iPadOS 15: O iPad vai ficar ainda mais inteligente com esta versão

20 Comentários

O iPadOS é o sistema operativo direcionado para o iPad da gigante Apple. A Apple acabou de levantar o véu sobre a nova versão do iPadOS, o iPadOS 15 que irá chegar com excelentes novidades.

Tal como se esperava, esta nova versão melhor bastante o multitasking, o sistema de widgets, Quicknote, auto translate, etc.


Já são conhecidas as novidades do novo iPadOS. A Apple dotou a nova versão com novas funcionalidades com o objetivo de tornar os utilizadores mais produtivos e terem a melhor experiência de utilização.

Sistema de widgets melhorado

A primeira novidade apresentada foi ao nível do sistema de widgets, que agora está mais completa e funcional. Como esperado, o iPadOS 15 vai permitir organizar ainda melhor todos os widgets do seu dispositivo e vai poder ter estes elementos no homescreen (ecrã inicial).

Os widgets podem agora também ter outros tamanhos para tirar partido do tamanho do ecrã do iPad.

A Apple também integrou a App Library no iPadOS. Muito parecido com o iPhone, esta funcionalidade permitirá que mantenha a homescreen menos desordenada, arquivando as apps que raramente usa.

Multitasking totalmente renovado

A outra novidade é ao nível do multitasking que foi totalmente renovado. O iPadOS 15 vem com um menu multitarefa, que permite finalmente selecionar apps do ecrã inicial, em vez de apenas da dock, para dividir a visualização.

Existirão também novos ícones que tornarão mais simples entrar no modo de visualização dividida, e a Apple também mencionou uma funcionalidade de “shelf” que torna mais fácil misturar tarefas diferentes. É uma mudança significativa na forma como a multitarefa funciona atualmente no iPadOS e parece uma grande melhoria.

 

Quick Note

A ferramenta Notas também é atualizado com o iPadOS 15 passando a suportar hashtags. Além disso, com a nova funcionalidade Quick Note pode ser ativado simplesmente arrastando com um Apple Pencil do canto inferior direito do ecrã do iPad.

A ferramenta abre imediatamente uma nova nota para “anotações rápidas”. Com a funcionalidade “Quick Notes” é possível tirar notas rápidas a partir de um pequeno ecrã que surge sobre aquilo que está a ser visualizado.

AutoTranslate no iPadOS 15

Outra das interessantes novidades é a integração de uma ferramenta Tradutor no iPadOS 15.  Esta ferramenta não é um simples tradutor, pois permite traduzir qualquer coisa a partir de uma imagem de forma instantânea.

 

Como viu, são várias as novidades que esta nova versão do iPadOS irá trazer e tornar o iPad ainda mais inteligente. O novo iPadOS estará disponível para uma lista vasta de versões do iPad.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Quase, quase ao nível do Android…

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      ainda bem que não está ao nível do Android, já que o software em Tablets Android é uma miséria.

      1. Avatar de Joao pequeno
        Joao pequeno

        Nao tires as palas pra que!! Só agora vão ter verdadeiro multitasking. I rest my case

      2. Avatar de Joao pequeno
        Joao pequeno

        Nao tires as palas pra que!! Só agora vão ter verdadeiro multitasking. I rest my case

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          vou imaginar que tinhas “palas” e foste incapaz de ler o texto!

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Que desilusão!!

  3. Avatar de Eu mesmo
    Eu mesmo

    Algo tão básico como ligar a um monitor externo, como, por exemplo, faz o Samsung Tab S7, é algo impossível para a Apple

    1. Avatar de Lopix
      Lopix

      Eu consigo ligar o meu iPad a um monitor, usb-c -> hdmi.

      1. Avatar de Eu mesmo
        Eu mesmo

        E consegues usarlo sem ser a espelhar o que tens no iPad?

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          por acaso consegue-se, dependendo da aplicação implementar o suporte para segundo ecrã.

          1. Avatar de Eu mesmo
            Eu mesmo

            “dependendo da aplicação”… Pois… Já alguns androids fazem-no sem depender de nada! Funciona e ponto. Infelizmente a Apple perdeu uma excelente oportunidade de vender mais uns iPad. Não falarei por muito se disser que era a funcionalidade mais aguardada.

          2. Avatar de Eu mesmo
            Eu mesmo

            *falharei

          3. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            isso até pode ser verdade no Android, mas no Android é uma desgraça para ter aplicações que façam bom uso dum tablet e de ecrãs maiores

    2. Avatar de nunov
      nunov

      e eu consigo ligar a um monitor externo, usbC -> VGA

      1. Avatar de Eu mesmo
        Eu mesmo

        E consegues usarlo sem ser a espelhar o que tens no iPad?

    3. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Se pagares 199,94 euros, podes comprar um cabo HDMI à Apple que permite ligar a um monitor.
      O VGA custa quase 4 vezes mais e é necessário ser importado da China, pois nem nos EUA está disponível.
      Usar outro cabo, anula a garantia, caso dê algum problema, pois o Ipad regista os códigos de cada cabo ligado a ele.

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        tens cartão na SPA? essas tuas obras de ficção…

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Hardware continua a ser mal aproveitado.

    1. Avatar de ACS
      ACS

      O hardware é para durar mais de 5 anos e continuar a levar updates. Também é para suportar boas apps. O SO não pode trazer tudo pois é impossível agradar a toda a gente. Um bom SO dá as ferramentas necessárias para se criar boas experiências.