iPhone 15 Pro aquece demais? Apple reconhece o problema e promete uma solução

57 Comentários

Apresentado há poucos dias, o iPhone 15 e o iPhone 15 Pro geraram um interesse grande nos potenciais utilizadores. Com a sua chegada ao mercado, e com a consequente utilização, um problema foi descoberto. O iPhone 15 Pro aquecia anormalmente, mas a Apple veio agora reconhecer o problema e falar numa potencial solução.

iPhone 15 Pro Apple aquece problema

Este ano não parece ter corrido da melhor forma a chegada do iPhone. O novo modelo do smartphone da Apple tem mostrado alguns problemas que naturalmente não eram esperados numa proposta com esta suposta qualidade e preço.

O problema que mais está a ser relatado é mesmo um aquecimento anormal nos modelos do iPhone 15 Pro. As queixas têm-se acumulado, com os utilizadores a repetirem sempre o ponto de que este smartphone chega a ficar impossível de ser usado.

Neste contexto, a Apple parece ter já marcado uma posição e veio a público falar deste problema. A gigante de Cupertino reconheceu haver mesmo uma situação anormal com o iPhone 15 Pro. Ao mesmo tempo, refere também questões associadas a software e a apps presentes.

Identificamos algumas condições que podem fazer com que o iPhone aqueça mais do que o esperado. O dispositivo pode ficar mais quente durante os primeiros dias após a configuração ou restauração do dispositivo devido ao aumento da atividade em segundo plano.

Também encontramos um bug no iOS 17 que afeta alguns utilizadores e será corrigido numa atualização de software. Outro problema envolve algumas atualizações recentes de aplicações de terceiros que sobrecarregam o sistema. Estamos a trabalhar com esses programadores em correções em processo de implementação.

iPhone 15 Pro Apple aquece problema

Como sempre, a Apple foi parca nas palavras e não apresentou uma causa concreta para o problema. Ao mesmo tempo, o próprio iOS parece ter de ser atualizado, algo que acontecerá em breve com a versão 17.1, que está já em testes junto do público.

Do que é revelado nas redes sociais e até em canais de suporte da Apple, o problema do iPhone 15 Pro poderá ter várias causas. Há quem argumente que a origem está no titânio usado para criar este smartphone, e que impede o seu arrefecimento, e há também quem aponte para problemas claro nas apps presente.

O que é certo é que a Apple já tem o problema a ser avaliado e em breve surgirá uma correção, que chegará via uma atualização. Espera-se que o problema fique eliminado e que o iPhone 15 Pro possa finalmente ser usado em pleno, sem o modo de aquecer de forma anormal.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ssbras
    Ssbras

    Sim sim ate mesmo com update o problema de aquecimento ainda cai estar basta olhar po s22 ultra ainda tem problemas de aquecimento vocês acham que o iPhone 15 pro max vai ficar resolvido nao vai nao.. um problema de aquecimento nunca vai ficar resolvido

    1. Avatar de A fortuna
      A fortuna

      Tu deves ter faltado às aulas de português porque esse texto até dói… no caso do S22 Ultra, tenho um desde logo o início e não só nunca tive problemas de aquecimento, como recentemente estive a 36°C, com o brilho do ecrã no máximo e a filmar em 4K e não tive nenhum problema de aquecimento. Em casa muito menos, faça o que fizer…

      1. Avatar de Ssbras
        Ssbras

        Ele agora esta melhor vi agora isso..

      2. Avatar de Tiago
        Tiago

        S22+ aqui, e nunca foi um telemóvel decente. Lentidão, aquecimento excessivo, bateria que às vezes dura qb outras vezes nem 3 horas de SOT.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Faz um hard-reset nisso, deves andar com isso tudo escafiado. Por aqui tb anda um desses e faz 5 horas de SOT com 65% da carga com tudo ligado, inclusive os 120 Hz no ecrã.
          Aquecimentos e lentidões tb são coisas que não lhe assistem. A Samsung não tem por hábito atrasar os processadores!
          Se quiseres mando-te um print

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Eu comprei na pré reserva, não sei se teve influência nos lotes fabricados. Mas já se houve falar muito neste problema devido ao Exynos 2200.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Faz um reset de fábrica nisso.
            O telefone não é meu mas fui eu que o comprei e vou sabendo como está a correr a coisa. Já tem mais de um ano e sp funcionou bem. Só carrega até aos 85% para supostamente proteger a bateria e não é preciso mais para aguentar o dia. Podes ver aqui:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrJ932Krdl4xK4GBVxA?e=UMARNB
            Este Exynos não é tão mau como o pintam. Se apanhasse um s22 americano com snap provavelmente não iria notar nenhuma diferença ou até podia achar que ficava a perder. Há certos campos em que o Exynos supera esse snap e não aquece tanto. A GPU é uma delas e é a milhas. Lembro-me de já ter lido sobre isso.
            por outro lado acho que é sempre melhor um telefione com um processador proprietário da marca que um de terceiros. Mas isso sou eu!
            Quem faz as actualizações é a Samsung, não é a Qualcomm!
            Da Samsung, pessoalmente uso um tablet com o sd 865, (se houvesse com Exynos, teria vindo com Exynos pelas razões acima) já há 2 anos e nada tenho a apontar à bateria, antes pelo contrário. Tb só carrego até aos 85% .

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            P.S., Estou agora a reparar bem e nesse screenshot que pedi, até ultrapassou e muito as 5 horas ahah. Foram 7:24H de SOT com 66% da bateria, com a bateria toda devia chegar ás 10 horas loool

    2. Avatar de Rui Miguel
      Rui Miguel

      O ios 17.1 resolve esse problema de aquecimento. Ja o testei e posso afirmar que esta resolvido. Os problemas do s22 continuam por resolver

      1. Avatar de Ssbras
        Ssbras

        Nao sei porque os problemas de aquecimento nao ficam resolvidos porque esse problema nunca será resolvido IOS 17.1 pelo que eu vi ainda nao vai ser resolvido

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Viste onde, se o iOS 7.1 ainda não saiu?

          1. Avatar de Ssbras
            Ssbras

            Vi do Twitter de uma pessoa que fala sober Apple ele disse que mesmo IOS 17.1 mas o update so é para final de Outubro mas vamos esclarecer o iPhone 15 pro max ainda vai ter mais problemas de aquecimento porque ate mesmo o update nao vai resolver esse problema para muitos fãs da Apple como você tem de acreditar disso porque o aquecimento nunca vai ser resolvido porque as marcas chinesas como a Samsung tem um sistema de resfriamento ja Apple nao tem que é uma vergonha..

          2. Avatar de Aves
            Aves

            Espera para ver.

      2. Avatar de FranProdigy
        FranProdigy

        Ou seja, tens os dois telemóveis, certo?

    3. Avatar de Ramon
      Ramon

      S23u não tem problema algum de aquecimento, uso desde o início

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      Não é só a habitação que está cara…
      A pontuação, as maiúsculas, a gramática e a ortografia também estão uma lástima…

  2. Avatar de l0avsxhd
    l0avsxhd

    Como vem o inverno, até dá jeito.

    1. Avatar de A fortuna
      A fortuna

      É de certo um problema de software, há quem esteja a jogar e filmar e não tem aquecimento e de repente a não fazer nada, aquece.

      1. Avatar de Rui Miguel
        Rui Miguel

        Sim e normal ao contrario dos problemas do android que nem podem filmar em 4k mais de 5 mins ou o telemovel desliga se devido ao calor. O iphone tem o melhor soc da atualidade com 3nm e aquecimento jamais sera problema se devidamente optimizado como sera. Ao contrario dos androids os updates na apple saem no mesmo dia a mesma hora para todos os modelos

        1. Avatar de FranProdigy
          FranProdigy

          O S23 Ultra até filma em 8K, vê lá, eu tenho um e nunca se desligou. E tu, tens um para afirmar isso?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Esta malta é muitá frente @FranProdigy. Em 2999 sai um Apple com essa capacidade e vai ser a última bolacha do pacote, vais a ver, looolooolool

          2. Avatar de Rui Miguel
            Rui Miguel

            Sim 8k e continua a ter pior qualidade que o iphone em 4k. Pois e

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          ? Tens a certeza da barbaridade que dizes?
          E qual a lógica de comparar um problema de um telemóvel que não pode filmar mais de 5 minutos (que pode mas deixemos os fãs da maçã ser felizes) com um telefone que aquece sem fazer nada?

  3. Avatar de Aves
    Aves

    A declaração da Apple foi feita à Forbes. O melhor é ler o artigo todo. Realço:
    “Esta é uma grande notícia — não é algo que os utilizadores terão que enfrentar a longo prazo. Devo acrescentar que nem todos foram afetados por isso e os iPhones que tenho testado para revisão não se depararam com esse problema, por exemplo. Tem havido muita especulação de que isso poderia ser devido ao novo material de titânio, que é uma das grandes atualizações do iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. Isso nunca fez sentido para mim, até porque os utilizadores do iPhone 15 e iPhone 15 Plus estavam a relatar sobreaquecimento, e não há titânio nesses aparelhos.”
    https://www.forbes.com/sites/davidphelan/2023/09/30/apple-iphone-15-iphone-15-overheating-exclusive-apple-comments-iphone-15-overheating-solution-coming/?sh=186c9b945a67

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      O controlo de qualidade deixa muito a desejar… Não era suposto os iPhone serem iguais? Ou quem compra tem de ter sorte no que vem dentro da embalagem?

  4. Avatar de Victor
    Victor

    Mais uma iFeature … Aquecimento de Inverno portátil. E no Verão serve para aquecer a sopa…

  5. Avatar de Duvidar
    Duvidar

    Em breve toda a gente vai saber que não é problema de Software, mas sim Problema de hardware que eles não querem admitir, por serem apresados no Seu Fabrico e no seu lançamento por Ganancia, um Produto Imperfeito e que Não conseguiram dar Vazam a tanta Encomenda

    1. Avatar de LR
      LR

      Já tu, conseguiste dar “vazam” a muitos erros. Parabéns.

      1. Avatar de Duvidar
        Duvidar

        Posso não ser letrado por ter o 9º inacabado, desde 1994 mas tu deves ter o Ensino Superior e pensas que és melhore que Alguém em Português, toda gente dá Calinadas na Gramatica, Senhor Perfeito

    2. Avatar de Aves
      Aves

      Não há razão para duvidar de que o que a Apple disse é verdade.
      – O dispositivo pode ficar mais quente durante os primeiros dias após a configuração ou restauração do dispositivo devido ao aumento da atividade em segundo plano. É sempre assim.
      – Foi encontrado um bug no iOS 17 que afeta alguns utilizadores e será corrigido numa atualização de software. Fala-se que o iOS 7.1 irá resolver.
      – Algumas atualizações recentes de aplicações de terceiros que sobrecarregam o sistema, caso do Instagram, Uber e Asphalt 9, problema a resolver pelos respetivos developers.
      Têm sido relatados Problemas de Sobreaquecimento em Todas as Versões do IPhone. Misteriosamente, Depois Deixa-se de Falar Disso.

  6. Avatar de 35cc
    35cc

    Se for de software a Apple certamente encontrará uma solução.
    Se for de concepção a solução sempre existiu, quando chegar a uma determinada temperatura reduzir as performances do CPU, GPU, enfim mas notícias para quem acabou de adquirir um.
    Problemas destes podem surgir em qualquer marca e modelo, actualmente as leis do marketing obrigam a fazer sair novos modelos em espaços temporais aquase religiosos o que por vezes acaba em produtos menos bem concebidos ou testados. E não é só com o hardware.

  7. Avatar de Imperador
    Imperador

    A unica solução possivel é diminuir downclocking do cpu e a outros componentes, tornando o iPhone pior q um s20. Mais uma vez a escolha patetica dos materiais so para justificar os 2000 Usd. Tornaram propositadamente muito dificil de reparar, Apple é a empresa do mundo mais ordinária logo aseguir a Pfizer.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não é verdade. Até porque foi notado que certas apps, como foi o caso do Instagram, estariam a ter uma influência neste aquecimento exagerado 😉 e poderá ser uma gestão de recursos ativos sem necessidade de os ter de facto ativos. Não deverias dizer disparates 😉 e juntar a Apple à Pfizer… hmmmm 😀 😀 iPhones e Viagra 😀

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Fáxavor não ofender o s20

  8. Avatar de Pois, Pois
    Pois, Pois

    Bem, admitir que aquecem já é uma evolução, ainda há dias o aquecimento era uma invenção dos haters…

    1. Avatar de FranProdigy
      FranProdigy

      Ora aí está, se admitiram não era invenção de ninguém. Acredito que possa ser tanto um problema de software e hardware, principalmente o gpu que, quando puxam por ele, aquece muito. Veremos se o software consegue estabilizar a coisa mas vão reduzir certamente a performance para conseguir isso e lá se vão os 3nm inovadores(ainda estou para ver qual a vantagem fantástica). É lidar.

    2. Avatar de Aves
      Aves

      Hã? A Apple tinha dito alguma coisa antes?

      1. Avatar de Pois, Pois
        Pois, Pois

        Vais-te fazer de sonso ou não percebes português? Tu foste um dos que quando foi dito os i15 aqueciam muito, ou pelo menos mais do que o 14, eram invenções só para diz e da Apple.
        Já agora, um facto só se torna verdade quando é assumido pelo visado? Antes é mentira? Portanto, na tua opinião se a Apple ainda não tivesse assumido a existência do problema ele não existiria? Boa fanboy…

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Se eu disse, fui eu que disse. Mas em que data foi para poder ler o que escrevi?
          Há-de ter sido o mesmo que escrevi acima, fanboy:
          “Têm sido relatados Problemas de Sobreaquecimento em Todas as Versões do IPhone. Misteriosamente, Depois Deixa-se de Falar Disso.”

          1. Avatar de Pois, Pois
            Pois, Pois

            Naturalmente só respondes ao que te interessa, ou seja, a nada.
            Depois dessa citação parece que afinal ainda continuas a achar que não há aquecimento, mesmo com a confirmação da Apple… nada que me espante.

      2. Avatar de Pois, Pois
        Pois, Pois

        …14, eram invenções só para dizer mal da Apple….

  9. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    É atrasar o processador que resolve!

    1. Avatar de Aves
      Aves

      O que é dito – até se confirmar – é que o iOS 7.1 resolve o bug do sobreaquecimento das versões do iPhone 15 (não apenas das duas que usam titânio) – sem perda de perfomance.

      Tratas a Apple e o governo na mesma base – a do bota-abaixismo. O habitual é ficares a nadar em seco.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Disse alguma mentira?

  10. Avatar de diogo
    diogo

    Também querem o quê? Claro que vai dar problemas, estamos a falar de um processador tão poderoso que até corres jogos com cálculos de iluminação avançados em tempo real etc quase até superior a ps4 sem qualquer tipo de cooling ou fluxo de ar, estamos a brincar ??? deixem os pontos a jogar os novos jogos, mas tragam um extintor, provavelmente vão resolver o problema a baixar a frequência de processamento tornando o smartphone mais lento, então qual é a logica deste lançamento ? digam me ai as vossas opiniões

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Espera para ver.

  11. Avatar de Stanley
    Stanley

    Difícil de acreditar que a Apple não sabia do problema antes do lançamento do produto.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      A Apple refere 3 casos:
      – O dispositivo pode ficar mais quente durante os primeiros dias após a configuração ou restauração do dispositivo devido ao aumento da atividade em segundo plano. Sempre foi assim – com qualquer SO.
      – Algumas atualizações recentes de aplicações de terceiros que sobrecarregam o sistema, caso do Instagram, Uber e Asphalt 9. Não sabia, as atualizações dessas apps são recentes.
      – Foi encontrado um bug no iOS 17 que afeta alguns utilizadores. Depende da frequência. Tudo leva a crer que são poucos caso, sendo certo que a blogosfera amplifica tudo o que é problema no iPhone (e quando não há problema … inventa).

      1. Avatar de Stanley
        Stanley

        A blogosfera muitas vezes é patrocinada pela numerosa concorrência da Apple. Somando-se a isso os likes e visualizações de vídeos no Youtube, falar mau e mal do iPhone pode gerar um bons lucros.

        Mas, vender uma supermáquina para jogos (veja o marketing) sem corrigir os problemas de superaquecimento, me parece um erro que não vem de agora.

  12. Avatar de Alves
    Alves

    O aquecimento vai ser resolvido a nível de software (diminuem frequência de CPU/GPU) e está feito.

    Não acredito que a Apple tenha lançado um equipamento com problemas de dissipação térmica, mas não podemos colocar de parte isso.

  13. Avatar de Claudio
    Claudio

    Normalmente as marcas quando querem mostrar aos outros que são boas no que fazem antecipam se, depois dá em situações menos agradaveis. A Samsung também quando inventa muito sai bosta.

  14. Avatar de Lulu
    Lulu

    E só baixar á potência do processador é está resolvido até a bateria vai durar mais, Apple com as suas appletrices

  15. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    15 PRO Max aqui e aqueceu na primeira hora na segunda feira passada. Desde esse dia Zero de aquecimento.
    PS: nao uso Instagram

  16. Avatar de João
    João

    Eu tenho um 12pro e não sei se é do chassis ser em metal, mas quando apanha um pouco de sol fica logo a ferver . A utilização ao ar livre com sol por vezes é complicada se não tivermos cuidado de o proteger da luz direta . De resto não aquece. Mas acredito que com maiores e melhores processadores , a coisa possa estar a ficar complicada . Não me preocupa pois só penso trocar o meu quando estiver para sair o 18.

  17. Avatar de Ssbras
    Ssbras

    Em breve o IPhone 15 pro max vai ser superado pelo Google pixel 8 pro..