iPhone 14 Pro não dá hipótese ao Samsung Galaxy S22 Ultra

43 Comentários

Ano após ano, a Apple e a Samsung têm trazido para o mercado equipamentos poderosos e com altos padrões de qualidade nas câmaras, nos ecrãs e na experiência de utilização em geral. Se por um lado a Samsung consegue por vezes excelentes resultados no que toca a um ou outro aspeto no segmento da fotografia, também é verdade que desde há vários anos tem ficado atrás da capacidade de processamento do iPhone. Este ano o iPhone 14 Pro não dá hipótese ao mais poderoso smartphone da marca sul-coreana.

Os primeiros testes de referência realizados no recém anunciado iPhone 14 Pro mostram que o seu processador Apple A16 oferece muito melhor desempenho do que o chip Snapdragon da Qualcomm no Galaxy S22 Ultra.


A Apple na apresentação deu um enfoque ao excelente desempenho do seu novo A16 fabricado no processo de 4 nanómetros. Aliás, a empresa afirmou mesmo que a concorrência, no que toca ao chip mais poderoso de um smartphone Android, está ainda a lutar com o desempenho do A13, SoC que equipou em 2019 o iPhone 11.

Assim, por mais um ano, o smartphone emblemático da Apple é muito mais rápido do que o da Samsung.

 

Desempenho do iPhone 14 Pro é esmagador

O iPhone vs. Android tornou-se uma rivalidade tão épica como Mac vs. Windows alguma vez foi. Por isso, os fãs da Apple podem gabar-se do facto de a série A de processadores ter dado à Apple uma vantagem decisiva no desempenho sobre os melhores chips que a Qualcomm pode fornecer aos fabricantes de Android.

O iPhone 14 Pro e Pro Max foram recentemente revelados e ainda não estão nas mãos dos clientes, mas, como é normal, já alguém testou o seu desempenho com o Geekbench 5 e publicou os resultados. E são impressionantes.

Um “iPhone15,2” a correr iOS 16 – aparentemente o número do modelo do iPhone 14 Pro – teve uma pontuação de 4831 na secção multi-core da aplicação de benchmarking.

Para comparação, o Galaxy S22 Ultra obteve a pontuação 3433 no mesmo teste. Isto torna o último iPhone 40% mais rápido do que o seu rival Android.

 

iPhone 14 vs iPhone 13

O facto de o iPhone 13 Pro ser mais rápido que o melhor da Samsung não é uma surpresa. O iPhone 13 do ano passado já venceu solidamente o Galaxy S22. Mas qualquer pessoa com um iPhone 13 Pro, que esteja a considerar mudar para o equivalente a 2022, certamente quererá saber como estes se comparam.

Ilustração do processador A16 do iPhone 16 Pro e Por Max da Apple

O iPhone 13 Pro chega a 4659 no teste multi-core da Geekbench 5. Isto significa que o A16 no último dispositivo da Apple é apenas 4% mais rápido do que o A15 no seu antecessor. Contudo, seguramente que este novo SoC da Apple tem ainda muito para dar. Refira-se que o A16 conta com 16 mil milhões de transístores, além de ser fabricado num processo de 4 nanómetros (o A15 é fabricado em 5nm).

A CPU do chip conta com 2 núcleos de alta performance e 4 de eficiência energética, tal como o A15.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cra2sh
    cra2sh

    Certo… o correcto é ver como se comporta contra o S23.

    1. Avatar de Diogo Alexandre de Sousa Domingues Quaresma
      Diogo Alexandre de Sousa Domingues Quaresma

      Acredito que o iphone seja melhor, tal e qual como aconteceu com o iphone 13 com o A15, a samsung lançou o s22 e continuou atras. A apple em processadores está muito a frente…

      1. Avatar de cra2sh
        cra2sh

        Não digo o contrário, mas a margem fica mais curta.

    2. Avatar de Gui20
      Gui20

      A Apple apenas ganha em processamento, já o resto… decidiram nem falar como se um telemóvel fosse escolhido apenas pelo processador

      1. Avatar de Vítor M.

        Sim, de facto não tem tudo de bom, tem quase tudo, porque o que não tem seu, incorpora de terceiros no seu cardápio.

        Por exemplo, os mapas, são dos melhores, mas os da Google são melhores. E tem lá.

  2. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    O novo modelo do meu carro também é superior ao que tenho… Porque será?

  3. Avatar de cK
    cK

    É hardware completamente diferente e software completamente diferente também. É comparar o incomparável.

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      mas ha quem queira comparar.

  4. Avatar de ERUS
    ERUS

    Estas comparações do meu ponto de vista acabam por ser ridículas, nem fazem qualquer sentido.

  5. Avatar de Castro
    Castro

    Na verdade os resultados mais recentes que surgiram no geekbench apontam para uma pontuação a rondar os 5450 para o iPhone 14 Pro.

  6. Avatar de Bruno Gonçalves
    Bruno Gonçalves

    Bonito gráfico, não tem é escala lool

  7. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    O S22 ultra não custa o mesmo que um 14 normal? Como se comparam?

  8. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Falta saber se no dia a dia faz assim tanta diferença.

    1. Avatar de Luís Pacheco
      Luís Pacheco

      Exatamente… Mas a máquina de marketing não pára. E o pessoal vai atrás.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Enquanto a Google não otimizar totalmente o android em colaboração com Qualcomm e “forçar” as restantes empresas na APP store a desenvolver tão bem as apps como são para iPhone o ecossistema Apple vence.
    E apenas o ecossistema.
    A Apple da os passos que quer e não o que o consumidor quer. Só e apenas agora always on display. Porta lightning ainda e apenas 20W com velocidade lenta de transferência de dados. Dou os parabéns ao cuidado com a segurança com a comunicação por satélite e detector de acidentes. De resto falta saber na prática o quão bons serão os sensores. Astro fotografia nem vê la. E no mundo android temos grandes zoom de qualidade do céu estrelado e lua, o mate 50 pro ainda que não seja muito do interesse do consumidor permite zoom de 180x a lua com grande detalhe máximo de 200x. Samsung já tem prontas memórias ddr5x e UFS 4.0 e o snap 8gen2 mesmo que em determinados benchmark o a16 seja superior venha o s23 ultra para comparações.

    1. Avatar de Vítor M.

      “… grandes zoom de qualidade do céu estrelado e lua…

      Isto é totalmente falso. Zoom de qualidade? Não digam disparates. Um dia… daqui a uns anos, pode ser, para agora é só ruído, pouca qualidade.

      1. Avatar de FranProdigy
        FranProdigy

        Zoom de qualidade até aos 10x e o iPhone continua nos 3x e aí não há dúvidas que fica muito aquém.

        1. Avatar de Vítor M.

          É um facto, mas é preferível ter um zoom onde a qualidade seja minimamente aceitável do que ter 100x e ser uma miséria. Como é o que acontece. Quem usa zoom 100x cheio de ruído? Ninguém, é funcionalidade sem razão de ser. Olha, é preferível apostarem numa Mavro decente.

          1. Avatar de FranProdigy
            FranProdigy

            Sim, o resto é marketing e pouco usável.

  10. Avatar de Anacleto Ucraniano
    Anacleto Ucraniano

    Fonte?

  11. Avatar de Daniel
    Daniel

    O iPhone arrasa a concorrência… é como dar em mortos

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Don’t keep beating on dead horses.

  12. Avatar de Jk
    Jk

    Isso nao quer dizer nada
    é esperar pelos reviews dos youtubers para ver a serio a velocidade entre eles
    o iphone so é mais rapido em importar videos ou fazer tarefas mais pesadas agora em abrir aplicaçoes ao
    mesmo tempo bem so falta esperar……………..

  13. Avatar de Simão
    Simão

    Continuem com “maçãs roídas” e samsugas …..
    Há mais vida para além dessas marcas e com muita qualidade

  14. Avatar de LarilasOS
    LarilasOS

    Já agora…alguém me pode dizer se o iPhone Pro e Pro Max em Portugal têm a slot para o cartão físico SIM ? Muito bem que é fácil de trocar para eSIM mas…e se me arrepender e querer voltar para o telefone anterior? Ou se simplesmente ter de mandar o iPhone para a garantia? Fico sem nada…ou então tenho de ir à NOS e pedir de novo o cartão físico e tem de se pagar…e eles dão-me um número provisório e sei lá mais o quê…
    Alguém me pode dizer? Sei que nos States vai ser tudo em eSIM…agora cá em Ranhocas….como será?

    1. Avatar de Vítor M.

      Podes trocar sim. Os meus já não têm SIM físico, tenho dois eSim dentro do mesmo iPhone. Se quiser passar agora para o novo, pode ser feito pelo sistema (se o operador permitir), se não custa 5 euros, salvo erro. Se quiser trocar para SIM físico, basta pedir ao operador para portar a conta para aquele cartão físico.

      Nos States acabou o SIM físico.

      1. Avatar de barra
        barra

        Só corrigir a informação errada, nos States não acabou o SIM físico, ainda é muito usado. Até podes consultar os sites das operadoras e ver o SIM e o eSIM. Curiosidade, lá um SIM custa $1 enquanto cá as operadores pedem 10€ (e falo em pre-pagos)

        1. Avatar de Vítor M.

          O iPhone 14 (toda a séries) vai sair sem SIM. Vê a apresentação.

    2. Avatar de Castro
      Castro

      Isso apenas aplica-se aos aparelhos vendidos nos Estados Unidos!
      À partida é possível à operadora desactivar o eSIM no aparelho velho quando se quer activar o eSIM no aparelho novo.

  15. Avatar de João Cruz
    João Cruz

    Geekbench é pior benchmark para analisar desempenho real, não estou a dizer com isto que o chips A não são superiores, porque são, mas a diferença não é tao grande em outros benchmarks mais crediveis.

    De qualquer forma , a diferença do A15 para A16 é das menores entre gerações

    1. Avatar de Castro
      Castro

      que outros benchmarks é que são mais credíveis?

  16. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Isso é mentira! O S22 ultra tem o processador feito em parceria com a AMD. É de longe melhor que a Aplle.

    Basta verem comparativos.

    1. Avatar de Castro
      Castro

      tão bom, tão bom, que já se fala que a Samsung vai passar a usar apenas processadores da Qualcomm nos próximos topos de gama

  17. Avatar de Luis Henrique Santos Silva
    Luis Henrique Santos Silva

    Comparações ridiculas, hardware e software diferentes……esta comparação nem devia ser feita.

  18. Avatar de claudio
    claudio

    A apple é a rainha ! que continua a ser famosa nos processadores, e que cobra um valor 4x mais do que o telefone vale.
    Grande rapidez e a fluidez do sistema da Apple faz qualquer processador brilhar, metam esse Bionic num Android depois veremos se funciona com tanto power como falam.
    O que importa ter um processador muito rápido se depois a lançar inovação fica atrás do Android, poderia ter vindo sem Notch ou sem aquela coisa foleira que é notch na mesma, poderia ter vindo com USB-C , poderia ter vindo com um carregamento de 100w como os Android, com uma bateria de melhor qualidade sim porque nisso todos sabemos que a Apple tem baterias ruins…..entre outras coisas…..enaltecer é bom mas o Steve Jobs é que fez o melhor da Apple desde que ele morreu desculpem lá mas perdeu muito e lança as novidades já vistas em Androids…….Novidade que não novidade ate a filha do Steve Jobs goza com a Apple…….

  19. Avatar de zeroouum
    zeroouum

    Eu deixo sempre uma questão, tanta comparação e a minha questão é:
    em termos práticos, onde se aplica essa “diferença” de velocidade? Nas aplicações? Nos emails?
    é só “bla bla bla” que nunca compreendi, parece-me mais interesante dizer “a bateria dura x e demora y a carregar”.. útil! “tem uma camara xpto.. uso?Não.. mas é útil? Sim..”
    O que pretendo dizer é, numa utilização mediana estas diferenças são ridiculas.. agora comprar porque se gosta, ok.. a Apple tem melhor material, comcordo. É mais “Clean”, concordo. Para ver horas, ir as redes sociais, emails, chamadas e um par que jogos.. e tantos numeros se debate.

  20. Avatar de António Fernandes
    António Fernandes

    E como se comportam a nível de duração da bateria?

  21. Avatar de V.T.
    V.T.

    Por aqui basta a Apple apresentar um gráfico… e passa a verdade verdadinha! É tipo Biblia Sagrada!!!!! Basta ser a Apple…

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      tens algum fonte a demonstar que os gráficos que a apple apresenta sao falsos? Ou so estas a falar por ódio/ignorancia mesmo?

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Essa afirmação também vale o que vale…é a palavra do vendedor contra a do consumidor. Mas…quem não deve não teme…..não entendo porque a Aplle não coloca dados concretos, e falam apenas em comparações abstractas. O certo é que a filha de Steve Jobs também veio para as redes sociais critiar o 14. Parece me que algo correu mal no 14.

  22. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Quem não deve não teme…..não entendo porque a Aplle não coloca dados concretos, e falam apenas em comparações abstractas. O certo é que a filha de Steve Jobs veio para as redes sociais critiar o 14, por não haver algo de tão inovador. Parece me que algo correu mal no 14, ou pela crise de chips que não deu para evoluir mais tendo em conta a subida dos preços das matérias primas, ou devido as novas normas que vão entrar em vigor para o ano, focaram-se talvez no próximo iPhone 15…..Contudo, sou um utilizador Samsung. Tive o S2 ,S6 e agora S9. Só troco de telemóvel quando já não compensa a reparação, não estou para sustentar empresas bilionárias à custa do meu ordenado. Contudo, fiquei empolgado para entrar no mundo Aplle e esperei pelo 14, porque estou a pensar em comprar o MacbookPro 16. Fiquei obviamente desiludido, pensei que houvesse um salto tecnológico e dados mais concretos que posso analisar a escolha em comparação com Samsung. A Apple, nunca é transparente, é ambígua quando se aprofunda a parte técnica, e nesta apresentação foi chocante, quando se fala em comparação com o anterior. Como na autonomia “dura o dia todo…”…boa Aplle! Isso é o quê em termos de números? Confesso que graças a esta apresentação, fez-me repensar se compensa assim tanto mudar para um ecossistema Aplle, que mais parece um “clube” restrito, quem o frequenta sente-se de certa forma um nível acima…mas psicológico, em comparação com Windows/Android. Porque na verdade, o retorno de quem usa diariamente não justifica pertencer a esse clube. O Marketing é muito poderoso nas marcas, e quando se fala em algo “exclusivo”, as pessoas sentem-se vaidosas em entrar . Não há mal nenhum, se o valor que se paga para isso fizer a pessoa ficar feliz, perfeito. A Aplle ficará feliz em dobro.