iPad 5 já é um rumor diário

26 Comentários

Todos os dias saltam na net rumores sobre o novo iPad da Apple, isto porque no ano que passou, a Apple quebrou um ciclo de lançamentos e mostrou que o segmento tablet não tem uma linha de lançamentos igual ao iPhone, isto é, um por ano.

Assim, já se especula que o iPad 5 esteja para breve, tendo em conta o tempo que mediou a saída do iPad de terceira geração e o de quarta. Mas não é só isso que faz rumor, há imensas características que têm marcado as páginas da web.

imagem_ipad5_mockup00_small


Datas de lançamento

Há duas datas que estão a ser veiculadas por meios de comunicação próximos da Apple. Seguindo a tradição, a Apple poderá apresentar o próximo iPad já em Março deste ano. Costuma ser o primeiro lançamento do ano civil.

Mas o mercado, para a Apple, deixou de ser apenas tradição, isto porque a concorrência já não é o que era. O Surface, da Microsoft, está a pressionar novamente o segmento dos tablets e desta vez o foco é a elegância da fina espessura do mesmo. A quem aponte então para meados do ano, para a Apple conseguir desenvolver um iPad de 9.7″ com a espessura do actual iPad mini. Seria um passo importante dado o avanço também tecnológico em termos do resto do hardware.

Não se ficam por aqui as novidades que os rumores apregoam. Há mais e sobre os componentes e estrutura do mesmo. Estas servem para aguçar a curiosidade dos apaixonados pela marca. Alguma coisa será verdade, o que acontece sempre sobre os novos lançamentos.

imagem_ipad5_mockup03_small
Apple usou GF Ditto technology no iPad mini
Rumores sobre o Aspecto

Os rumores nesta área dão conta da utilização da tecnologia GF Ditto technology, vulgarmente referida como GF2, para tornar o iPad 5 muito fino. Esta tecnologia já foi usada no iPad mini e a Apple é a única empresa no mundo que adoptou este sistema conseguindo usar materiais como o aluminio e manter uma estrutura super fina nos seus tablets.

Desta feita o tamanho será maior e o desafio também ele será bem maior.

Rumor sobre o ecrã

Aqui o que se tem falado é sobre um ecrã mais fino e robusto onde aparecerá novamente um melhoramento no Gorilla Glass. Este material que a Apple usa para equipar os iPhones e iPads.

Rumor sobre hardware

De acordo com alguns reportes, que têm chegado à Internet, a Apple irá incorporar o novo processador A7 no iPad 5. Esta é a evolução natural do mercado, visto haver um ciclo produtivo dentro dos chips que tem de ter reflexo nos dispositivos a lançar ao mercado.

imagem_ipad5_mockup02_small
Modelos realísticos 3D do designer Martin Hajek
Semelhanças com lançamentos anteriores da Apple

Aqui deverá haver uma imagem mental forte. Um iPad de 9,7″, fino com aspecto do iPad mini, ecrã Retina, poderoso, equipado com o iOS 7, novas funções que tirarão proveito do mais recente processador da Apple e do software que terá de ser repensado para trazer ao utilizador um conceito moderno, um iOS com novidades sonantes.

Em resumo…

Será que teremos novamente um iPad totalmente desvendado semanas antes do anúncio oficial, mesmo depois da Apple ter mexido na sua estrutura directiva e ter alterado fabricantes dos componentes do seu tablet?

Estas e outras questões serão respondidas nas próximas semanas…

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sombrero
    Sombrero

    O problema do iPad não é o hardware, mas sim as limitações impostas pelo software. E se até aqui a concorrência andava a laurear a pevide, agora já começa a apertar. Está na hora de a Apple deixar o comodismo em que se instalou e voltar a inovar a sério, com funcionalidades verdadeiramente acrescidas e com maior liberdade para o utilizador.

    1. Avatar de Vítor M.

      Verdade. Está na hora do iOS dar um pouco mais de liberdade de gestão ao utilizador. Não deverá alargar muito, não deverá diversificar demasiada a escolha, porque perde a identidade, mas há algumas funcionalidades que está na hora de aparecerem.

      Vamos ver, com as mudanças da cadeia de comando, dentro dos departamentos de criação da Apple, pode ser que o iOS 7 traga novidades fortes nesse sentido.

      O iPad de quinta geração terá de trazer também esse foco de curiosidade ao utilizador.

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Não tenho grande esperança nisso. O ive e Cª já apanharam o desenvolvimento do ios 7 em velocidade de cruzeiro mas espero que já traga uma luz como vai ser as versões subsequentes. É como dizes está na altura na abrir um bocado o ios. Implementar o Expose(nunca percebi pq não o implementou, principalmente no ipad), o multi-utilizador no ipad(não vejo necessidade no iphone), abrir a partilha de conteúdos,etc.

        1. Avatar de eduardo
          eduardo

          concordo!
          o iPad precisa de alguns “comportamentos” que aumentem a flexibilidade e produtividade!
          E nas novidades do iOS7, quem sabe! Já poderiam estar a preparar alguma coisa. 7 não é um número inocente :), e a Apple gosta de símbolos fortes.

        2. Avatar de Vítor M.

          Exactamente. Faltam funcionalidades que não se entende porque razão ainda não estão implementadas visto já terem criado uma sisão entre os dispositivos que usam o iOS 6, poderiam ir mais longe.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Concordo plenamente Sombrero, o problema não esta no hardware mas sim nas limitações ridiculas a meu ver na parte de software, como envio de ficheiros por bluetoth, anexos em emails, sem possibilidade de aceder ao sistema de ficheiros e etc… não deixar de salientar que desde que foi implementado o software de mapas da Apple tambem ficou muito a perder, so para terminar, sou um adepto de MacOSX a varios anos e em casa trabalho com Macs, mas sinceramente, IOS não me convence 🙁

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    “Os rumores nesta área dão conta da utilização da tecnologia GF Ditto technology, vulgarmente referida como GF2, para tornar o iPad 5 muito fino. Esta tecnologia já foi usada no iPad mini e a Apple é a única empresa no mundo que adoptou este sistema conseguindo usar materiais como o aluminio e manter uma estrutura super fina nos seus tablets.”

    O novo Sony Xperia Z de 9.7″ é mais fino que o iPad mini. A ver vamos se o iPad 5 será da mesma espessura do mini ou se consegue ser mais fino que o Sony 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, o Sony Xperia Z de 9.7″ tem uma espessura de 6.9 milímetros, construído em plástico e o iPad mini tem 7.2 milímetros e é construído em alumínio.

      A ideia agora é fazer o iPad de quinta geração tão fino quanto o iPad mini usando o alumínio e tendo as características que estão a ser apregoadas.

      A concorrência obviamente não dorme, e ainda bem que assim é. Este Sony tem um aspecto fantástico.

    2. Avatar de Cristiano Alves
      Cristiano Alves

      Eu nao percebo qual a paranóia com isto das espessuras e afins…
      É que isso so nos prejudica a nós, pois os arranjos técnicos de um equipamento danificado ficam muito mais caros, e mais dificeis de resolver (em qualquer marca ou dispositivo).
      Tudo bem que também nao quero uma tabua em cima da mao, mas também nao entendo o porquê de tamanha relevância por “mm”

      PS: Continuo sem conseguir meter uma imagem de avatar 🙁

  3. Avatar de eduardo
    eduardo

    não dá para perceber a parte do Microsoft Surface estar a pressionar por ser mais fino! Não é mais fino, o hardware não é nada de especial e as vendas têm sido baixas. Há concorrentes com mais sucesso!
    Quanto aos rumores, duvido que se for anunciado em Março tenha muitas das coisas indicadas!
    Em primeiro lugar os novos sistemas têm sido sempre apresentados em Junho, logo dificilmente haverá sistema 7 num novo iPad em Março – e com as mudanças na Apple, um prazo mais curto menos provável é (e o 6 só foi lançado em Setembro).
    Um novo processador em Março, 6 meses depois de aparecer um novo tb parece pouco provável, ainda por cima porque um novo processador não deve ser fabricado pela Samsung, e ninguém espera que até Março a Apple tenha o outro fabricante operacional!
    Considero que Junho é o mês mais provável para aparecer um novo iPad, e aí pode ser que já venha com tudo o que é dito.
    No ecrã, há quem ache que a Apple pode escolher uma tecnologia alternativa. Segundo os rumores o GF2 tem tido problemas de produção, encarecendo muito o ecrã!

  4. Avatar de the white
    the white

    Os iPad são estéticamente bonitos e elegantes e seria um hardware que eu compraria se olha-se só o aspeto e o hardware.

    Mas as limitações que o sistema impõe são bastante inconcvenientes. Tive de fazer uma app para uma UC do meu mestrado e para testar aquilo foi uma complicação porque temos de ter contade developers e de especificar que o aparelho está na nossa lista de testes, enfim uma complicação.

    Neste aspeto, para quem vai desenvolvendo qualquer coisita, o android vale a pena, apesar de não gerar receitas tão grandes…

    1. Avatar de Vítor M.

      Como?

      Estás enganado. Quando deres por ela tens a tua App a funcionar bem em alguns dispositivos com android e numa grande parte deles tens a App toda cheia de problemas.

      Não estás bem a ver a amplitude das coisas, é que nem te passa pela cabeça os problemas da enorme fragmentação que tens hoje no android, enquanto programador.

      Na Apple é muito mais concentrado.

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Que besteira…

        Android rulez…

        Linux rulez.

        iOS and MS vão cair nos próximos anos..

        1. Avatar de Vítor M.

          Vais ver se é assim como dizes 😉 nem sempre o que te parece é o que realmente é.

          Do ponto de vista estrutural, financeiro e empresarial, android “rula” muito pouco, olha para o que te digo 😉

          1. Avatar de Ze
        2. Avatar de Francisco Machado
          Francisco Machado

          Que argumentação espectacular…

          1. Avatar de Vítor M.

            Se quiseres algo mais especifico dou-te exemplos bem mais concretos.

            Se é que é necessário. Alguém com um pouco de conhecimento sabe bem que é verdade e sabe perfeitamente do que estou a falar.

            Os outros…. limitam-se a atirar “padradas”…

          2. Avatar de Francisco Machado
            Francisco Machado

            O meu comentário não é dirigido a ti Vítor M.
            Cumprimentos

          3. Avatar de Vítor M.

            Francisco, não disse nada que não possas usar para também argumentares, até porque o exemplo que refiro é o da nossa App de android que em smartphones diferentes (e foram muitos modelos diferentes, mesmo muitos) foi o cabo das tormentas, para afinar determinados comportamentos e mesmo assim não tem um funcionamento uniforme em todas as versões e modelos com android.

            Apenas isso que eu esta a referir.

            Percebes?

          4. Avatar de Francisco Machado
            Francisco Machado

            Eu compreendi e percebi perfeitamente o teu comentário, estava a referir-me ao “rulez” que realmente resume o que certas pessoas acham que percebem disto. Já oiço vaticinar ( e desejar) o fim da Apple há algum tempo e da Microsoft ainda há mais, o que é certo é que ainda estão de pedra e cal e a ditar tendências no mercado, só me custa esta desejo de ver a Apple a afundar, porque eu não o faço relativamente ao android/Linux, pois apesar de preferir iOS/OSx considero o Linux e o android excelentes plataformas e necessárias.

          5. Avatar de Vítor M.

            Francisco, o comentário do Rafael é um típico comentário “clubistico” que não traz nada de produtivo, até porque não entende as raízes deste mercado tecnológico.

            Anos a fio que se vaticina o fim disto e daquilo e é precisamente o contrario. A Apple esteve para acabar e hoje é a empresa mais forte neste mercado e com tendências para se tornar a cada ano mais forte ainda.

            Se as pessoas repararem a Apple conseguiu aquilo que os seus concorrentes estão ainda a tentar formar: ecossistema.

            Quando os outros lá chegarem, a Apple já estará no patamar seguinte, isso é muito importante neste século de inovação e de dependência da tecnologia.

  5. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Essa proporção 4:3 do iPad me dá náuseas!

    1. Avatar de Cristiano Alves
      Cristiano Alves

      Nao comas 😉

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Rolhas, muitas rolhas aki pos fanboys

    2. Avatar de mario
      mario

      simples não compres nem utilizes.

      ha equipamentos para todas as bolsas e gostos, é nisso que reside a concorrencia.