iPhone 6S faz vídeo com mais qualidade que DSLR profissional

174 Comentários

Um dos trunfos do novo iPhone 6S e iPhone 6S Plus é a qualidade de captação de imagem. Fotógrafos profissionais já haviam ovacionado o resultado das imagens que são fotografadas e filmadas.

Como mostram os testes, o iPhone 6S faz vídeo com mais qualidade que as DSLR profissionais.

pplware_iphone6s_vs_dslr00


Quem o diz é Lee Morris um conceituado fotografo fundador do popular Fstoppers, um site que reune online uma prestigiada comunidade de fotógrafos, produtores de vídeo e profissionais criativos ligados à arte de capturar imagens.

Equipado com um iPhone 6S e alguns acessórios baratos para fazer captura de imagens, Lee comparou a capacidade de gravação de vídeo do iPhone 6S com a mesma capacidade numa Nikon D750 DSLR.

Os resultados, conforme ele aponta no vídeo, são chocantes. O iPhone 6S consegue imagens com muito mais qualidade, mesmo com zoom a 200%, que certas câmaras profissionais, como pode ser visto no vídeo em baixo:


Primeiro, tal como é notado por Morris, o cenário de trabalho, para ambos os equipamentos, é o ideal: exterior num dia muito iluminado. Este é o tipo de ambiente menos penalizador para a câmara.

Segundo, ele usou uma lente Tamron em vez de uma lente Nikkor. Há quem sugira que a qualidade de imagem possa ser melhor recorrendo, por exemplo, a uma Nikkor 24-70/2.8.


Terceiro, a Nikon naturalmente tem outras capacidades, mais por onde trabalhar a imagem, a profundidade de campo, entre muitos outros aspectos.

Mas tudo isto só mostra que um smartphone, com as condições adequadas, tem uma qualidade de captura de imagem impressionante, pois não tem todo um número de acessórios que uma DSLR tem.


A Apple, no último evento, já mostrou alguns exemplo do que pode fazer este novo iPhone. Também temos assistido a um investimento maior, por parte da empresa de Cupertino, neste ponto. Por isso é um choque estes resultados, pela diferença de preço entre um iPhone 6S e uma Nikon que custa mais de 3 mil dólares.

Como se percebe nas palavras do fotógrafo, o iPhone não será para substituir uma DSLR, mas a qualidade é tal que impressiona face à oferta para o segmento profissional.

Fstoppers

Comentários

174

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tripax
    Tripax

    É bom saber que o meu S6 edge bate os 2 equipamentos muito bom 🙂 .

    1. Avatar de LM
      LM

      Certeza que o S6 Edge bate os dois? Sabe-se que a serie S6 têm as melhores cameras para tirar fotos. Mas isso não é o mesmo que filmar…

      1. Avatar de golias17
        golias17

        A comparar com 6S é de certeza visto que ele não tem IOS, o plus sim é melhor a estabilizar a imagem, por isso o rapaz não disse disparate nenhum. Já para não falar que a qualidade de som dos iphones em video é muito má.

        1. Avatar de Vítor M.

          Pena o iPhone não gravar em stereo. Concordo contigo.

        2. Avatar de JBM
          JBM

          IOS não é a única coisa que define qualidade de imagem em video, nem sequer a única forma de fazer estabilização de imagem.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      O teu S6 Edge bate o que?? Juízo paa.. brincalhão que tu és! ahahahah

    3. Avatar de JBM
      JBM

      lol! A filmar não é isso que tem sido dito, o iPhone tem melhor qualidade de video e não tem um limite de tempo para gravar a 4k, que é o que acontece com o S6 para não sobreaquecer.

    4. Avatar de Joao 88
      Joao 88

      Ai é? Então mostra lá!

    5. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      Bem, na verdade em primeiro lugar em qualidade de foto e vídeo acutalmente é:

      http://www.dxomark.com/Mobiles/Sony-Xperia-Z5-Mobile-review-Best-mobile-photo-video-scores-to-date

      1. Avatar de Tripax
        Tripax

        Olha que não daiquiri, depois de ver esse resultado fui ver a realidade e saiu bem diferente.
        https://www.youtube.com/watch?v=3-Yxha0-I10

        1. Avatar de daiquiri
          daiquiri

          Tas a comparar um laboratório que se dedica a testar lentes e essas coisas todas com um cromo do youtube? :-\

          1. Avatar de Tripax
            Tripax

            Sim concordo daiquiri eles fazem os testes ao pormenor, mas não podes ignorar o que viste no vídeo, porque aquilo não é fake de certeza, e digo-te mais estava bem mais a espera da supremacia do Z5 e de que maneira, mas pelo o que vi não o acho o melhor em foto, quem me garante que aquilo ate não foi pago pela Sony para o colocarem em 1 lugar? Não estou a dizer que foi pagaram mesmo, mas visto que eles querem acabar com os smartphones pelo o que se consta? com essa pontuação até ficas com uma ideia positiva claramente vindo de onde vem, mas visto o que se vê não podes dizer o mesmo, é a minha opinião e gosto pelo o que vejo, e não podes ignorar o teste que fizeram no youtube, porque quem o fez já faz isto a muito tempo também, e esta visto o resultado, e pela negativa estranhamente, não gostei nada mesmo, acima do Z5 até o LG G4 esta em fotos.

          2. Avatar de daiquiri
            daiquiri

            estás a pensar demais. o iphone este meses e meses em 1º lugar. também foram pagos pela apple?

            se vires as comparacoes deles são muito mais realistas do que tirares duas fotos lado a lado e veres qual gostas mais. é por isso que o laboratório serve.

          3. Avatar de Tripax
            Tripax

            @daiquiri, quando é que o iphone esteve em primeiro lugar?a quanto tempo foi isso? Provavelmente nessa altura não tenhas dúvidas que deveria estar em primeiro lugar porque nao tinha mesmo nenhum a altura dele, agora lá por eles dizerem que o Z5 está no topo e depois de ver o que vi tenho de confiar no que eles dizem esta bem está, se ainda lá estivesse o LG G4 não me admirava nada agora o Z5 é que não, não falta são críticas por ai sobre isso, mas tudo bem se achas que é assim quem sou eu para contrariar.

          4. Avatar de Tripax
            Tripax

            * @ daiquiri, só para acrescentar mais uma coisa, a Sony tens dos melhores sensores que existe, eu diria mais que o problema que esta acontecer ao Sony Z5 esta mais na parte do software, talvez no futuro um update traga muitas melhorias a sua camera isso não tenho duvidas, mas neste momento o que vejo é contraditório há qualidade que costuma mostrar nos modelos Z anteriores, veremos no futuro, para mim o problema apresentado nas cores e etc é software.

          5. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Tripax
            Mas existem vários problemas com o teste. A imagem do teste em baixa luminosidade, a foto tirada com Z5 não se encontra com o boneco focado. Tal como a foto da aranha, em que o S6 têm a aranha focada e o Z5 é o fundo que se encontra focado. Logo o teste não tem valor absolutamente nenhum visto que a pessoa que o fez nem sequer se apercebeu disso (ou então apercebeu-se mas queria que o S6 ficasse com um resultado melhor).

          6. Avatar de Tripax
            Tripax

            @ Vlad , por aquilo mais ou menos que eu entendi do que ele disse, ele não estava mesmo a conseguir focar apenas na aranha como o S6, la esta uns dos tais problemas que refiro, isto tem tudo a ver com software só pode, quando sair um novo update para software ai posso não ter mais duvidas do Z5.

          7. Avatar de Vlad
            Vlad

            E qual é a justificação para a imagem de baixa luminosidade estar mal focada? Parece-me a mim já muita imagem mal focada.

      2. Avatar de JBM
        JBM

        o iPhone 6s* ainda não foi testado nesse blog.

        1. Avatar de daiquiri
          daiquiri

          infelizmente não. tirava algumas teimas. mas devem fazer em breve

    6. Avatar de Tripax
      Tripax

      Estava a ver que ninguém se coçava com o meu comentário looooool, dei apenas a minha opinião quanto a fotos apenas isso, como e lógico se quiserem com a DSLR ir ao pormenor na foto coitado do meu smartphone e do iphone, apenas foi testado o básico no momento, já agora o Iphone já tem formato de fotos em Raw, aqui o meu já tem a muito tempo, quanto ao mostrar eu falo por mim, quem tiver tempo que vá para o youtube pesquisar.

      O Peter Lik faz coisas fantásticas também com o S6, http://global.samsungtomorrow.com/peter-lik-meets-the-galaxy-s6-edge/

      1. Avatar de Vítor M.

        É dito que o teste era elaborado com as “condições” ideais, porque o iPhone não tem os recursos de um DSLR. Mas sim, há muitos outros atributos que fazem a diferença, contudo o preço também não é o mesmo.

        1. Avatar de Tripax
          Tripax

          Claro tenho de concordar, mas que diferença de preços mesmo, para o uso normal em foto os smartphone estão excelentes.

    7. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      o título é enganador, o gajo diz que faz com a mesma qualidade que uma DSLR e nisso concordo, vídeos com qualidade muito semelhantes, diferença é o contraste.

      SE COM ACESSÓRIOS e COM CONDIÇÕES ADEQUADAS o iphone 6s iguala a um DSLR, então os outros phones também, nomeadamente LG G4, Xperia Z5 e S6, que são estes 3 que tiram melhor qualidade de fotos que o 6s, sem recorrerem a nenhum acessórios.

      1. Avatar de Vítor M.

        Usei o título dele, dessa forma são as palavras de um profissional. E em relação aos acessórios, ele explica, basta estarem atentos.

      2. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        Este título podia ser igualmente feito para um Galaxy S6 Edge ou para o Xperia Z5, mas aí o Vitor sentia que estava a vender a alma ao diabo, e não era a mesma coisa, claro… :-p Eram 3 ou 4 comentários.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          a comparação não é feita com esses aparelhos, por isso nem sabes se isso seria verdade

          1. Avatar de daiquiri
            daiquiri

            sim, mas n devem faltar cromos a fazer comparações caseiras do género com outros equipamentos. 😉

          2. Avatar de Vítor M.

            Falta é quem fale com conhecimento de causa, o fotógrafo do artigo mostrou… quem depois manda bitaites… ó sabemos que são os pobres de espírito.

            Factos… falemos de factos.

          3. Avatar de JBM
            JBM

            a haver cromos a fazer comparações caseiras ao menos falariam com conhecimento de causa, em vez de vir afirmar uma coisa que não sabem e sem prova que sustente.

          4. Avatar de daiquiri
            daiquiri

            Se é para falar de factos pq não a noticia do z5 o melhor smartphone (pelo menos até hoje) a bater o record de qualidade de fotografia e video FEITO EM LABORATORIO e não apenas side by side de um youtuber?

            Vejam o lado possitivo: se o 6s depois passar à frente podem lancar a noticia de novo, com a novidade. em vez de andar a repescar youtubes xD

          5. Avatar de JBM
            JBM

            esse facto que falas não tem qualquer comparação com o iPhone 6s, como tal não te dá nenhum dado que sirva para extrapolação que fizeste no teu primeiro comentário.

        2. Avatar de Vítor M.

          Porque? Mas quem fez o teste não fui eu :O essa loucura que vocês têm nos olhos deturpa a realidade 😀 é que o teste não fui eu que o fez, está no texto.

          Como noutros artigos, quando é um Galaxy mostramos um Galaxy, quando é um Sony mostramos um Sony e quando é um iPhone mostramos um iPhone.

          Olha este teste http://bit.ly/1LOBJ4F

      3. Avatar de JBM
        JBM

        Não houve qualquer acessório especial, apenas colocou as duas câmeras no mesmo tripé para poder comparar a mesma imagem.
        Quanto a esses aparelhos tirarem melhor qualidade de fotos não só isso nada tem a ver com o assunto em discussão como muitos testes têm mostrado que não é bem assim, tudo depende daquilo que é fotografado e condições. O iPhone 6s é melhor numas situações, pior noutras.

        1. Avatar de Prim
          Prim

          O tripé faz toda a diferença quando não existe OIS.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            O iPhone 6s Plus tem OIS e o 6s tem outra forma de estabilização de imagem video. Por isso não é por aí que determinas se é melhor ou pior que outros smartphones

          2. Avatar de Prim
            Prim

            “outra forma de estabilização de imagem video”, que é um faz de conta, pelo que o tripé é um “acessório especial” que “faz toda a diferença”.

          3. Avatar de JBM
            JBM

            “um faz de conta” que tem mostrado imagens mais estáveis do que o Galaxy S6.
            http://www.phonearena.com/news/iPhone-6s-vs-Galaxy-S6-Video-stabilization-comparison_id74525

          4. Avatar de Prim
            Prim

            Um faz de conta que a Apple não meteu no Plus porque sabe que não é mais que um faz de conta.

          5. Avatar de JBM
            JBM

            “um faz de conta” que funciona melhor que o OIS doutro aparelho, mostra bem que não é um faz de conta.

        2. Avatar de Prim
          Prim

          Por outro lado, é em condições adversas que a qualidade do equipamento faz a diferença, e não nas condições ideais… para subir passeios não é preciso um jipe, no meio do monte é que se vê a diferença.

  2. Avatar de artic
    artic

    e comprar isso com mk 3 ? iphone vs mk3 quero ver resultados XD

    1. Avatar de Vítor M.

      Temos de sugerir isso ao Morris.

  3. Avatar de LG
    LG

    É de mim ou compararam uma camera 1080 vs 4k?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, ele comparou o vídeo de um iPhone de 700 dólares com o vídeo de uma DSLR de 3000 dólares.

      Mas, se reparares, comparou também vídeo 4K do iPhone com o vídeo 4K de uma Sony.

      1. Avatar de LG
        LG

        A Sony a7r (ii) não é uma DSLR 😛
        É uma mirrorless

        1. Avatar de LM
          LM

          Ele diz claramente que a Sony é superior. Basta ver o vídeo, a sony tem muito mais detalhe e melhores cores.

          1. Avatar de LG
            LG

            Estava me referir ao comentário anterior “DSLR Sony”

          2. Avatar de LM
            LM

            Outro LM ??? Este não sou eu. Não sabia que era permitido nicknames iguais aqui…

        2. Avatar de Vítor M.

          Certo, mas mesmo sendo uma Mirrorless Voltas a não perceber o foco da questão 😀 nem conseguiste entender que as diferenças entre um equipamento de 700 dólares versus um equipamento de 4 ou 4 mil dólares não são assim tão grandes, face ao preço. Foi isso que ele mostrou, mostrou claramente que a qualidade do iPhone 6S (já para não falar no 6S Plus) é grande e está a fazer sombra as tradicionais ferramentas profissionais.

          Quem diz o iPhone diz outros smartphones de topo de gama.

          Percebeste?

          1. Avatar de R!cardo
            R!cardo

            Eu não percebo, só percebia se fosse com uma maquina de filmar e não com uma maquina fotográfica

          2. Avatar de Vítor M.

            Ricardo, cada vez mais tens as tradicionais máquinas de fotografar a fazer vídeo de enorme qualidade e mais, são essas as usadas em grandes filmes.

            Vê estes exemplos: http://bit.ly/1jiFNUw

          3. Avatar de Rui Manuel
            Rui Manuel

            A Nikon 750D não é assim tão cara…não custa mais ou menos €1300? E é considerada pró?

          4. Avatar de Vítor M.

            Sabes que na fotografia só há um elemento de importância dita profissional, chama-se fotógrafo. Retém isso 😉

          5. Avatar de Rui Manuel
            Rui Manuel

            1º O artigo induz os mais leigos em erro ao indicar a Nikon 750D como equipamento profissional que, na realidade, não é, além de que exageram no seu preço de mercado.
            2º Comparar a qualidade de imagem obtida usando uma objectiva Tamron ou Nikon profissional muitíssimo mais cara (24-70 – 2.8) falseia à partida os resultados.
            3º Não respondeu à pergunta colocada porque não tem resposta razoável para dar, reportando-se à qualidade subjectiva do um fotógrafo quando o que está em análise é a qualidade do equipamento fotográfico.
            4º Não pense que todos os que possam ler este artigo são meninos.

          6. Avatar de LG
            LG

            Vítor eu percebi. Creio que ambos sabemos q definição de uma fotografia de qualidade. Existem inúmeros fatores; sensibilidade da luz, apertura da lente, “dynamic range”, etc etc…

            Mas o artigo em questão diz “iPhone 6S faz vídeo com mais qualidade que DSLR profissional” pois o iPhone grava a 4k e uma DSLR em teste gravou 1080p… Entendes o que quero dizer? Sim a diferença não é grande de 700€ para 3000€ mas somente num único aspecto: pegar num video com maior dimensão e fazer downscaling…

          7. Avatar de Vítor M.

            Sim entendo, mas o artigo refere isso mesmo e foca-se no mais importante: a qualidade dos equipamentos de trazer no bolso estão já a suplantar equipamentos 4 ou 5 vezes mais caros ditos profissionais. Esse ponto é o foco, claro que quem diz o iPhone 6 ou o iPhone 6S diz outros que o mercado tem lançado, mas essa realidade, no fundo, preocupa mais quem investe num equipamento que fica aquém de outros muito mais baratos.

        3. Avatar de Douglas Ferreira
          Douglas Ferreira

          Pra gravação não importa se é mirrorless ou DSLR.

          Durante a gravação o obturador da DSLR fica constantemente aberto para que a imagem atinja constantemente o sensor. Da mesma forma, espelho é movido para cima. Toda a visualização do que está sendo gravado é feita no LCD.

          Nesta situação, o funcionamento de uma mirrorless é idêntico à uma DSLR.

          O que daria para comparar seria o tamanho do sensor, já que boa parte da DSLR têm sensor fullframe, enquanto as mirrorless têm sensor aps-c. Bem como, pode haver diferenças no sistema de foco.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      Não! Na comparação com a Nikon o que ele faz é comparar video a 1080p, fazendo downscale de 4k do iPhone para 1080p! O downscale de 4k duma boa câmera e com um bom codec pode a dar uma imagem um pouco mais bem “definida” do que filmar directamente a 1080p, contudo ele também faz a observação que no iPhone tem melhor qualidade nas cores da imagem.

      1. Avatar de LG
        LG

        Por isso mesmo, esta comparação nem é justa… O MKBHD também grava sempre a 8K e faz downscale para 4K… Nunca quer dizer que uma camera tem melhor qualidade que outra pq de uma fez se downscale…

        1. Avatar de JBM
          JBM

          tens que ir ler o que ele diz! A observação que ele faz é que consegue melhor qualidade de video no iPhone do que numa DSLR de vários milhares de dólares, deixando uma crítica à Nikon, que estaria na altura de melhorar a qualidade de captação video. E não é só pela definição de imagem que diz que a qualidade de video é melhor, é também pelas cores!

        2. Avatar de Joao 88
          Joao 88

          Isto tudo para quê? Para por no YouTube? Lol…

        3. Avatar de Vítor M.

          Ele não disse que era justa…. porra que tu não vais lá mesmo!!!! Ele refere é o preço dos equipamentos e o investimento das marcas em tecnologia. 😀 percebes?

  4. Avatar de Invision
    Invision

    O youtube não faz compressão, o que tornaria este teste completamente irrelevante? Quer me parecer que os gajos que fizeram este teste já o fizeram de forma a deixar a sony ficar mal para ganhar visualizações no youtube com o “escândalo”. Pk convenhamos, o pequeno sensor do smartphone faz melhor que o sensor enorme duma máquina profissional?lol algo aqui não bate certo…Até porque tanto quanto sei o sensor do iphone é da sony correcto? Também gostaria de ter visto a mesma comparação com o xperia z5 que tem uma das melhores câmaras no mercado dos smartphones

  5. Avatar de Fábio Leça
    Fábio Leça

    Só não percebo o porque de só agora virem dizer isto tendo em conta que a camera do S6 é superior a do iphone em video estabilização e qualidade. Pois já me esquecia é apple tem de ser sempre melhor que qualquer coisa.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas quem está a falar do samsung? O fotógrafo em causa está a comparar o acabado de chegar ao mercado iPhone 6S com uma Nikon (entre outros testes).

  6. Avatar de Cenas
    Cenas

    Engraçado que no vídeo original, o autor nunca diz que a imagem é melhor no Iphone.
    E embora tenha um excelente câmera, gostava de ver estas filmagens depois das 19h. 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Vê o artigo que ele escreveu e incluiu esse vídeo.

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Mandem mail à National Geographic, que eles têm andado estes anos todos enganados com as Nikon.

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    LOL, se eu não tenho uma vizinha destas, para que quero um iPhone 6S ou uma câmara de 6000€?

    1. Avatar de Joao 88
      Joao 88

      Eu também queria antes ter uma vizinha dessas que o 6S ou a Nikon…

  9. Avatar de censo
    censo

    Comparar video de um telefone com uma máquina fotográfica, que foi concebida para …fotografia! Os ifãs são capazes de tudo.

    1. Avatar de irlm
      irlm

      +1 ainda por cima com 30min de filme limitado.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        o iPhone não tem 30min de filme limitado. O iPhone que foi usado daria para mais de 5 horas a filmar a 4k continuamente

        1. Avatar de LM
          LM

          A gravação da DSLR é que está limitada a 30min

          1. Avatar de JBM
            JBM

            A DSLR também não está limitada a 30 min

          2. Avatar de LM
            LM

            Nikon D750
            Movie Maximum recording time:
            20 minutes at highest quality
            29 minutes 59 seconds at normal quality

        2. Avatar de Invision
          Invision

          Só se for o de 128gb mesmo

          1. Avatar de JBM
            JBM

            sim, e daí? já viste o que acontece em quase todos os outros smartphones que dizem que filmam a 4k mas que depois têm imposto um limite de tempo para filmar, que não é por falta de espaço de armazenamento?

          2. Avatar de Invision
            Invision

            Sim, até porque o que se vê mais por aí é malta com iphone de 128gb

          3. Avatar de JBM
            JBM

            o número de pessoas altera a capacidade do aparelho?

          4. Avatar de Invision
            Invision

            Não, eu disse que alterava espertalhão?

          5. Avatar de JBM
            JBM

            espertalhão é vir com a conversa do número de pessoas com 128GB quando se fala na capacidade do aparelho para algo.

          6. Avatar de Invision
            Invision

            Apenas referi que era só o de 128gb que permitia esse tempo de gravação e que a maioria das pessoas não compram o de 128gb, logo não terão esse tempo de gravação. Tu é que vieste logo atacar com a conversa dos outros smartphones lol

          7. Avatar de JBM
            JBM

            Invision,
            continuas com a conversa do número de pessoas, fugindo a análise da capacidade dos aparelhos. Quer seja 128, 64, 32 ou 16, o tempo de gravação continua em 4k no iPhone é uma mais valia quando comparado com quase todos os outros smartphones que dizem gravar a 4k mas limitam a 5 ou 10 minutos de gravação.

          8. Avatar de Invision
            Invision

            Não, o teu precioso iphone não é o único que consegue fazer gravações 4k sem limites;). A samsung é que tem por hábito limitar, mas existem outras marcas sabias?;)

          9. Avatar de Invision
            Invision

            Já para não falar de que esses limites são impostos para o telefone não aquecer muito. Achas que o iphone grava 5 horas de 4k e não aquece é?

          10. Avatar de JBM
            JBM

            já houve várias pessoas a mostrar o comportamento do iPhone a gravar a 4k continuamente durante 30minutos ou mesmo 1 ou 2 horas sem qualquer problema

          11. Avatar de JBM
            JBM

            Invision,
            não conheço nenhum topo de gama Android que não coloque ou um aviso de tempo limite ou um aviso de que poderá parar a filmagem para evitar sobreaquecer.

          12. Avatar de Invision
            Invision

            Tanto quanto sei o Z5 dá. Dar o aviso é diferente de cortar a gravação. Pelo menos não tem limite imposto

          13. Avatar de JBM
            JBM

            O z5 dá o aviso e já foi notado o problema de aquecimento a filmar a 4k.
            https://recombu.com/mobile/article/sony-xperia-z5-vs-xperia-z5-compact-vs-xperia-z3-plus-camera-test

          14. Avatar de Invision
            Invision

            Ok, sendo assim dou te razão. Mas acho que é apenas uma medida de segurança dos fabricantes. Há mods(galaxy s5) para retirar esse limite e funcionam 40 min ou mais a gravar a 4k. Penso que seja mesmo uma questão de segurança, não de incapacidade, porque senão esses mods não resultavam.

          15. Avatar de JBM
            JBM

            é uma medida por não terem um chipset capaz de realizar a tarefa sem dificilmente sobreaquecer.

          16. Avatar de Tripax
            Tripax

            @JBM , no meu não aparece mensagem nenhuma avisar que está quem ao filmar 4k, emborabte de a razão que só filma 5 min , mas acabando esses 5 minutos posso retomar com mais 5 min, mais 5 e mais 5 e mais 5 sem avisos.

          17. Avatar de JBM
            JBM

            Tripax,
            estamos a falar de filmagem contínua. Estar a parar a filmagem a cada 5 minutos não é algo de desejável, nem no momento que pode ser perdido, nem na visualização futura. E se te pára ao fim de 5 minutos certamente que te deve dar um aviso, seria o mínimo que se pedia ao fabricante.

          18. Avatar de Invision
            Invision

            lol @JBM, se não tem chip capaz disso, pk é que o galaxy s5 com o mod grava por exemplo?

          19. Avatar de JBM
            JBM

            disse de forma clara, o chipset não ser capaz de fazer a tarefa sem que ocorram problemas de sobreaquecimento. É esse o motivo dos limites que são impostos. Um mod poder remover os limites não impede os problemas que o sobreaquecimento pode causar, quer por paragem aleatória da filmagem, quer nos efeitos a longo prazo por maus controlos de temperatura dos componentes.

          20. Avatar de Tripax
            Tripax

            @JBM, sim isso de filmagem em 4k continua não faço aqui no meu correcto, mas ja fiz 13 minutos em 4k com apenas aquelas paragens porque fico limitado a 5 min de cada vez, então logo ao fim de 1 seg volto a gravação de mais 5 min e em diante, e nunca me apareceu mensagem de subreaquecimento no aparelho só não gravei mais porque nao quis mesmo, acho que me fiz entender, embora para ser realista 5 min de cada vez na gravação chega e sobra, na maioria das vezes nao passo de 3min.

          21. Avatar de JBM
            JBM

            tripax,
            não disse que a “tua” mensagem seria de sobreaquecimento, disse aparecer um aviso de limite de tempo, enquanto que noutros aparelhos será um aviso de parar a gravação por causa de sobreaquecimento.
            acho que ficou evidente o problema que se coloca na quebra de gravação. teres certas situações em que não te faz diferença não esconde as outras situações em que se torna um problema.

          22. Avatar de Tripax
            Tripax

            JBM, ok agora entendi e concordo com essa situação das paragens do vídeo, para muitos pode ser um embaraço, embora para o meu uso não o seja.

    2. Avatar de Vítor M.

      É algo demais para a tua compreensão, só pode. Mas ele é um profissional, tens de fazer chegar a tua opinião sabia!!! 😀 😀

      Percebeste pelo menos ao que ele se refere?

  10. Avatar de Ragnar
    Ragnar

    Para quê os fotógrafos profissionais gastarem milhares de euros só em objectivas, flash, tripés, para não falar nas maquinas de topo, quando pela módica quantia de 750 euros podem comprar um iPhone e fazer reportagens fotográficas superiores sem terem de carregar quilos de material às costas. Já agora aqui fica a dica, RTP, SIC e TVI, Hollywood, substituam as câmaras de filmar por iPhones e vão poupar dinheiro.lol

  11. Avatar de Sapo
    Sapo

    O pior não é compararem o iphone e dizer q ganham. Ora se o edge foi provado que tem uma cam melhor logo ele sim deveria estar destacado

    1. Avatar de JBM
      JBM

      o edge não tem melhor câmera a filmar, e a Samsung até impõe um limite de tempo para filmar a 4k

      1. Avatar de Galo
        Galo

        JBM e o que tem a ver qualidade de video com limite de tempo??

        1. Avatar de JBM
          JBM

          a minha frase parece ser perfeitamente inteligível… o edge não tem melhor câmera a filmar e impõe um limite de tempo – dois factores negativos! não me parece ser necessário explicar o problema de limitar o tempo.

          1. Avatar de Galo
            Galo

            A questão é que fazes uma afirmação “edge não tem melhor câmera a filmar”. E como quem não quer a coisa, não o justificas e referes a questão do limite de tempo…
            Nada que já estejamos habituados 🙂

          2. Avatar de JBM
            JBM

            a frase é bem inteligível. Se queres desconversar paciência

        2. Avatar de Galo
          Galo

          Pronto…ok…a partir de agora cada um pode vir dizer o que bem entender, que este é o melhor, aquele o pior, etc…Desde que a frase seja “inteligível”, JBM não contesta…

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Se querias justificação para a primeira parte da frase não vinhas com conversas parvas. Quem quer respostas certas não faz perguntas erradas!
            A justificação encontras em comparações que já foram feitas e poderás encontrar na internet para a filmagem a 4k. A isso se soma a qualidade de filmar a outras resoluções e fps.

          2. Avatar de Galo
            Galo

            Apesar de minha frase ser “inteligível” JBM respondeu….e usou como argumento “poderás encontrar na internet”…muito bom…nada a dizer…LOL

          3. Avatar de JBM
            JBM

            já ouviste falar na Google? Se não tens capacidade para uma conversa minimamente saudável, sem vir com desconvercetes, aconselho-te a usar a google para pesquisar a informação. Pode ser que passes por um artigo da phonearena.

          4. Avatar de Galo
            Galo

            “Desconvercetes”?! Quem é que afirmou perentoriamente que “o edge não tem melhor câmera” (curiosamente num post que nada tem a ver com o edge) e passados tantos posts ainda não foi capaz de justificar a afirmação?…pois é..vai lá ao Google que encontras muita informação também que contradiz o que afirmaste 😉

          5. Avatar de JBM
            JBM

            continua o desconvercete de quem nem sequer é capaz de ler a sequência dos comentários

    2. Avatar de Joao 88
      Joao 88

      Então façam o teste…

      Mas é melhor não, para não envergonha a Samsung…

    3. Avatar de Vítor M.

      O Morris não usou um Edge… tens de lhe mandar um.

  12. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Sei bem que os telefones de topo fazem fotografias e vídeos de muito boa qualidade. Com um pormenor, convém terem boas condições de iluminação, como é o caso dos exemplos apresentados. Custa-me a crer que à noite, ou no chamado “lusco fusco”, um sensor de um telefone tenha melhor performance que de uma DSLR 🙂

    1. Avatar de JBM
      JBM

      e não tem! ele próprio faz essa observação

    2. Avatar de Vítor M.

      Por isso ele falou na importância da luz na fotografia. 😉

    3. Avatar de Galo
      Galo

      Exato! Nas condições ideias para o iphone ele conseguiu video com qualidade semelhante ou ligeiramente superior aquela DSLR testada. Fica a faltar tudo o resto…

  13. Avatar de LM
    LM

    Uma DSLR profissional para fotografia…
    Que profissionais usam Nikon para vídeo?

    1. Avatar de Joao 88
      Joao 88

      Muitos!

      Por exemplo, na série Dexter, usam Nikons…

    2. Avatar de marco chapita
      marco chapita

      o ppl do pplware certamente lolol.que ainda tem coragem de publicar esta noticia que cai no ridiculo comprar um sensor de processamento de imagem com o de uma Camara DSLR.enfim…

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Todo o design de uma DSLR está errado, desde o sensor até às lentes. Chegamos à conclusão que o iphone faz isso tudo

      2. Avatar de Vítor M.

        Marco, este artigo claramente não é para ti, duvido que o entendas.

    3. Avatar de Vítor M.

      Uma Nikon nso sei (o editor que fez o comparativo diz que sim) mas um dos mais prestigiados profissionais da imagem português, usa uma Canon e não, não usa a XC10 😉 portanto, muitos profissionais usam estes equipamentos sim.

      1. Avatar de LM
        LM

        Sim, as DSLR e DSLM são muito usadas em video, mas as Nikon não são famosas pelas performances em video.

        1. Avatar de Vítor M.

          Lá está, é outra das batalhas, os aficionados pela Nikon dizem isso da Canon e os da Canon dizem da Nikon. Pessoalmente gosto e possuo uma Canon mas não deixo de gostar igualmente da Nikon.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            para vídeo as sony, panasonic, blackmagic e já não vou falar das Red (as 2 ultimas sim profissionais em video)estão muito a frente da Nikon agora as lentes da Nikon…

  14. Avatar de Fotoman
    Fotoman

    Conforme se diz no vídeo, a questão não é o iPhone 6S filmar bem, mas sim um equipamento profissional não conseguir fazer melhor.
    A mensagem vai directa para os fabricantes de equipamentos profissionais: toca a fazer melhor, especialmente ao nível do 4k!

  15. Avatar de Rui
    Rui

    Esta comparação é muito tendenciosa. Sou fotografo amador e com uma Canon Eos 5D MarkIII e também tenho o iphone 6 (tem quase um ano). Se eu comparar os dois na fotografia (faço no dia a dia), a Canon dá uma monumental tareia ao iphone.
    Outro aspecto, como sou amador e o senhor dos vídeos é um profissional, acredito que ele até com uma cãmara descartável fotografe melhor que eu….. Mas dizer que o iphone é superior a uma dslr….. Só se o iphone 6s for muitas vezes melhor que o meu iphone 6!
    Outro aspecto, ele prório refere isso, a luminosidade é que importa. Que objectiva utilizou? Também gostava de ver vídeos com pouca luz e fotos também! Já para não referir que deve ter tirado muitos fotos….. Já para não falar no uso intenso do photoshop nas fotos da modelo.
    Esta comparação não me convenceu minimamente.

    1. Avatar de Vítor M.

      O bem que tem é que ele expõe o seu trabalho ao mundo e sujeito ao escrutínio dos profissionais da área. Mas…

      Agora, entre o iPhone 6 e o 6S há diferenças sim.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Sem dúvida que os telefones e principalmente smartphones, evoluíram imenso. Recordo perfeitamente as primeiras fotos que tirei com telemóvel, ou por exemplo as fotos que tirei quando o meu filho nasceu (em 2012) e que fiquei desiludido por não ter ido com a DSLR para lá fotografar….. não saíu nenhuma perfeitamente nítida num momento tão importante!!!!!!
        Nesta comparação, ele utilizou as condições ideais para utilizar o smartphone, como ele próprio confirma. Isto para além de ninguém andar de lanterna atrás para iluminar o que quer fotografar, ou os filtros e reflectores que utilizou.
        Mas obviamente é a minha opinião de amador. Mas sim, os telefones tiram fotos muito boas, mas não estão ao nível da DSLR.

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    Este gajo é um “profissional” da fotografia? Ter bom material e usar photoshop não faz dele um bom fotografo…

    1. Avatar de Vítor M.

      Se tu o dizes, quem melhor que tu para saber.

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Neste caso não sei que sem conhecer o trabalho de alguém não posso criticar, mas não parece ser o caso.
        O que Pedro afirma faz algum sentido muito pessoal compra uma maquina fotográfica topo de gama e já se acha um fotografo profissional. É como o pessoal que lê um artigo num blogue e já pensa que são o expoente máximo do conhecimento e passam a vida a criticar que os outros não sabem 😉

        1. Avatar de Vítor M.

          O Morris esqueceu-se de ti? Pensei que ias dizer algo inteligente, afinal não, só ruído!

          No caso presente, há um cenário bem explicado, muito pormenorizado é público.

          Quem quis perceber… percebeu 😉

  17. Avatar de lima
    lima

    Ou seja….
    O iPhone tem uma boa camera, mas não se pode nem se deve comparar.
    O meu lumia também tem uma camera de 41 megapixels. Com jeitinho ainda consegue fazer o mesmo 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      Ou até melhor, a questão aqui é mesmo comparar, fazer os testes que ele fez e colocar à disposição para quem conseguir refutar. Na verdade a qualidade dos smartphones, no que toca à imagem, tem merecido uma especial atenção da indústria e por isso vemos resultados que começam a ameçar outros segmentos.

      Ainda há dias um fotografo desportivo comentava “cada vez mais as fotos valem por tudo, pela qualidade, rapidez de edição, envio e armazenamento, quem melhor que os smartphones para dar um pouco de todas essas variáveis?”. De facto é a realidade.

      Há cada vez mais fotógrafos profissionais e praticar a profissão com equipamentos “híbridos” que outrora se diziam incapazes de fazer bem uma coisa e outra. Sinais dos tempos.

  18. Avatar de Balearic Soul
    Balearic Soul

    Isto é tudo muito bonito, mas… Depois comparo vídeos dos iPhones com o meu Lumia 830 e eles nem água bebem. Então em questões de som…

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas faz um comparativo, por acaso os Lumia não são vistos actualmente como sendo exímios equipamentos para vídeo e desde há uns anos que perderam aquele hype fantástico no que toca a fotografia.

  19. Avatar de Daniel
    Daniel

    Assim se enganam os tolos…

  20. Avatar de Rafael
    Rafael

    Porque que razão ele só filma com a camara estatica? Penso que este teste não tem fundamento nenhum na minha opinião, erá preciso haver movimento para averiguar realmente a qualidade das camaras..Assim só favorece a pior camara

  21. Avatar de Prim
    Prim

    Amanhã por volta das 8h ponho uma bicicleta e um Ferrari numa corrida daqui à baixa, no final chego à conclusão que a bicicleta é mais rápida que o Ferrari.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas isso é lógico, metes a bike no transito e metes um ferrari, em hora de ponto no Porto, depois vês qual é o veículo mais eficiente 😉

      1. Avatar de Prim
        Prim

        Nem mais, é tudo uma questão de condições, pelo que para se poder dizer que uma coisa é melhor que outra, o deve ser em todas as condições, ou na maioria delas, sobretudo nas mais comuns, que raramente são as ideais, como aconteceu neste comparativo totalmente parcial. Uma coisa é certa, os smartphones atingiram uma qualidade impressionavel e substituem por completo as compactas; DSLRs, por todas as razões e mais alguma é uma história completamente diferente.

  22. Avatar de Vlad
    Vlad

    Resumindo, o iPhone 6S e todos os restantes smartphones que filmam a 4K conseguem obter uma melhor resolução que uma DSLR que apenas filma em 1080p. Isto é notícia?

    1. Avatar de JBM
      JBM

      não é essa a comparação que é feita! Os videos de ambos os aparelhos são comparados a 1080p.
      E ter 4k não leva obrigatoriamente a melhor imagem

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        “E ter 4k não leva obrigatoriamente a melhor imagem” Estás a brincar, não estás?

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Não, não estou! 4k apenas te assegura o aumento no número de pixeis, não te assegura a melhor lente para filmar, bom processamento de imagem, boas cores, bom contraste, bom codec de gravação com bitrate adequado; tudo coisas que afectam a qualidade da imagem do video. Podes ter melhor qualidade de imagem numa câmera que filme a 1080p do que noutra a 4k.

          1. Avatar de Vlad
            Vlad

            Vamos lá ver se explico isto de forma a perceberes. Ao ter maior resolução a máquina consegue apanhar mais detalhe. Detalhe este que contribui para um resultado final melhor quando se faz o downscale. Mas lá está, o iPhone, ou outro telemóvel 4K conseguem ter este tipo de vantagem enquanto se encontram em condições ideais, com o sol a brilhar no céu. Mal essas condições desaparecem, devido à sua óptica inferior, sensor minúsculo, entre outros, os telemóveis passam a ser medíocres quando comparados com uma máquina profissional. Aliás neste próprio artigo mostra uma câmara da Sony que filma a 4K e que repõe claramente a liderança de novo nas máquinas dedicadas de fotografia.

            Se alguma vez pegaste numa DSLR saberias imediatamente que as cores produzidas pelas fotos desta são bem mais neutras e menos saturadas que uma máquina de um telemóvel ou máquina de consumo.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            acho que tu é que não percebes que a qualidade de imagem não é só definida pela resolução. Podes ter mais pixeis, mas podes perder em muitas outras coisas que contribuem para a qualidade de imagem. Aliás em casos extremos até podes ter mais detalhe com uma câmera a 1080p do que noutra a 4k – depende muito do processamento de imagem e do bitrate.
            Se até em fotos podes ter melhores fotos com menos resolução, quanto mais em video em que há muito mais variáveis! E nem sequer me estou a referir a condições ideais.

          3. Avatar de JBM
            JBM

            Contudo, é possível que o downscale tenha um pequeno contributo positivo a melhorar a imagem final a 1080p duma câmera, mas não assegura melhor imagem que outra que filmou a 1080 só porque foi possível filmar a 4k. É preciso também que logo à partida as duas câmeras não se afastem muito em termos de qualidade de video, e isso como é óbvio depende das câmeras em comparação.

    2. Avatar de Vítor M.

      Não percebeste a notícia, mas é natural.

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Percebi a notícia. Percebi que é preciso impulsionar a venda dos smartphones, daí estas comparações ridículas. Mas um dia tu chegas lá.

  23. Avatar de Rui
    Rui

    vamos lá ver uma coisa, 1ºa sony não é uma dlsr é uma mirrorless e já agora porque não fez o comparativo nocturno??,2º quem diz que as imagens do iphone são melhores do que as da Nikon não percebe nada de fotografia, (os sensores pequenos tendem a ter mais contraste o que não é necessariamente bom) que se conseguem resultados abismais com o iphone sim conseguem é espantoso o avanço ,resultados profissionais com smartphones não é recente o nokia 808 deixaria a boca aberta a muita gente.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Já para não falar no grão com ISO altos 🙂
      Luminosidade em ambientes mais escuros, etc

    2. Avatar de NunoR
      NunoR

      Tem razão. Depois de anos a usar telemoveis para fotografar as minhas caminhadas, comprei um nikon d3200 que é das mais baratinhas e as fotos ficam com uma qualidade muito superior a qualquer telemovel que usei,

    3. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Explica-me como funciona a gravação de Video de uma DSLR.
      Explica-me como funciona a gravação de Video de uma DSLM.

      Estranho, funcionam igual.. Bizarro.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        onde está o sensor numa DSLR??
        onde está o sensor numa DSLM??
        pode não diferir muito em video, mas não é igual.Bizarro.

  24. Avatar de LM
    LM

    Há aqui outro LM além de mim?? Não sabia que era permitido nicknames iguais aqui…

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      se não registaste, sim… 🙂

  25. Avatar de mega
    mega

    Toda a gente manda bitaites mas ninguém aqui entende de fotografia. Então este pessoal que vai pesquisar 1º n o Google antes de escrever 1 post é que é ridiculo. O mais impressionante é que quando sai um artigo da Apple incomoda sempre tanta gente 🙂

    1. Avatar de Prim
      Prim

      E os mais incomodados são os iFans… Porquê esta necessidade extrema de defender tanto a marca?

  26. Avatar de FM
    FM

    Pois, pois. E os carros da VW tb fazer 3,6L/100km. Vamos passar uma tarde a fotografar com uma DSLR, ate de gama inferior e com iphone ou outro. No final do dia comparamos. Um telefone será sempre um telefone, uma máquina Fotográfica será sempre uma máquina fotográfica e uma máquina de filmar será sempre uma maquina de filmar. Uma bola de futebol e uma bola de futebol, uma de ténis é de ténis, mas são ambas bolas…

  27. Avatar de Tiago Jesus
    Tiago Jesus

    como comparar o crop de uma imagem 4k com uma 1080? só eu percebi isso?
    se a D750 filmasse em 4k poderia ser comparado, mas isso ai é viagem. iphone filma melhor de forma rápida e sem compromisso, criar coesão entre as imagens eh outra historia, filmar um take que tem que ser feito de determinada distancia focal com determinada luz é outra coisa