iPhone 8 poderá trazer sensor 3D na câmara frontal

61 Comentários

Para comemorar o 10º aniversário do iPhone, a Apple está a preparar um smartphone novo e com características únicas, diferente de tudo o que até agora existe no mercado.

Várias possíveis novidades foram já apontadas, mas uma nova chegou agora. A câmara frontal do iPhone 8 poderá trazer um sensor 3D, que conseguirá detetar profundidade e fazer reconhecimento facial.

iPhone 8 sensor 3D

Este novo rumor vem de uma fonte que já no passado revelou de forma antecipada muitas das funcionalidades que a Apple apresentou. O analista da KGI Ming-Chi Kuo revelou agora que a Apple estará a preparar-se para apresentar no novo iPhone um sensor 3D que reforçará a câmara frontal.

Esta novidade conseguirá dar ao iPhone 8 a capacidade de dotar as imagens 2D de profundidade espacial e assim reconhecer a posição de objetos no espaço e até conseguir tirar selfies 3D.

Como vai funcionar o 3D da câmara frontal

Para o conseguir, a Apple irá dotar a câmara frontal com um sensor de infravermelhos, que irá ser o componente essencial para dar ao iPhone a capacidade de reconhecer a posição dos objetos. Este sensor será ao mesmo tempo um emissor e um recetor de infravermelhos, usando a reflexão para medir as distâncias e detetar objetos.

iPhone 8 sensor 3D

A origem desta nova tecnologia do iPhone 8

Esta nova tecnologia da Apple é muito similar ao que a Microsoft usa no Kinect, tendo por base os mesmos conceitos e as mesmas ideias.

Esta não é uma situação estranha, uma vez que a Apple detém, desde 2013, a PrimeSense, a empresa que inicialmente desenvolveu o Kinect e que provavelmente vai agora trazer este sensor 3D para o iPhone 8.

Ainda é cedo para saber todas as possibilidades que esta novidade vai ter no iPhone 8, mas há já algumas áreas onde se sabe poder ser usada. A parte de jogos é quase certa e também o próprio desbloqueio do iPhone, recorrendo ao reconhecimento facial ou à leitura da íris.

iPhone 8 sensor 3D

O que a Apple reserva para o futuro

Olhando ainda mais para o futuro, Ming-Chi Kuo prevê que a Apple vá mais longe e incorpore esta tecnologia na câmara traseira, dispensando a segunda lente como o iPhone 7 Plus tem, passando a profundidade a ser feita com recurso ao sensor 3D.

Este rumor surge assim depois de todos os que dão como certa a chegada ao iPhone do carregamento sem fios, do ecrã OLED e da ausência do botão Home.

Via 9to5mac

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    Espetáculo!

    Assim já faz mais sentido!

    1. Avatar de Joao Magalhães
      Joao Magalhães

      loooooooooooooool

    2. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Basta ser da Apple para fazer todo o sentido

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Até te respondia, mas como o meu último comentário foi “desgostado”… não vale a pena…

        Digam mal à vontade…

        1. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          Ninguém falou mal da amada Apple, até concordei contigo, nao é preciso chorar por isso.

  2. Avatar de Hugo Silva
    Hugo Silva

    Devem ter parado para olhar para um Lumia 950… e foram aproveitar as ideias :-)….2 anos depois.
    Que seja para melhorar e fazer valer o preço exorbitante que pedem por eles. Se for assim, tudo bem!

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      O Lumia 950 não tem um sensor de profundidade para a câmera frontal, o que tem é um “scanner” da iris.

      1. Avatar de 123logi
        123logi

        Que usa o que mesmo? Ah pois é infravermelhos

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          És capaz de explicar porque é que o uso infravermelhos torna a mesma coisa? Será que consideras que uma foto normal é a mesma coisa que uma fotografia 3D, só porque ambas usam sensores na luz vísível?
          Para funcionar como sensor de profundidade requer muito mais do que tirar uma fotografia à iris, requer combinar informação de vários sensores, para conseguir interpolar informação espacial, ou seja exige mais hardware e algoritmos mais complexos, para chegar a um resultado que é bastante diferente dum scan à iris.

          1. Avatar de Joao Magalhães
            Joao Magalhães

            Loooooool, tantos truques mas que no resultado final não servem para nada.

          2. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            truques? agora hardware é um truque? Como é que sabes que não serve para nada se ainda nem viste para o que é usado?

  3. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Wow brutal! (sarcasmo) Após tantos anos a inovar ,e nos últimos anos o único que sabem fazer é emagrecer os modelos e dotá-los de funções inúteis. Este ano vamos assistir a AMOLED (novidade …) e scanner de caras (novidade…) e talvez um rácio ecrã/área total e bateria perto de modelos Android com 3 anos… Ahhh e talvez a um iOS com mais uma fila de ícones !

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      Tenho alguma dificuldade em descobrir onde é que estão os aparelhos que têm um sensor de profundidade para a câmera frontal…

      1. Avatar de 123logi
        123logi

        Tem sensor de infravermelhos também. Que é o que este tem. Just saying.

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          Usar infravermelhos não os torna a mesma coisa.

      2. Avatar de Joao Magalhães
        Joao Magalhães

        Que não serve para nada ehehehe, é como o sensor de impressão digital, não serve para nada.

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          :S será que sequer te apercebeste como a tua frase completa destrói o que dizes

          1. Avatar de Joao Magalhães
            Joao Magalhães

            Looooool, não serve para nada rapaz.

          2. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            joao, daí posso concluir que nem percebes o que dizes.

  4. Avatar de Luís Rodrigues
    Luís Rodrigues

    Mais um rumor, no fim junta-se tudo e dá em nada.

    1. Avatar de Vítor M.

      Provavelmente tens razão, contudo, nos anos anteriores 80% dos rumores apareceram materializados. Vamos ver…

      1. Avatar de 123logi
        123logi

        Nem por isso. Se fores ver os rumores todos que surgiram do iphone 7 nem metade se realizou. Retirar o homem button e ficava embutido no ecrã. Nop. E esse rumor surge todos os anos. Retina scan. Nop. Wireless charging. Nop. Fast charging. Nop. Oled. Nop. E estes são apenas alguns dos rumores do iphone 7.

        1. Avatar de RenatoNismo
          RenatoNismo

          ou seja, mantém sempre com tecnologias arcaicas para fabricar o mínimo possível e vender o máximo possível.

          mi note 2 e mi mix, ambos com todos os hardwares que têm a comparar com o iphone 7.. coitado.

          se vierem falar de fluidez, aconselho verem no youtube as comparações mi5 e iphones, and so on 😉

        2. Avatar de Vítor M.

          123logi o home button é um ecrã, foi o rumor que apareceu. Materializou-se sim senhor.

          Retina scan, Wireless charging Fast charging e o OLED não, mas o design sim, a câmara sim, o novo processador sim, as novas cores sim (entre vários outros) sim que, é como te digo, foram 80% deles concretizados.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Portanto quer uma coisa que o Lumia 950 já tem desde 2015 mas chama-o de outro nome…

  6. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    pode trazer como pode nao trazer

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      É como diz o outro, o meu cão é muito obediente. Eu digo vens ou ficas? E ele ou vem ou fica.

  7. Avatar de opr
    opr

    apple vai colocar os amoled no iphone. isso vai ser uma grande inovação. os outros smartphones com amoled não valem nada 😀

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Mesmo, aliás nenhum dos elementos dos rumores já existem há anos no mundo Android e W10M …a próxima função “exclusiva” vai ser vinegar-se a um monitor, teclado e rato e simular o Mac OS 😀

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      O Amoled não é obrigatoriamente um “próximo passo”. Há apenas um punhado deles a usar e muitos fabricantes parecem satisfeitos com os IPS.

      Dito isso, que venham com amoled. Não muda nada de jeito no dia a dia de alguém mas são bonitos de se ver. A ver se conseguem unidades suficientes. Esse é provavelmente o maior problema deles para não terem adotado antes.

      1. Avatar de 123logi
        123logi

        Não muda nada? Como por exemplo o Copy paste do always on deles agora conseguir realmente deixar os pixeis que não estão a ser usados desligados por exemplo.

    3. Avatar de Joao Magalhães
      Joao Magalhães

      O mais engraçado é ver esses defensores da Apple que tanto elogiaram o ecrã deles e afinal o dos outros é melhor.

  8. Avatar de opr
    opr

    apple vai colocar os ecrã amoled no iphone***

  9. Avatar de Nope
    Nope

    Mas qual é o smartphone que tem câmara com sensor 3D?
    Não havia um smartphone que desbloqueava com reconhecimento facial – que se deixava enganar por uma fotografia? Em 3D já não é possível.
    Penso que a Apple não se interessava pelo 3D (+ reconhecimento facial) só para desbloquear o iPhone.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tem o Lumia 950, Lumia 950 XL e se não estou em erro tem o HP Elite X3.

      Não há nenhuma foto que substitua o scan à tua íris… (por infravermelhos).

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        Nenhum desses aparelhos tem um sensor de profundidade (3D), o scan da iris não é um sensor 3D.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Pois não… captar o relevo da tua iris não é ser 3D.

          1. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Não sei o que andas a fumar mas o que faz é tirar uma foto “2D” da Iris no infravermelho.

  10. Avatar de Daniel
    Daniel

    Vejo toda a gente a criticar a Apple por colocar um ecrã OLED nos iPhone com 3 anos de “atraso” em relação à competição.
    Conclusão: vejo que os comentadores do pplware não sabem o que são estruturas de subpixeis em forma diamond, pentile, e RGB stripe com colunas B&W.
    Os ecrãs de OLED da Apple virão com uma estrutura de subpixeis RGB tradicional, efectivamente eliminando dois dois graves problemas das outras estruturas de subpíxeis: precisão de cores, e imprecisão no desenho de limites de formas

    1. Avatar de Nope
      Nope

      Se bem percebi – já há um tipo de oled que é melhor que o LCD utilizava.

      Estou em crer o mesmo – LCDs há muitos e oled também. O melhor de um compara com o melhor do outro.

      Em vários comentários parece que a Apple vai usar o oled que já havia há três anos.
      “Ah, mas assim não inova”. Inovaria se há três anos usasse o oled que era pior que o seu LCD?

      1. Avatar de 123logi
        123logi

        Pior? Por isso é que os ecrãs da Samsung já há 2 anos que são considerados os melhores ecrãs em telemóvel. Mas o que é bom e um ips cheio de backlight bleed a 720p.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Comparar resoluções entre IPS e OLEDs não é a melhor maneira para ver qual o melhor telemóvel. Os LCDs têm 3 sub-píxeis por píxel enquanto os OLEDs utilizados nos últimos flagships da Samsung têm 2,5 por píxel (o elemento verde é partilhado). Multiplicando isso pela resolução dos dois telemóveis é fácil de constatar que o número de elementos em cada ecrã é semelhante entre os flagships da Apple e da Samsung.

          Os ecrãs OLED da Samsung, neste momento, têm uma vantagem: desligar os píxeis para apresentar preto verdadeiro.
          Os ecrãs IPS da Apple têm as seguintes vantagens: são 10bit (vs 8bit), são os telemóveis com maior precisão de cor no mercado, não tendem a azular ou esverdear com o uso, e não estão sujeitos a burning.

          Considerando as vantagens e desvantagens de cada tecnologia, penso que a Apple faça muito bem em manter os IPS ATÉ descobrir uma maneira de eliminar as desvantagens.

          1. Avatar de Joao Magalhães
            Joao Magalhães

            Ou passar para OLED e descobrir uma maneira de os melhorar ainda mais, pois pode demorar anos a descobrir a maneira de eliminar as desvantagens ou estão à espera que alguém trate disso para depois comprarem e dizerem que é mais uma inovação deles.

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            @João Magalhães

            O mais correcto é fazer o contrário: Primeiro descobrir uma maneira de melhorar e depois passar para OLED.

        2. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          Sim! Com uma saturação incrível. Lol

    2. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Os comentadores do pplware sabem muito bem o que isso é, isto não meros Engenheiros, isto é pessoal que inventou a Engenharia.
      É pessoal que o único exercício físico fazem é a Educação Física quântica. Running é um termo comum que utilizam para para um acelerador de partículas, é ver ali os átomos a correr.

    3. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      É a mesma história de sempre, ignorar os pequenos avanços significativos que eles fazem.

      A história de atraso em relação à concorrência é outra, quantos fabricantes estão com anos de atraso em impressões digitais e 3d touch em relação à Apple ? Quantos estão em atraso em prova de água em relação aos Sony ou às colunas da HTC?

      Cada fabricante trilha um caminho, porque raio a malta compara o iPhone com todas as características de ponta dos outros ultrapassa qualquer um. Todos trilham e todos seguem. Uns mais que outros.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Eu imagino sempre os Fandroids com 10 telemóveis no bolso.
        – Um para tirar fotografias (porque tem uma câmara melhor que o iPhone)
        – Um para desbloquear (porque tem o sensor mais rápido)
        – Um para ver vídeos (porque tem um ecrã melhor que o iPhone)
        – Um telemóvel com stock Android (para se manter com o software actualizado)
        – Um telemóvel com root (para ter acesso a coisas que o iOS nem sonha)
        – Um com mais capacidade waterproof que o iPhone (caso queiram ir para a piscina)
        – Mais três telemóveis com launchers e icon packs diferentes (só para ser diferente)

        1. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          Comentário TOP.
          LOL
          O que me ri.
          😀

        2. Avatar de Hugo Santos
          Hugo Santos

          Ah, ah melhor comentário que li por aqui, e não esquecer de outro telemóvel para a cotovelite, porque o iPhone faz a muito boa gente muitas dores. Enfim é tecnologia no Séc. XXI e andam a discutir a minha é maior que a tua, chiça já não há pachorra para esta garotada, haviam de ter nascido no meu tempo para saberem dar valor e aproveitar o que existe.

        3. Avatar de Nope
          Nope

          E nem imaginas as novidades que trouxe o Android Nougat, nos 1,2% de smartphones Android, ao fim de 6 meses!

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            1.2% de share dentro de Android.. porque se for a comparar ainda tem menos market share que o Windows 10 Mobile.

        4. Avatar de Joao Magalhães
          Joao Magalhães

          Loooool, fotos tiro com a minha sony A7 e depois um telemóvel de 300€ chega e sobra para fazer o que a maioria das pessoas faz num Iphone, para redes sociais e mais meia dúzia de apps , e não preciso de root para instalar o que preciso, o meu Z2 vai quase com 3 anos e não preciso das actualizações para nada. Sensor para desbloquear? Para quê? Eu nem código uso visto que sou só eu que uso o meu telemóvel, é mesmo só para Inglês ver ” Oh, vou desbloquear o meu telemóvel com o meu ADN , olha para isto , espectáculo”. WaterProof acho que o Iphone está atrás do meu mas como não faço intenções de o colocar dentro de água, enfim, é uma boa máquina não digo o contrário mas os outros também o são. A única coisa que eu fico a perder é no showoff, é muito mais estilo ter um Iphone. Acho que vocês andam muito longe da realidade.

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Se estivesses satisfeito não andavas a comentar em todas as notícias a ver com algo da Apple.

  11. Avatar de Cortano
    Cortano

    Pelos vistos vai trazer tudo e mais um par de botas… no fim… a julgar pela tradição da Apple, vão tirar apenas qualquer coisa, p.ex., um botão qualquer, e está feito.

  12. Avatar de Delta
    Delta

    A montanha está a crescer, preparem-se para o parto do rato…

  13. Avatar de qwerty
    qwerty

    O dinheiro está de parte. Venha ele.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Queres em 2017 tecnologia de 2015 a preços de 2019…

  14. Avatar de comentadora
    comentadora

    Eu sinceramente não acho correto fazerem um novo iPhone 8 , simplesmente é só concorrência com a Samsung , eu em particular o Samsung é melhor que o iPhone , mas eu gosto mais do iPhone , podiam em preocupar se em fazer um iPhone a prova de agua com o Samsung galaxy s7 , pararem de fazer e ficavam pelo 7 plus , o melhor iPhone é o 5s que foram feitos tão bem e com uma calma , deixem de estarem sempre a fazer telemóvel desnecessariamente. Já viram as características do Samsung A5 2017 esta brutal. Fazerem coisas como deve ser ninguém, faz só querem é concorrência.

    1. Avatar de qwerty
      qwerty

      Agora em português.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Está em PT-CF, português confuso.