E se o seu iPhone pudesse correr o Android? O projeto Sandcastle já trata disso

26 Comentários

Desde que o Android e o iOS surgiram que a batalha entre estes dois sistemas tem sido grande. Sem nunca se assumirem concorrentes, têm tentado conquistar o mercado que já dominam de forma isolada.

É por isso interessante ver os trabalhos que têm surgido para migrar estes sistemas entre hardware, o que até agora tem sido impossível. Pois essa verdade mudou e agora já é possível correr o Android num iPhone. Ainda não é perfeito, mas é o início de algo completamente diferente.

Android iPhone iOS Apple Sandcastle

Usar o Android no iPhone?

Há muitos anos que vários projetos tentam fazer a troca de sistemas operativos entre plataformas móveis. São apenas testes e provas de conceito, mas mostram a real possibilidade que as marcas recusam e que os utilizadores pedem há vários anos.

A mais recente proposta nesta área vem do projeto Sandcastle e traz para o iPhone o sistema operativo da Google. Este consegue ser virtualizado nesse smartphone e assim dar ao utilizador a possibilidade de usar o Android. Ainda não é uma solução perfeita, existindo componentes que não são suportados.

Android iPhone iOS Apple Sandcastle

Projeto Sandcastle trata disso

Da tabela apresentada, o foco está mesmo no iPhone 7, 7 Plus e iPod Touch, onde a maioria dos componentes são suportados. É ainda uma versão beta, que exige que o smartphone da Apple tenha jailbreak feito, com o Checkra1n. Para tal pode até ser usado o próprio Android.

O processo requer também a ligação a um PC para que o Android seja transposto e instalado no iPhone. Assim, o iOS suporta a virtualização deste sistema, que passa a ser a base e o principal em utilização no smartphone da Apple.

Apple não deverá gostar deste passo

Para a equipa responsável pelo projeto Sandcastle, a Corellium, esta não é a primeira vez que este passo é dado. Há cerca de 10 anos foram responsáveis por trazer o Android pela primeira vez dentro do iPhone. Foram também recentemente processados pela Apple por alterarem o próprio sistema.

Há ainda um longo caminho a ser traçado para que o Android corra de forma plena e completa no smartphone da Apple. No entanto, este é um passo importante para fazer esta passagem, que algum dia poderá ser útil.

Sim, agora já pode fazer jailbreak a um iPhone usando um smartphone Android

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tsant
    Tsant

    Apesar de ser utilizador Android e preferir Andriod, nao percebo a motivação por de trás deste projeto. Se uma pessoa compra um iPhone é porque quer especificamente usar iOS

    1. Avatar de mtzky
      mtzky

      Pelo desafio.

    2. Avatar de O pirata
      O pirata

      Se compra um Iphone é porque quer mostrar a maçã nas fotos ao espelho…

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Hajajahahahajajajajaj essa tá boa!

      2. Avatar de Woot!
        Woot!

        Nunca percebi essas fotos lol mas vejo cada vez mais pessoas a fazê-lo.

  2. Avatar de Zé pedro
    Zé pedro

    o pior dos dois mundos

  3. Avatar de eu
    eu

    Só mesmo pelo desafio e muito tempo livre.
    Isto não vai ter sucesso algum.
    Se eu compro um carro eletrico, não quero vir a meter gasolina.
    Se compro um carro a gasolina, dificilmente ele transformar vai ter os beneficios de um eletrico de origem.

  4. Avatar de asdf
    asdf

    Nahhhh, qual o interesse?

    1. Avatar de rikardo pereira
      rikardo pereira

      poder ter o status da “maça” e tem um SO muito melhor sem ter a obrigação de estar “fechado” numa coisa uma pouco ridicula..

      1. Avatar de asdf
        asdf

        E correr um software pesado num telefone com harware fraco para o mesmo.
        Estamos perante o pior dos dois mundos (software pesado e hardware com caracteristicas baixas)

  5. Avatar de João Coelho
    João Coelho

    O melhor de dois mundos era poder instalar o IOS noutros smartphones que não o Iphone!

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      +1. Isso sim, poderia ter mais interesse!

      1. Avatar de King Banido
        King Banido

        Mandava ja pastar a MIUI pelo IOS…
        Se formos a ver, não passa de uma copia barata mesmo…

        1. Avatar de NEMESIS
          NEMESIS

          Comentário parvo!

    2. Avatar de rikardo pereira
      rikardo pereira

      o IOS é muito bom porque é apenas feito para iphones.. se for para meter em outros smartphones ja nao vai ser a mesma coisa, podemos mesmo dizer que vai ser bem pior que o android

      1. Avatar de João Coelho
        João Coelho

        Afirmação gratuita pois não tem provas da sua veracidade, nem do contrário!

    3. Avatar de Luis Figueira
      Luis Figueira

      exatamente

    4. Avatar de Joao Pequeno
      Joao Pequeno

      o iOS é uma bosta! atenºao que tenho o XS. mas o meu velhinho Mi5 em mts coisas dá-lhe 2 voltas de avanço

  6. Avatar de Só há um que domina.
    Só há um que domina.

    Singular, por favor. Só há um SO que domina o mercado global e chama-se Android com 86.6% (para 2020) de quota de mercado. O IOS fica com o restante. Portanto, NÃO existem dois fabricantes a dominar o mercado. Em termos de quota há apenas um. Não confundir sistemas operativos com o HW, acessóriso e serviços.

  7. Avatar de Nelson
    Nelson

    Afinal o iPhone apanha vírus.

    1. Avatar de King Banido
      King Banido

      😀 😀 😀

  8. Avatar de Alucard
    Alucard

    Como utilizador de iPhone, o iOS é a principal razão para o usar. Se eu quisesse Android, há n marcas de smartphones até com hardware melhor que os iPhone e a minha carteira agradecia.
    Mas eu compro Apple pelo software mesmo.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Calma, ninguém te está a impingir a troca integral do SO, assim como não usas todas as apps da store, suponho.

  9. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    E mais ou menos como comprar um Mustang. E mandar trocar o motor pelo de um gol mil. Pq gasta muito.

  10. Avatar de jorge
    jorge

    Os dois sistemas sao bons, depois cada um compra o que quer, eu prefiro Apple porque sempre tive, e também porque tenho o ipad2 e para nao comprar diferente vou seguindo com ios, um dia no futuro nao sei se vou para Android, pois nao critico nenhum sao os dois muito bons.

  11. Avatar de Sérgio Meireles
    Sérgio Meireles

    Com o hardware que tem o iPhone, este nem se arrastava quando levasse com o Android… E agora experimentarem o contrário: instalar o iOS num Galaxy Note 10 ou noutro topo de gama Android? Aí sim, veriam que os Samsung, Huawei , Xiaomi e por aí adiante são bem mais potentes do que qualquer iPhone. 😉