iPhone 7 Plus – Apple já testa a nova câmara dupla

38 Comentários

Tal como já demos a conhecer, há vários rumores sobre a câmara drasticamente diferente, de nova geração, que equipará o iPhone 7 Plus. Rumores estes que são cada vez mais sustentados por relatórios de várias empresas que estarão envolvidas no processo de fabrico desta novidade.

Por outras palavras, se olharmos para a evolução do iPhone 6 Plus e para o iPhone 6S Plus, quase que temos a certeza que o iPhone 7 Plus irá receber esta fantástica inovação.

iPhone 7 Plus poderá ter câmara de lente dupla


Claro que estaremos a chamar inovação mas dentro do mundo Apple, os fãs do Android sairão a terreiro para defender, e muito bem, a existência de pelo menos um dispositivo com o sistema operativo da Google que tem já esta tecnologia, pelo menos tem as duas lentes. Resta saber o que a Apple colocará de firmware para tirar proveito das duas lentes, eventualmente, colocadas lado a lado.

Ontem, a DigiTimes publicou um novo relatório onde afirmava que a empresa de Taiwan, Largan Technology, com uma outra chinesa e outra japonesa, enviaram à Apple amostras de lentes para testes.

iPhone 7 Plus - Apple já testa a nova dupla câmara

 

iPhone 7 Plus com dupla câmara inovadora?

Muitos fornecedores de smartphones sediados na China, como a Lenovo, ZTE e Qiku já adoptaram câmaras com lente dupla nos seus smartphones. Inclusive a Huawei adoptou um chip de processamento de imagem da Altek para uma câmara com lente dupla. O mercado está de facto a mexer-se nessa direcção.

Qiku também já tem dupla câmara

A Largan actualmente é quem fornece, segundo algumas informações reveladas por operadores no meio da cadeia de fornecimento, cerca de 60% das câmara da Apple, assim, para minimizar o risco na implementação de uma nova tecnologia, a empresa de Cupertino procura outros fornecedores.

A Apple anteriormente, numa entrevista ao programa 60 Minutes da CBS, havia revelado o seu empenho no que toca ao software da câmara do iPhone como uma aposta clara para cativar os utilizadores. Sem dúvida que o iPhone 7 Plus trará algo que seja um passo em frente neste capítulo.

DigiTimes


Será este o grande trunfo da Apple para o seu novo iPhone?

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de night
    night

    800 euros o preço inicial do próximo iphone

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Estás à espera de + desvalorização do Euro?

    2. Avatar de Renato
      Renato

      Quem não pode, não pode.

  2. Avatar de marco chapita
    marco chapita

    “quase que temos a certeza que o iPhone 7 Plus irá receber esta fantástica inovação.” pode se chamar inovacao a algo que ja existe em outros smartphones?

    1. Avatar de Vítor M.

      Marco, não sejas preguiçoso, lê o texto todo para perceberes o que é dito. Nem queiras ser mais papista que o papa meu caro. 😉

  3. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Treta, isto não passa de rumores. A Apple muda o seu design a cada 2 iPhones lançados. Já ouço falarem das duas câmaras há séculos, na hora da verdade tudo muda 😉 Continua assim, Apple. Mantém-te a dar cartas só na apresentação! És a maior: ninguém te bate!

    1. Avatar de dunno
      dunno

      Bem este comentário foi a coisa mais infeliz que li hoje. torcer por uma marca é mesmo bater no fundo

  4. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    A ideia é Boa se houver alguma vantagem decente nesse facto. É que ao ligar-se a App de Fotos vao-se ligar 2 modulos de camara (2x mais energia necessária). Se for um Modulo com lente de grande angular e o outro com uma de grande ampliacao, entao poderá ter Interesse. A ver vamos.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Duvido que seja a câmera em si o que gasta + quando usas a aplicação da câmera, o processamento de imagem e o próprio ecrã do aparelho devem gastar +

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        o processamento é feito por hardware directo do mesmo modo que os Thumbnails das fotos que sacas, é um circuito específico super poupado e muitíssimo rápido, nao tem impacto. Quanto ao ecra…lol… seja com uma ou duas câmaras vai estar sempre ligado nao? Ou seja, é uma constante na equacao, daí nao tem relevancia para a comparacao.

        Mas -se- meterem duas camaras, ao menos que incluam uma bateria decente. É que isto de ocuparem o espaco útil com ecras “3D touch” e “dual camara” e emagrecerem a bateria… lol muito sentido sim senhor. Ok tem sentido em benchmark, na realidade o único sentido é andar com o carregador atrás.

        Seja como for estou para ver o S7 vs. iPhone 7, acho que vai ser interessante, já que se a Samsung acertar com um modelo magrela, muita bateria, muita qualidade de fotos e um Android 6.0 super rápido e leve vs. iPhone 7 magrela, pouca bateria, iOS chato de sempre… a ver vamos se a dedicacao dos iFans aguenta tanto.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Mas que lógica a tua. O consumo do ecrã ser uma constante não o retira da comparação pois faz parte do consumo no uso da aplicação da câmera, e como tal afecta a % de aumento de consumo que queres calcular, e que dizes ser para o dobro.
          O processamento ser feito em circuitos especializados não o torna insignificante para esta análise, apenas o torna + eficiente do que a alternativa. O processamento é permanente na aplicação, mesmo sem tirar fotografias o iPhone está sempre a guardar em cache imagens por alguns segundos, a processar o ajuste na focagem, na luminosidade, etc.

  5. Avatar de Boss
    Boss

    Se fosse o tal sensor esférico é que eu gostava de ver…

  6. Avatar de Marcos
    Marcos

    Alguém me explica razão de duas lentes? Obrigado.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      O dobro do preço… dah!

      1. Avatar de O grilo
        O grilo

        Sabes, uma Nintendo3DS tem duas camaras ne.
        Para conseguires gravar em 3D e para reproduzires em 3D e melhor qualodade, eu penso q deve ser assim ou muito perto disso 😉

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Não parece de todo que a Apple esteja interessada em gravar em 3D. Pode usar para recolher informação estereoscópica (entre outras), mas será para melhorar qualidade da imagem e pós-processamento, não para depois apresentar fotos ou filmes 3D

        2. Avatar de Epah... Cenas!!
          Epah… Cenas!!

          para gravar em 3D as câmaras têm que estar bem mais afastadas… mais concretamente, têm que estar a uma distancia pelo menos igual ou superior á distancia média dos olhos humanos!! Por isso para 3D duvido que seja a não ser que arranjem uma marosca qualquer.
          Provavelmente o conceito é o mesmo que o dual pixel do S7 da samsung… mas com um pretexto para aumentar o preço..

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Imagino que possa ser algo relacionado com a imagem 3d e com a realidade aumentada

    3. Avatar de Cruz
      Cruz

      para poder ser iPhone 7 e justificar o preço.

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Provavelmente fotos 3D e realidade virtual. A Apple começou a investir recentemente nesta área, parece-me óbvio.

      1. Avatar de Renato
        Renato

        A Apple já investe nessas tecnologia à muito tempo, isto para quem está atento ás notícias da Apple, e não lê só sites android.

    5. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Marcos, os rumores apontam para aquilo que eu referi: um módulo panorâmico e um “normal”

    6. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Querem inovar com aquilo que ja nao sera uma novidade?
      Ou sera algo mais para tentar justificar os precos ridiculos praticados?

  7. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Honestamente não percebo o que vai na cabeça dos engenheiros da Apple… no iPhone6 estavam de tal forma preocupados com a espessura do aparelho que não deram importância absolutamente nenhuma ao facto deste não ficar devidamente pousado nas superfícies (um utilizador decidiu resolver o problema pelas próprias mãos https://www.youtube.com/watch?v=WKd6gT3Kz10 ), eu com um bumper até nem me faz diferença nenhuma.
    Agora anunciam que vão remover a ligação dos headphones (talvez para obrigar a malta a investir nuns beats wireless 😛 ) para tornar o próximo iPhone ainda mais fino … e fico eu a perguntar-me “e a câmara pah???”.
    Apesar da nova patente apresentada (http://9to5mac.com/2016/01/26/iphone-camera-bump-solution/) continuo extremamente céptico em relação a este assunto, diminuir a espessura da câmara ao mesmo tempo que se aumenta a qualidade da imagem… parece bom demais para ser verdade … e geralmente é. 😉
    Vamos esperar pa ver…
    Abraço

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    A utilização de duas câmeras, deve-se à aquisição da empresa LinX pela Apple.
    Se pesquisarem por “LinX Camera” irão entender como é que duas “câmeras” irão melhor substancialmente a qualidade de imagem.

  9. Avatar de Pato
    Pato

    A HTC já n fez isso cm o M8?

    1. Avatar de JBM
      JBM

      No M8 a 2ª câmera apenas recolhe informação de profundidade.
      No caso do iPhone os rumores falam em muito + do que isso.

  10. Avatar de qwe
    qwe

    xaxa do costume.

    Se fosse rapidez de carregamento, duração de bateria de 2 semanas e fim da capacidade de 16gb isso sim seria interessante.

  11. Avatar de Sérgio Gouveia
    Sérgio Gouveia

    Honestamente não percebo o que vai na cabeça dos engenheiros da Apple… no iPhone6 estavam de tal forma preocupados com a espessura do aparelho que não deram importância absolutamente nenhuma ao facto deste não ficar devidamente pousado nas superfícies (um utilizador decidiu resolver o problema pelas próprias mãos https://www.youtube.com/watch?v=WKd6gT3Kz10 ), eu com um bumper até nem me faz diferença nenhuma.
    Agora anunciam que vão remover a ligação dos headphones (talvez para obrigar a malta a investir nuns beats wireless 😛 ) para tornar o próximo iPhone ainda mais fino … e fico eu a perguntar-me “e a câmara pah???”.
    Apesar da nova patente apresentada (http://9to5mac.com/2016/01/26/iphone-camera-bump-solution/) continuo extremamente céptico em relação a este assunto, diminuir a espessura da câmara ao mesmo tempo que se aumenta a qualidade da imagem… parece bom demais para ser verdade … e geralmente é. 😉
    Vamos esperar pa ver…
    Abraço

  12. Avatar de Tiago Lopes
    Tiago Lopes

    HTC One M8 … já tenho 2 lentes há um aninho pelo menos xD

  13. Avatar de DoContra
    DoContra

    Está aqui um excelente artigo sobre o sistema de lentes LinX: http://www.scribd.com/doc/261875793/LinX-Imaging-Presentation#scribd

    1. Avatar de chicosoft
      chicosoft

      Tks, estava exactamente a procurar o porque de fazerem cameras duplas. Eles podiam ter colocado isso no artigo…

      1. Avatar de Vítor M.

        Mas qual é a intenção da Apple em ter câmara dupla? Bom, só eles para já sabem. No Android é conhecido o que esses equipamentos fazem, na Apple sabemos que andam a apostar forte no desenvolvimento do software mas, como sempre aconteceu, há uma discrepância face ao que o mercado Android apresente de ano para ano no software para fotografia e vídeo.

  14. Avatar de Santos
    Santos

    Duas cameras servem para aqueles que utilizam o Iphone como maquina fotográfica e “music player” para ter videos e fotos dos seus gatinhos e cadelinhas com melhor qualidade. Para utilizarem como telefone usam outras marcas porque a bateria do Apple dura menos de meio dia. Tenho o meu a venda por 300 euros para quem quiser. Esta na gaveta ha 3 meses pois nao posso utilizar para o trabalho porque a bateria nao dura mais que 7-8 horas. Tenho que utilizar o meu Passport como ferramenta de trabalho pois esse sim esta dois dias sem precisar de carga.

  15. Avatar de s1ryan
    s1ryan

    Huawe Honor 6Plus também dual camera ha um tempo.
    serve para focagem (dá para brincar um pouco os pontos de focagem) e mais luz nas fotos.

  16. Avatar de Paulo
    Paulo

    @Santos , a minha irmã estava interessada em experimentar um iphone, como podemos falar em privado?

  17. Avatar de pedrostrik
    pedrostrik

    Se for tão boa como a dohtc m8, livra