iOS AR – Uma ideia do que poderia ser o novo iOS 12 da Apple

10 Comentários

Todos os anos temos a incógnita sobre o que a Apple irá apresentar de novo no iOS. Da última vez foram mais de 100 novidades apresentadas, que vieram trazer uma usabilidade nova nos produtos da empresa. Este ano, com o lançamento do iOS 12, os utilizadores esperam e anseiam por funcionalidades que ainda estão em falta.

Para perceber como seria o cenário “hipotético” de um sistema moderno e com uma visão futurista, são lançadas no mercado imagens de conceito que poderão, algumas, fazer parte de uma realidade próxima. Vamos conhecer mais alguns exemplos com este iOS AR.


iOS 11… o presente

Na versão 11 do iOS a Apple revolucionou este sistema operativo e introduziu várias novidades que permitem usar o iPhone e o iPad com mais qualidade. Houve uma aproximação clara dos dispositivos móveis aos computadores da marca, uma integração muito maior do sistema operativo aos acessórios lançados recentemente e ganhou sem dúvida o ecossistema.

Deixamos algumas imagens que mostram uma uniformização com o look & feel Apple:

 

iOS AR… será assim o futuro?

Podemos assumir que no iOS 12 essa evolução será ainda mais marcante quando estão em desenvolvimento ferramentas modernas com suporte para a Realidade Aumentada e Realidade Virtual. A própria Apple fez saber que é por esse caminho que tem traçado a evolução dos seus sistemas. Mas como será esta nova realidade do iOS?

No vídeo podemos ver um novo conceito de “iOS AR” que inclui Notificações Inteligentes, Siri Sight, um novo Centro de Controlo, novos gestos, uma app profissional para a câmara e muito mais.

 

O conceito foi projetado por Michael Calcada, aluno do quarto ano do programa de design gráfico York & Sheridan.

 

O conceito passa por adicionar realidade aumentada ao ecrã inicial, redesenhar a experiência de notificação, adicionar personalização e melhorar o centro de controlo. Igualmente são projetadas correções em vários outros pontos de integração do iOS com o macOS, por exemplo.

 

Estes foram alguns dos pontos sugeridos neste conceito:

  • Hub de notificação disponível no ecrã de bloqueio ou deslize para baixo a partir da parte superior:

 

  • Notificações agrupadas por aplicação

  • Ecrã de bloqueio sempre ativo com relógio, previsão de tempo e bateria
  • Ponto de notificação no canto superior esquerdo do iPhone
  • Realidade aumentada com Siri Sight

 

  • Gestos de deslize para multi-tarefa e Centro de Controlo
  • Centro de controlo totalmente personalizável
  • Possibilidade de predefinir apps de terceiros como padrão

 

  • Modo escuro (dark mode)

  • Nova aplicação de câmara profissional com capacidade de gravar em RAW e alterar o ISO

 

  • Função de volume que não seja mostrada a meio do ecrã

 

  • Possibilidade de movimentar o ecrã inicial verticalmente
  • Personalizar a forma do ícone no ecrã inicial
  • Nova camada de segurança personalizável em algumas aplicações

 

  • AnimojiTime
  • FaceTime com função de chamadas de grupo em vídeo

 

  • Aplicação de música redesenhada

 

 

Em resumo…

Estes são apenas alguns reparos, algumas sugestões de tudo o que pode ser incluído na futura versão do iOS 12 que a Apple irá apresentar já no próximo dia 4 de junho no evento WWDC. Claramente que muitas delas nunca serão incluídas, pelo menos da forma como foram imaginadas nestas imagens de conceito.

Como é normal, a Apple tem o seu próprio caderno de encargos onde respeita quer a usabilidade dos equipamentos, quer a interação num amplo leque de acessórios que a marca comercializa. Isso leva-nos a acreditar que além das alterações no iOS, todos os outros sistemas operativos, como o watchOS, tvOS, macOS e mesmo o audioOS seguirão o mesmo traço gráfico e funcional.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Este conceito é tão mau. Não tem ponta por onde se lhe pegue.

    1. Avatar de Vítor M.

      Uma ou outra coisa ainda se aproveitava, e deve aparecer no iOS 12, mas depois há um exagero nalguns pontos… nunca se sabe se num futuro não será assim. Isto faz lembrar quando se passou do iOS 6 para o iOS 7…. e depois a coisa foi andando!

  2. Avatar de DEUS
    DEUS

    Mau, muito mau.
    Vou tratar de castigar o Michael.
    Vou ponderar entre o trovão na testa, pneu de camião solto na autoestrada ou abelha asiática entrar pela boca.

  3. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Essa das notificações ando à espera há muito tempo.
    A forma como o IOS apresenta as notificações de momento com um balão por notificação é absolutamente ridículo nos tempos que correm.
    Por favor Apple agrupa as notificações!!! Será assim tão difícil??

  4. Avatar de MG
    MG

    what!!!! no notch?! LOL

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Parece que tem, mas está meio camuflado pelo facto da status bar ser preta

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    O dark mode, camera melhorada e notificações agrupadas parecem-me porreiras mas o resto já é um exagero, mas rumores que li foi que o iOS 12 ia ser modificações under the hood melhor performance, melhor gestão de bateria entre outras, mas ha a grande possibilidade de estar errado e espero que as novidades que traga sejam mesmo úteis

  6. Avatar de Ze das Couves
    Ze das Couves

    Man sim abusem dos gestos, de maneira a nem ser ser possível usar uma app que seja!
    Total OS lockdown!

  7. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    A tradução não é “do que poderia ser”. É “do que poderá ser”. Embora provavelmente não seja, poderá representa a possibilidade. Poderia nega qualquer possibilidade definitivamente.

  8. Avatar de pia
    pia

    macOS e iOS são superiores ao Windows e Android