iPhone 14 salva três estudantes de morrerem congelados num desfiladeiro

10 Comentários

Algumas pessoas podem pensar que o recurso SOS de emergência por satélite da Apple é apenas um truque, mas inúmeras histórias de sucesso provam o contrário. A história mais recente envolve três estudantes que ficaram presos num desfiladeiro de Utah e tiveram que lutar contra a hipotermia.


Tecnologia do iPhone 14 salva jovens

Os pré-graduados da Brigham Young University decidiram fazer uma viagem para a área de recreação San Rafael Swell, que é rica em desfiladeiros e outras formações geológicas, relata a KUTV. Depois de praticarem canionismo durante quase um ano, decidiram partir nesta nova aventura.

Tínhamos lido sobre esse desfiladeiro muito porreiro lá em baixo e praticamos canionismo há cerca de um ano. O grupo teve problemas depois de tropeçar numa sequência de piscinas profundas, cheias de água gelada.

Disse Bridger Woods, um dos alunos.

Suspeitamos que o inverno extremamente húmido de Utah mudou um pouco o canyon, resultando num cenário muito mais difícil do que estávamos preparados.

Explicou Jeremy Mumford, outro entusiasta do canyoning do grupo.

O grupo passou quase três horas na água gelada e alguns dos alunos começaram a apresentar sinais de hipotermia.

Entrei em choque hipotérmico e comecei a entrar em pânico e a congelar.

Contou Mumford.

Perante esta situação todos no grupo acabaram por ficar muito perturbados e a única forma de pedir ajuda foi através do iPhone 14, com qual foi possível enviar um pedido de ajuda através do sistema SOS Emergência via Satélite.

O desfiladeiro tinha cerca de 150 metros de profundidade em paredes rochosas, mas, apesar das difíceis condições, a cada 20 minutos alinhava-se um satélite na direção dos jovens, que foi o que acabou por ser a salvação de todos.

Os serviços de emergência chegaram rapidamente com um helicóptero que acabou por resgatar o grupo rapidamente. Os casos somam-se e são importantes de serem contados para que todos os que já tenham o serviço disponível, se lembrem de o utilizar, pelo menos, quando mais nada funciona.

No final do ano passado, o mesmo recurso salvou um homem no Alasca e um casal californiano após um acidente com um único veículo… e existem outros casos já relatados.

 

E em Portugal já funciona o SOS Emergência via Satélite?

Enviar a sua localização por satélite na aplicação Encontrar no iPhone

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Raul Dias
    Raul Dias

    Basicamente o mesmo que qualquer outro telefone…

    1. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Por acaso uso Samsung e sei que tem modo SOS, já o activei por engano, mas não tem sistema SOS Emergência via Satélite.

    2. Avatar de Vítor M.

      Qual outro tem chamada por satélite que se ativa quando não tens rede móvel nem WiFi?

        1. Avatar de Vítor M.

          Não funciona fora da China 😀 tentaste, mas falhaste. E mais, é só unidirecional. Nada a ver com o sistema da Apple. Podes dar outro exemplo, mas que seja válido?

    3. Avatar de Márcio Pego
      Márcio Pego

      looooool. não sabes o que dizes

    4. Avatar de PTO
      PTO

      E é claro que estás enganado. Falar sem saber dá nisso, um show de ignorância.

  2. Avatar de ze
    ze

    E cá em portugal quem iria ve esse sinal?

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Isso realmente não sei mas isso já é um problema do nosso país e não do equipamento da Apple.

  3. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    É uma grande falha do android e uma excelente ideia da apple… e com tanta tecnologia, a maioria dos telemoveis já devia ter isso…porque não é só em desfiladeiros…em muitas zonas não se tem um traço de rede qd precisamos tanto de fazer uma ligação.

    Mais uma vez CLAP CLAP á Apple. ( apesar de não devia ser exclusivo do iPhone14 mas… )