/apple_logo.jpg )

  14. Avatar de Jhuy
    Jhuy

    @^

    Excepto o facto da mordida na maça estar na esquerda, e não na direita LOL q sujeira