iOS vs Android – Qual o mais seguro?

66 Comentários

Ora aqui está um excelente tema que é por norma debatido em muitos dos artigos que temos produzido sobre Android e iOS. Mas afinal qual a plataforma mais segura? O iOS da Apple ou o Android da Google? Por norma os utilizadores do iOS defendem o SO da Apple e os utilizadores Android defendem a plataforma da Google. Respeitando sempre a opinião de cada um e de forma a sermos imparciais, nada melhor que analisar um estudo a este nível. Nesse sentido, descobri recentemente um estudo realizado pela Symantec intitulado “A Window into Mobile Device Security: Examining the security approaches employed in Apple’s iOS and Google’s Android” (ver aqui) que nos poderá ajudar a esclarecer algumas questões.

android_ios

 

O estudo consiste em 23 páginas e uma das principais conclusões é que tanto o iOS como o Android são dois sistemas operativos mais seguros dos que existem para PC.

O estudo começa com o iOS alegando que a plataforma oferece “uma forte protecção contra malware” uma vez que a Apple verifica e aprova todas as aplicações que estão disponíveis na App Store. No entanto, caso seja feito um jailbreak ao equipamento, todas as protecções são ultrapassadas.

Por outro lado, o Android é mais semelhante aos sistemas operativos disponíveis para PC. Os utilizadores têm a liberdade de instalar o que quiserem e que estes devem estar sempre atentos às aplicações que instalam pois não vão estas estar infectadas. Segundo o estudo, esta “facilidade” de instalação de publicação de aplicações está a ajudar num “crescente volume de aplicações com Malware” no mundo Android.

O estudo revela que o iOS é também o melhor a “resistir aos ataques de malware, ao abuso de recursos/serviços, perda de dados e ataques a integridade de dados”. A plataforma Android apenas tem comparação ao iOS no que se refere aos ataques Web-based. As tabelas seguintes apresentam os pontos fortes e pontos fracos das duas plataformas móveis.

A Tabela 1 apresenta de forma resumida a resistência das plataformas aos vários ataques. Como podemos ver, o iOS é claramente superior ao Android na protecção contra ataques de malware.

ios_android_t1 legenda 

Na Tabela 2 são apresentadas algumas das funcionalidades implementadas ao nível da segurança das plataformas.  O iOS oferece melhor segurança a nível de controlo do acessos, cifra de informação e “proveniência”/origem de aplicações. O Android apenas é superior no isolamento de aplicações e é semelhante ao iOS no controlo de acessos baseados em permissão.

ios_android_t2 legenda

O estudo revela ainda que os investigares descobriram no IOS muitas mais vulnerabilidades que no Android. A nível de segurança, foram encontradas 200 vulnerabilidades no IOS e apenas 18 no Android. Das 18 vulnerabilidades do Android, apenas 4 permanecem sem correcção. Quanto ao tempo de correcção, o estudo revela também que a Google é mais rápida que a Apple . Em média a Google demora 8 dias a corrigir uma vulnerabilidade enquanto a Apple demora em média cerca de 12 dias.

Apesar da segurança ser sempre um factor difícil de avaliar, a verdade é que o estudo vem comprovar que o iOS é em vários factores superior (apesar de não ser uma diferença significativa) ao Android.

Apesar dos resultados apresentados a pergunta continua a ser inevitável.

Como utilizadores, qual a plataforma que consideram mais segura?

Acham que os resultados vão de encontro à vossa opinião?

Download: A Window into Mobile Device Security

Partilhar:
Tags:

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de roliveira
    roliveira

    A flame, começa abaixo deste comentário.

    3, 2, 1…

    🙂

    Agora a sério, estes estudos são sempre subjectivos. Muitas pessoas que conheço têm android e não têm malware.

    Outras se calhar têm iPhone, e possivelmente no browser são vitimas de ataques de phising.

    A segurança não depende só dos sistemas, mas sobretudo de quem os usa 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sem dúvida 🙂 O “motor” do sistema operativo é muita das vezes o utilizador.

      1. Avatar de Valter
        Valter

        É verdade…
        Eu tenho um android super seguro, mas não digo o mesmo do meu iphone, isto porque, tenho o android desligado e fechado na gaveta, e ando com o iphone
        eheheh

        São duas plataformas fantásticas, mas há que dar cartas á google pela evolução e dimensão que esta a ter o android.

    2. Avatar de Bruno Silva
      Bruno Silva

      Windows Phone WIN

  2. Avatar de Tiago Dias

    Sim, no fim de contas é sempre subjectivo, e nunca se pode dizer garantidamente que um é mais seguro que outro.

    A verdade é que depende muito do utilizador, e da forma como esta faz uso ta tecnologia, esteja a falar-se de computadores ou smartphones/tablets. É no utilizador que começa a segurança, e dele depende na maioria dos casos a segurança dos seus devices e dados/informações.
    Se o utilizador não for cuidadoso, nenhum sistema é completamente seguro!

    1. Avatar de spink
      spink

      ou sejam, ate o sistema mais inseguro pode ser bom, desde que em boas mãos!!

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Sublinho 🙂

      2. Avatar de lourenço
        lourenço

        internet explorer?!

        1. Avatar de cerib
          cerib

          Desculpa?!?
          Já experimentaste o Internet Explorer 9?

  3. Avatar de António Manuel Dias

    Os gráficos parecem-me engraçados, mas não permitem tirar qualquer conclusão acerca da segurança das plataformas. A única coisa que mostram é qual das empresas implementou no sistema operativo e nuvem de aplicações mais ferramentas e políticas relacionadas com a segurança. Se fizéssemos uma análise dessas para os sistemas operativos de desktop a Microsoft sairia como vencedora destacada, pois não há plataforma com mais software anti-vírus, anti-spyware e de qualquer forma relacionado com segurança do que o Windows. No entanto bem sabemos quais os sistemas mais afectados por problemas de segurança.

    A única coisa que neste artigo permite ter uma pequena pista sobre a segurança efectiva dos sistemas é o penúltimo parágrafo que enumera o número de falhas encontradas em cada um e o tempo médio até à sua correcção e distribuição por parte do fabricante. Mesmo isso é pouco, pois não nos é fornecido qualquer dado sobre a relevância das falhas encontradas.

    Disclaimer: os dispositivos móveis cá em casa usam todos versões ultrapassadas de um sistema operativo moribundo — Symbian.

    1. Avatar de Vítor M.

      E provavelmente estão a cumprir o que lhes é pedido, mesmo sendo symbian não quer dizer que estejam desactualizados… tudo depende do objectivo a cumprir.

      É simples escolher, basta avaliar as diversas variáveis.

  4. Avatar de NunoTM
    NunoTM

    Claro que os testes dependem de quem os usa, isso é um argumento aplicável a ambos os lados logo é algo que não faz qualquer sentido ser invocado: é algo que afecta ambos de igual forma… da mesma forma que também depende do grau de conhecimento de quem ataca o OS; este é, novamente, um argumento aplicável a ambas as partes pelo que é escusado ser mencionado…

    Como tal a análise é/deve ser feita tendo em conta um ataque a ambos os OS assumindo um “uso normal” e um “‘hacker’ normal” para ambos os casos, i.e., assume-se que a utilização de ambos os sistemas é igual (o que, dadas as hipóteses acima, é não rejeitável por não haver qualquer razão para assumir que um utilizador aleatório de um OS faça melhor uso desse OS que um outro utilizador aleatório do outro OS)…!

    Dito de outra forma, idealmente ter-se-ia um teste que decorreria assumindo condições iguais e independentes de quaisquer outras condições que não o OS em si (o que inclui, por hipótese, os utilizadores).

  5. Avatar de António Pinto
    António Pinto

    Veja-mos se percebi, e na minha prespectiva (de utilizador cuidadoso e experiente em matéria de segurança):

    Segundo o estudo:

    iOS é mais seguro para;
    – Grande parte dos utilizadores pois estes são “leigos” e descuidados no que toca a segurança.
    * Porque no iOS existem maiores controlos e uma especie de “ama” que os ajuda e guia.

    Android é mais seguro para;
    – Utilizadores mais experientes que saibam tomar conta de si e identificar ameaças por si própios.
    * Porque se o Android tem menos exploits e se a Google os corrige mais rapidamente quer dizer que na raiz é mais seguro.

    Como já foi dito, o problema de segurança está muitas vezes entre o monitor e o teclado…

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      parece-me mais assim:

      iOS é mais seguro para;
      – Grande parte dos utilizadores pois estes são “leigos” e descuidados no que toca a segurança.
      Utilizadores mais experientes que saibam tomar conta de si e identificar ameaças por si próprios.

      Android é mais seguro para;
      – Utilizadores mais experientes que saibam tomar conta de si e identificar ameaças por si próprios.

      IOS = 2 Android = 1…

      IOS parece-me matematicamente mais seguro que o android…

      1. Avatar de eu mesmo
        eu mesmo

        esqueceste-te da parte dos 200 vs 18 “buracos”… esses a meu ver são o verdadeiro perigo e n o facto de o utilizador ter ou n liberdade de instalar porcarias no sistema…

    2. Avatar de Mário César
      Mário César

      Entre o monitor e o teclado não costuma haver muita coisa 🙂 já entre o monitor e a cadeira…

    3. Avatar de ricardo
      ricardo

      “Android é mais seguro para;
      – Utilizadores mais experientes que saibam tomar conta de si e identificar ameaças por si própios.”

      Porquê? O iOS nas mãos de utilizadores “mais experientes” é inseguro? 😀

    4. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      É mais uma espécie de uma ama que nos dá um cachaço cada vez que queremos fazer alguma coisa que ela não quer.

  6. Avatar de Hugo Soares
    Hugo Soares

    Não esquecer que as correcções aos sistemas operativos Android são, por enquanto, asseguradas pelos fabricantes do Hardware e não pela Google. Logo os 8 dias de correcção por parte da Google podem traduzir-se em semanas ou meses… depende de terceiros.

    1. Avatar de Vítor M.

      E mais… cada fabricante ainda pode correr em cima do Android aplicações potenciais focos de problemas. Não será a Google a cuidar desse parámetro. Quem garante que as aplicações “crapware” das operadoras são seguras?

  7. Avatar de João Pinto
    João Pinto

    Boas…

    Eu por acaso sou utilizador das 2 plataformas tenho um IPAD e um HTC HERO. Até à data nunca tive problemas em nenhum dos 2, mesmo pesando o facto de ter feito jailbreak e root. Depende muito de como é utilizado o equipamento.
    Na minha opinião, que vale o que vale, sinto-me mais “seguro” no IOS pois a integração com o PC é contida através do ITUNES e não existe cartões de memória plugable nos IOS, reduzindo os riscos de malwares que lá estejam.

    1. Avatar de Valter Fernandes
      Valter Fernandes

      Concordo, mas, por outro lado, tiram-te a liberdade.. Se eu ficasse a vida toda no meu quarto, com ar purificado, água evian e comida desinfectada, também dificilmente ficaria doente.. Amanhã no trabalho falamos! 😛

  8. Avatar de Gandara
    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      obrigado… e volta sempre!

  9. Avatar de L. Mata
    L. Mata

    Acho que entre estes dois o mais seguro é o Windows Phone 7 😀

    1. Avatar de Vítor M.

      Pelo menos é desenvolvido por uma empresa com muita experiência nessa área e o que dizes pode no futuro ser uma verdade.

      O iOS pode ser mais seguro mas cada vez é mais alvo do malware… haverão de dar com o buraco!!!

    2. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      a ver a coisa pelo já conhecido de todos M$ windows és capaz de ter razão, este é provavelmente o mais seguro do mundo e quem sabe de Portugal… 🙂

      cmps

  10. Avatar de R. Campachi

    seria interessante colocar uma análise do WebOS da HP, já é usado em alguns Smartphones da HP e agora no TouchPad. Sei que o mesmo tem pouquíssima participação no mercado.

    1. Avatar de Vítor M.

      haverá de chegar o dia sim, confesso que também estou curioso.

  11. Avatar de Ivo Bazilio
    Ivo Bazilio

    A segurança informática é o que nós fazemos dela. Ponto final
    Navegamos seguros e estamos seguros.
    Se vamos para coisas estranhas arriscamos a apanhar algo.
    É a mesma coisa que sexo sem protecção

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      ou sair de casa sem protecção contra:

      -chuvas
      -tremores de terra
      -condutores irresponsáveis
      -pistolas
      -facas
      -ondas electromagnéticas
      -cometas
      -choques eléctricos
      -pedras
      -cera
      -areia
      -ácidos
      -luz
      -raios lazer

      apesar do teu ponto final,
      a verdade é que sim, nós à partida somos sempre responsáveis por todas as coisas que nos acontecem…

      podíamos de facto garantir que NADA, nos acontecia, mas nesse caso não aproveitava-mos a vida…

      viver implica arriscar, e no que toca ao mundo informatico é a mesma coisa…,
      é obvio no meu ponto de vista que a segurança de cada um depende de si mesmo…, mas importa a segurança que o proprio dispositivo tem, só e apenas pk nós, como seres humanos, se querermos viver em bem…, vamos arriscar, e é ai que entra a importancia de ter um “smartphone” com mais segurança do que outro smartphone…, ou um browser com mais segurança que outro, ou ter 1 pC cm mais segurança que outro, ou um carro com mais segurança que outro….

      nós, sim…
      mas os aparelhos também.

  12. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Fico contente de ver que os comentários dos utilizadores são unânimes em vários pontos 🙂

  13. Avatar de Ruaben
    Ruaben

    off topic:

    eu instalei a pouco tempo o ubuntu num portátil, com câmara integrada e não sei como a activar para tirar fotos por exemplo. como faço para utilizar-la?

    1. Avatar de nuno
      nuno

      procura o queijo

      1. Avatar de RCS
        RCS

        És tramado. Isto são horas para charadas ?
        Procura por “cheese”.

        1. Avatar de Ruaben
          Ruaben

          obrigado pela ajuda

  14. Avatar de Álvaro
    Álvaro

    o iOS tem mais prob que o android porque ele é mais antigo que o android, mas a eficiência da google, ajuda muito também, prefiro muito mais o android o que o iOS

  15. Avatar de YaBa

    Qualquer sistema é seguro até ser descoberto e amplamente utilizado/distribuido/conhecido…
    Quero com isto dizer, alguem conhece exploits e virus para o Plan 9? Haiku? Amiga? ReactOS? AROS? MenuetOS?
    Pois… eu também não.
    Se o Android ou o iOS fossem utilizados por uma mínima parte dos utilizadores a nível mundial, ninguém iria dedicar tempo e esforço a programar qualquer tipo de malware para eles.
    Não quero com isto dizer que os acima referidos não tenham vulnerabilidades, simplesmente, mesmo que existam, poucos ou nenhuns vão ter interesse em tirar partido delas.
    Gráficos bonitos, mas não me dizem nada. Sou da mesma opinião que alguns de vocês, o que torna seguro o equipamento são as pessoas que o utilizam.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      MenuetOS ora ai está um sistema que nunca tinha ouvido falar apesar de “andar nisto” à vários anos.

      Thumbs up para ti

  16. Avatar de Daniel Scofield
    Daniel Scofield

    sei não…

    acho que tudo depende do usuario, se o cara gosta da maçã mordida com toda certeza ele não irá comprar um droid e virse versa

    vai muito também do custo beneficio…

    1. Avatar de Vítor M.

      E da necessidade implicita na compra. cada individuo tem as suas escolhas baseadas em imensos factores… quem os controla? Somente a pessoa em si.

      Escolha o que melhor lhe servir, esse é o lema… o resto é treta. Verdade?

      1. Avatar de Daniel Scofield
        Daniel Scofield

        isso mesmo Vitor.
        eu tenho um iphone pq gosto, sou um macmaniaco…
        mas não nego que a plataforma android é boa

        obrigado galera, um abraço!!!

  17. Avatar de YaBa

    Face it… o pessoal é de modas… tenho colegas a comprar Apple sem sequer conhecerem as vantagens/desvantagens de um e de outro.

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      qual outro?
      qual é o problema!….
      quando era garoto comprei 1 nokia 3330 por 34 contos…, ja haviam no mercado samsungs idênticos, motorolas, mais baratos…. e eu n quis saber… interessava-me ter um nokia e comprei um nokia… n fui julgado por isso… mt menos por n ter interesse nas vantagens e desvantagens das outras marcas…. porque é que à 15 anos isso n era importante e agora já é?… porque é que consideras isso um factor relevante na escolha de um smartphone?…

      porque é que a atitude dos teus colegas é condenável e a de quem compara e se interessa nas vantagens e desvantagens não é?!…

      1. Avatar de eu mesmo
        eu mesmo

        porque é ser parvo fazer compras, q exigem algum dinheiro, de forma desinformada… olha q sinceramente…

        1. Avatar de Vítor M.

          E quem disse que as pessoas estão desinformadas?

          Quem é que garante o nível de informação? És tu, sou eu? Não… obviamente cada pessoas ao comprar pode ter um nível de informação que para ela seja suficiente, tendo em conta o objectivo da compra, e agora, o que tens a dizer à cerca das necessidades individuais, será que as podes controlar? Utópico verdade? 😉

      2. Avatar de Vítor M.

        Bem visto. Como lição fica:

        Compra o que queres e esquece o que os outros querem… cada um sabe de si… boa! 😉

        1. Avatar de Ghost_Rider
          Ghost_Rider

          gostei!

          comprei o que quis e esqueci o que os outros queriam. Por um lado, ninguém nas minhas redondezas tem um N900, por outro lado, estou sozinho…

  18. Avatar de Pedro
    Pedro

    Irrita-me profundamente as pessoas pensarem que lá por ser um Sistema Operativo fechado é mais seguro…. Ainda não se aperceberam que por ser fechado a única vantagem é poder manipular o mercado a seu favor….
    Enfim…

  19. Avatar de José Ribeiro
    José Ribeiro

    Após analisar as tabelas e ver a enorme vantagem que dão ao iOS em termos de segurança, nada melhor que ler o texto que lhes seguem:

    “O estudo revela ainda que os investigares descobriram no IOS muitas mais vulnerabilidades que no Android. A nível de segurança, foram encontradas 200 vulnerabilidades no IOS e apenas 18 no Android.”

    Devem ser 18 vulnerabilidades MUUUITO grandes!!… 🙂

  20. Avatar de Peter Panton

    Viva,

    Ainda ontem na CNN, numa noticia sobre hacking, este assunto foi falado; o que foi veiculado é que o Android é, sobejamento, mais sujeito a “ameaças” do que o IOS.

    IOS ou Android ? – That’s the question

  21. Avatar de Serva
    Serva

    bom dia ,

    É normal que o Android possa ter mais vulnerabilidades que o IOS , basta verificar a dispersão de equipamentos em que é usado , mas como aqui já foi dito o facto o IOs ser um SO fechado para mim é uma condicionante enorme ao qual não estou disposto aceitar .

    Tenho Android vai para um ano num tablet e até agora não tenho registos de bicharada , como se disse é preciso ter algum cuidado e bom senso .

    Um pouco off topic mas interessante e ligado aos sistemas open source icam aqui uns Links que gostaria que vissem .

    http://meiobit.com/66884/linux-lidera-no-top-500-de-super-computadores/

    http://br-linux.org/2010/470500-quase-todos-os-maiores-supercomputadores-do-mundo-rodam-linux/

    http://tecnoblog.net/26177/91-dos-maiores-supercomputadores-do-mundo-rodam-linux/

    Só para que conste esta é uma das razões que eu opto por Linux e Android como é evidente .

    Fiquem bem

    Cumprimentos

  22. Avatar de J Pedro
    J Pedro

    Vejo muito android e muito IOS, de vez em quando Windows, mas dos outros sistemas pouco ouço falar. Não é uma critica, é uma constatação, assim, fará sentido a existência de outros sistemas operativos para telemóveis ? A própria nokia vai deixar cair o seu sistema operativo que é bastante bom, a samsung com o seu bada apesar de flexível não vai lá, etc, etc.

    Valerá a pena as marcas apostarem em sistemas próprios? É que quem desenvolve as aplicações aposta essencialmente no android e no ios.

    Estou desiludido com a nokia, a única que na minha opinião poderia fazer frente ao ios e ao android para além da milionária Microsoft que por isso mesmo, pelo seu imenso cash, consegue adaptar-se e dar a volta e alcançar quem arrancou na frente.

  23. Avatar de Jakoozie
    Jakoozie

    É pena não ter também o Windows Phone 7

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      este não aparece porque…não existe vez muitos equipamentos com M$???
      agora symbian, ai sim é de estranhar porque não existe comparativo…e outras mais…

      cmps

  24. Avatar de Ryan
    Ryan

    Se o Android desse para actualizar oficialmente como se faz com o iOS entao acho que este seria um debate justo.
    Eu prefiro Android mas se ha coisa que detesto e o facto deste sistema nao ser actualizavel como e no iOS. Um smartphone com Android tem apenas “direito” a ter uma actualizacao. Os fabricantes instalao a que for mais antiga possivel dentro das suportaveis pela Google e depois vai o tal marketing… Smartphone X tem a versao 2.1 e pode ser actualizado para a versao Y. Para mim isto e surreal. Ha algo mal planeado. E das coisas que mais detesto em Android. Quanto a seguranca isso e tudo relativo. Dados pessoais so os publica quem se quer expor.

  25. Avatar de Pedro Veloso
    Pedro Veloso

    Seguro mesmo é o telefone de linha lá de casa.. e mesmo esse tem que se lhe diga 😛

  26. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Para mim tudo o que a google faz, faz melhor.

    O gmail é muito melhor que o outlook/exchange
    O motor de busca não tem igual
    O google docs está cada vez melhor
    etc
    etc

    e tudo isto de borla. Se não fosse esta filosofia hoje pagavam por muita coisa que não pagam, lembram-se do mobile me da Apple?

    Digam o que disseram a política Google é muito melhor que a da Apple. Se a Apple dominasse vocês até pagavam cada vez que ligassem um mackbook. E se para pagar toda esta inovação precisam de saber alguns dados sobre mim para publicidade (que na maior parte dos casos é bem discreta e nem dou por ela) que seja. Antes essas empresas a pagarem que eu.

    Por isso sou google fan, por isso adquiro google.

    Mas nem é preciso todo este discurso, bastava ler este paragrafo:

    “O estudo revela ainda que os investigares descobriram no IOS muitas mais vulnerabilidades que no Android. A nível de segurança, foram encontradas 200 vulnerabilidades no IOS e apenas 18 no Android. Das 18 vulnerabilidades do Android, apenas 4 permanecem sem correcção. Quanto ao tempo de correcção, o estudo revela também que a Google é mais rápida que a Apple . Em média a Google demora 8 dias a corrigir uma vulnerabilidade enquanto a Apple demora em média cerca de 12 dias.”

    Para esta contente com os 2 Androids cá de casa 😀
    Ando mortinho por comprar outro. Mas vou deixar amadurecer a ideia do Asus Padfone:

    https://pplware.sitedev.pt/informacao/asus-padfone-o-ataque-asus-aos-tablets-e-smartphones/

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Boas..
      é de borla na google, esntre aspas, pois acaba por ser pago em publicidade, mumentum, etc.
      A google tem pago fortunas por exemplo a Canonical(Ubunto) para o desenvolvimento do Chrome OS, e Android.
      A google não dá nada, ganha é depois em publicidade vendida, como marca respeitada, etc…

      cmps

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Exacto, foi o que eu disse quem paga são as empresas de publicidade. É como teres RTP, SIC ou TVI não pagas nada por isso, tens de gramar com os anuncios, mas prefiro isso do que “pay-per-view”. A SportTV pagas (e pagas bem) e no fim mamas com a publicidade à mesma.

        SIC/TVI/RTP = Google
        SportTV = Apple

        Por isso não tenho nem SportTV nem Apple 😀

        1. Avatar de Vítor M.

          Aí não pagas 🙂 vai olhar para a tua factura da electricidade e vai olhar ao orçamento de estado nas participações directas aos canais privados… Pagas e bem meu caro 😉

          É a tal coisa do”engana o menino e papa-lhe o pao”. 🙂

          Abraço.

          1. Avatar de Gerardo
            Gerardo

            Quando muito pagas a RTP, não por ser um canal mas por ser um canal estatal. É uma decisão dos órgãos democraticamente eleitos. Quando e se for privatizada deixas de pagar.

  27. Avatar de Arnaldo
    Arnaldo

    Estes gráficos para um daltónico são lixados

  28. Avatar de Vasco
    Vasco

    Acho que tudo depende da utilização que se lhe dá, com a minha Tab samsung nunca tive qq problema…
    Mas se querem segurança, comprem um Blackberry, se querem ainda mais, desliguem o telefone!

  29. Avatar de RF
    RF

    Hoje em dia os Tlm’s são autênticos computadores.. e como tal estão sujeitos a ataques de pessoas mal intencionadas! O utilizador é sem dúvida o responsável pela sua gestão e como tal, é ele que instala e dá ordem para que certas e determinadas aplicações acedam à Net. A AppStore da Apple é mais segura do que a da Android, mas é por ser mais controlada, e não se pode instalar tudo e mais alguma coisa no iPhone como acontece nos Android, a não se que se tenha o jailbreak, e ai sujeitamo-nos! Blackberry é uma anedota em termos de software de produtividade.. é bom para fazer chamadas, msg, e ver e-mail’s, e é só! Quem não quer correr riscos opta por um tlm simples, sem ligação à Web.. mas claro, não irá ter tudo o resto! Posso dizer que tenho um Samsung Wave, com o BADA OS 1.2 e garanto-vos que já apanhei uma aplicação a tentar ligar-se à net pelo menos uma vez por dia, e lá está.. a AppStore da Samsung também é controlada, só que instalo Apps sem terem o certificado! É tudo uma questão de saber o que se faz.. Não há sistemas perfeitos!

  30. Avatar de JMS

    Em questao de segurança ainda acho o iOS melhor..