iPhone Air Traffic – A Torre de Controlo no seu iPhone

43 Comentários

Air Traffic é uma aplicação para iPhone, iPod touch e iPad desenhada por portugueses (Miguel Arroz, João Pavão & Leonel Martins). Com esta ferramenta o utilizador poderá ver em tempo real quais os voos comerciais de passageiros que se encontram no perímetro do Aeroporto de Lisboa (LIS/LPPT).

Poderá ver o tráfego aéreo, a sua localização sobre o território, usando para isso o Maps da Google. Facilmente poderá ver detalhes referentes ao Voo e à aeronave.

A aplicação é baseada no NavPT Project.
O Projecto AirNav-PT foi desenvolvido por Ricardo Lopes e Eduardo Arraia Este projecto nasceu da paixão comum por aviões, telecomunicações, electrónica e programação. Actualmente este projecto monitoriza as sondas meteorológicas lançadas diariamente pelo Instituto de Meteorologia em Lisboa por volta das 11:30 UTC, monitoriza também o tráfego aéreo e naval.

O Air Traffic aproveita estas características e proporciona uma recolha de informação muito interessante. Coloque a vista por satélite ou somente veja as rotas no Mapa do Google.

Saiba pormenores como a altitude, velocidade da aeronave, orientação, taxa de subida e o seu posicionamento global.

Esta é uma aplicação curiosa com muito potencial se imaginarmos o que poderá ser adicionado em termos de utilidades.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iPhone OS
Download: Air Traffic 1.0.1 [0.4MB]
Homepage: Air Traffic

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de racoq

    Uma ferramenta indespensável… para os terroristas 😛

    Agora fora de brincadeira, esta ferramenta é muito útil mas pode levantar sérios problemas de segurança quando usada de má forma.

    Claro que para quem viaja, é um “must” e mais uma boa prova da utilidade que hoje em dia os smartphones podem ter na nossa vida. É de saudar também, esta ferramenta ser feita por portugueses, parece-me bem conseguida e bastante completa.

    1. Avatar de Simões
      Simões

      Concordo.
      Nem sei como este tipo de informação está disponivel ao publico em geral

    2. Avatar de a Friend®

      Lol.. por acaso pensei o mesmo mal testei a aplicação à umas semanas.. é de facto mesmo boa e tem grande precisão…

      Mas também vejamos… isto irá facilitar os terroristas em quê?…

      Um avião é sempre visivel a olho nú… isto é só interessante para saber que modelos estão a passar, para onde vão ou de onde vêem… nada que não seja encontrado nas escalas dos voo’s nos sites TAP, e afins 😀

      Isto é bom é para distrair os terroristas dos aviões verdadeiros! 😀

  2. Avatar de Paranoiasnfm

    Já tive a oportunidade de experimentar, é interessante! 😀
    Pena não ter mais aeroportos, mas mesmo assim, está muito bem conseguida… com bastante detalhe…

    PS:
    Para quem utilizar esta aplicação, faço o mesmo apelo aos mesmos: CUIDADO COM O CONSUMO DE DADOS!
    Se usarem com Wi-fi tudo bem, mas se usarem com 3G, tenham muita atenção ao tráfego. 😉

    Continuem a criar aplicações destas, portuguesas e úteis 🙂

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Realmente tens razão os planos de tráfego para Internet 3G do Iphone são uma desgraça em Portugal.

      1. Avatar de jmtdstoc
        jmtdstoc

        Por isso é que eu pedi à minha operadora para DESLIGAR o meu acesso à Internet.
        Assim garanto que acedo à Internet quando tenho WiFi disponível.

      2. Avatar de jmtdstoc
        jmtdstoc

        Por isso é que eu pedi à minha operadora para DESLIGAR o meu acesso à Internet.
        Assim garanto que só acedo à Internet quando tenho WiFi disponível.

    2. Avatar de Vítor M.

      Pois, esse pormenor é importante sim senhor.

      Visto o software estar permanentemente a actualizar os mapas. Obrigado. 🙂

      1. Avatar de Paranoiasnfm

        Mas, o facto de estar a actualizar os mapas, não é tráfego? Julgo que sim… ou então não percebi o que disse…

        PS:
        Vi agora o site, espectacular… 😀
        Acompanhamos o avião do “cockpit-virtual”… bela cena, “à laia” de Flight Simulator 😀

        1. Avatar de Vítor M.

          Porra, desculpa lá, estava um “não” ali no meio erradamente.

          Estava a confirmar isso mesmo, que esse tráfego deriva mesmo da actualização dos mapas e das informações dos voos.

          1. Avatar de Paranoiasnfm

            Ah, está explicado! 😀 😉

            Abraço

  3. Avatar de PTDennis
    PTDennis

    Pena só ter o aeroporto de Lisboa

  4. Avatar de j0a0
    j0a0

    Este projecto também esta disponivel na pagina
    http://www.navpt.com/
    Não é preciso recorrer ao iphone para ter acesso a esta informação

    cumps

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim e está no post e lá tem muito mais informação.

      Além das rotas, podemos ouvir a conversa com a torre de controlo. Muito interessante o projecto.

      Excelente era estender para todo o país 😉

      1. Avatar de j0a0
        j0a0

        É verdade está no post, eu como já conhecia a aplicação li o post na diagonal e é no que dá.
        Não sei se será utópico, mas excelente mesmo era estender-se a todo o mundo, podermos saber em que parte do mundo vai um familiar/amigo…isso sim. De qualquer forma uma aplicação muito boa e conserteza com larga margem para crescer

        Um abraço

      2. Avatar de Gui
        Gui

        também dá para ouvir as conversas no site http://www.navpt.com/? como é k se ouve?

        1. Avatar de a Friend®

          Clicas no botão do site que tem uma coluna. Irá abrir um player, neste caso como é MMS:// será Windows Media Player. Portanto, Linux e Mac, toca a instalar primeiro os codecs 😀

  5. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    [OFF-TOPIC]

    É impressão minha ou o Pplware esteve em baixo agora mesmo, durante 15-20 minutos? XD

    1. Avatar de Vítor M.

      Esteve precisamente 6 minutos… foi à box mas está de novo na pista 😀

  6. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Para PC temos este magnífico site:
    http://www.flightradar24.com/

    Abrange sobretudo a Europa e posso testemunhar que é mesmo em tempo real, porque ainda há uma semana atrás entrei no site e vi que estava um avião passar por cima da minha terra e vim cá fora ver e lá ia a aeronave seguindo a rota que estava no site.

  7. Avatar de jesus
    jesus

    Por acaso descarreguei esta aplicação da apple store só por curiosidade, e fiquei bastante surpreendido com o funcionamento, grafismo e usabilidade da mesma. Muito útil para quem viaja de/para Lisboa. esperemos uma expansão para os restantes aeroportos de portugal continental e ilhas. Um projecto PORTUGUÊS a seguir com atenção. Aguado novos desenvolvimentos da aplicação. Parabéns a toda a equipa que o desenvolveu.

  8. Avatar de MC
    MC

    Creio que a cobertura tem a ver com a disponibilidade de antenas e receptores para apanhar os sinais emitidos pelos transponders dos aviões. Provavelmente os criadores têm uma única antena “jeitosa” fixa na região de Lisboa. Pela mesma via apanha-se a radiofrequência dos controladores

  9. Avatar de ruben
    ruben

    um colega meu falou-me no http://www.radarvirtuel.com que até mostrava onde esva a nuvem de cinzas

  10. Avatar de Marco Albuquerque
    Marco Albuquerque

    Se a aplicação “ajudasse” os terroristas não seria aceite pela Apple(já que tem tantos problemas a aceitar apps lol). Felicito o empenho com que esta equipa PORTUGUESA trabalhou.
    Estou orgulhoso:D 😀

  11. Avatar de fran
    fran

    podem me dizer onde esta a GRANDEE utilidade nesta aplicação?

    onde veem assim tanta utilidade nisto?

    eu nao vejo nenhuma sinceramente…

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, mas tem potencial. Principalmente porque podem ser adicionadas mais capacidades, como as que estão no site.

  12. Avatar de aver
    aver

    Concordo com o @ fran.

    Já agora, vão lá ao site, o link está mais acima noutro comentário mas reproduzo-o
    http://www.navpt.com/

    Cliquem num avião, na janela que abre (Airplane Data) cliquem em 3D Option
    “Fly inside cockpit on the pilot seat”. Se tiverm o plug-in do Google Earth vêem o voo do avião a partir da cabine. Tem alguma piada nas aterragens.

    1. Avatar de Vítor M.

      Excelente, não tinha reparado. Realmente é fantástico, ainda se pode ouvir as conversas com os pilotos… 😀

  13. Avatar de P.G.R

    @fran
    esta app pode não ser grande como o Google (por ex.) mas só pelo trabalho de concepção, pela quantidade de informação envolvida, pelo trabalho de programação que dá, mas ainda mais pelo facto do desenvolvimento ser feito por 2 portugueses sem fins comerciais, merece um certo respeito. Não? digo eu.

    1. Avatar de fran
      fran

      podiam empenhar esse esforço todo e dedicação em algo realmente util à população.

      agora isto nao serve para rigorosamente nada.

      1. Avatar de a Friend®

        Para os entusiastas de aviões é uma App bastante interessante, podem verificar uma serie de informações sobre os modelos em questão, numero de cauda, de onde vem, para onde vai… etc…

        E alias até mesmo para quem está a espera de familiares, seguir o vôo num futuro proximo será algo bem interessante.

        É como tudo na vida, para uns é interessante, outros não. Eu por exemplo acharia menos piada se fosse um campo de futebol com 22 jogadores e clicar nos bonecos e ver quem é o jogador, saber quanto deu de velocidade e qual a sua posição 😛

        1. Avatar de aver
          aver

          Boa ideia essa. Clicava-se no jogador e sabia-se a história dele desde pequenino e, sobretudo, quem é o empresário.

          Por exemplo, no Sporting, se o empresário do jogador não for o Jorge Mendes, já não fica para a próxima época – sai para entrar um jogador do Jorge Mendes (o mesmo para o treinador).

          Bem interessante essa app. Ver futebol em “realidade aumentada” 😀

          1. Avatar de a Friend®

            Embora futebol não seja o meu forte, lol… é de facto interessante como App.. e não duvido nada que surja um dia.

            Já existe uma App assim para o iPad mas da Formula 1 …

            http://www.youtube.com/watch?v=wqRySs0Uo2U 😉

      2. Avatar de Miguel

        “agora isto nao serve para rigorosamente nada.”

        Lá porque para ti não serve para nada, para muita gente serve.

        Eu, por exemplo, uso o navpt (e outros similares estrangeiros, como já aqui falaram) todos os dias.
        E vê lá que até me pagam por isso (quer dizer, não me pagam para ir ao site, o meu trabalho é que às vezes envolve verificar essas informações)

  14. Avatar de Mário Guerreiro
    Mário Guerreiro

    Um questão levanto:

    Esta aplicação apenas dá para iPhone, ou também é compatível com o iPod Touch?

    1. Avatar de a Friend®

      Todas as Apps para o iPhone são totalmente compativeis com o iPod Touch.

      Ambos usam o mesmo SO (iPhoneOS)

      Muito resumidamente, o iPod Touch é um iPhone sem telefone. 😉

      Só algumas Apps é que não dão porque são feitas especificamente para usar serviços de telefone.

  15. Avatar de Nuno
    Nuno

    Fico a aguardar para o Android

    1. Avatar de ruka
      ruka

      Pois esta aplicação é expecional, tal como existem fãs de futebol, golf, pesca, etc , existe um hobby chamado plane spotting (resumindo pessoas que gostam de ver e fotografar avioes), tudo explicado.
      Se alguém tiver curiosidade sobre este hobby convido-vos a visitar o nosso forum:
      http://www.portugalspotters.org

      cumps

  16. Avatar de AR
    AR

    Porque raio as mais recentes aplicações fixes só aparecem para o iPhone?

  17. Avatar de rv
    rv

    Instalei no IPHONE e trabalho perto das amoreiras aonde passam todos os voos.
    Muitos destes não aparecem no IPHONE. Alguém sabe porquê?

    1. Avatar de DD

      Eu sei porque nao funciona! Porque o software do navpt estava cheio de erro ja ouvi dizer que o Ricardo lopes é um puto estupido e cheio de esquemas. Hoje li esta na lista do navpt – «Caros amigos,
      O rei morreu. Viva o rei!
      O localizatodo já tem cobertura do território português, melhor até do que a que tinha o NavPT.
      Voltamos ao activo. Toca agora de fazer aplicações iPhone para o localizatodo. Isto tem muito mais do que só aviões.
      Parabéns ao NavPT pelo trabalho desenvolvido!
      Fica aqui o link: http://www.localizatodo.com/mapa »

  18. Avatar de DD

    Boas,

    Ja temos o tráfego em real-time em LPPT …
    http :/ casper.frontier.nl / mas muito melhor que o Navpt !

    A não perder! vão lá ver e depois digam se eu tenho razão.

    Abraços

  19. Avatar de Dracull
    Dracull

    Esta aplicação já não está disponivel 🙁