iPhone 5S e iPhone 5C poderão ser lançados a 6 de Setembro

50 Comentários

O mercado está já a movimentar-se em torno dos lançamentos da Apple que estarão por semanas. Todos querem tentar adivinhar o que estará para chegar. Há fortes rumores que no início de Setembro será lançado o iPhone 5S e há quem avance com a forte possibilidade da Apple lançar um iPhone Light ou iPhone 5C, com uma estrutura mais barata, em plástico.

Tudo não passam de rumores, nada oficial, mas há já alguns vídeos, também eles bastardos, que dão conta das possíveis novidades da casa de Cupertino.


iPhone Light ou iPhone 5C

Apareceu recentemente um vídeo onde mostra a estrutura do iPhone 5C e apareceram imagens de embalagens deste equipamento. Materiais menos nobres, onde o alumínio é substituído pelo plástico e onde alguns pormenores de qualidade são relegados para planos mais baratos.

Este vídeo mostra uma estrutura que mais parece uma fusão entre o iPhone 3GS com o iPod Touch onde são adicionados alguns elementos que poderão apimentar a amostra e dar mais crédito ao rumor. Mas quem sabe se não será verdade? Só daqui a algumas semanas saberemos se de facto este novo iPhone 5C de 4″ será uma realidade ou não. Não é nem nunca foi política da Apple, entrar neste tipo de jogada de mercado, mas também sabemos que o mundo da tecnologia está a mudar.

Estão a aparecer indícios que podem sustentar que o iPhone 5C

Também tem sido avançado que o iPhone Light, ou iPhone 5C poderá parecer em várias cores, e que isso seria mais uma novidade no que toca à política da Apple no segmento iPhone, mas não nos produtos iPod Touch, por exemplo.

iPhone 5S

Aqui é que muita gente fala mas pouco se sabe e os rumores circulam um pouco ao que já temos vindo a descrever. Não há muito mais a acrescentar. A data de 6 de Setembro é um pouco uma incoerência, até porque é uma data coincidente com a IFA 2013, em Berlim, na Alemanha, e estarão os focos do mundo da tecnologia concentrados e fraccionados, o que não convém para a Apple.

iOS 7 está atrasado para qualquer lançamento em inícios de Setembro

O iOS 7 também está ainda longe de ser disponibilizado. Ainda na beta 3, este necessita ainda de vários estágios até estar pronto a ser lançado como uma peça pronta a integrar qualquer destes dois produtos, mesmo que corra mais 30 dias de evolução, este período não é suficiente. A data de 6 de Setembro é  uma data possível, mas tendo em conta os pontos que expusemos…é pouco provável.

Na vossa opinião, qual seria o timing adequado para lançar os prováveis  iPhone 5S e iPhone Light?

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Simões

    Parece-me pouco provável a Apple lançar um iPhone 5C – C de cheap? 🙂 – uma vez que eles vivem da premissa de que todos os seus produtos são de qualidade premium e tal poderia manchar a marca perante muitos dos seus seguidores e até investidores, uma vez que passaria a ser considerada uma marca para as “massas”.

    Ainda assim, é um facto que não é preciso que um smartphone seja construído em alumínio para que seja extremamente durável e a concorrência de mercado tem sido muito forte, onde temos empresas como, por exemplo, a Samsung que apostam forte em produtos de plástico e têm conseguido vender bastantes dispositivos high end a valores quase idênticos ao de um iPhone de última geração.
    Temos também o Nexus 4 que tem fantásticas especificações (onde algumas ultrapassam a de um iPhone 5 ou S3) custando metade do preço e com total suporte vindo da Google.

    Veremos o que acontecerá e se surgirá um iPhone middle range, mas o facto é que não é preciso pagar quase 700€ para ter dispositivos de alta qualidade e, sinceramente, acho que o tempo das vacas gordas para a Apple está a acabar.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      C de color. Pois seriam em varias cores

      1. Avatar de Vítor M.

        Poderá ser… mas eu ainda estou muito céptico quanto a este iPhone Light…..

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          Eu tb. Vê o meu comentário abaixo.
          Estou apenas a seguir a lógica dos rumores

          Há uma coisa que custa muito entender, que é os 700€

          Mas quem compra um iPhone não tem um plano de dados? Uma mensalidade não é muito mais interessante e o iPhone sai a muito menor preço?

          1. Avatar de João Simões

            Respondendo à questão de ficar em muito mais consideração um iPhone com plano.
            Consideremos o seguinte, tendo a TMN como exemplo:

            iPhone 5 + plano Unlimited M (1GB Net)

            Prestação: 29,90€ (durante 24 meses, vinculado)
            iPhone 5: 479,90€

            Total: 1197,50€

            iPhone 5 + Moche + 1GB net

            Prestação: 17,99€ (durante 24 meses, não vinculado, efeitos de comparação)
            iPhone: 689,90€

            Total: 1121,36€

            Tal como é possível notar, é preciso considerar bastante se a compra de um iPhone (ou qualquer dispositivo) com plano fica de facto mais barato. Para muitos, o plano Moche base, sem internet ou com internet paga por pacotes, poderá ficar bastante mais barato para o utilizador uma vez que muitos têm wifi no trabalho e para usar o GPS ou ir às redes sociais aqui e ali, os gastos de internet são mínimos.
            O facto é que adquirir um dispositivo com plano, para além de ficares vinculado durante 24 meses, tem sempre um valor fixo mensal bastante elevado e que poderá subir ainda mais se fizeres despesas não “gratuitas” para além de nem sempre ser possível utilizar ao máximo o plano.
            É sempre uma resposta dependente do utilizador onde, por exemplo, no meu caso e considerando que ando sempre com o tablet que tem internet 3G “ilimitada” facilmente faria um hotspot, tenho wifi disponivel nos locais onde regularmente me desloco e muito raramente faço chamadas, restringindo-me por SMS e chamadas na rede, facilmente o Moche base (7,99€/mês) chegaria para as minhas necessidades.
            Eu, pessoalmente, interpreto sempre a compra de telemóveis com planos como a compra do “compro e não me chateio mais” já que facilmente, no espaço de 24 meses, surgirão novos tarifários que poderão ser muito superiores àquele a que estou vinculado. Estar atento a isto dá trabalho e por vezes, para poupar uns “trocos” a malta não se quer chatear muito.

            Nota: comparei estes planos por serem os dois com as limitações mais parecidas, mas certamente que haverá por ai alguém que até conseguirá arranjar uns planos melhores que até poderiam realçar a compra do dispositivo mais plano. Se alguém souber ai de umas dicas, pois que chute, que eu ando sempre ai a tentar poupar uns tostões 🙂

          2. Avatar de Kingdra
            Kingdra

            Bom dia caro João Simões.

            Lembra-te que o que esta aqui a ser falado e uma subsidiação e não um credito para o equipamento, o que o cliente fica a pagar sera o serviço que ira usufruir.

            Para se fazer uma subsidiação de um equipamento o cliente tem que ter um criterio fundamental que são 100 € em carregamentos na operadora em questão, nos ultimos 4 meses, se dividires isso pelos 4 meses dara 25 € mes e se calhar o cliente que tem esse tipo de gastos sairia melhor com um plano pos pago.

            Quanto as contas que estas a fazer de somar lembra-te a operadora apenas te faz um preço mais baixo no equipamento devido a tua fidlização.

            Todo os restante que se paga durante 24 meses são as comunicações que ja por si incluem internet.

            Estou aqui a fazer este comentario porque comecei recentemente a trabalhar em telecomunicações e é um erro muito cometido pelos clientes.

          3. Avatar de MigM
            MigM

            Ter um smartphone e não ter um bom plano de dados é não saber como tirar partido da mobilidade de um smartphone.
            Ter smartphone só para usar em casa é não saber utilizar um smartphone.
            Um plano pós-pago é sempre mais vantajoso por diversas razões, p.ex., no Moche de 17 euros estás a tirar ao Moche minutos de utilização. Eu tenho pós-pago, tenho 600 MB/mês e 100 minutos para qualquer rede (só aqui é vantagem não andar a ver se o destinatário é da minha rede).
            Planos tipo moche, Yorn, etc., é fixe, mas é um plano para “putos”. Um gajo cresce, gasta 500 euros num telemóvel tem de saber tirar partido dele e não usá-lo só em casa ou para mandar SMS para os amigos da rede!
            Enquanto a mentalidade dos portugueses não mudar no que toca a IT móvel, jamais as operadoras nos vão apresentar planos tipo AT&T.

          4. Avatar de João Simões

            @Kingdra

            Obrigado pelo reparo.
            Não mencionei isso não por falta de conhecimento mas sim por esquecimento.
            É uma das restrições que me tem impedido de oferecer um dispositivo destes aqui em casa uma vez que eu já tenho plano e ela não faz despesas mensais suficientes e, como é óbvio, não estou para chegar à loja e ainda de ter de dar mais x para o adquirir.

            @MigM

            Eu entendo o teu ponto de vista, e de facto, é o mesmo que o meu. De que adianta ter um dispositivo de topo se depois não lhe damos o devido uso? É o mesmo que gastar 1500€ num desktop para depois só mandar emails ou ir às redes sociais.

            O facto é que não falta para ai são, nas tuas palavras, “putos” que andam a mostrar o seu iPhone 5 ou S4, ou então malta bem mais sénior que só o utiliza para umas chamadas e um SMS aqui ou ali. Eles também têm o direito a fazerem o que quiserem com o dispositivos, mas achas que existe a necessidade de disporem de 100 minutos para todas as redes e gigas de tráfego?
            Tal como eu disse no meu comentário acima, é uma questão de utilizador e como tal, ser mais barato ter um dispositivo adquirido com plano de dados é subjectivo.

          5. Avatar de Miguel

            o ‘plano de dados’ do meu android é este
            http://play.google.com/store/apps/details?id=com.oakley.fon

            desde €40/vida
            (o meu é gratuito
            da zon dos meus pais 😉

          6. Avatar de Miguel

            tb há app fon p ios

        2. Avatar de Adriano
          Adriano

          Eu estou mais “céptico” mas… cada um pode estar “S” ou “C”.. 😉

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            O que o João se esqueceu de dizer é que o Moche tem de ser carregado e o plano de dados já inclui chamadas/sms…

      2. Avatar de MarioM
        MarioM

        C de cheap,ou de chaço

      3. Avatar de joao
        joao

        C de compact

    2. Avatar de João R
      João R

      Hoje em dia o iphone é um telefone de massas. Toda a gente tem um.

      1. Avatar de samuel
        samuel

        Eu não…

        1. Avatar de Alfie
          Alfie

          Nem eu… mas que gostava, gostava

  2. Avatar de Tê

    Apenas uma correcção (sem querer ser arrogante): “A data de 6 de Setembro é uma data possível, mas tendo em conta os pontos que esposemos…é pouco provável.” Quereria dizer “expusemos”, presumo.

    Quanto à notícia… “Prognósticos só no fim do jogo”… Estou curiosa, naturalmente… Até com o novo OS X! 🙂

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Presume muito bem. Obrigado pelo reparo. Está corrigido.

  3. Avatar de Francisco
    Francisco

    A Apple sofre do mal de ter pouca escolha, este é o tipo de solução que pode fazer com que o leque se alargue. IPad mini, é mais ou menos o que pode acontecer no mercado dos smartphones da Apple, um pouco mais barato mas nunca se pode considerar barato. Iphones baratos, não acredito. Uma percentagem do preço pequena, é o que o utilizador Apple paga pelo material, a maior fatia é para o eco-sistema fechado, o qual muita gente odeia sem nunca ter utilizado.
    Apesar de eu também nunca ter experimentado, sou o tipo de utilizador que gosto de experimenta tudo, se este iphone fosse a 200€ por exemplo, estou certo que compraria.
    De qualquer forma fico mais ansioso por novas versões do S.O. Android do que qualquer outra plataforma.
    A experiência que tenho da Apple é o macos num macBookPro retina e sinceramente tem coisas positivas e coisas negativas.

    Muito positiva por exemplo: trackpad, o qual nunca vi nada com tamanha qualidade.
    Muito negativa por exemplo: falta de uma tecla para menu de contexto, utilizava isso diariamente no windows.

    O que me faz acreditar que no resto dos produtos acontece o mesmo obviamente.

    1. Avatar de António

      “Muito negativa por exemplo: falta de uma tecla para menu de contexto, utilizava isso diariamente no windows.”

      Click de rato + tecla CTRL

      Saúde

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      há tantas maneiras para ter o menu de contexto num Macbook
      trackpad + tecla de controlo
      clicar com dois dedos no trackpad (definir nas preferências)
      ou definir o lado direito do trackpad para obter o menu ao clicar com um dedo

  4. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    nunca percebi a ideia do iPhone light. Quanto é que a substituição do alumínio por plástico iria reduzir ao preço final? 10, 20,50€. Num telemóvel tão caro quem é k se véu preocupar com essas “migalhas” para depois ficar com a versão “rasca”? No outro dia argumentei Jô macrumors que a versão barata já é o 4S. Argumentaram e bem que o 4S não é de 4′ e não tem o conector lightning. É verdade que é importante voltar a desfragmentar, mas isso ainda vai levar algum tempo, e para o ano o iPhone 5 já seria a versão barata.
    A data tb me parece muito em cima. O ios7 é um salto grande e a Apple não quer manchar a imagem. Até porque o os iphones estão a vender bem.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Já repararm que com os rumores do iPhone light quase não não há rumores do iPhone 5s

      Não poderá ter sido jogada da Apple?
      Com pouco dinheiro consegue desviar os centros da atenções, mas no entanto continua a falar-se do iPhone.

      1. Avatar de Vítor M.

        Verdade e mesmo assim, tenho dúvidas nesse iPhone 5C… muitas dúvidas!

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Eu tb tenho muitas dúvidas.

          É o mesmo que estar-se a especular que a Porsche ou a Ferrari vão lançar 1 modelo mais barato para competir com a Mercedes ou a Audi. As vendas estão a crescer, tem resmas de dinheiro em stock e simplesmente não é o mercado da Apple lançar produtos low cost.

          Saudações

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            Além de concordar que não é o segmento da Apple, TN não acredito que saísse muito mais barato, pois só mudaria a caraça.

            Mas há uma nuance que pode fazer a diferença que é a economia de escala. Não me estou a referir aos equipamentos, mas sim aos serviços. Sejam o iCloud, iTunes, iRadio, mapas, etc. Quanto maior a plataforma de clientes mais probledidade de termos serviços melhores.

            As pessoas esquecem-se que o ecossistema são os equipamentos em conjugação com as apps e os serviços. Nesse aspecto a Google leva vantagem, neadamebte no serviço de mail e mapas. Não nos mapas em si, mas na plataforma de serviços que assenta em cima ( e não me refiro a navegação porque essa é um serviço muito amador.)

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Sergio J
            A montagem do Iphone 5 é complexa e cara, as câmaras tb custam dinheiro e podem ser substituídas por algo mais barato, o SoC tb pode ser outro que fique mais barato! Há vários pontos por onde a Apple pode poupar… e ao usar plástico dá ao comprador uma maior diferença de valor aparente face ao topo de gama, o que permite separar melhor os segmentos alvo de cada modelo, coisa que neste momento não acontece ao usar modelos do ano anterior.
            O segmento alto de preços está saturado, e a Apple precisa dum modelo que possa concorrer melhor em mercados como a India e a China.

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        Rumores há muitos, não há é imagens, a não ser do circuito lógico e peças – que podem muito bem ser para este telemóvel! Certamente que rumores dum segundo modelo aumentam a incerteza sobre o que virá, mas acredita que este modelo vai ser uma realidade, há demasiados rumores. E tendo em conta a evolução do mercado a Apple necessita claramente de introduzir um modelo que pode vender na gama média de forma competitiva, sem retirar valor ao seu topo de gama. É essencial nos mercados sensíveis ao preço!
        Se realmente este modelo se chamar 5C, então não me parece nada lógico que o novo iPhone topo de gama se chame 5S, seria demasiado confuso e daria ideias erradas sobre o seu valor. Aliás serão necessárias mais diferenças no hardware.
        Há quem diga que venha com um ecrã maior, há quem diga que será idêntico ao 5, há quem diga que não tem grandes avanços no processador, etc, etc. Podemos dizer que este ano há muitas mais incógnitas. Só resta esperar

      3. Avatar de piu
        piu

        Penso que seja o mesmo esquema que a apple fez com os Macbook de plástico. Foram lançados Macbook de plástico, mais baratos para uma maior expansão da marca assim que criaram uma necessidade pouco depois deixaram de os venderem.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Os Macbook foram sempre de plástico, exceptuando um modelo em chassis metálico que na revisão seguinte passou a chamar-se de Macbook Pro – não havia Macbook Pro de 13 polegadas antes disso!
          Apareceram aos mesmo tempo que os Macbook Pro, quando houve a mudança para a Intel, substituindo a gama iBook.
          Foram depois substituídos pelos Macbook Air na mesma gama de preços

  5. Avatar de Saldanha
    Saldanha

    E o iPad, como estamos de rumores? Há previsões de datas? Queria comprar um, mas assim fica complicado :\

  6. Avatar de FATiago
    FATiago

    Nao entendo quando se diz que o alumínio é mais caro que o plástico… Há polímeros bem mais caros e recicláveis, mas quando o iphone for feito num polímero comestivel, aí sim… comprarei um…

  7. Avatar de RF
    RF

    Só queria dizer que já 2 iphones 5 da empresa foram para a vodafone com problemas, e com os mesmos problemas: botão On/off avariado, algumas chamadas toca 5seg. e vai para o voicemail! Os Sr’s da Apple deviam ter mais atenção à qualidade premium que tanto reclamam.. felizmente trocaram por novos, mas o problema deverá voltar a acontecer!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      “felizmente trocaram por novos, mas o problema deverá voltar a acontecer!”

      LOL, temos professor Bambo? 😉 Chuta aí os nrs do Euromilhões sff! Ou então é certo que quem usa tem o poder para estragar qq coisa 😀

  8. Avatar de Paulo Marques
    Paulo Marques

    O Iphone mais barato apenas será vendido na Ásia (fonte segura).

    1. Avatar de Cap
      Cap

      Os países em assistência financeira não estão abrangidos ? Tá mali…

  9. Avatar de Filipe Monteiro
    Filipe Monteiro

    Das poucas coisas que torna o iPhone ligeiramente à frente da concorrência é de facto o material de construção ser bom e duradouro. Se vão optar por variações Lights, C, ou qualquer coisa para ser mais barato, no meu ponto de vista não será benéfico. Claro que haverá sempre gente a querer comprar, óbvio. Mas não vejo que seja por ter um telemovel “low cost” que vai aumentar as vendas exponencialmente.

    1. Avatar de João R
      João R

      Material de construção é bom? Lol muito bom, é o telefone q mais dinheiro dá às lojas fix.

  10. Avatar de João Fonseca
    João Fonseca

    Se a Apple lança o Iphone 5C é porque falhou. Vai lançar telemoveis no segmento de mercado inferior. O declinio já começou!

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      A verdadeira lógica da batata, trazida por Kompensan!

      Todos os mercados em que a Apple está, faz sempre isto! Primeiro modelos mais caros e mais tarde modelos mais baratos. Aliás neste momento com o iPhone, a Apple já faz isso com os modelos mais antigos a vender a preços mais baratos. A diferença é que agora vai fazer um modelo pensado para a gama média de preços

  11. Avatar de The Man
    The Man

    Eu acho que existem pessoas que ainda não perceberam muito bem a possibilidade deste iPhone.

    Quando foi lançado o iPod e posteriormente foram lançados iPod’s de outros segmentos, não significa que eram produtos mais fracos ou mais baratos mas sim produtos para outro tipo de utilizadores com outro tipo de funcionalidades e diversos tipos de utilização.

    iPod Classic – Capacidade de armazenamento típico produto para os amantes de musica

    iPod Nano – Bonito, as cores, menos capacidade, para uma utilização mais moderada mais leve e pequeno.

    iPod Shuffle – Ultra leve, pequeno, perfeito para desporto.

    E a ideia será algo desde género, lançar um iPhone para outro segmento de mercado, não é nenhum produto barato, pode ser mais barato porque utiliza materiais menos nobres e o hardware pode ser um pouco inferior, mas não é uma estratégia de lançar produtos baratos e fracos para o mercado, longe disso.

  12. Avatar de MigM
    MigM

    A era Steve Jobs definitivamente acabou. A visão inovadora e distintiva foi-se e a banalidade chegou.

  13. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    Do outro dia li que a Apple estava a perder mercado na Europa e o Android a ganhar. Android está perto de 70%. Onde quero chegar , será que 5C é para combater isto?

  14. Avatar de Bruno
    Bruno

    Um iphone 5 com corpo de alumínio tem um custo de produção que ronda os 150$, é vendido por perto de 700€.
    Se for com um corpo em plástico esse custo de produção baixa para menos de 100$.
    Terá um preço final de quando? 600€?
    Isto é uma treta!!!

    1. Avatar de Invision
      Invision

      es doido, se lhes custar menos 50 dolares, para o consumidor vai se traduzir numa redução de 10 dolares no máximo. vai ser 700 a versao normal e 690 a low cost lol.agr falando a sério, duvido muito que lancem alguma versão low cost

    2. Avatar de justanotherone
      justanotherone

      Todos fazem isso… Até há uns que fazem isso com equipamentos envolvidos em plastico em vez de aluminio, e muita gente cai na coisa 🙂

    3. Avatar de Miguel

      $150?
      onde encontraste essa “informação”?
      são $207

      se reutilizarem o ‘miolo’do 5
      reduzem o custo de desenvolvimento

      logo..
      há muito por onde reduzir
      sim

      e podem pegar num ipod touch
      tirar metade da memoria
      e pôr um modulo telefone
      (+- mesmo preço??)
      e lançar um ipod touch cellular!?

  15. Avatar de KákÁ
    KákÁ

    E de baterias como estamos, dará para se substituir, ou será que temos sempre de comprar um novo se isso acontecer?