iPhone 8: Apenas 2GB de RAM mas um super desempenho

73 Comentários

A Apple deu a conhecer, no passado dia 12 de setembro, os novo iPhone 8 e iPhone 8 Plus , em mais uma fantástica Keynote mas, como sempre, a empresa de Cupertino não desvendou todas as características destes novos equipamentos.

Como é comum aquando do lançamento de novos dispositivos da Apple, a equipa do site iFixit desmontou o equipamento e deu a conhecer publicamente tudo o que vem dentro do iPhone 8.


Como já informamos, o novo iPhone 8 vem com um ecrã de 4.7″ IPS multitouch Retina HD, com resolução 1334 × 750 (326 ppi),Touch ID, classificação IP67 segundo a norma IEC 60529, altifalantes estéreo e com o novo processador A11 Bionic com coprocessador de movimento M11 integrado.

O novo CPU é de 64 bits e vem com seis núcleos (2 de alta performance e 4 de alta eficiência) conseguindo uma performance superior, por exemplo, ao já poderoso iPad Pro e também relativamente a toda a concorrência Android.

E a memória RAM e a bateria?

A Apple não costuma revelar a quantidade de RAM que coloca nos seus dispositivos. No entanto, segundo o site
iFixit, o novo iPhone 8 vem com “apenas” 2GB de memória RAM LPDDR4, o que parece ser mais que suficiente para garantir uma super performance.

A bateria do iPhone 8 é de 1821 mA (6.96 Wh) que, em termos de capacidade, é inferior à que vem com o iPhone 7 que é 1960 mAh. Brilhantemente a Apple garante, no iPhone 8, a mesma autonomia que o iPhone 7.

Além da memória RAM e da capacidade da bateria, o iPhone 8 vem também com um modem Qualcomm MDM9655 Snapdragon X16 LTE (que permite velocidade Gigabit na interface LTE).

Apple iPhone 8

Veja o iPhone 8 por dentro…

Segundo o site iFixit, o grau de reparabilidade é de 6 (numa escala de 0-10, onde 10 é o nível mais fácil de reparação).

Via iFixit

Leia também…

iPhone 8 derruba por completo toda a concorrência (e não só)

 

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    “Brilhantemente a Apple garante, no iPhone 8, a mesma autonomia que o iPhone 7”. Não deveria, para bem do consumidor, usar baterias maiores e dar autonomia de vários dias, e assim até resistir mais anos (menos ciclos de carga ao ano)? Se calhar é melhor isso que não querem… E em uso intensivo (jogos 3d, alternar entre apps, etc) a bateria deve desaparecer em pouco tempo… Ahhh e tal tem carregamento rápido. E? Ninguém quer andar com o carregador atrás nem ter que estar a carregar!

    A Apple poupa em componentes para ter o lucro mais alto possível, não é para bem do consumidor. Enfim, é o tipo de marketing.

    1. Avatar de helioM
      helioM

      Até ao próximo update depois é altura de pensar no iPhone 9

      1. Avatar de Ana
        Ana

        ENGANEM o povo que ele gosta de ser enganado.. 2 Gigas de ram já tinham telemoveis de 2014…

        Enfim, mas do mesmo… só é ‘enganado’ quem quer.

        1. Avatar de Haters gonna hate
          Haters gonna hate

          Esse comentário da RAM é completamente estúpido, mas continua a acreditar que o sistema da apple é igual ao android

        2. Avatar de Luis
          Luis

          Não é só a RAM e a resolução do ecrã… Etc etc para não dizer tudo, o SO até pode ser bom mas acha que um motor Ferrari montado num Fiat uno é a mesma coisa? Ainda por cima caro…. A experiência do utilizador até pode não ser prejudicada pela falta de RAM mas a longo prazo vai ser depois de uns updates mas a falta de resolução isso vai prejudicar directamente o utilizador passei agora de um equipamento com a mesma resolução do iPhone para um full HD e a diferença é gritante…

          1. Avatar de Helder
            Helder

            Triste essa “falta de resolução”

            Quem não sabe mais…

          2. Avatar de Alexandre Norte
            Alexandre Norte

            A RAM considero que deveria ser mais para precaver o futuro, mas a verdade é que o sistema gere muito bem a RAM. E no meu caso com 6GB em aplicações 2GB serve, mas cada caso é um caso.

            A resolução discordo completamente porque depende do tamanho do smartphone. A ciência diz que a uma determinada distância não se nota os pixeis a partir de uma determinada quantidade.

            Passei de um 4.7 a 720p para um 5.0 a 1080p e não noto diferença nos pixeis. Aquilo que noto é o aumento de qualidade em termos de cores, contraste e brilho dado pelo OLED no de 5.0.

        3. Avatar de Luís M
          Luís M

          A inteligência vence a força bruta.

        4. Avatar de Claudio
          Claudio

          O telefone tem um desempenho que é qualquer coisa e as pessoas queixam se que “só” tem 2 GB porque existe outros, concorrentes directos com mais de 6GB… não existe necessidade disso

    2. Avatar de Napoleon Bonaparte
      Napoleon Bonaparte

      Isso não é marketing! Chama-se maximização do lucro…

  2. Avatar de vmcb
    vmcb

    Os interesses das marcas é que o cliente mude de dispositivo sempre que possível, adquirindo os novos produtos que a marca lança.

    Estamos num patamar, em que o nível de tecnologia aumenta dia após dia…por tanto 2gb, claro que chega neste e outros dispositivos, porque passado 1 ano vai ter que ser trocado porque se torna lento.

    1. Avatar de João Pinho
      João Pinho

      Você nunca foi dono de um iPhone pois não? Iphones com 4 anos neste momento continuam a ser boas máquinas. Por isso a Apple não anuncia a memória ram, não precisa. Não é isso que faz a diferença.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Costumam? É que todos os dias vejo pessoas a queixarem-se de que após o update para uma nova versão do iOS, o equipamento ficou super lento, como Ipad ou Iphone. Faz-se reset total, fica na mesma. Isto porquê? O Iphone 5S por exemplo com 1GB RAM, borra-se todo no iOS 11, a Apple nem devia ter lançado isso para esse modelo.

        1. Avatar de Toxa
          Toxa

          Boas! É verdade q o 5s esta um pouco mais lento, mas quando comparado com um da mesma altura e pelo mesmo preço, o 5s ainda esta atualizado e serve perfeitamente para fazer tudo q a apple lança! N entendo mtas comparaçoes desta malta, será que ainda n repararam que apesar d td k a apple lança n ser novidade, num iphone funciona spre melhor? Sao caros como td e conseguia um dispositivo a metade do preco mas nunca com a mesma qualidade. Os testes mostram isso…tenho 5s e provavelmente n vou comprar maos nenhum ppr causa dos precos, mas admitam eles o pco k fazem, fazem bem!

      2. Avatar de helioM
        helioM

        isheep ahead !!!

      3. Avatar de vmcb
        vmcb

        já fui dono de 2 (o ip5 e o ip6) e se quer que lhe diga, fiquei durante 2 anos com o 5 e o mesmo com o 6. Após este tempo e sem grandes app instaladas, notei um menor desempenho.

        1. Avatar de PL
          PL

          Mais rápido se apanha um mentiroso do que coxo.

      4. Avatar de John
        John

        Eu fui dono de um iPhone e ele aguentou 2 anos. As atualizações estoiraram com a velocidade da grande máquina lol (agora já me consigo rir). Depois comprei… android e durou muito mais tempo e foi muito mais barato. IPhones com 4 anos lol são máquinas medíocres, como qualquer peça de tecnologia. Só quem é cego não vê. Já tive todos os sistemas operativos … e 4 anos é muito… lol… anedótico.

    2. Avatar de Grammar
    3. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      o iPhone 5s da minha esposa continua tao rápido como quando comprou uns anos atras. Podes dizer o mesmo de outros telemóveis da mesma altura? Claro que não

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Deixa de ser mentiroso tive muitos trabalhadores que trocaram o 5s porque este já não se arrastava. O 6 também mal se arrasta. Único que aguenta é o 7.

        1. Avatar de Antonio
          Antonio

          Claro! Se tiver o 5s cheio de porcarias (fotos, musica, vídeos, etc) claro que se arrasta. Faça você uma instalação limpa do iOS 11 e verá…

          1. Avatar de Belmiro
            Belmiro

            Ótimo António, então o telemóvel avalia-se vazio? Então não é para ser usado com as nossas coisas? Então por essa ordem de ideias se um terminal for ultra rápido após reset mas com duas apps normais ultra lento, isso não faz mal…

        2. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          mentiroso? ate te posso enviar um video do telemóvel dela so para te calar 😉
          O 6 mal se arrasta? lol ai meu menino

          1. Avatar de IBrain
            IBrain

            Lá porque as animações podem por vezes ter um pequeno “lag” mais evidente do que no IOS anterior não quer dizer que o iphone esteja mais lento. Mas enfim.. Agora, também gostava de ver um iphone 5s ser rapido com IOS11 (numa utilização normal). Sim, com fotos, apps instaladas da appstore, conta de email, etc… Sim, porque é isso que importa (digo eu)

          2. Avatar de jcvav
            jcvav

            tenho um iPhone 6, que comprei desde que começou a ser vendido (uns dias depois) e um iPad Air. Com este upgrade, no meu caso, o iPhone ficou mais rápido. Não espera tal, considerando os anos que ja passaram, mas e a minha sincera percepção. E com os anos que tem, não noto grande diferença de quando o comprei. Continua a servir, e bem, as minhas necessidades. nunca senti necessidade de comprar nenhum modelo posterior. Ja o iPad Air não… Depois da instalação fiz um restauro e tal… Sim, ganhou novas funcionalidades… mas o desempenho reduziu consideravelmente.

        3. Avatar de Alexandre Norte
          Alexandre Norte

          Mais de pressa se apanha um mentiroso que um coxo!

      2. Avatar de helioM
        helioM

        Só dou como exemplo o meu mi4c 3/32 com mais ou menos 3 anos

      3. Avatar de Sonicreducer
        Sonicreducer

        O meu Galaxy S2 com 7 anos continua tão rápido como quando o comprei…. Não está é tão rápido como o s8 … Já o meu Nokia 6210 .. a bateria dura duas semanas .. fabuloso dura tanto como quando o comprei a 12 anos atrás .. não consigo e ver o mail .. nem tirar fotos mas é uma bela máquina…

    4. Avatar de Tiago
      Tiago

      Os 2GB chegam na perfeicao. Um iPhone com 1GB de RAM como o IPhone 5 que já tem 5 anos só agora é que começou a mostrar sinais de fraqueza. Os 2GB chegam por agora. A gestão de memória do iOS é algo que transcende ao dispositivos que andam para aí com 6GB de RAM.

    5. Avatar de João Magalhães
      João Magalhães

      Daqui a 1 ano vem com 3gb e a conversa vai ser a mesma “o melhor de sempre, bla bla bla wiskas saquetas” mas na realidade 1gb e 100€ chegam para as redes sociais e pouco mais, mas claro, para o estilo 1000 heróis soam melhor.

  3. Avatar de Diogo
    Diogo

    É impressão minha ou todos os anos a capacidade da bateria é menor em cada modelo que lançam?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Assim poupam mais uns trocos. Um dia destes, tiram a bateria, e fazem andar ligado a um powerbank 🙂

      1. Avatar de Luís M
        Luís M

        Não há espaço para mais, ao contrario da concorrência que continua a aumentar o tamanho dos equipamentos para além do sensato.

  4. Avatar de censo
    censo

    A bateria aguenta dois dias com utilização intensiva ?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não, 1 dia (e já é bom)

      Autonomia semelhante à do iPhone 7
      Autonomia de conversação (sem fios): Até 14 horas
      Navegação na internet: Até 12 horas
      Leitura de vídeo (sem fios): Até 13 horas
      Leitura de áudio (sem fios): Até 40 horas
      Carregamento rápido: Até 50% de carga em 30 minutos8

      1. Avatar de Carlos Costa
        Carlos Costa

        É bom para iphone. Porque leva uma coça de galaxy s7, s8, etc..

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Os testes não dizem isso 😉

          1. Avatar de Ana
            Ana

            Os testes são quase sempre aldrabados.

          2. Avatar de Carlos Costa
            Carlos Costa

            Melhor testes de autonomia que conheco
            http://www.gsmarena.com/battery-test.php3

          3. Avatar de Pedro Pinto

            Ainda nao tem o iPhone 8 🙂

          4. Avatar de Helder
            Helder

            São engraçados estes dois comentários seguidos da Ana e do Carlos Costa…

        2. Avatar de Miguel Nóbrega
          Miguel Nóbrega

          Nem por isso, consigo dois dias com o meu S7, mas se usar normalmente dá para 1.
          Noto que a gestão de bateria deste é melhor do que a do telemóvel que tinha antes (principalmente a nível de ecrã, que é mais poupado)
          Não vejo tanto pessoal de androids com powerbanks como de IPhone, no entanto levar uma coça é relativo, porque a maioria dos androids tb só dia 1 dia, apenas talvez mais confortávelmente 🙂

      2. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        A Apple e iFans bajulam as novidades, que o SoC é ainda mais rápido e bate a concorrência, que a câmara é a melhor (na Apple …) mas depois o conjunto tem um ecrã miserável, bateria e RAM do século passado e apesar de ainda chegarem, é mais que óbvio que estão a programar a troca em pouco tempo. De que adianta um motor de Ferrari se tudo o resto é dum Ford Fiesta?

        Pagar quase 1000€ por tal máquina é de rir, podiam era dar um Powerbank No pacote… E pagar quase 1300€ para se gabarem que tem o melhor SoC mas tudo o resto já tem a concorrência (e mais ainda) por muito menos …

        Mas lá está, so compra quem quer.

  5. Avatar de Ivan Leonardo
    Ivan Leonardo

    Sempre achei que os equipamentos Apple custam demasiado para o hardware que oferecem, mas tenho q admitir que a nível de optimização de hardware/software a Apple surpreende bastante, talvez a Google um dia destes faça algo semelhante na sua gama de equipamentos(Pixel, etc) , apesar de tudo continuo a preferir Android.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Otimização? Basta usares um Huawei P8 Lite 2017 de 200€ e vês que tudo está super fluído de origem, até o multitasking e a bateria dura imenso! Então a Google não tem tudo otimizado?

      Se houvesse o S8 com Android sem modificações até levantava voo…

      1. Avatar de PL
        PL

        Cuidado com isso de levantar voo, a FAA não vai autorizar que um telefone explosivo ande a passear pelo os ares.

        1. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          Esse “telefone explosivo” é só (em conjunto com o Note 8) o mais seguro. Mas podes sempre trazer notícias e piadas antigas a ver se colam.

      2. Avatar de Ivan Leonardo
        Ivan Leonardo

        Eu tenho um mate 9 🙂 sei o que é bem bom, com um utilização média/pesada entre gps/dados(4g)/video/musica/camera a bateria dura-me em média 1 dia e meio. Nunca tive um equipamento tão bom.

        Cumps.

    2. Avatar de Luís M
      Luís M

      O HW só serve para alimentar conversas, o que conta é a experiência de utilização.

  6. Avatar de Raquel
    Raquel

    A minha bateria do iPhone 7 plus não aguenta um dia com utilização intensiva. Quem dera.
    Por aqui, muito clash Royal, vídeos YouTube, e Netflix e redes sociais.

  7. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Com a gestão da Apple a RAM é suficiente, o processador é poderosíssimo, mas para quê? Em que é que isso se traduz? Para editar videos 4k no iPhone? Lol!
    Deviam apostar mais na bateria, que é agora o bottleneck da grande maioria dos telemóveis.

    1. Avatar de UmRevoltadoComOMundo
      UmRevoltadoComOMundo

      “Para editar videos 4k no iPhone?” quem sabe um dia… E para além disso a gravação de vídeo em 4K/60fps necessita de bastante processamento.

      1. Avatar de Joel Reis
        Joel Reis

        “Bastante processamento”, não tanto como o que este processador garante, é simplesmente desperdício.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          É um desperdício poder fazer o mesmo trabalho em menor tempo consumindo menos? É um desperdício ter melhor desempenho disponível para que algumas aplicações aproveitem para melhorar a qualidade daquilo que fazem ou para criar novas aplicações?

  8. Avatar de TwoEyez
    TwoEyez

    As baterias deviam de continuar a ser removiveis como eram com o s5, eu ainda tenho o meu Galaxy s5 pelo facto de que tenho 2 baterias e como é mais facil trocar a bateria do que andar com um powerbank atras. Com utilizacçao intenciva com gps video e tudo o que puxa pelo telefone consigo ter bateria praticamente para 17h

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Para teres baterias removíveis tens que abdicar da impermeabilização e tens que aumentar a espessura

  9. Avatar de Ricardo Gouveia
    Ricardo Gouveia

    “em mais uma fantástica Keynote mas”
    “o que parece ser mais que suficiente para garantir uma super performance.”
    “Brilhantemente a Apple garante, no iPhone 8, a mesma autonomia que o iPhone 7.”
    Guerras de SOs à parte, espero que a Apple vos compense espetacularmente pela brilhante utilização de super adjetivos fantásticos, que será que são mesmo desnecessários para um dispositivo nada inovador e sem provas dadas?

  10. Avatar de nuno
    nuno

    Conforme tabelas de benchmarks, os Cpus da Apple sempre tiverem melhores desempenhos com utilização de apenas 1 core mas comparando em multicore e desempenho final ficam bem atrás da concorrência.
    O outro factor que pode influenciar o desempenho dos Apple é o chip gráfico, que aí, indiscutivelmente têm tido sempre os Gpus com melhor performance. MAS não queiram vender que realmente são os smartphones mais potentes do mercado – isso é uma vigarice! Tanto que a tabela Antutu é apenas uma referencia entre outras tantas. Sem qualquer duvida que os melhores smartphones do mercado são o S8/S8+ e Note 8 e ligeiramente inferiores em qualidade, em design e sem as funções e acessórios inovadores dos S8/S8+/Note 8, há uns quantos que em desempenho são ligeiramente superiores., o P10, o Mi6, o 1+ 5, etc. (quase todos com o snapdragon 635). Salienta-se o facto de o CPU da Samsung ser mais eficiente em termos de gestão de energia.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Há já alguns anos que mesmo nos testes multicore o processador da Apple fica à frente durante alguns meses após o lançamento. O Antutu não é (não deveria ser) referência para nada, é um mau benchmark, as pontuações oscilam imenso no mesmo aparelho.

  11. Avatar de Tiqgo Pereira
    Tiqgo Pereira

    Essa da bateria parte-me todo. Supostamente quando compramos um equipamento queremos que seja melhor que o anterior e não igual. Mas isto sou eu, se calhar sou parvo e não percebo as coisas.
    Não sou user iphone mas reconheço o seu valor e vantagens, simplesmente prefiro Android. Mas este iPhone 8 é uma piada mesmo, é igual ao 7 mas ainda mais caro. Mas burro é quem compra a um preço absurdo. Por este andar, o topo vai custar 2000€ daqui a pouco tempo, quando à uns anos o topo era um 600€
    Acho que nada justifica estes aumentos e não falo só Apple

    1. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      Viste mal Tigqo. Segundo li aqui e ali e acolá o 8 é igual ao 7 só por fora! Porque por dentro é muito muito diferente e isso nota-se no desempenho.
      Tem plena aplicação a seguinte ditado: “l`habit ne fait pas le moine!” Porque este é mais exatamente o Papa…! Até chegar o X, obviamente…

    2. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      Para ti ter o mesmo aspecto é ser igual? Desculpa, mas isso é como um burro a olhar para um palácio. Atenção no te estou a ofender.

    3. Avatar de Tiqgo Pereira
      Tiqgo Pereira

      Não disse que era igual por dentro, mas desde o iPhone 6 que o design está igual. É já lá vão uns anos, sinceramente acho que deviam ter inovado alguma coisa. Mas pronto, cada um com a sua sisma, se acham que se justifica uma subida de preço entre o lançamento do 7 para este 8 vocês é que sabem. É que de inovação não tem nada a não ser a actualização do SoC como é de esperar

  12. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    esse iphone 9 e uma verdeira maquina

  13. Avatar de Helder
    Helder

    Estes fanboys do Android são a pior coisa.

    Em termos de bateria, o iPhone 7 já apresentava melhores resultados que a maioria dos Android, mas de longe, as baterias nos Android são aldrabadas, veja-se o note 7, e tem mais autonomia que muitos calhamaços Android que ai andam… em testes, na prática, é bem pior, são os Androids que precisam de se andar a preocupar com desisntalar aplicações e desligar WiFi’s e Bluetooths.

    Em termos de RAM, mais do mesmo, 2GB é muito mais que suficiente para fazer o que o Android não faz. Mas “esquecem”-se de números bem mais importantes, como a memória cache, que no iPhone 8 é de 8MB, e no SD835 que é do que são feitos todos os Android “topo de gama”, apenas 3MB…

    1. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      Estes iFans são do mais mentiroso que existe… a autonomia do iPhone é fraca, já há muito e toda a gente sabe, dizer o contrário não muda nada.

  14. Avatar de Luciano
    Luciano

    A conclusão que tiro deste tipo de comentários é sempre a mesma, todos querem ter um iPhone mas não tem dinheiro.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Rectifica, todos menos 1(pelo menos), que não posso falar por mais ninguém.
      Graças a mim, que trabalho, não me falta dinheiro, e não quero um Iphone.

    2. Avatar de Balmer
      Balmer

      A conclusão que tiro deste tipo de comentários é sempre a mesma, fanboys Apple pensam que todos acreditam que ter iPhone é prestigio, e pensam que quem não tem é porque não tem dinheiro.

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      Todos, com exceção de quem tem S8 e note 8 !

  15. Avatar de Fernandes
    Fernandes

    Estou completamente de acordo no que toca a hardware. Ou seja, só serve para argumentar!!!

    Android é bom no papel (especificações), mas na realidade é bem mais lento.

    Sempre fui utilizador da HTC (Android), é só passei para o Nexus 6p por infelizmente a HTC desistiu das colunas frontais. Atualmente utilizo o iPhone 5S, e estou muito satisfeito.

    Também sofria do mesmo, ou seja, de falta de conhecimento e com muita má informação sobre o que a Apple representante.