iPhone 15 Pro será o primeiro a utilizar esta nova ligação ultra-rápida

19 Comentários

A Apple em cada lançamento do iPhone introduz novidades que muitas vezes são um trunfo para destacar o seu produto dos demais num mercado tão preenchido. Um desses exemplos é a ligação por satélite, no que a empresa chamou de SOS Emergência via Satélite. Mas antes, nos modelos anteriores, já havia introduzido outras tecnologias. A questão agora é saber o que trará o iPhone 15 Pro para se destacar. Será o Wi-FI 6E esse novo trunfo?

Ilustração iPhone 15 Pro com Wi-Fi 6E


O iPhone 15 Pro poderá ser um “game changer” em várias tecnologias que a Apple disponibiliza no iPhone. Falamos claro na alteração da porta Lightning pela USB-C, também no SoC de 3 nanómetros e, possivelmente, um corpo fabricado em titânio, em vez do aço inoxidável que caracterizou os modelos até a esta data.

Tudo isto está ainda na bolha do rumor, pois a só daqui a cerca de dois meses, com o lançamento dos novos modelos do iPhone, iremos perceber o que é verdade ou não. Agora, na berlinda está igualmente a tecnologia Wi-Fi 6E.

Mas o que é o WiFi 6E?

O Wi-Fi 6E é uma tecnologia de rede sem fio emergente que ainda está a tentar ganhar o seu espaço no mercado. O Wi-Fi 6E é uma extensão do padrão Wi-Fi 6 (também conhecido como 802.11ax) e refere-se à capacidade de operar na faixa de frequência de 6 GHz.

Antes do Wi-Fi 6E, as redes Wi-Fi operavam principalmente nas faixas de 2,4 GHz e 5 GHz. No entanto, estas faixas de frequência podem ficar congestionadas em ambientes com muitos dispositivos ligados simultaneamente, o que pode levar a uma degradação do desempenho da rede. A adição da faixa de 6 GHz oferece mais canais disponíveis e mais largura de banda, o que pode levar a melhorias significativas na velocidade e desempenho das redes Wi-Fi.

Imagem comparação entre Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E

iPhone 15 poderá trazer Wi-Fi 6E

De acordo com os analistas Blayne Curtis e Tom O’Malley, o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max virão equipados com a tecnologia Wi-FI 6E. Isto significa que, se tivermos um router compatível em casa, a velocidade de download, a latência e a distância de ligação irão melhorar substancialmente, graças ao facto desta tecnologia operar na banda de frequência de 6GHz, que é muito menos congestionada e funciona melhor.

Apesar de haver já alguns smartphones a suportar esta tecnologia, na realidade nas nossas casas e na generalidade dos sítios onde nos ligamos por Wi-Fi, ainda não se tira proveito desta melhoria nas redes sem fios. Isto porque atualmente são ainda poucos os routers no ativo que oferecem esta banda de frequência, o que fará que só daqui a alguns anos (possivelmente 2 ou 3) esta tecnologia esteja amplamente disseminada.

Mas a Apple sabe disso, e coloca estas tecnologias (a par dos seus concorrentes) para pressionar o próprio mercado. Relembramos que estes iPhones não serão os primeiros dispositivos da empresa a incluir a tecnologia. Tanto o iPad Pro com chip M2 como os Macs lançados em 2023 têm-no, pelo que parece bastante razoável que a Apple o adicione aos iPhones que sairão em setembro.

Por outro lado, o iPhone 15 e o iPhone 15 Plus virão com Wi-Fi 6, que funciona nas tradicionais bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, mas de uma forma mais rápida e eficiente.

Em relação aos routers, é também verdade que as operadoras já estão sensibilizadas a este necessário avanço, e algumas já comercializam routers que suportam Wi-Fi 6E, como referido aqui.

No geral, este é mais um bom incremento no iPhone para a linha Pro e Pro Max. No concreto, ainda estaremos a alguns anos de tirar proveito do incremento da velocidade das comunicações sem fios.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pinto
    Pinto

    A maioria das pessoas nem router com antena 5GHz deve ter, qual o interece do 6?

    1. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      O interesse é que como se trata de um equipamento com uma taxa de retenção muito grande, é uma mais valia.

    2. Avatar de hfilipe
      hfilipe

      O mesmo interesse das pessoas que compram Tvs 8k …

    3. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      Estás a olhar apenas para o mercado Português, quando na verdade, a Apple vende para o mundo inteiro, e muitos outros países estão mais evoluidos que nós.

  2. Avatar de Marko
    Marko

    Então mas isso não se nota nada… 6/6E é a mesma coisa, não é nenhuma ligação ultra rápida…

    1. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      Desculpe la, mas tem o dobro da velocidade… não é a mesma coisa, além de trabalhar em outra faixa (6Ghz) que tem menos interferência.
      Agora só funciona com routers com a mesma tecnologia, e isso ainda vai custar um bocado a ser comum para todos

      1. Avatar de Marko
        Marko

        Eu sei Paulo, houve alguém a semanas atrás que dizia que nem se notava… Que eu falava porque houve dizer e li em algum lado 😀
        Ao qual eu disse que isso era até o iPhone ter, quando tive ia ser brutal e super nice e não é que acertei? 😀 😀 😀
        Agora não precisa de carregamento rápido, quando chegar a outros níveis de W já é um espetáculo nunca antes visto…

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Atenção que há rumores muito consistentes dizendo que o iPhone 15 muito provavelmente será lançado no mês de Outubro e não de Setembro,como é habitual.E parece que assim vai ser.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Sandokan, já me estragou o dia
      Esperar mais um mês pelo Aifone?
      Não sei se vou aguentar…
      Tragam me os ansiolíticos…

  4. Avatar de SteveRobs
    SteveRobs

    Wifi 6E já existe à muito em telemóveis e tablets Android LOL
    Se fosse WiFi 7….

  5. Avatar de Sergio
    Sergio

    Ok é uma mais valia, mas já há alguns smartphones com esta tecnologia como samsung s22 ultra ou um simples Motorola Edge 30 Pro.

    E fazendo uma analise aos routers actuais e ao que é necessário para obter um perante uma operadora, diria que pra já é mesmo algo dispensável para ser pago como mais um extra de tec.

    Mas pronto, foi isto que a Apple conquistou com mérito.. um acrescento comum passa a inovação

  6. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Não entendo porque dizem que a Apple é inovadora , quando os outros sistemas operativos já teem a maioria das tecnologias e a Apple adquire depois Na altura do Steve Jobs sim era inovadora mas ele era o cérebro da marca agora os que lá estão não fazem nada de jeito. Lançaram aqueles óculos que se vê o futuro mas cheira me que ninguem vai pegar naquilo. É triste darem tanta importância e relevância a uma marca que vive da moda e da parvoíce de quem comanda e os compra , refiro me aos aparelhos deles claro.

    1. Avatar de Pierre
      Pierre

      A brincar é a empresa mais valiosa do mundo a fazer produtos de qualidade… o Steve era a cabaça daquilo mas os outros não estão a dormir.
      Os óculos, são para quem tem dinheiro e quer… uma coisa resume a maçã, venha quem vier, e ele próprio o dizia: não fazem produtos de merda.

      Lembro-me de há umas décadas andarem todos loucos… os mac’s não têm disquetes, que atentado. Pois, viu-se… agora só usb, pois, viu-se… eles não inventam quase nada, é um facto, mas tornam realidade utilizável e vendável… embrulhe quem quiser.

      1. Avatar de Magnifico
        Magnifico

        Deixe lá Pierre que mesmo assim as palas não caem.
        Os cães ladram e a caravana passa.

  7. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Se é uma inovação que todos já têm, preparem se porque o rombo na carteira vai ser grande…

    Mal posso esperar pelo meu rico Aifone.

    1. Avatar de Zé Gato
      Zé Gato

      @PorcoDoPunjab provavelmente não és desse tempo, mas recordo-me do Steve Jobs apresentar o iPod e dizer que não era barato mas era uma coisa que toda a gente iria querer comprar. Isto já foi há 23 anos, salvo o erro.
      A história repete-se todos os anos.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Zé Gato, sou desse tempo e anteriores, estou mais perto dos 60 do que dos 50.
        Sou do paleolítico…
        Sou do tempo em que o árbitro José Pratas, acho que era esse o nome dele, um alentejano pequenino de farto bigode, começou a correr (fugir) em pleno estádio do Dragão com metade da equipa do FCPorto atrás dele para lhe dar uma malha porque teve a ousadia de marcar falta contra a equipa da casa.
        Isto foi nos tempos em que ligava alguma coisa ao futebol, era eu um jovem maluco…

        O Steve Jobs era único, os que lá estão hoje vivem na sombra dele.
        E eu nunca comprei iPod ou iPad, mas este ano tive que comprar iPad porque a escola da miúda assim o exigiu para o ano lectivo próximo.

        Mandei comprar na China, ficou mais barato uns 200 e tal euros… Vamos é a ver se funciona bem por cá lol..

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Pois, o problema da idade é que leva-nos a deturpar ou confundir as coisas, por exemplo o estadio do dragão só existe desde 2003 =P

        2. Avatar de ECG
          ECG

          Essa famosa imagem nao foi no estadio do Dragao, nem tao pouco das Antas. Foi num jogo fora, numa finalissima da supertaça com o benfica, a 9 de setembro de 1992, em Coimbra. Dp do empate a1-1, foram aos penaltis e ai o FCP, ganhou por 4-3.