iPhone: 1/3 dos utilizadores preferem ecrãs de 4 polegadas

33 Comentários

Há já algum tempo que os rumores de um novo iPhone de 4 polegadas se têm vindo a acumular, dando como muito provável a sua chegada.

Há quem acredite que este será um passo em falso que a empresa de Cupertino irá dar, tendo em conta as tendências deste mercado, contudo, há números que revelam o contrário. Um terço dos utilizadores do iPhone ainda preferem modelos de ecrã mais pequeno.

iPhone 4 polegadas

O novo iPhone, que já teve várias designações, deverá trazer de volta a dimensão original do ecrã, as 4 polegadas. A data apontada para a sua apresentação é o próximo dia 15 de Março, altura em que outras novidades devem também surgir.

Esta é uma medida que muitos consideram ser a mais ajustada para um smartphone, por ser mais ajustada às mãos dos utilizadores. Desde que surgiu o modelo 6 e o 6 Plus que esta medida foi alterada para 4,7 e 5 polegadas, deixando alguns utilizadores descontentes.

Mas os números mostram esta realidade, como pode ser visto pelos dados do Mixpanel. Um em cada três utilizadores do iPhone mantém ainda um modelo de 4 polegadas, provavelmente esperando a altura certa para a troca de equipamento, num tamanho que realmente lhes interessa.

Com 19,3% o iPhone 5s representa a maior fatia, seguido do 5 e do 5c com 7,53% e 5,66%, respectivamente.

iPhone dados

Muitos podem considerar que este é um número reduzido, face aos restantes modelos disponíveis e em utilização, mas a verdade é que é de factor um número elevado de utilizadores que espera a possibilidade de realizar a actualização dos seus smartphones, mas que não se sentiram confortáveis com as medidas de ecrã agora disponibilizada.

Este seria um valor interessante para levar a que a Apple criasse um novo modelo, mais adequado e trazendo de volta tudo o que de melhor o iPhone teve. Caso surja, o iPhone 5se será uma opção óbvia para todos estes utilizadores. É claro que a Apple consegue também de imediato tornar este seu novo modelo um sucesso, satisfazendo esta franja de utilizadores.

 

Será uma aposta vencedora, um novo iPhone de 4 polegadas?

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ricardo
    ricardo

    Eu estou à espera do lançamento do de 4” para comprar. Acho demasiado grande um com 4,7 para a mobilidade e encaixe no bolso. Espero mesmo que seja verdade. Se calhar o o iphone 6 é bom para as mulheres, mas para um homem, que não tem bolsas nem malas, torna-se muito grande.

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Para mim, o ideal é 5.5, são gostos, respeito quem goste mais com o ecrã de 4, mas com a quantidade de coisas que já se faz num telefone, acho que no mínimo tem de ser de 5.5.

  3. Avatar de RF
    RF

    Tudo depende do que se gosta e do que se necessita.. para mim no mínimo tem que ter 4.7″ e no máximo 5.5″ Já que se está a falar de iPhones… nem menor, nem maior..

  4. Avatar de Rui LUX
    Rui LUX

    As cores no gráfico são horriveis.. não se distinguem bem umas das outras..
    E concordo, voltar ao tamanho “normal” seria muito bom.. um tablet é um tablet, um telefone é um telefone.. como tal deve caber no bolso (sem partir ou dobrar) e deve ser facilmente usado com uma mão.. IMO

  5. Avatar de Max
    Max

    Para mim o tamanho ideal é 4.6, como era o Nexus4, ou o Sony Z5 Compact. Preciso de 1 telefone, não 1 phablet. Como o Barão Vermelho mencionou em cima, são gostos para cada 1, mas vejo muitas pessoas a queixarem-se do tamanho dos telemoveis, é cada vez mais difícil encontrar bons com 1 tamanho de 4.X”

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Confirmo, tenho um iphone de 4″ e um LG de 5″ , é muito mais natural e ergonomico e prático usar o iphone.

  7. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    O tamanho original obviamente não foi 4”.
    Concordo com o Rui Lux, aquele grafico está muito pouco agradável à vista.

    Conheço várias pessoas que acham o 4.7 demasiado. Telemoveis até 5.1 ainda se conseguem ser minimamente ergonomicos. Quem gosta de telemoveis de 5.5 ” para cima deve fazer poucas chamadas ou deve usar quase sempre sentado e não a correr de um lado para o outro. Obviamente que existem muitas pessoas pessoas neste perfil. Um telefone de trabalho tem de ser facilmente usado com uma mão, mesmo que não se consiga fazer tudo, mas pelo menos o essencial.

  8. Avatar de Rui Dias
    Rui Dias

    Tenho um Nexus 5 e acho grande, não vejo a hora de voltarem os smartphones de tamanhos menores.

  9. Avatar de Mr.T
    Mr.T

    Não só nos iphones como nos androids, seria muito bem vindo equipamentos de topo a dimensões não exageradas. Até aqui ha uns 2 anos, considerava o limite maximo de 4.5″. Hoje, olho antes para as dimensões do equipamento, onde no máximo comprarei um smartphone com dimensões de 150mm x 75mm (e com estas dimensoes terei de o experimentar antes, para sentir a ergonomia). Gosto de smartphones que possa por no bolso e que possa utiliziar facilmente apenas com uma mão… Infelizmente, equipamentos de topo, cada vez são maiores…

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Desde que venham com specs idênticas aos dos ecrãs superiores, venha lá o iPhone com 4″. Troco de boa vontade o 6S pelo de 4″

    1. Avatar de Delta
      Delta

      Deve vir com specs inferiores ao teu atual iPhone mas a única diferença é que talvez o 6s aguenta mais tempo até que comece a apresentar lentidão.

  11. Avatar de Pedro T.
    Pedro T.

    O tamanho do ecrã não está directamente relacionado com o tamanho do telefone.
    Os meus 2 ultimos telefones eram de 5″, no entanto o anterior (Umi Zero) era enorme, com 146mm de altura.
    O meu telefone actual é um Honor 6, tem uma bateria de 3100mAh, ecrã de 5″ e só tem 139mm, é para mim o tamanho ideal e é a prova que afinal de contas “cabe” tudo até uma bateria generosa num chassis compacto.
    Ou seja, o problema não é o ecra, mas sim o tamanho do aparelho.

  12. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    Mal posso esperar pelo novo Iphone de 4 polgadas. É desta que vou despachar o meu velhinho e fiel 4S para um ecrã mais em conta. Também não sou fan dos phablets de 5 ou mais, pelo que vem mesmo a calhar uma máquina mais em conta e de dimensões reduzidas.

  13. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    Para mim o ideal será as 4.7 – 5 polegadas, e escrevo isto num de 5.5, mas tendo as suas vantagens, em certos momentos torna se desconfortável de usar.

  14. Avatar de T16
    T16

    O meu iPhone é de 4″ e agrada-me bastante a enorgomia, a meu ver o tamanho ideal para um smartphone é entre 4″/5″…a confirmar-se o 5se acho uma boa aposta por parte da Apple

  15. Avatar de ruca
    ruca

    para quem só usou durante anos e ainda usa um iphone com 4″ será normal achar que 4″ chega e é o mais indicado. Experimentem daí para cima, sem cair em exageros e verão que afinal 4″ é bastante pequeno.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Teorias apenas, tenho o iPhone 6S e acho grande. Aliás, tenho também um android de 5″ e acho um exagero.

  16. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Fico de fora desta fracçao. Minimo 5″. Embora tenha, 4,5. Mas 5 ja tem boa leitura

  17. Avatar de rui
    rui

    Eu não uso iphone e também prefiro de 4. Eu quero o smartphone para mensagens, chamadas e duas ou três apps. Basicamente é para estar contactável tanto a nível pessoal como profissional. Para tudo o resto tenho o pc. Se quisesse um ecrã grande, compraria um tablet. O tamanho do ecrã vai mais das necessidades e gostos de cada um.

  18. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    O tamanho preferido depende de muita coisa, uma delas o que se faz com o telemóvel.

    Um utilitário tem que ser melhor uma berlina média? Não. Na cidade e um par pessoas o utilitário, para 4 pessoas e viagens grandes a berlina.

    Se eu uso o meu telemóvel para ver sites, e-mail fotos e filmes então um phablet é o ideal; se eu uso redes sociais e maioritariamente chamadas / SMS então um de 4″. O único meio termo é o 4.7 – 5.2″ mas hoje em dia cada vez mais pessoas querem 5.2 – 5.7″.

    Eu não volto a nada mais pequeno ou fraco que 5.5″AMOLED, câmara hdr e estabilizador óptico.

  19. Avatar de Peter Ross
    Peter Ross

    Tenho o Iphone 5s desde a sua saída e sinceramente quando pego no 6, não consigo habituar me a ele. Continuo a achar e como dizia Steve Jobs, um telefone é para caber e manusear na mão sem dificuldades ou receios. Ainda não troquei pq aguardo que saia um Iphone de 4 polegadas com o design do 6. Se a apple fizer isso será, acho, sucesso garantido, mais ainda quando tenho amigos e colegas que tb começam a ficar cansados do manuseamento difícil do 6.
    O ideal para mim era ser da espessura, peso do Ipod Touch 5 ou 6. Isso era o Topo.
    Vamos aguardar

    1. Avatar de Amadeus
      Amadeus

      A ausência do botão “back” e menu, tal qual nos modelos da Samsung quem tornam a experiência de uso do iPhone de telas grandes desagradável. Leia o artigo… “Former Apple designers say the company has lost ‘the fundamental principles of good design”

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Não pegas num iPhone há quantos anos? O iOS tem formas equivalentes ao botão back

  20. Avatar de Daniel Marques
    Daniel Marques

    Bem vindo iphone de 4″, tenho um 4s e estou satisfeito com as dimensões do mesmo, excepto pela Apple como os outros sistemas Android tornarem os equipamento obsoletos após dois anos de vida útil para nos obrigar a comprar novos equipamentos!!! Lançam atualizações que vem tornar os equipamentos obsoletos…

    Quanto às dimensões, as pessoas esquecem-se que um telefone serve essencialmente para TELEFONAR!!! Para brincar ou trabalhar tem um Tablet e um PC… e nada os substitui… o telefone ajuda, mas não é funcional, ou de uma maneira ou de outra…

  21. Avatar de Rui
    Rui

    Muito sinceramente acho ridículo pagar um balúrdio por um iPhone de 4 polegadas, em muitos casos para fazer umas chamadas e sms e uma ou outra aplicação. Até nem sou fã do iPhone mas acho que o tamanho mínimo para um smartphone, para respeitar o verdadeiro conceito de um smartphone é o do iPhone 6

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Felizmente um smartphone não é vendido ao metro. Nessa perspectiva terias razão, caso contrário não faz sentido o que escreveste

  22. Avatar de o gajo
    o gajo

    Tudo que seja acima de 5” é exagero

  23. Avatar de JoMa
    JoMa

    Dá-me a impressão que, de uma forma geral, o pessoal confunde tamanho do ecrã com tamanho do aparelho no seu todo. O que está em causa, para efeitos de portabilidade, não é só por si o tamanho do ecrã mas do telemóvel. O importante é que o ecrã tenha o melhor aproveitamento possível.

  24. Avatar de maria
    maria

    também prefiro um aparelho menor que 5″ mas nunca na vida daria mais de 500 euros por um. continua a ser um telefone com as limitacoes de tal. ecra de 5″ e’ pequeno demais seja para o que tirando telefonar e mandar sms….prefiro gastar dinheiro num telefone de 200 euros e dar mais 400 num bom tablet do que 600 num telemovel….

  25. Avatar de abdu
    abdu

    o pessoal não tem é dinheiro para fazer o upgrade, quem ficou agarrado ainda ao 4, 4s,5… é porque ainda não teve €€€ para upgrade não é porque preferem por exemplo o iphone 4s pelo estilo. lol