iPad já corre Windows?

46 Comentários

Depois de toda a conversa em torno do iPad parece que as coisas acalmaram. Não que este tenha sido esquecido mas apenas as atenções foram viradas para outras guerras e outros temas. E iPad continua a sua senda de crescimento de forma sustentada.

O “pequeno” ecrã táctil com mil utilidades continua a fazer as delícias dos seus utilizadores e conseguiu reavivar um nicho de mercado que nunca tinha chegado a tornar-se realidade. Muitos fabricantes começam agora a preparar as suas armas para tentar dar uma resposta à altura da Apple. Chegaram a existir alternativas viáveis? E se conseguissemos ter no iPad outros sistemas operativos?


Apesar de parecer uma instalação nativa este vídeo mostra apenas um emulador a correr o Windows 95. Não foi ainda feita a portabilidade deste para o iPad e provavelmente nunca o será, mas não deixa de ser um conceito interessante. Abrir o iPad a outros sistemas operativos.

Este emulador, o BOCHS, permite que corram no vosso iPhone, iPod Touch ou iPad uma versão de Windows 3.11 ou 95. Mas com o evoluir provavelmente ainda vamos conseguir ver o XP, Vista ou 7 a correr no iPad.

E deixo uma pergunta aos leitores: Não ganharia a Apple com a “liberalização” do iPad para outros sistemas operativos, à semelhança do que faz no seus PC’s?

De certeza que muitos mais comprariam um iPad a correr Windows 7 ou Linux. Aí sim teríamos hardware de topo a correr sistemas operativos de topo (consoante a preferência do utilizador).

Partilhar:
Tags:

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Geração HD

    “Não ganharia a Apple com a “liberalização” do iPad para outros sistemas operativos, à semelhança do que faz no seus PC’s? ”

    – NÃO.

    Nem a emulação é boa coisa … mas faz me relembrar o bom que é correr o Wyse , Teamviewer ou qualquer outra aplicação Remote Desktop no iPad.

    1. Avatar de -_-'
      -_-‘

      Era boa sim. Se não o achas, não sabes do que dizes.

      1. Avatar de EacHTimE
        EacHTimE

        Mas nunca seria possível lá por Windows porque eles usam um processador criado por eles mesmo.. A MS nunca ia adaptar o windows a um processador da apple.

        Quanto muito metia-se lá o android ou assim..

      2. Avatar de Anonymous
        Anonymous

        Olha um daqueles que acha que é o único que está bem no mundo, e que outros com opiniões diferentes estão errados!

    2. Avatar de pedro
      pedro

      ya era boa sim. Neste moneto há duas opiniões sim, contra uma não.
      vamos ver como vai acabar 😉

  2. Avatar de PedroWare
    PedroWare

    não sei, eu uso windows 7 (mas não gosto, só que comprei um pc novo e ainda não queria formatalo)e acho que não ficava muito bem no ipad

    1. Avatar de MobileAppS - Tudo Sobre Telemóveis

      são gostos… mas windows 7 é uma questão de habituar depois é uma maravilha… 😉

  3. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    ja tinha visto esse video à uns tempos, e é preciso reparar q se o win95 esta super lento, entao tds as versoes q se seguiram irao ficar pior ainda..pior ao ponto de nem arrancarem na minha opiniao.

    correr outros OS’s so mesmo se fosse nativamente, e ai so consigo achar razoavel ou o XP, ou Linux.. pq vista e 7 torna se pesado. n nos podemos esquecer q é um processador cm uma arquitectura fraquinha e cm apenas 1Ghz.

    cumps!

    1. Avatar de The STK
      The STK

      Se bem que as distros Linux da moda já não são assim tão levezinhas… Só se for para usar só a linha de comandos ;p

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        ning falou em ubuntus. mas de qlqr das formas ubuntu continua a ser muito mais leve q vistas e 7’s.

        cumps

      2. Avatar de @lmx
        @lmx

        ???
        Mint fluxbox….98 mb de RAM.

        cmps

    2. Avatar de Jose
      Jose

      O Windows 7 só precisa de 1Ghz.

  4. Avatar de José Barros
    José Barros

    É de louvar a divulgação deste vídeo em PT e no PPW, mas a verdade é que já o tinha isto na semana passada… :\

  5. Avatar de Gil Mendes

    O velhinho Windows 95 🙂
    Corre em todo 🙂

  6. Avatar de André Silva
    André Silva

    Desculpem, mas continuo a achar que o iPad não vai dar em nada… Até a Nokia já tem um tablet PC… O mercado vai apertar muito o iPad, alias já está a preparar-se para tal…

    Quem Comprou o iPad foram os fãs da Apple, e quem vai comprar vão ser os fãs da Apple…

    Deixem chegar o Microsoft Courier… isso sim vais ser algo do outro mundo… 😀

    1. Avatar de Geração HD

      Claro , como o iPhone “nao deu em nada” , porque ha nao sei quantos HTC’s e Nokias …

      Não se trata de fanatismo … trata-se de algum que não compreendes.

      🙂

    2. Avatar de bigkax
      bigkax

      Agrada-me o formato do Microsoft Courier mas ainda não se sabe que hardware vai ser incluído e o software instalado logo não se pode dizer se vai ser bom ou mau.

  7. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    eu bem que era capaz de comprar uma tablet assim se desse para instalar um os completo.
    OFF TOPIC: a equipa do boxee está a trabalhar numa versão iphoneOS!!
    http://latimesblogs.latimes.com/technology/2010/04/boxee-ipad-iphone-app.html

  8. Avatar de zl
    zl

    Pois, cada um compra o que gosta e pronto

  9. Avatar de Rammy
    Rammy

    É bem óbvio que nenhum manufacturer ganha com fazer a sua plataforma uma plataforma livre. Não é por acaso que demorou tanto tempo à Microsoft para ajudar os developers em geral a fazer aplicação para Windows… Ou que a maior parte dos telemóveis não pode ser usados como um computador normal.

    Obviamente que a Apple não vai abrir o iPhone nem o iPad nem o iBrick que vier aí a seguir. Mas isso, a longo prazo, ou lhes vai dar problemas (na forma de não conseguirem cota de mercado realmente significativa, ao ponto de competir com os portáteis apenas com aparelhos como o iPad – é esse o potencial dessas coisinhas), ou vai deixar de ser uma realidade, e a União Europeia, ou lá quem é, acaba por os obrigar a abrir a plataforma, como gente crescida.

  10. Avatar de Lmx
    Lmx

    Boas eu pessoalmente compraram alguem com linux windows nunca e mac e esquesito.e sim quem esta melhor posicionado para atingir êxito nisto é o linux.mas como tenho já um netbook com ubuntu dificilmente teria um tablet talvez se me pagassem…ou se visse alguma coisa naquilo que não visse num netbook tipo ecrã de 13 pol.
    Cmps

  11. Avatar de André Ferraz
    André Ferraz

    Cpu é baseado na arquitectura ARM, por isso nunca correrá o windows xp nativamente, pois o codigo é fechado. uma alternativa gira era tentar correr o reactos, versão arm, para tentar correr algumas aplicações programadas para o xp

  12. Avatar de João C
    João C

    Vi esse video à poucos dias!
    Fiquei chocado! lool

  13. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    aguém com muito tempo livre e nada de util para fazer …

    não se ria da estupides se chore … emular um sistema operativo em dispositivos com recursos muito limitados é na minha opinião uma coisa estremamente estupida de se fazer… mas enfim … podia ser pior.. que fez o emulador poderia tê-lo feito para emular o MS-Dos … o que seria ainda mais estupido e ridiculo.

  14. Avatar de ruben
    ruben

    a apple qualquer dia lança o iDildo que terá multitask e funcionalidades de um iPod com vibração

  15. Avatar de Bruno Fernandes
    Bruno Fernandes

    Não é algo muito útil, mas não deixa de ser interessante, pelo menos do meu ponto de vista.

  16. Avatar de NuMbErSeVeN

    Interessante, nunca pensei vir a ver isto.

  17. Avatar de ipad?
    ipad?

    Antes de mais devo dizer que este conceito de “portabilidade” neste tipo de equipamentos sem teclados com este tamanho é no mínimo ridículo ! Mas pondo isso de lado. Ipad ? Digam-me lá uma coisa que o ipad faça que eu não faça no meu PDA mais rasca que existe?! Se calhar o contrário é que já não se verifica… Camera? Não! Entradas USB? Não! Telefone? Não! Receptor GPS integrado? NÃO ! Abre aplicações flash? NÃO ! MULTITASKING ?? NÃOOO ! Um simples pocketpc mais barato que o ipad faz isso tudo e cabe no bolso.

    Não sei se já foi falado aqui, mas aqui vai http://u.nu/89a58 .
    Não precisa ter o selo da maçã …
    Apesar disso, considero que não satisfaz nem trás absolutamente nada de novo para o utilizador comum deste tipo de gadgets. Para não lhe chamar brinquedo grande.

    Cumps

  18. Avatar de mixday

    Este artigo apresenta uma excelente abordagem, quanto a mim, sobre o que é de facto o iPad:

    O iPad e o controlo do canal de distribuição

    1. Avatar de JPedro
      JPedro

      Confesso que estava entusiasmado com o ipad até ter percebido que o aparelho era realmente apenas um canal de distribuição de produtos maça ao invés de uma base configurável ao dispor do utilizador.
      É uma aposta da apple, que enquanto tiver milhões de fanboys vai resultar. Se não houvesse fanboys, e o consumidor exigisse a abertura do aparelho, não havia mercado para este ipad, e agora teríamos provavelmente um open ipad.

  19. Avatar de Telmo Costa
    Telmo Costa

    ipdad com 250mb de ram a correr um vista ou um 7?

    não me cheira….

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Mas vão sair tablets pcs a correr o Windows 7 com multitouch e acredito que possam usar outros S.O. com base no Linux. Mas o iPad é um tablet pc com um OS de um telemóvel porque o hardware não dá para mais!!! Só é cego quem não quer ver.

  20. Avatar de Ivan Silva
    Ivan Silva

    Ganharia… Claro que ganharia, mas à muitos interesses à volta da Apple!
    É o mesmo que se passou com o iPhone! Daqui a algum tempo, depois de milhoes de iPads serem vendidos vai ser lançado uma versão melhorada com, talvez, suporte a outros SOs… E outra vez milhoes de iPads vendidos, ou seja, tudo estrategias para ganhar!

    Quanto a ja dar pa correr Windows no iPad, só uma coisa a dizer: é o Windows 95 e corre muito lento! Imagine-se um Vista ou ate o Seven…

  21. Avatar de Rude
    Rude

    offtopic: Alguém sabe como instalar jogos no nokia n97 mini?
    Cumps 🙂

  22. Avatar de Pois...
    Pois…

    pois…ridículo apesar de achar que o ipad sem usb, sem correr flash ,sem multitasking e sem webcam é um produto sem utilidade pratica nenhuma tenho de admitir que ninguém ira pagar uma pequena fortuna para ter um “mono” que corra o á mais de uma década obsoleto win 95, …quanto ao Win7 no ipad de certeza que vem ai novas soluções em tablets que não estejam sujeitas ao ditatorial sistema da Apple e que tenham tudo o que falta ao ipad de uma forma muito mais económica que possa correr o 7 ou outro SO qualquer de qualidade…

  23. Avatar de Sun II
    Sun II

    as tantas é assim que corre flash! LOL

  24. Avatar de Paulo
    Paulo

    Bom este video com Ipad esta demais apesar de ser erótico http://www.zappinternet.com/video/xevNzeBguB/El-ipad-de-Ryan-Keely

  25. Avatar de tiagotex
    tiagotex

    Têm noção do que estão a dizer? Em que se fundamentam as vossas opiniões?

    A Apple vai liberar o uso de outros SO’s?

    O que faz, em grande parte, os produtos Apple terem melhor qualidade que a concorrência é o SO, e perfeita integração entre SO e Hardware!

    Dizerem que a Apple vai ser obrigada a deixar colocar outro sistema operativos no iPad é simplesmente estúpido, seria o mesmo que dizer que, por exemplo, a BMW tinha de deixar instalar outro sistema no sistema de controlo de funções, navegação, etc. Que vem com o carro.

    Depois esqueçam isso de meter SO convencionais em dispositivos moveis multitouch! Simplesmente não funciona. Uma das partes mais importantes de um SO para este tipo de dispositivos é a sua usabilidade e interface. Um SO convencional não vai oferecer uma experiência minimamente decente.

    Depois, para aqueles que continuam a dizer que não suportar Flash é um grande erro, os outros dispositivos suportam, mas não suportam a esmagadora maioria das utilizações do flash. Alguém com o mínimo de conhecimentos de Flash sabe que um dos recursos mais usados é o Mouse-over! Agora expliquem-me como é que se faz isto num dispositivo touch? Pois, correm Flash, mas não correm em condições. Isto já para não falar que a maioria das aplicações em Flash utiliza a combinação de entradas de teclado com rato!

    Multitasking não tem até Julho…

    Quanto ao GPS, telefone… Porque é que tem de ter tudo isso? O iPad não é um smartphone, muito menos um computador, pertence a uma nova categoria entre estes dois, por isso não ter algumas funções de computador/smartphone é mais que normal e andar a comparar simplesmente com uma das categorias é simplesmente estúpido.

    1. Avatar de Kaxu
      Kaxu

      para isso, o apple teria de ser tão boa como a BMW á altura de ninguém se interessar em meter com eles nem de terem alternativas credíveis… 🙂

  26. Avatar de Gota
    Gota

    AS especificações técnicas do ipad ficam muito aquém daquelas requeridas para correr um sistema operativo com fluidez… Mais vale tentar fazer isso noutros “pad’s” de outras marcas que tem um desempenho muito superior em termos de hardware…

    1. Avatar de pedro
      pedro

      apoiado, o iPad tal como o iPhone só ficou conhecido pela publicidade gráfica e pouca informação das especificações ao consumidor, na altura do iPhone já existiam telemóveis com toutchscreen, com leitor de mp3, com camera e ainda com mais outras funcionalidades que o iPhone não conseguia fazer.
      A publicidade não faz o produto ser melhor já perderam algum tempo a ver outros tablet pcs no mercado??? Fazerem comparações???
      Já tive o iPhone durante uns dias comigo e não achei nada de extraordinário, há melhor!!

  27. Avatar de Kaxu
    Kaxu

    opinião própria, no dia em que houver um tablet a correr o 7 com praticamente todas as funcionalidades de um netbook, refiro-me a wi-fi, 3g, uma ou duas usb, porta para saida d video, serei dos primeiros a comprar, agrada-me a ideia de se quiser, chegar a qq lado, ligar um teclado, um rato e um monitor maior, ter o meu pc normal d trabalho, ou então de poder ter toda a portabilidade, sem teclado ou rato para pesar…
    já experimentei o ipad, e não satisfaz minimamente as necessidades q tenho para um computador. existem alternativas melhores. considero q o iPad neste momento é um gadget para os fãs obcessivos da Apple…

    mas isto, são opiniões, e a minha, vale o que vale… até provas em contrário… continua a ser válida…

  28. Avatar de Courela

    Para as pessoas que já utilizaram o iPad e acham que vale a pena comprar: digam-me que tarefas é que efectuaram no iPad? E as que acham que serão as mais realizadas?

    O meu objectivo com estas perguntas é verificar se as tarefas que se podem realizar no iPad são inovadoras (aqui tomo em atenção também a facilidade de utilização, não só novas tarefas) ao ponto de ser preferível comprar um iPad em deterimento de outro aparelho (netbook, smartphone, PDA, etc.)