iOS 9 trará câmara Facetime com 1080p, 240fps e flash

24 Comentários

O iOS 9 é ainda uma caixa de Pandora por abrir. Mesmo depois de muita coisa ter sido apresentada, como de costume, muita mais falta revelar.

Agora, depois dos programadores começarem a instalar a versão iOS 9 Beta 1, verificaram que o código revela mais do que foi anunciado. Há informações que dão dicas de novas funcionalidades que serão suportadas nesta nova versão, um dos exemplos apareceu para a câmara FaceTime.

pplware_codigo_ios9_00


Provavelmente, a Apple terá planos para melhorar o software da câmara frontal do iPhone, a chamada câmara FaceTime e, pelo que foi encontrado no código pelo developer @hamzasood, esta poderá vir com captura de vídeo a 1080p, um incremento aos 720p actuais, quer no iPhone 6 quer no iPhone 6 Plus.

O código no iOS 9 também sugere suporte para a captura de vídeo a 720p com 240 fps através da câmara frontal FaceTime. Mas as novidades não se ficam por aqui, há vários indícios que mostram que poderá haver novidades no próprio hardware. Está referenciado no código o suporte para flash na câmara frontal, uma novidade que nenhum iPhone até hoje teve, e também há uma nova funcionalidade, até capturar fotos em modo panorâmico usado nas selfies com esta câmara.

pplware_codigo_ios9_01

É verdade que a Apple dá pequenos passos de cada vez, são incrementos que vão fazendo a diferença e que por isso, os utilizadores deste sistema dão mais importância, não passam à banalidade. Alguns destes recursos estão já em utilização na poderosa câmara traseira, é verdade, mas mesmo essa deverá ser melhorada, até para conseguir absorver as novidades que o mercado do hardware tem produzido.

Assim, é de espera que a câmara traseira dê o salto dos 8MP para os 12MP, mas haverá mais novidades, isto devido a recentes aquisições que a empresa de Cupertino fez recentemente como a LinX, que fabrica câmaras multi-sensores para melhorar a fotografia com pouca luz sem a necessidade de grandes lentes. Isto diz-nos que neste ponto poderá haver boas novidades.

 

Varas e Selfies estão na moda e inspiram as marcas

pplware_codigo_ios9_02

Tem a sua graça que as modas inspiram as marcas assim como o inverso também acontece. Esta moda actual das varas de selfies e as próprias selfies, estão a “obrigar” as marcas a ter mais atenção à qualidade da câmara frontal, por isso não admira que a Apple se sinta na “obrigação” de melhorar a câmara FaceTime, que nem é muito evoluída e merecia ser. Acrescentar flash, acrescentar funcionalidades extra como modo foto panorâmica e melhorar a lente, são novidades bem vindas que só valorizam o iPhone e podem justificar o preço pago por este smartphone. Cada vez mais estes são os trunfos para fazer valer os preços que se praticam.

Via: 9to5mac

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    qual é a cena de usar 1080p se não se nota a diferença entre 720p e 1080p? É só para comer bateria..

    1. Avatar de Vítor M.

      É uma ligeira melhoria, nada de extraordinário é verdade, pode ser que apareça no 4k na câmara traseira 😀

    2. Avatar de FG
      FG

      Não se sabe se terá ao não…

      Mas pronto, há que comer cliques…

      Se tiver, olha, marketing…

    3. Avatar de Sim Sim!
      Sim Sim!

      pode nao se notar mt no telemovel, mas se fizers uma gravacao pode ser reproduzido com mais qualidade

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Numa gravação à partida notar-se-á qualquer coisa e não é mau ter mais funcionalidade sem prejudicar no resto. Mas tendo em conta a colocação da câmera, gravar video não será o mais comum. É uma câmera que serve mais para comunicação, e nessas situações com os limites na largura de banda, 720p deverá dar melhor qualidade de imagem.

  2. Avatar de Marco Chapita
    Marco Chapita

    vao ter flash na camera frontal?hummm nao sei so depois de ver implementadoé queposso opiniar,um flash frontal,podiam ter uma melhor abertura para entrar mais luz era suficiente,flash estraga as fotos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Depende, mas podem é melhorar em muitas outras coisas sim.

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        O flash directo na cara da pessoa para tirar retratos é péssimo, ponto final. É por isso que os flashs usados por profissionais são direccionáveis, para iluminarmos as pessoas sem levar com a luz do flash directamente. E quando é necessário iluminar directamente usa-se um difusor.

    2. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Pensei que era flash player… cof cof

  3. Avatar de Marco
    Marco

    o titulo não seria mais: “iOS 9 trará suporte para câmara Facetime com 1080p, 240fps e flash”, é que como está leva a pensar que só por ter o iOS vou ter direito a 1080p e a 240fps.

  4. Avatar de ricardo
    ricardo

    Adoro ler os artigos e ver aquelas frases com o toque pessoal. Aquela opinião pessoal.

    1. Avatar de Vítor M.

      Os artigos, todos, quando são recolhas de fragmentos que existem dispersos, baseiam-se nas experiências, nos exemplos de mercado, não são uma ciência exacta, até porque são isso mesmo, fragmentos que se vão compondo em torno de possíveis cenários, possíveis, ainda longe de concretos.

      Não são toques pessoais alienatórios, mas sim relacionados.

  5. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Eia, 240fps. 😉 na mouche para ver em slow motion.

  6. Avatar de Diigo
    Diigo

    A Apple nao tinha comprado uma empresa recentemente que lia o rosto e dizia quem era? Nao me consigo explicar bem, mas não será uma melhoria por ex para desbloquear o telemovel através da leitura do rosto? Para isso uma camara melhor será necessária… Mas não sei como eles tem o leitor de digitais

  7. Avatar de luislelis
    luislelis

    Conhecem algum android com camera de 1080 q aconselhem? Ou para ter essa recente defenicao tenho mesmo de mudar para Iphone.
    O que e facetime? alguma coisa a ver com comunicacao via IP? Podem confirmar se e parecido com: Google Hangouts,Skype, Viber ou Tango ou e mesmo uma tecnologia nova e patenteada?
    Obrigado pelo esclarecimento

    1. Avatar de Diigo
      Diigo

      Facetime e tipo skype para se utilizar entre utilizadores com IOS

    2. Avatar de JBM
      JBM

      O FaceTime já existe há muitos anos no iPhone

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Tens androids a 300€ que filmam a 4k.

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Continua uns furos a trás. O meu já tem mais de meio ano e tem 1440p na câmara secundária e panorâmica. E 4k na principal.
    Mas estou a gostar de ver a evolução. Só é pena serem demoradas

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Isso dos números é mesmo para enganar android fanboys. Olha o octa core com 40mpx que depois passa vergonhas á frente de um iPhone dual core com 8mpx

      1. Avatar de luislelis
        luislelis

        Podes dar um exemplo de um octcore android com 40 mpx ?Queria compara a qualidade de imagem com um dual de 8mpx. Ja agora podes esclarecer se os cores estao relacionados com a capacidade da camera mpx??
        E que estou a pensar adquirir bom telephone com uma boa camera .
        Ja agora, q pelo que tenho estadoa a ler, as lentes em nada benificiam a qualidade da fotografia?
        Antecipadamente grato pelo esclarecimento.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          boas fotos = boas lentes + bom sensor + bom software de processamento.
          podes ter muitos mega pixeis, mas se tiveres um péssimo software de processamento, fica tudo arruinado, o mesmo tb é válido para as outras coisas.

  9. Avatar de Francisco
    Francisco

    Título da postagem errado é câmera.