iPhone 3.0.1

36 Comentários

Em todos os sistemas operativos, sejam eles de PC ou de um simples telefone, sempre que é descoberta uma vulnerabilidade ela tem de ser corrigida.

E foi isso que a Apple fez na passada sexta feira, dia 31, com o lançamento da versão 3.0.1 do iPhone OS.

iphone301


Segundo a Apple esta nova versão vem colmatar uma falha que existia desde a versão 1.0.

A falha detectada permitia que um utilizador mal intencionado enviasse um SMS com código malicioso que permitia a quebra do serviço ou a possibilidade de correr código aleatório.

Para terem acesso a esta nova versão do iPhone OS basta lançarem o iTunes, ligarem o iPhone ao PC e verificarem se existe alguma actualização.

Naturalmente e por ser uma vulnerabilidade que é afectada pelo serviço de SMS, esta actualização apenas está disponível para o iPhone e não para o iPod Touch.

A página da Apple com a descrição do problema pode ser encontrada no link abaixo.

Homepage: Suporte Apple

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Satoshi
    Satoshi

    E antes que critiquem o iPhone com comentários infantis (comentários mais maturos e inteligentes são sempre bem-vindos e respeitados :)) mas esta falha não afecta só o iPhone mas sim outros telefones. Portanto, muito cuidado a todos com as SMSs que recebem. 😉

    1. Avatar de Satoshi
      Satoshi

      Ah!, a fonte da minha informação é esta.

      1. Avatar de Bónus

        Mesmo assim, vão aparecer sempre os trolls a dizer que compram um telemóvel de 50€ e que fazem mais coisas do que com o iPhone.
        O que é que se há-de fazer? Dá para nos rirmos um bocado. 😉

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Pois é, o Iphone não é um telefone no sentido lato da palavra. O iphone é um computador que dá para telefonar. Isto é outra perspectiva de ver o Iphone. E realmente é uma peça única de tecnologia e arte.

          1. Avatar de Bónus

            Exactamente!
            Foi nessa perspectiva que eu sempre vi o iPhone.

  2. Avatar de Henrique
    Henrique

    Ofereceram me um iPhone 3GS no passado dia 1 de Agosto e estou simplesmente maravilhado, rapidez e fluidez fantastica.

    Fica aqui um vídeo que demonstra diferença de velocidades entre o iPod Touch, iPhone 3G e iPhone 3GS:

    http://www.youtube.com/watch?v=mdMckewDdUo

    Aliás o vídeo foi realmente muito bem feito e mostra com clareza a diferença de tempo
    entre os 3 “brinquedos”, deixando muito, mas muito claro mesmo que o iphone 3GS é sem
    dúvidas muito rápido !

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu só não percebo porque tenho que pagar está actualizacao para o meu ipod touch que comprei em dezembro,sinceramente com este tipo de política não me parece que compre mais qualquer produto desta empresa. Penso que pelo preço pago era justo 2 anos de actualizações grátis.

    1. Avatar de kincas

      A actualização é gratuita.
      Agora se não comprou o fw 3.0 queria milagres?

    2. Avatar de A friend
      A friend

      @Paulo

      Espero que isto ajude 😉

      http://www.felixbruns.de/iPod/firmware/

  4. Avatar de aver
    aver

    O Dev Team diz que não traz problemas no acesso ao Cyntia, após o “jailbreak”.
    http://blog.iphone-dev.org/

  5. Avatar de MiguePB

    O iPhone sem jailbreak é mais rápido.

  6. Avatar de MiguePB

    E ainda tenho o problema que muitos donos de iPhone 3G têm. Não consigo enviar MMS. Falha sempre.

  7. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Segundo a Exame Informática esta actualização é apenas 300MB!!! 300M para corrigir uma vulnerabilidade nos SMS??? Bolas!!!!

    1. Avatar de Satoshi
      Satoshi

      Na realidade, são 230 MB. 😛

    2. Avatar de A friend
      A friend

      Não tem correcção estilo patch como nos sistemas operativos. A correcção passar pela actualização do firmware… esse tamanho não é da correcção da falha mas do firmware completo 😉

  8. Avatar de Mario Mendes
    Mario Mendes

    Li Esta noticia e como achei importante coloco aqui porque vale + prevenir que remediar.

    http://macmagazine.uol.com.br/2009/07/31/iphone-3g-pega-fogo-em-carro-na-holanda/

    1. Avatar de RoB
      RoB

      É o que se chama de combustão espontânea.

  9. Avatar de kincas

    Seria bom referir que esta falha não é inerente ao SO mas é transversal a vários SO.
    É “engraçado” que a Apple fez a correcção 1 dia pós a sua divulgação publica.
    O autores dos outros SO ainda nada fizeram nem ninguém fez referencia a que também tinham o mesmo problema.
    Não vi a noticia de problemas com o WIndows Mobile nem com o Android. Ambos são afectados pelo mesmíssimo problema. Para eles ainda não corrigido.

    1. Avatar de Satoshi
      Satoshi

      O Android já levou uma actualização, penso eu, mas aparentemente não solucionará o problema em todos os aparelhos.

    2. Avatar de Sarevok
      Sarevok

      não te esqueças que tanto o android como o windows mobile correm numa infinidade de modelos, no iphone, eles teem apenas que solucionar o problema a pensar num hardware especifico

      1. Avatar de A friend
        A friend

        Errado, porque as falhas são de software e não de hardware… Eles só tem que bloquear o codigo que permite o “exploit” do sistema..

        1. Avatar de Shogun
          Shogun

          Errado, dependendo da empresa os SO´s (pelo menos no caso do android tenho a certeza) são desenvolvidos com algumas alterações e sendo o android um sistema open source cabe a comunidade tentar resolver o problema, essa grande comunidade de linux que toda a gente fala tao bem.Quanto ao windows mobile n garanto mas tanto quanto sei n tem esse problema, senao a mt k ja se teria falado nisso, basta lembrar k o windows mobile n existe a meia duzia de anos.

          1. Avatar de A friend
            A friend

            Mesmo usando hardware variado, o codigo de sms é “universal” dai serem todos explorados da mesma forma. Do windows pouco se falou porque houve mais intresse pelo mediatismo do iphone, mas ha sites como o gizmodo, que falam igualmente das falhas de todos, fez-se foi mais destaque ao iphone …va-se lá saber porque.. ….

        2. Avatar de Sarev0k
          Sarev0k

          Lê lá o texto com mais atenção, o que eu disse é que o android e o wm eram um sistema muito mais complicado e complexo que o do iphone pelo simples facto que ambos foram concebidos para correrem numa infinidade de hardware, e logo à partida por esse motivo não é tão fácil de programar..

          Quando a ti não sei, mas eu sou programador, e sei a dor de cabeça que pode ser tentar fazer um software o mais independente de factores externos possivel.

          1. Avatar de Shogun
            Shogun

            Sinceramente, não tenho bem noção da dor de cabeça que é mas imagino que seja bem grande, porque quando se fala de compatibilidades é sempre um problema, mas eu pessoalmente nunca tive esse problema, pois o tipo de aplicações que desenvolvo são quase sempre a medida, logo sabes a partida quais serão todos os teus factores externos e quando não é o caso são aplicações que desenvolvo como hobby e em que não me preocupo com compatibilidades, pois quem tiver problemas de compatibilidades terá sempre o codigo a disposicao nesse caso.De qualquer das maneiras o meu post foi uma resposta ao Kincas que criticou os autores de outros SO´s por ainda n terem apresentado uma solucao, sendo que concordei totalmente com o teu comentario.

          2. Avatar de A friend
            A friend

            Mesmo usando hardware variado, o codigo de sms é “universal” dai serem todos explorados da mesma forma. Do windows pouco se falou porque houve mais intresse pelo mediatismo do iphone, mas ha sites como o gizmodo, que falam igualmente das falhas de todos, fez-se foi mais destaque ao iphone …va-se lá saber porque..

            Mas ate é uma questao de logica, se afecta todos nao é algo num hardware especifico a causar a falha mas sim no software

  10. Avatar de A friend
    A friend

    Já tinha publicado isto na Sexta-feira! 😀
    A falha foi corrigida em 24 horas..

    Atenção que Windows Mobile e Android estão com a mesma vulnerabiliade, as noticias percorreram mundo por causa do iPhone mas é importante lembrar que as falhas existem nos outros OS, e acima de tudo deveriam ter divulgado também, porque é importante os utilizadores estarem informados, quer seja IPhone, Windows Mobile ou Android…

    Como se vê sempre em toda a parte do Mundo, importa mais a noticia sensassionalista que a informação completa e util para todos…

    1. Avatar de mmick
      mmick

      A falha nao foi corrigida em 24h!!!
      Já foi detectada pelos sites da especialidade há 2 semanas e agora foi lançada a correcçao.
      Como a versao 3.1 deve estar aí a cair (lá para o fim do mês, inicio de Setembro) vou esperar por essa versao já que o meu tem uns “extras” que com a actualizaçao perdem-se… 🙁
      Só quem nao mexeu com um iPhone durante uns tempos é que pode detestar o iPhone. Claro que pode nao servir para algumas pessoas (podem preferir o Android, WinMo, S60 v5) mas muitos criticam pelo simples facto que sao “do contra” ou nao têm €€€ para comprar um e ficam ressabiados.
      O meu ainda é o iPhone 2G e é uma máquina (já que nao uso internet pela operadora e quando uso chega perfeitamente para ver o mail e MSN).
      Relativamente aos MMS + jailbreak/cydia: o meu tem cydia/jailbreak e o SwirlyMMS funciona perfeitamente com redes Portuguesas e Espanholas…

      1. Avatar de A friend
        A friend

        Sim a falha foi detectada a mais tempo mas so recentemente é que publicaram a exploração da mesma… e desde ai que a Apple “correu” a corrigir o erro.

        Sem duvida que o iPhone dá que falar, e ve-se pelas noticias, uma falha que afecta todos correram logo a usar como topico “falha do iphone” 😀 ( e não foi aqui no pplware mas sim em quase todos os sites internacionais…)

        Fala-se no HTC diamond, etc… tive oportuinidade de ver um, gostei do novo UI, embora não ache perfeito, mas isso tem haver com gostos como é obvio. Mas de resto e pelas reviews que vi, achei lento na resposta aos comandos dados. E não tem multitouch ainda… quanto ao modelo está muito bem desenhado 😉

        1. Avatar de kekes

          Eu tenho 1 😉 digo-te não tem multitouch mas não é preciso dele para as opções básicas MAS, é mais barato por contracto, faz tudo que o iphone faz e mais alguma coisa, e tem bom processamento, e é lento para quem não tem o ROM em condições 😀 e tudo uma questão de afinação o XDA ajuda. Mas o Diamond 2 está uma bomba 😀 e eu tenho um contracto de dados em Espanha, e uso-o como router WIFI (o iphone tambem dá creio) e é uma maravilha 😀

          1. Avatar de A friend
            A friend

            É bom, mas não tem a mesma capacidade de resposta que o iPhone…em termos de comparação. E estava mesmo a falar do HTC Diamond 2 😉

            O novo look do WM está muito engraçado e foram buscar muitas coisas parecidas ao iphone…

            Aqui está um review no Youtube que vale a pena ver também..

            http://www.youtube.com/watch?v=7X9qDpL22DM

            Digam o que disseram, o Windows Mobile não é dos mais rápidos.. mas também não é o mais lento.. os “symbian touch” conseguem ser mais lentos…

  11. Avatar de Ze
    Ze

    Comprei o iPhone 3gs a dias e acho que e um aparelho incrível .
    Muita fluides nos menus a correr aplicacoes. E fantastico mexer no ecran. Ja tenno a nova actualizacao Por Isso estou seguro, pelo menos nas SMSs.

    1. Avatar de aver
      aver

      Como diz o outro. Primeiro estranha-se e depois entranha-se.

    2. Avatar de mmick
      mmick

      Grande máquina que tens aí!!! PARABENS!
      Acho que ainda vais gostar mais quando lá para o final do ano a Apple lançar (em principio em exclusivo para o 3GS) um FW com suporte total de Adobe Flash. Basicamente ficas com um webbrowser tipo Desktop…
      Aconselho a quem quiser uma experiencia fantástica em web browser: instalar Cydia + SBSETTINGS (cydia) + UAFaker (Cydia) – faz com que os sites pensem que estao a abrir num PC Desktop e nao abrem versoes mobile + Download Manager (cydia)

  12. Avatar de Ze
    Ze

    La esta o mal do browser e abrir mtas das paginas ma versao mobile o que nap da para fazer mtas coisas, mas a excepcao disso facilidade a trabalhar com o Safari.