iPhone 12 poderá ter um processador 40% mais potente do que o do iPhone 11

28 Comentários

O iPhone 12 já deve estar na fase final de produção e espera-se que em breve a Apple possa apresentar ao mundo mais um dos seus tão desejados smartphones. Como é natural, o novo iDevice deverá trazer especificações superiores aos modelos anteriores. Há ainda a hipótese de que a marca da maçã esteja a produzir um iPhone 12 com suporte para a rede 5G.

As novidades são conhecidas a conta-gotas e, naturalmente, muitas poderão não corresponder à verdade. Mas uma nova informação divulgada nesta segunda-feira indica que o processador do iPhone 12 será 40% mais potente do que o do iPhone 11.

iPhone 12


O próximo iPhone trará integrado a nova geração de processadores da Apple. Falamos do A14 Bionic de 5 nanómetros (nm) que, de acordo com as informações, será o chip mais poderoso e eficiente já feito para um smartphone. Este processador está já na fase final de produção pela TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company).

Processador do iPhone 12 deverá ser 40% mais potente do que o do iPhone 11

Ora, pela evolução natural das coisas, espera-se que o novo iPhone traga melhorias face aos restantes de gama idêntica que já existem no mercado. Falando especificamente nos processadores, estima-se que o A14 Bionic do iPhone 12 seja superior ao A13 Bionic de 7nm que acompanha o iPhone 11. Mas em termos práticos, concretos e objetivos, oficialmente ainda não se sabe quão superior será.

O iPhone 12 deverá trazer o chip A14 Bionic

No entanto, um programador da Apple, que também costuma divulgar informações da marca, afirmou numa publicação do Twitter que o processador A14 Bionic será 40% mais rápido em CPU e 50% mais rápido em GPU, comparativamente ao A13 do iPhone 11.

Segundo alguns testes de desempenho feitos ao A14 Bionic, grande parte das melhorias está então relacionada ao processador com frequência máxima de 3 GHz.

Apesar de ainda uma haver confirmação oficial, espera-se que este chip, assim como outras novidades, sejam apresentadas em setembro, tal como a marca já nos habituou.

A13 Bionic ainda é um dos chips mais poderosos da atualidade

Relembramos que o A13 Bionic é, atualmente, um dos chips mais poderosos no mercado para smartphone.

Quando foi lançado, em setembro de 2019, a Apple fez questão de referir que se tratava de um processador 20% mais rápido e até 40% mais económico do que o A12. O A13 Bionic é ainda capaz de executar mais de 1 trilião de processos em simultâneo.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Abreu
    Abreu

    Vai chegar a 1 milhão no AnTuTu?

    1. Avatar de Filipe Fili
      Filipe Fili

      Se o a13 ja superava todos os soc do android este a14 faz o check mate final, a apple simplesmente não da hipoteses quem quer o melhor e tem dinheiro so mesmo a Apple vale a pena.

  2. Avatar de Tadeu
    Tadeu

    “capaz de executar mais de 1 trilião de processos em simultâneo”?
    Há qualquer coisa errada nesta afirmação, imagino que deva ser por segundo e não em simultâneo. Será igualmente um número relativo apenas às operações dum dos componentes do SoC.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ahah está certo, é a equipa de marketing que faz a frase, não é R&D :p

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        Não terá sido a equipa da Apple… essa escreveu por segundo.

  3. Avatar de LG
    LG

    Ui meus amigos é desta que os benchmarks vão arrebentar mas as apps/performance vão correr da mesma forma!

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Lol, “arrebentar”.

      1. Avatar de ernez
        ernez

        José Carlos… não sabes o que quer dizer arrebentar? Tal como na tua região, também existem palavras descritas como regionalismos, com toda a certeza!

  4. Avatar de Ze
    Ze

    Faz sentido porque eles devem ter dado um salto grande na capacidade destes processadores para se sentirem confiantes em coloca-los nos Mac.
    Vai ser mais um arraso à concorrencia.

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      Na verdade a Apple deu a entender que os processadores nos Mac vão ser específicos para Mac, não serão os mesmos.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Sao os mesmos mas com tuning!
        Porque não precisam de ser tao eficientes como no iphone.
        Eles já fazem isso na appleTV e HomePod.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Terás que ouvir as palavras da Apple sobre o assunto. Não é essa a interpretação que se retira.
          Tunning não faz qualquer sentido quando se tem a liberdade e recursos para criar um SoC dedicado aproveitando as novas condições. Mero Tunning nunca daria performance suficiente para competir com os melhores processadores que usa nos Desktop. Terá sempre que criar novos SoC.
          Para além disso os SoC têm que possibilitar tecnologias que não estão presentes no iPhone e iPad, como o Thunderbolt, etc.
          Quanto a usar na AppleTV isso não é nenhum exemplo… É hardware que a Apple não actualiza com muita regularidade, não se compara às necessidade num computador

        2. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Se fores ver a apresentação da Apple a anunciar a transição, verás que dizem que estão a criar uma família de SoC especificamente para Mac.

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Arrasar nos telemóveis por meterem um processador com uma potência que não vai ter utilidade, ou nos computadores por meterem um processador de telemóvel?

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        E tu achas que ainda usas as aplicações actuais são as mesmas e com as mesmas exigências de há 5 anos atrás (por exemplo)?
        Que aplicações é que tu achas que se movimentam mais dinheiro?

  5. Avatar de Rui
    Rui

    O avanço da tecnologia é sempre importante mas honestamente com a fluidez do IOS, a Apple e o iphone só necessitam de melhorar o refresh rate para 90hz ou 120hz.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      No iPad já existe há anos. Passar para o telemóvel é simples , apenas consome mais bateria.

      Abc

  6. Avatar de Filipe F
    Filipe F

    A Apple que comece é a vender e colocar nos desktop e portateis os seus processadores, ou se são tão bons, até vender para fora. Era bom ver o mundo gaming desktop com processadores num futuro, isto se realmente sao muito bons como dizem ser, porque potencia para navegar em menus de um smartphone nao é o melhor medidor. No iPad já se pode ver algum poderio do mesmo mas aí, a coisa face a um surface por exemplo já não é tao extraordinaria

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      Imagino que a nova geração de SoC para o iPad (A14X) consiga bater um Surface Pro, já nem falo dos outros Surface.

    2. Avatar de Vítor M.

      A Apple não pode estar em todo o lado. As máquinas gaming são um nicho e se fosse algo que valesse a pena, a Apple já se teria lançado a essa segmento. Contudo, há muitos outros segmentos onde vale a pena apostar e tem sido feito isso. Agora com esta alteração nos processadores, a empresa poderá, sem alargar muito a sua ação, servir também esse mercado.

      Temos visto um incremento interessante nos smartphones, nos tablets continua o iPad continua a ser um tablet muito vendido. Agora com os serviços, a Apple deverá apostar em aumentar as ofertas da Apple Tv + e fazer crescer o Arcade e Apple Music. Os números anuais devem ficar fechados com as vendas nos novos iPhones, com o novo Apple Watch e mais um ou outro acessório que chegará até final do ano. 2021, aí sim se calhar outros caminhos serão seguidos. Tudo depende de como as receitas se portarem.

      O Surface é grande máquina (então o Pró que estamos a usar é muito bom), mas não se pode comprar ao segmento tablet, mas sim aos Macbook. Logo, continua a haver uma grande diferença de mercados.

  7. Avatar de Ana Pinheiro
    Ana Pinheiro

    … wow.
    A apple não estava no gozo quando dizia que ia começar a tentar elevar a performance dos seus processadores.

  8. Avatar de iDroid
    iDroid

    A ser verdade são números realmente impressionantes. Se a Intel conseguisse um aumento desta ordem de grandeza nos seus processadores de um ano para o outro seria considerado um milagre.

    1. Avatar de O "pilhador de lojas"
      O “pilhador de lojas”

      A Intel ainda só consegue 1 processo por core em simultanio, ainda deve estar a uns bons anos dos triliões de processos em simultanio.

  9. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    É isso o que de melhor há para anunciar num novo iPhone? Lol! E verdadeira inovação? Coisas úteis que os outros depois seguem como era há meia dúzia de anos atrás?

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      O novo iPhone ainda não foi anunciado!

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      Tens mais notícias mas que não são publicadas.
      P.ex
      -Vai manter o notch
      -Não vai ter 120hz
      -Vai manter a camera de 12MP

    3. Avatar de Vítor M.

      Só isto? Tanta coisa que já foi anunciada. Mas tens de segurar a ansiedade, ainda é tudo na base do rumor 😉 calma, ainda vamos perceber para que servem alguns novos chips e sensores. Calma 😉

    4. Avatar de HRamos
      HRamos

      Andas com uma dor de cotovelo e ainda não consigo perceber o porquê. O amigo se não usa ou gosta da marca sequer porque raio teima em comentar ou ler sequer o artigo? Não gosta não come. Ou ainda não provou? Ou então é masoquista! Quem sabe.