iPhone 14 Pro poderá vir com 8 GB de RAM… mas para que serve tanta memória?

63 Comentários

Quantidade de RAM não quer dizer mais poder de processamento nem mais fluidez de desempenho. Aliás, em termos de poder de processamento e desempenho, o iPhone atual com menos RAM é mais poderoso que o topo de gama da Samsung. Contudo, a Apple poderá estar a equipar o iPhone 14 Pro com mais recursos. Estas novidades poderão necessitar de mais RAM e com, isso, o próximo iPhone poderá trazer 8 GB. Algo que nunca aconteceu.

Claro que esta informação não é oficial, mas tem origem na Ásia e poderá ter um fundamento verdadeiro!

Ilustração iPhone 14 pro com 8GB de RAM


iPhone 14 Pro com mais memória RAM…

De acordo com um post da conta “yeux1122” no blog coreano Naver, o ‌iPhone 14 Pro‌ terá 8 GB de RAM. Citando fontes da cadeia de suprimentos, o post afirma que os componentes de memória do ‌iPhone 14 Pro‌ já foram confirmados e acrescentou que o cronograma de produção em massa parece estar já a acelerar.

Este canal tem acertado nos rumores. Por exemplo, foi anteriormente referido que a Apple planeava lançar um novo modelo de iPad mini com um ecrãs de 8,7 polegadas e um chassi com largura aumentada e altura reduzida em comparação com o iPad mini de quinta geração no segundo semestre de 2021.

Bom, apesar da informação sobre o tamanho ter sido imprecisa, de facto o iPad mini‌ de sexta geração foi apresentando com um ecrã de 8,3 polegadas, o rumor do chassi e o prazo de lançamento provaram estar corretos.

Um rumor que já não é novo

De facto, um relatório do analista da Haitong International Securities, Jeff Pu, no final do ano passado, também afirmou que os modelos ‌iPhone 14 Pro‌ de 6,1 polegadas e ‌iPhone 14 Pro‌ Max de 6,7 polegadas serão equipados com 8 GB de memória.

Não estamos a falar num aumento significativo em relação aos 6 GB de memória do iPhone 12 Pro e do iPhone 13 Pro, que atualmente é a maior memória já oferecida num iPhone.

Os modelos do iPhone que não são Pro, tendem a ter menos memória, então parece provável que o iPhone 14 de 6,1 polegadas e o ‌iPhone 14‌ Max de 6,7 polegadas tenham menos de 8 GB. Mesmo com o ‌iPhone 14 Pro‌ a levar a memória do ‌iPhone‌ para o próximo nível, o dispositivo ainda tem um caminho a percorrer antes de atingir os níveis de memória oferecidos no iPad Pro, que introduziu uma opção de memória de 16 GB no início de 2021 com base na capacidade de armazenamento.

 

Para ter tanta RAM, o que virá de diferente?

A Apple poderá necessitar de equipar o próximo topo de gama com mais memória para funcionalidades exigentes, como a realidade mista, ou mesmos poder permitir a partilha e duas janelas no ecrã. Aliás, com as adições feitas no iOS 15, seguramente o iOS 16 irá dar um salto para funcionalidades já a roçar algumas existentes do iPadOS, o que poderá, aí sim, justificar mais RAM.

O iPhone 13 já é significativamente mais rápido que os modelos Galaxy S22 mais recentes da Samsung, mas fica para trás em termos de memória. Os dispositivos Galaxy têm 8 GB de memória desde o lançamento do S10 em 2019. 8 GB de RAM, portanto, levariam os modelos ‌iPhone 14 Pro‌ à paridade com a memória oferecida nos mais recentes dispositivos rivais da Samsung e mesmo outras fabricantes Android.

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Então depois de ler o artigo fiquei esclarecido com uma coisa: o android aparece com 8gb de ram, 12, 16, … Tudo normal, faz parta da evolução.

    Um iphone aparece com 6 e 8gb de ram e já é visto como inovação.

    1. Avatar de Vítor M.

      Inovação? Não sabes interpretar só pode 🙂 porque inovação é fazer o que faz com menos RAM 😉 e com um excelente poder de processamento, sem que o seu mais direto concorrente o consiga. Inovação será a chegada de mais serviços e aplicações de realidade mista, isso sim é inovação.

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Isso já faz o Linux, nada de inovador nesses 8gb de “rã”

      2. Avatar de cat
        cat

        Sim mas isso tem a ver mais com o sistema operativo e não propriamente só com o hardware. Logo a tua afirmação é ambígua. Qualquer SO compilado especificamente para determinado hardware, de raiz, terá melhor performance do que um SO compilado genericamente. E é exactamente isso que acontece com os iphones. Se isso lhes dá uma vantagem sobre o android. De facto dá mas tal não tem a ver com “poder de processamento” e muito menos com inovação. Tem a ver com um “custom kernel” e com ambientes fechados e extremamente controlados na simbiose hardware/software. Isto são opções corporativas tomadas para manter o seu próprio universo de negócios. Isso será inovação ou dependência tecnológica ?

        1. Avatar de Vítor M.

          Não só, os processadores estão bastante desenvolvidos e temos visto que ao nível dos testes usando as mesmas ferramentas de benchmarks, a Apple com o processador de ano passado, consegue melhor valor do que os Qualcomm deste ano, assim como os Exynos. Isso é um dos fatores (também já vimos isso na área dos Macs).

          Outro fator é de facto o desenvolvimento do próprio software para aquele tipo de hardware e vice-versa. Isso é outra vantagem face ao Android (apesar do Android ter a vantagem de correr até num calhau).

          Em termos de inovação temos os processadores (a simbiose entre o software e o hardware, é natural, a Apple já o faz desde sempre).

          Quanto ao ser ou não dependência tecnológica, bom, todos nós estamos debaixo de uma dependência tecnológica. Se não é a Google é a Apple, se não é a Apple, é a Microsoft, se não é a Microsoft é a Samsung, se não é a Samsung é outra coisa qualquer. Como tal, ao escolheres o ecossistema Apple (assim como se escolheres o ecossistema Google), tens uma integração muito melhor, uma qualidade de serviços quase perfeita. E não tenhamos dúvidas, todos vão copiar por todos, mas uns servem apenas o seu ecossistema, enquanto outros servem um leque maior, mas tudo debaixo do mesmo chapéu. Portanto…

    2. Avatar de manel
      manel

      é inovador a partir do momento que o meu iphone com 4GB de RAM consegue fazer aquilo que o eu android com 16GB não consegue

      1. Avatar de zedocrica
        zedocrica

        Jogar tetris se calhar

      2. Avatar de André
        André

        Conheço alguns que quando eram pequeninos também eram como tu ;D

  2. Avatar de windows
    windows

    8Gb de ram, um Iphone não precisa de tanta ram, 1Gb chega bem, o IOS está tão bem optimizado que não consome mais que 250Mb num uso intensivo… LOL…

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Vives em que ano?

    2. Avatar de bhg
      bhg

      Ate com 100Mb dava crashava era todo.

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    É melhor ter a mais do que não ter,acho eu. 🙂

    1. Avatar de lumia
      lumia

      Correto… é melhor ter e não precisar, do que precisar e não ter.

    2. Avatar de Vítor M.

      Não vale de nada ter a mais e ser desnecessária, aumenta o preço e o consumo de energia. O ganho está no equilíbrio. Na otimização do iOS, esse é o segredo.

      1. Avatar de Mouro
        Mouro

        Boa sorte a tentar explicar a palavra ”otimização” para fanaticos do android. Eles sao os mesmos que acham que um telemovel qualquer com uma bateria de 4000mah consiga ter uma duraçao de bateria maior que um iphone .

        1. Avatar de João Magalhães
          João Magalhães

          O único fanático que eu vejo aqui só podes ser tu, a minha “otimização fanática” foi gastar 200€ há quase 4 anos por um Xiaomi MI8 que serve perfeitamente para o meu uso ( redes sociais , app de fotos , email e pouco mais ) da mesma maneira que servia para a maioria dos fanáticos do Ifoge, que pouco mais fazem. Quanto a baterias, bem, a Apple tem uma boa história com elas, são principalmente bons a dizer que as baterias são de topo, o bla bla do sistema mas no final são iguais aos telefones de 100€ mas com um glamour de 1200€. Eu não defendo marcas porque sinceramente é tipo o futebol, só eles é que ganham, mas vocês são muito chatinhos….parabéns pelo teu ifoge , não te esqueças ( tu e a maioria ) de pagar as prestações a horas para não to tirarem.

          1. Avatar de Vítor M.

            Deixa-te estar na Xiaomi. Um tamanho nunca serviu para todos. Se esse que tens completa as tuas necessidades, estão é o ideal.

            Apenas não justifiques a tua escolha com argumentos errados, como os que usas quando falas nos iPhones. Fora isso, fizeste uma ótima escolha. Excelente marca.

            Aaa só mais um apontamento, não compro iPhones ou seja o que for, a prestações, se quiseres ver toda a coleção de iPhones, iPads e outros gadgets Apple, diz que faço questão de te mostrar 😀 e não é nada de especial, se trabalhares também podes ter 😉 tens é de vergar a mola.

          2. Avatar de David
            David

            João aprende que o que tu fazes com o teu dinheiro e tuas decisões só dizem respeito à rua carteira e tua família! Ninguém quer saber… aliás apenas os invejosos se interessam por!
            E aquilo que todinho resto faz tb não te diz respeito! Desde que eu não use o teu dinheiro para adquirir bens em meu nome… estares a barafustar só aumenta o teu ego e estupidez como os que se veem aqui com extrema frequência!
            Se eu pago ou não pago. Ou se assumo ou não as minhas responsabilidades tb não te dizem respeito! E se perder ou não por falta de incumprimento só interessa ao Zé povinho mesquinho que está sempre à espreita de ver a desgraça alheia!

            Quanto ao que uso.. satisfeito e contente e se tu tb te sentes satisfeito e contente parabéns! Mas fica orgulhoso da tua escolha pq ninguém quer saber…

            E discuter Android vs iOS quando o maior concorrente do Android é ele mesmo… pq as marcas lutam entre si… iOS é um sistema diferente, e não vale a pena ser discutido… e as novidades que chegam aos modelos com IOS são sim novidade para o iOS PQ NUNCA TIVERAM ANTES…
            O que os outros usam ou não parabéns…
            No dia que o Android optimizar o seu sistema… (impossível dada a fragmentação e ao uso extensivo do JAVA) aí podemos comparar mais um pouco…
            Samsung tem N funções e o sistema apresenta N coisas que os iPhones não usam… passado uma semana ninguém se lembra deles pois já foram esquecidos…
            Demais nem sempre é bom…
            Isto para dizer que… se o teu modelo se enquadra para ti parabéns! Pode não se enquadrar para mim! Mas se me apetecer gastar 10000 num telemóvel estou-me a marimbar para o que pensas… atendo-se ser para abrir o email via web pq não sei usar a app que não tens rigorosamente nada a ver… capixe?

            E quem diz tu digo todos os restantes neste fórum que parecem donos e senhores dos bolsos do restante povo… livra…

          3. Avatar de jp
            jp

            Esse MI 8 foi a obra de arte da Xiaomi, o telefone é perfeito até aos dias de hoje, mas lá está cameras com 4 anos não se pode comparar com as de agora. Comprei o meu na Fnac por incrivel que pareça era mais barato do que comprar em espanha. Já pensei varias vezes em trocar mas até agora ainda nao o fiz porque ele é perfeito, ecra amoeld espetacular rapido sem crashes tem fingerprint fisico que eu odeio a moda de estarem por baixo do ecra. As vezes penso em trocar por causa da bateria, quando comprei era fantastico 3 ou 4 dias sem precisar de carregar, agora tenho de carregar quase todos os dias. Mas tambem é sempre tudo ligado (wifi, gps, dados moveis, nfc, todas as antenas ligadas). Nao sei como são os outros telefones da marca e confesso que nao me atrai muito a gama redmi porque parece-me tudo muito fraco em harware (ecra e cameras) vejo pelos dos meus pais, quem teve ou tem o MI8 foi um “sortudo”, o telefone valeu bem o investimento (300 euros ou 350 em 2018).

        2. Avatar de Vitolas
          Vitolas

          E não conseguem ter a mesma duração é um facto, conseguem ter bastante mais até.

      2. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Se vocês o dizem quem sou eu para o contrariar. 🙂

    3. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      ter mais RAM tem implicações no consumo (RAM tem consumo constante para manter os dados em memória), de modo que não se quer encher um smartphone de RAM se for possível usar menos RAM de forma mais eficiente… e o facto é que a Apple desenvolveu o iOS de forma ser mais eficiente nas necessidades de RAM.

  4. Avatar de Diego
    Diego

    Apple inventa, samsung copia.
    Samsung inventa, apple espera.. espera… copia e diz que inova.

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Gosto! 🙂

  5. Avatar de Ru
    Ru

    Muito comparam sistemas diferentes….
    É mais que sabido que ios está mais optimizado do que android. Precisa de menos recursos, mas isso também não faz dele um sistema melhor. Há quem goste, mas por outro lado é limitadíssimo em várias coisas, além de ser closed source.
    Tirando o sistema operativo (ios usa menos recursos que android), não vejo ninguém falar de apps. Ou não existem apps que precisam de imensa ram para correrem eficazmente? E não estou a falar de facebook, ou de browsers. Temos apps variadíssimas a precisarem de recursos diferentes também.
    Dito isto, a apple faz muito bem em aumentar a ram dos dispositivos. Em algum momento será necessária (para certos utilizadores). Mas virem para aqui defender marcas…..
    E já agora, a ram existe nos aparelhos para ser usada. Ou querem gigas e mais gigas de ram, para depois dizerem que têm um sistema xpto que não gasta ram? Pelo menos eu pago pelo hardware que compro, e espero tirar proveito dele todo. Também não compro discos de vários teras para os ter vazios 😉

    1. Avatar de UnExpert
      UnExpert

      Exatamente, não se trata só do sistema, a menos que só usem o telemóvel para comunicar e jogar ao jogo da cobra, se for possivelmente o primeiro iPhone deve cobrir as vossas necessidades, mas fora isso é algo normal.

    2. Avatar de Mouro
      Mouro

      Preferes ter um sistema operativo que gasta poucos recursos, ou um sistema operativo que PRECISE de 8gb de ram so para funcionar bem ?

      1. Avatar de Ru
        Ru

        Bem…. Usei spectrum, amiga, pcs com 1MB de ram (megabyte, não é gigabyte), disquetes de 5 1/4, ecrãs monocromáticos ou cga, modems lentíssimos, máquinas de escrever, e muito mais…..
        Por isso vejo com toda a naturalidade a evolução das coisas, embora não goste de rumo que algumas linhas de pensamento tomaram (ou não tomaram).
        O que prefiro é software open source, que cumpra com o que necessito. E hardware para o correr (sistema operativo e aplicações).
        No meu caso, 4GB de ram no telemóvel e 2GB no portátil têm dado perfeitamente.

    3. Avatar de LarilasOS
      LarilasOS

      Homem, eu não sou defensor da Apple até porque já disse várias vezes que tenho Redmi note 9s e pra mim é extremamente rápido…
      Mas respondendo ao que dizes sobre apps…eu tenho iPad air 4 e estou a testar o iOS….e tu tens apps que no mundo android são uma anedota…apps como Lumafusion, GarageBand, Lightroom, Ferrite Studio…já pra não falar dos muitos plugins de guitarras para o GarageBand…isso sim, são apps que realmente gastariam imensa ram

    4. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      Isto é um problema das pessoas não entenderem que Android e iOS têm sistemas de gestão de memória muito distintos. O sistema de gestão do Android necessita por natureza de ter mais RAM para manter o mesmo nível de performance à medida que se necessita de ler/escrever mais dados da/para RAM, isto porque é menos eficiente na forma como liberta a RAM de dados que já não são necessários, por outras palavras, acaba por ter que manter mais dados em memória desnecessariamente, roubando espaço disponível.

  6. Avatar de Gajo educado
    Gajo educado

    Aumento de preço… Realmente os valores dos iPhones são ao preço de outros Android com a mesma memória RAM… Btw para que necessita de tanta RAM? Para rodar o equivalente ao Windows XP não precisa…

    1. Avatar de Vítor M.

      O Android não tem nada a ver ao windows xp, estás a misturar tudo. Faz reset, volta ao início.

      1. Avatar de Gajo educado
        Gajo educado

        Mas não me estava a referir ao Android.. Estou-me a referir ao IOS que a nível de funcionalidades é comparável ao Windows XP

        1. Avatar de Vítor M.

          Está visto, usas Android. Estás limitado a um conhecimento restrito e não conheces o iOS.

          1. Avatar de Elkido
            Elkido

            Tb és fanboy da Apple?Ehehe…. então gostas de pagar caro…. quem tem dinheiro pode se dar ao luxo disso

          2. Avatar de Vítor M.

            Tenho um gosto muito simples, prefiro sempre o melhor 😉 por isso, para mim escolho o que quero 🙂

          3. Avatar de Gajo educado
            Gajo educado

            Eu é que estou limitado a um conhecimento restrito… Kkkkkk :p

          4. Avatar de Vítor M.

            Se assim não fosse não dizias o que que disseste 😉

  7. Avatar de Elkido
    Elkido

    Inovação é o novo ZTE Nubia 7 Pro com 18 Gigas de RAM e mais 6 Gigas de RAM virtual….24 GIGAS de RAM total….e carregamento de 135 Watts….. mas como é uma submarca gamer da ZTE já não aparece nos titulares

    1. Avatar de JR
      JR

      Realmente é um grande equipamento com essas specs.
      Problema é a marca que mal da suporte a nivel de software aos seus equipamentos…

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      Claro que não aparece nos títulares…o ZTE Nubia 7 sabe por acaso jogar futebol?

  8. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Isto de falar que no mundo Android tem muita Ram é subjetivo, eu por exemplo, no Note10 posso o ligar a um monitor e tenho um pc de bolço, isto é apenas um exemplo, no Iphone isto não é possível fazer, logo ter mais Ram, pode não ser necessário.
    E lá esta eu também posso por em causa o porque de haver pessoas que querem carros com 5 ou 7 lugares quando eu só preciso de dois.
    Já expliquei que para mim para a utilização que dou em serviço o Iphone é muito curto, quer a nível de bateria mas pior ainda é não conseguir enviar SMS ao número que me está a ligar com um toque como faço no Android.
    Quanto a qualidade das aplicações que por norma são melhores em Ios que em Android, mais uma vez a minha experiencia não me diz isso, na Apple Tv tenho os serviços da Netflix e da Prime, e andas as aplicações funcionam melhor na Sheald, no Iphone apenas tenho as aplicações que necessito para trabalhar ai não posso fazer comparações

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      Não tem a ver com a subjectividade, tem a ver com os recursos necessários para fazer o mesmo. A forma como no Android a RAM é gerida leva duma forma geral a necessitar de ter mais RAM para cenário idêntico.

  9. Avatar de NELITO
    NELITO

    Troquei um iPhone 7 Plus (32GB/2GB) para um Samsung S21 FE (128/6), Snapdragon 888, e notei muito pouca diferença na resposta e fluidez entre ambos. A bateria de 4500 mAh do Samsung dura pouco mais que os 2900 mAh do iPhone. São seis anos de diferença.

    1. Avatar de Food Eat
      Food Eat

      Esse iphone 7 ou era especial ou passava o dia em standby, se bem me lembro tinha que carregar o meu 2/3 vezes por dia

      1. Avatar de NELITO
        NELITO

        Se calhar, o seu era clonado.

        1. Avatar de Food Eat
          Food Eat

          ou vice-versa, os clones deviam trazer umas baterias mais capazes, também não era difícil.

      2. Avatar de Dunno
        Dunno

        Tive um e confirmo, aguentaram se bem mas pecavam muito na bateria

  10. Avatar de Marko
    Marko

    Eu não dou mais para o peditório Android vs. IOS acho ridículo porque quem gosta de Android não compra Apple e o seu IOS e vice versa, ambos são bons OS, ambos com virtudes e defeitos e cada user sabe o que melhor lhe satisfaz as suas necessidades, se satisfizer então esse é o melhor OS para aquele user. é simples e factual!
    A questão da RAM nos Android poderá fazer diferença mas a longo prazo, presente, curto e médio prazo não me parece um bom smartphone de 4GB no mínimo dá perfeitamente para um user comum (fora gaming claro), o resto é pensar no futuro ou no gaming no presente, faz-me espécie é a malta dizer que os androids com 6GB/8GB ou mais que não esteja com a memória cheia não fazem o que os IPhones fazem… tretas, não acredito mesmo venha quem vier… só vendo e até hoje nunca vi portanto até prova contrária é treta.
    Tenho um P30 Pro New Edition 8GB/256GB a minha mulher o 13 Pro também com 256GB e é a mesma coisa, em algumas apps e jogos ganham um, noutras o outro mas a margem é residual mesmo e só metendo lada a lado nada de escândaloso, ambos super fluídos e sem travar… já sei o IPhone tem menos RAM boa, sistema bem otimizado sim parabéns mas no uso corrente ambos são fluídos, agora dizerem que o IPhone faz é o Android não… isso é treta!

    1. Avatar de Chelton
      Chelton

      Acredita mano processador de iphone nao si compara com de um android

      1. Avatar de Marko
        Marko

        Porque tem um sistema optimizado necessita de menos para fazer o mesmo ou mais sim é factual, mas o fazer o que androids equiparados não fazem… isso é treta!

  11. Avatar de Chelton
    Chelton

    é seguinte 6G de raw de um iphone é mais rapido do qui 8G de raw de um android

  12. Avatar de FranProdigy
    FranProdigy

    Não esquecer que o ios não tem um multitasking tão efetivo porque suspende as apps em background e isso não acontece no Android. Mas acho que desta sou capaz de mudar outra vez de Android para ios e comprar o próximo pro Max se realmente se confirmar esta notícia.

    1. Avatar de Chelton
      Chelton

      Kkkkkk ai sim ue iphones tem um bom processador e raw muito rapido ja testei isso com um android acredita qui ate eu pensava qui um iphone 13 pro max tinha amais de 8G de raw por ser muito rapido kkk afinal ainda nao tem um iphone com 8G de raw

    2. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      No iOS as apps também podem correr em background dentro de determinadas condições. De qualquer das maneiras, uma app não poder correr em background não altera em quase nada a questão da RAM já que a app é mantida na memória RAM de forma a poder resumida imediatamente.

      1. Avatar de Chelton
        Chelton

        Ta vendo ne pelomenos voces com condiçoes vao usar iphone14 pro max

    3. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      essa suspensao faz com que a bateria pequena dum iPhone dura mais do que qualquer telemóvel android. Alias o iPhone 13 pro max durou quase 2 hours a mais do que o samsung s22 ultra com uma bateria maior.

      1. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        Isso é viver em um mundo de fantasia completa, ou só visto em benchmarks feitos por youtubers duvidosos.
        Mesmo com toda essa otimização a duração das baterias dos iphones é sofrível, quem necessita realmente de um telemóvel com boa duração de bateria não vai comprar um iphone e isso é ponto assente.

        Gostava de ver um iphone ter bateria para dois dias com, dados moveis e Bluetooth ligados o dia inteiro. No entanto tenho 3 androids cá em casa que o fazem sem problema , e com SOT de 10 horas para cima.

  13. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    Se isso for verdade – qualquer coisa me diz que tera a ver com o processamento de videos 8K. Ja que precisa de mais ram para poder gravar sem problemas. Ou então algo com o sensor LIDAR talvez

  14. Avatar de jp
    jp

    O Iphone vai ter tanta ram como os macbooks M1 ahhahahaha.

  15. Avatar de iFernando
    iFernando

    iPhone 11 não aconselho.
    Por pouco mais tens o iPhone11 pro, bastante melhor