iPhone de 2022 terá câmara de 48 megapíxeis, vídeo 8K, mas sem versão mini

39 Comentários

O smartphone da Apple para ano, eventualmente o iPhone 13, estará já pronto e no ciclo natural de fabrico. No entanto, as especificações do novo iPhone para 2022 deverão já estar em cima da mesa. O popular analista que segue os desenvolvimentos da empresa de Cupertino, Ming-Chi Kuo, refere que a máquina da Apple para o próximo ano será equipada câmara de 48 megapíxeis, vídeo 8K, e mais uma mão-cheia de novas tecnologias.

Kuo refere também que a empresa tecnológica da Califórnia não deverá lançar uma versão mini dos equipamentos num futuro próximo.

Ilustração do iPhone 13 sobre informações de Ming-Chi Kuo


iPhone 2022 não terá versão mini

A Apple por norma influência o mercado com as suas escolhas e as tendências tendem a ser agarradas por outras marcas. Há muitos exemplos que vemos todos os anos. O mais recente, o de não colocar o carregador na caixa dos smartphones, foi amplamente criticado pelos concorrentes, mas estes acabaram por adotar o mesmo procedimento.

No entanto, a concorrência, também obriga a Apple a olhar para as tecnologias com outros olhos. As câmaras e os ecrãs têm recebido muita atenção porque se tornaram num trunfo que justifica o preço de um topo de gama. Outro aspeto que parece ter trazido à empresa alguma informação relevante é o tamanho dos seus dispositivos. A versão mini não teve o impacto desejado.

Assim, a próxima linha do iPhone 2022 contará com dois dispositivos de 6,1 polegadas e dois de 6,7 polegadas, sem o mini ‌iPhone‌ de 5,4 polegadas. Dois dos iPhones serão modelos topos de gama e outros dois serão modelos com um preço mais acessível, semelhantes à atual linha do iPhone 12.

 

E as câmaras?

Além dos tamanhos dos ecrãs, Kuo acredita que a Apple apresentará atualizações significativas das câmaras nos iPhones 2022. Assim, é referido que será adicionada uma câmara de 48 megapíxeis nos modelos de topo do “‌iPhone‌ 14”. Segundo o analista, a lente da câmara atualizada levará a fotografia do iPhone‌ “a um novo patamar”.

Em termos de tamanho de píxel, o ‌iPhone 12‌, iPhone 13 e o novo ‌iPhone 2022‌ têm cerca de 1,7um, 2um e 1,25um, respetivamente. Acredita-se que o novo ‌iPhone‌ 2022 possa suportar saída direta de 48 MP e saída de 12 MP (modo de saída com a fusão de quatro células) simultaneamente.

Com a saída de 12MP, o tamanho do píxel CIS do novo ‌iPhone‌ 2022 aumenta para cerca de 2,5um, o que é significativamente maior do que o ‌iPhone 12‌ e o ‌iPhone 13‌ e maior do que os telefones Android existentes. Aliás, estará mesmo próximo ao nível DSC.

Com uma lente de 48 megapíxeis que também será capaz de produzir em 12 megapíxeis, Kuo espera que os iPhones de última geração sejam capazes de gravar vídeo de 8K. Segundo ele, no futuro, ver vídeos gravados num iPhone em 8K levará ao utilizador uma melhor experiência de imagem.

Imagem do notch do suposto iPhone 13
Imagem do notch do suposto iPhone 13 que marcará a alteração de futuro neste componente do iPhone.

 

Além da fotografia e vídeo, a Realidade Aumentada será o foco

Como a melhor resolução para realidade aumentada e mista é de 8K a 16K, Kuo diz que a câmara de 48 megapíxel no ‌iPhone‌ 2022 criará vídeos e imagens “mais adequados para dispositivos RA/RM” e isso “aprimorará a experiência ao utilizador de RA/RM.”

Quanto aos futuros iPhones, Kuo diz que a Apple adotará uma teleobjetiva periscópio em 2023, com o Face ID debaixo do ecrã, o que presumivelmente eliminaria o notch. O analista já havia referido anteriormente que em 2022 a Apple iria colocar as suas câmaras frontais debaixo do ecrã e trazer o Touch ID para o painel frontal. Provavelmente algumas destas possíveis novidades não sejam todas para 2022, algumas, a sair, serão apenas no modelo de 2023.

 

Leia também:

Apple anuncia oficialmente evento especial para 20 de abril: Spring Loaded

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RJRP
    RJRP

    A falta de novidades para o presumível lançamento deste ano já leva a que inventem assunto para 2022. É só ridículo

  2. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Incrivel como são exatamente as mesmas novidades que supostamente iam haver no 12 ahah, mas será que é agr que vai haver 120hz e touch id ? mais vale tarde do que nunca

    1. Avatar de wq
      wq

      incrível como nunca se ouviu tal coisa para o iPhone 12…

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        https: //www.macworld.com/article/232909/apple-2020-iphone-12-rumors-oled-5g-camera-processor-design.html

        https: //www.whathifi.com/news/iphone-12-video-leak-shows-120hz-screen-and-new-camera

        https: //www.youtube.com/watch?v=dkOUc50L9ic

        Queres mais ou achas que está bom ? tudo confirmadissimo um notch mais pequeno, os 120 hz até já havia sites a ensinar como se ativava, usb-c então era certissimo resumindo falharam em tudo e o magsafe nunca preveram ahah, ou seja na realidade não sabem nada de nada

        1. Avatar de Vítor M.

          Fala-se em 8K e tu mostras 120 Hz? Não sabes a diferença de tecnologias definitivamente. Vai ler umas coisas e depois volta. Porque todos esses artigos que citaste, nenhum tem a ver com o que se falou para o iPhone 2022

          1. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            epa vai ver o video que meteste tu teu próprio artigo ahah mas tu metes os videos nos artigos e nem te dás ao trabalho de os veres. Sim e essa é outra está escrito 2022 no artigo o video fala de iphone 13 que ainda vai ser em 2021 este artigo parece uma assorda de marisco com perú

          2. Avatar de Vítor M.

            Pois mas o vídeo que meti no artigo é sobre o iPhone 13, um concept e tu nem leste que estamos a falar do iPhone 2022 que será, não o iPhone 13, mas o iPhone 14 LOLOLOL

          3. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            pois foi extamente o que acabei de dizer, portanto resumindo foste meter um video do iphone 13 num artigo sobre o iphone de 2022 (iphone 14) faz sentido peço imensa desculpa realmente foi erro meu.
            Em um unico artigo falamos sobre o iphone 13(2021) do iphone 14(2022) e no fim ainda temos um pequeno milho sobre o iphone 15(2023) o pplware está mesmo a evoluir já temos aqui outra camada isto é mesmo uma assorda de marisco com perú e pêssego

          4. Avatar de Vítor M.

            Não, o artigo fala nas novidades que poderão vir para o iPhone 2022 (eventualmente iPhone 14) e fala no iPhone 13 que estará já em fase de fabrico. Tu misturaste tudo, porque ninguém falou no iPhone 2022 com ecrã 120 Hz. Falou-se sim, como está garrafal no título, em câmara de 48 megapíxeis e vídeo 8K. Além de outras coisas.

            Como para ti a tecnologia é reduzida a um prato de açorda, nem vale a pena estarmos a conversar mais sobre o tema, não vais perceber e não!

          5. Avatar de Monteiro
            Monteiro

            Desculpa lá Vitor mas tu próprio estás a dizer que estamos a falar do iphone de 2022 porque é que está um video de um iphone que nem tem a ver com o artigo realmente é confuso.

          6. Avatar de Vítor M.

            Não, o vídeo vem ilustrar o que se falou no passado para o iPhone 13 de forma a balizar o que poderá vir no iPhone 14 que não era foco no iPhone 13. Nunca no passado se abordou para o iPhone 13 o que se está a abordar para o iPhone 14.

        2. Avatar de wq
          wq

          onde é que nessas referências estão as novidades que são o tema desta notícia e que seriam “exatamente as mesmas novidades que supostamente” seriam para o 12?????

          1. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Resumindo no video fala em 120hz touch id e notch mais pequeno e mais umas macacadas exatemente o que está escrito nessas referencias para o 12 epa não é preciso fazer um desenho vê o video e vê as referencias e vais ver que fala exatamente nas mesmas coisas

          2. Avatar de Vítor M.

            Mas não é isso que se fala para o iPhone “14” 🙂

          3. Avatar de wq
            wq

            Gonçalo, a notícia é sobre o iPhone de 2022 e as novidades que são faladas não são os 120Hz, nem o notch

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    8k? 48 MP? Meu deus, só novidades. Mas, a Samsung já tem isso desde o ano passado

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Mas isso no Iphone é novidade. Vais ver como será a Apple a “descobrir” essas features

  4. Avatar de LG
    LG

    Aceito apostas para o nome desta tecnologia Apple… obviamente não se vai chamar 8k…
    “Super ultra retina” ?
    “Liquid Fluid Retina camera” ?
    “XDR Liquid Retina Ultra Fluid” ?

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      … pode ser iLiquid 8K Front ViewUltra Rt??? LOLOLOL

    2. Avatar de wq
      wq

      mas que grande confusão que vai aí!! “XDR”, “Retina” são usados pela Apple para ecrãs não para as câmeras

  5. Avatar de MACnista
    MACnista

    … e vai custar?? ——-> rufar de tambores ( ) 2000 euros!!!

    1. Avatar de RJRP
      RJRP

      O mesmo ou perto de um topo de gama equipado com android

      1. Avatar de Outro José
        Outro José

        Nem mais!

  6. Avatar de PT
    PT

    “iPhone 2022 não terá versão mini”, assim sendo já não quero.
    “A versão mini não teve o impacto desejado.”, vendam-no a bom preço e vão vê-los a sair que nem pãezinhos quentes.
    Pena os fabricantes Android não terem “captado” este mini e não lançarem algo semelhante…

    1. Avatar de Daniel Correia
      Daniel Correia

      Também prefiro o Mini, bem que comprei o 12 mini. Já andava de olho nele ha algum tempo por ser mais pequeno prefiro. Agora para o futuro é com pena que não saiam mais iPhones mini…

  7. Avatar de Outro José
    Outro José

    Por que sempre que se fala da Apple vêm a correr de imediato para aqui gente a destratar a marca? alguns ainda têm o papel higiénico agarrado às calças tal é a pressa. Têm algum complexo? A liberdade de optar e a gestão do dinheiro, é vossa? Eu tenho android, mas se entender comprar um IPhone, o que tem os outros a ver com isso? Não inovam – na acepção da certas cabecinhas, mas trabalham bem que se fartam e são objecto de culto ainda hoje, e os que menos desvalorizam, isto num mercado supersaturado de smartphones, que na prática, fazem quase todos o mesmo. Estou a ver que anda por aqui muita gente a coleccionar telemóveis como se fossem cromos.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      “Estou a ver que anda por aqui muita gente a coleccionar telemóveis como se fossem cromos.”. Estou a ver que te estás a referir à malta fã da maçã, por tanto, que todos os anos trocam de aparelho.

      Quanto à “desvalorização menor” queres que te dê o exemplo da nintendo switch? É preciso fazer um desenho para perceberes porque é que a apple só engana o consumidor? Infelizmente ainda existem muitas pessoas que andam de olhos fechados e vão atrás da cantiga deles.

  8. Avatar de Manekas
    Manekas

    Os invejosos riscam o carro novo do vizinho…

  9. Avatar de Miguel Lazaro
    Miguel Lazaro

    O meu xiaomi de 300 euros tem 8K e 48 pixeis de camera…mi 10 já nem é o topo dos MI (agora ha o 11)…

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      48 pixeis de câmara? Upa upa, que abuso!

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        O que é abuso é 1500€ por um smartphone de gama média só porque tem uma imagem de uma maçã roída na capa traseira.

  10. Avatar de Black Russian
    Black Russian

    Tem notch ??!!!?!!

    Se sim , venha o próximo, ainda não é desta…………

    1. Avatar de Vítor M.

      Eu sempre disse que o notch era um falso argumento. Não conheço ninguém que queira o iPhone e não o compre por causa do notch. É como outros dizerem que não compram o Galaxy S21 porque tem um furo no ecrã. Argumento sem qualquer sentido. Quem tem o iPhone não tem qualquer problema com o notch, nenhum. E não sou só eu que o digo…

      1. Avatar de Gervas69
        Gervas69

        Nem um nem outro, tenho um ROG2.
        Fartei-me de partir Samsungs, este se cair parte o chão. O iPhone até comprava… Se viesse com android

  11. Avatar de iSad
    iSad

    Tenho o 12 e espero pelo number 15. lol

  12. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Desculpem o off tópico, mas o IPad mini 4, desde a última atualização deixou de se ver as páginas de internet que temos visitado e até os favoritos, mais alguém está com este problema?
    Abre a barra mas está tudo preto

  13. Avatar de iOS - bateria
    iOS – bateria

    Já era tempo de inovarem nos ecrãs: pelo menos 120hz e principalmente aumentarem a capacidade das baterias: É vergonhoso dar 1000€ por um equipamento e nem 3000mA ter.

    E não venham com a conversa de o iOS gerir melhor os recursos do telemóvel: todos os dias tenho de carregar o telemóvel. Qualquer Android de 200€ já trás pelo menos 4000mA.

    De resto, é o sistema mais rápido, estável e fácil de usar.