iOS 9 pode reduzir performance dos iPhones até 40%…

48 Comentários

…para aumentar autonomia

No passado dia 8 de Junho a Apple deu a conhecer ao mundo algumas das novas funcionalidades do iOS 9. Recentemente, com o lançamento do iOS 9 beta 2, a Apple introduziu a opção Lower Power Mode, cujo objectivo é garantir uma melhor autonomia do equipamento, reduzindo a performance do mesmo.

De acordo com benchmarks realizados recentemente, com esta opção activa, a performance de um iPhone pode baixar cerca de 40%.

Battery-Life-iOS8-Thumb


A Apple “prometeu” que com o novo iOS 9 será possível conseguir até uma hora extra de autonomia, comparativamente ao iOS 8. No entanto, se o utilizador tiver a opção “Low Power Mode” activada, a autonomia extra pode aumentar mais 3h.

13385-8076-13189-7748-ios8ios9batteryusage-l-l

Recentemente o site MacRumors testou a funcionalidade Low Power mode num iPhone 6 plus, através do Geekbench 3 – aplicação usada para avaliar a performance do sistema, e verificou que o rendimento dos sistemas, usando apenas um core, baixou dos 1606 para os 1019. Por sua vez, usando multi-core a performance baixou dos 2891 para os 1751.

Os resultados foram semelhantes com um iPhone 5s, tendo a performance diminuído em 40%.

benchmark_iphone

De salientar que os testes foram realizados com uma versão beta e que provavelmente os resultados podem mudar aquando da disponibilização da versão final.

Esta é sem dúvida uma óptima funcionalidade do novo iOS 9, que certamente será muito útil nos momentos em que não tivermos nenhum carregador por perto.

Segundo a Apple, a activação do opção  Low Power mode desactiva um conjunto de serviços em background e também algumas funcionalidades da rede.

Via Mashable

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Romano

    Estou provavelmente enganado mas para muita gente agora a Apple acabou de inovar criando o modo poupança de energia agora vai ser todos os outros a copiar!!!
    Sem ironias acho que os valores referidos para uma utilização mais ligeira e em situações de pouca bateria irão se traduzir igualmente num maior ciclo de vida das baterias o que para muitos será o ideal estranho é não o terem feito mais cedo.
    Agora para situações em que aplicações com base web ou que puxem mais pelo sistema não sei se no final não se irá repercutir de forma gravosa na resposta do sistema.
    uma coisa é certa finalmente chegou o que por muito tempo estranhei não existir de forma nativa nestes equipamentos como o fizeram com o som que foi algo muito bem pensado para evitar grandes trabalhos a mudar de perfil

    1. Avatar de FG
      FG

      Sim, a melhor parte é que os Apple Haters já não se podem vangloriar.

      Porque coisas como estas, na pratica, não têm sentido nenhum.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      Ao mesmo tempo que reduz a velocidade de relógio do processador, certas funcionalidades também deixam de ocorrer, por isso à partida não deve ter nenhum impacto gravoso na resposta do sistema, nem aplicações de base Web serão o que mais puxa pelo processador.

    3. Avatar de VC
      VC

      Apenas para informação… esta “funcionalidade” de poupança de energia, ja saiu à uns meses atrás com o android 5… nada de novo…

      1. Avatar de MikeMelga
        MikeMelga

        Saiu com o Android 5?

        Ai sim? Então eles enganaram o pessoal na IO deste ano…

        Não! Vai sair com o Android M, que deverá sair ao mesmo tempo que o iOS 9…

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Já saiu no Android 5.0 e chama-se Project Volta.
          O que vai sair no Android M é uma evolução que permiet ganhar ainda mais bateria no modo Standby.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            O Project Volta não envolvia um “low power mode”, isso só aparece agora com o Android M.
            Havia, no entanto, fabricantes a implementar um modo de baixo consumo nalguns aparelhos há algum tempo.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            creio que afinal estou errado! Havia um pequeno modo de baixo consumo!

      2. Avatar de Pedro S.
        Pedro S.

        Também no BlackBerry existe à meses com opção de escolha quando entra em poupança e que desliga (dados, wifi etc) e redução brilho e afins.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Tensa razão. OS Blackberry tem esta função desde o ultimo sistema operativo (que me lembre). Tenho o Passport e não me preciso preocupar com bateria e performance pois esta muito acima de qqr IOS ou Android. Interessante ver a Apple a tentar de tudo para conseguir dar mais algum tempinho de bateria aos telefones. O marketing deles e muito forte e sabe, que as pessoas estão a ficar cansadas de terem de andar de carregador atras quando comodoros telefones nao precisam de se preocupar. Para os fans ja tive um Apple 5s dei a minha sobrinha passado 1 mês de uso, para ela brincar e ouvir musica e tirar fotos ao gatinho. Sem duvida que os Apple são brinquedos muito giros para garotas de 12 anos. Tive um Samsung 4S (único Android e ultimo) Esse durou uma semana. Foi vendido a metade do preço. Sem duvida que os melhores telefones a serio são os Blackberry. Estou curioso em utilizar um WP. Parece interessante, pena nao ter teclado fisico.

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          Tensa razão. OS Blackberry tem esta função desde o ultimo sistema operativo (que me lembre). Tenho o Passport e não me preciso preocupar com bateria e performance pois esta muito acima de qqr IOS ou Android. Interessante ver a Apple a tentar de tudo para conseguir dar mais algum tempinho de bateria aos telefones. O marketing deles e muito forte e sabe, que as pessoas estão a ficar cansadas de terem de andar de carregador atras quando comodoros telefones nao precisam de se preocupar. Para os fans ja tive um Apple 5s dei a minha sobrinha passado 1 mês de uso, para ela brincar e ouvir musica e tirar fotos ao gatinho. Sem duvida que os Apple são brinquedos muito giros para garotas de 12 anos. Tive um Samsung 4S (único Android e ultimo) Esse durou uma semana. Foi vendido a metade do preço. Sem duvida que os melhores telefones a serio são os Blackberry. Estou curioso em utilizar um WP. Parece interessante, pena nao ter teclado fisico.

      3. Avatar de Zaark
        Zaark

        Windows Phone e o seu Battery Saver…
        Telemóveis anteriores com sistemas semelhantes (ainda antes de haver “smartphones”)…
        Isto já se vê há anos, o Android ainda assim chegou tarde (o iOS nem se fala, mas antes tarde do que nunca).

    4. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Os Android da Sony vêm todos com Stamina e Utrastamina. Será que Apple copiou a Sony? LOL

    5. Avatar de David.pt
      David.pt

      O Android já faz isto a mt tempo….. Mas tem a opção para ativar e desativar…. Para a Apple é tudo inovação…….

  2. Avatar de g23423
    g23423

    é uma feature 😀

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Não querendo ser mauzinho, mas provavelmente neste modo continua a bater muitos outros smartphones topo de gama

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Nem sem poupança de bateria, quando mais em modo poupança.

  4. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Post: “A Apple “prometeu” que com o novo iOS 9 será possível conseguir até uma hora extra de autonomia, comparativamente ao iOS 8. No entanto, se o utilizador tiver a opção “Low Power Mode” activada, a autonomia extra pode aumentar para até 3h”.

    Fonte: “iOS 9 will give your iPhone one extra hour of battery life, and a “Low Power Mode” will give you up to three more hours”

    O “para até” é “mais” 3h. Das 4h extra:
    – uma é por inteligência (como seja, não acender o ecrã quando está virado para baixo quando se recebe uma notificação)
    – e três por passar a app Mail para manual, desactivar actualização de apps em background, reduzir o movimento (“motion”) e o brilho e a velocidade da internet.

    Quando o “Low Power Mode” está activado, em testes de benchmark o iPhone 6 fica com resultados um pouco acima do iPhone 5s. A novidade vem da a Apple não ter falado nisso – quem precisar de “full speed” não tem ativo o “Low Power Mode”, o que me parece lógico. “Eh pá, mas devia ter falado!” – resposta: 😉

  5. Avatar de JBM
    JBM

    Não foi com o beta2 que apareceu o low power mode no iOS9. O teste é que dependeu do aparecimento duma versão do Geekbench compatível com o iOS 9.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    acho que o pessoal vem CA ver as notícias na mesma, não e preciso títulos destes. se e por causa dos cliques achou que nao e problema. mas a continuar com títulos assim já nem vou entrar na notícia, porque já sei que não tem nada a ver com o titulo. próxima noticia vai ser do género: próximo iPhone vem sem WiFi. depois abre se o post, e vê se que a opção do WiFi vem apenas desactivada de origem. lool

    1. Avatar de unknown
      unknown

      ####Artigo removido por desrespeitar as regras###

      1. Avatar de Invision
        Invision

        Tá cada vez pior…só continuo a vir cá porque de vez em quando tem alguma coisa interessante. Mas cada vez menos qualidade e mais clickbait, fanboys e cenas tristes

        1. Avatar de Ricardo Borges
          Ricardo Borges

          E inclusive posts censurados !! como o que coloquei de manhã acerca deste assunto. Muito triste !

          1. Avatar de Pedro Pinto

            posts censurados? Vamos por partes, um post é um artigo não é um comentário. Coisas diferentes.
            Ao contrário de outros canais, aqui a moderação é feita manualmente e pe. Curiosamente fui ver o teu histórico de comentários…acho que não tenho mais nada a dizer.

        2. Avatar de Pedro Pinto

          Invision sê lá sincero! Foste logo “picar” o pessoal no teu comentário abaixo. Qual o objectivo? clickbait ou cenas tristes?

          1. Avatar de Invision
            Invision

            Picar?Nada disso, só disse que já existia no lollipop e que não fazia sentido estar sempre ligado(como é referido aqui para ganhar as tais 3 horas de autonomia extra). Se eu andasse com o battery saver sempre ligado no meu Nexus 5 mais valia vender o telemóvel. Podes tentar justificares como quiseres, mas sabes bem o rumo que vocês estão a tomar. Se o meu comentário fosse para picar seria muito diferente. Já agora hás de me explicar qual é a cena de deixar os comentários dos tristes que vêm logo comentar cenas tipo: “iOS é o melhor, android=lag, quem não tem iphone é pobre” e etc…Justifica como quiseres, mas as vossas acções demonstram o que temos dito, vocês cada vez incentivam mais as guerras idiotas que aqui se passam

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Devo ter sido então eu que interpretei mal…:)
            “Já agora hás de me explicar qual é a cena de deixar os comentários dos tristes”…não sei do que falas.
            Aqui ninguém incentiva a nada…todos são livres de comentar. Uns gostam do Android, outros do iOS, outros do Windows Phone…cada um tem a sua opinião e raramente há consenso, é normal.
            Todos os comentários que demonstram falta de educação são removidos!

          3. Avatar de Invision
            Invision

            Já vi vários comentários a ficar…Ainda há pouco tempo andava cá um gajo com o nome Carlos que era um mass spammer e ifan e só dizia lixo. Achas que isso contribui alguma coisa para o site?porque não fazer um sistema de registos? Assim podia-se banir esses gajos. Duvido que ainda andassem para aqui a brincar se tivessem que fazer um novo registo para comentar cada vez que fossem banidos

          4. Avatar de Vítor M.

            O Carlos é um chato, um tipo que só quer provocar, um troll. Como ficou barrado porque só traz agressividade, agora a moda é provocar-nos 🙂 não consegue. Até porque diverte a malta.

            Aqui, como em qualquer lado, a porta é serventia da casa. Aqui não queremos ninguém contrariado, queremos pessoas de bem, os outros, podem sair sff.

            Temos muita gente fantástica 🙂 e é essa que nos interessa, os outros não, só trazem problemas e carga de trabalhos.

            Alguns mais tristes, usam os comentários para criar barulho. Uns são putos, miúdos que dizem que gostam de dizer mal porque é fixe 🙂

            Mas pronto. Felizmente contam-me pelos dedos de uma mão (mesmo que troquem de mail, nick ou favicon)

            Um, que diverte o povo, ora é Carlos, ora é Ana, ora é mota, ora é hugo, ora é nelson, ora é quim, ora é… sei lá, tantos 😀 que há uma lista de apostas… aaa e Maria, sim, já apareceu de Maria.

            Mas há que os aturar a todos esses que… é só um 😉

            Bom fim de semana a todos e a esses todos que é apenas um.

            Ricardo Borges… para ti também, bom fim de semana.

            Abraço.

        3. Avatar de Vítor M.

          Invision, não venhas se ficas incomodado, não precisas. Se vens e comentas desta forma, és mais um igual aos que não dizem nada que se aproveite.

          Em todo o lado há facões, clubismos, rivalidades e até na tecnologia há quem tenha clubismo, natural. Imagina tu que num conceituado site de fotografia estrangeiro, fotógrafos de renome batem-se porque uns são adeptos da Canon e outros da Nikon e trocam por vezes argumentos que são puro clubismo.

          Já nem falo em futebol, política, religião ou moda…. aí é o fim da macacada.

          Há uns 10 anos atrás a ‘guerra’ era entre Windows e Linux, depois apareceu o segmento mobile e hoje a luta trava-se entre Android e iOS ou entre Apple e Google, Apple e Samsung, Google e Microsoft…. etc…

          Outras modas virão…. havemos de chegar á naves inter galácticas.

          Assim, reafirmo, se tudo o que se diz, e o que se não diz, é motivo para clubismo e tu não gostas, desperta-te sentimentos, não venhas só para dizer mal.

          Há pessoas que apenas dizem mal por dois motivos: por tudo e por nada.

          Bom fim de semana. Abraço.

          1. Avatar de Invision
            Invision

            Mas é como eu digo, facilmente se resolvia com um sistema de registos. Incomoda-me claro vir aos comentários e ver os tais tristes a comentar lixo que não interessa a ninguém, até porque às vezes nos comentários há malta que diz e dá a conhecer cenas que eu possa não saber e que terão interesse. Já houve notícias em que foi um abuso mesmo, tudo cheio de comentários ridículos e sem uma ponta de conteúdo…

      2. Avatar de T.L.
        T.L.

        Estás à procura de pérolas numa porqueira…

        1. Avatar de Vítor M.

          O Pedro devia estar com tempo 😀

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Ricardo, uma coisa que ainda alguns leitores não perceberam é o facto de usarmos o titulo numa única linha. Neste caso apenas há uma quebra no titulo “iOS 9 pode reduzir performance dos iPhones até 40% para aumentar autonomia”

      Depois se leres o artigo, vais perceber claramente que todo o conteúdo está relacionado com o titulo que acabaste de ler. Quando à tua última observação é de facto… infeliz.

      1. Avatar de int3
        int3

        Apesar de ser fã do pplware e já ter feito dois posts da minha boa fé eu tenho que dizer que em parte o Ricardo tem razão. Há sempre aqueles títulos que despertam logo aquele “sentimento de revoltado” porque realmente deduz em erro muita gente. Eu sei o que pretendem fazer com este título quebrado. Mas numa boa parte dos leitores tem a mesma opinião que a minha.
        Não é o objetivo do pplware despertar guerras mas sim informar visto ser um “blog” tecnológico. Não são um site de noticias. Mas engraçado que este tipo de baits é normal também em sites de noticias…

        1. Avatar de Vítor M.

          A dificuldade de usar uma linha é essa mesma 🙂 não podemos dizer alguma coisa. O Ricardo é um desconhecedor, por isso disse porque não sabe como se faz deste lado.

          As pessoas muitas vezes ficam-se pelo título e por isso há que ter o cuidado de colocar informação que tenha relevância, faz parte é assim que se faz no mundo, é assim que se deve fazer. A limitação de caracteres ainda desafia mais que escreve 🙂 o que é um prazer ter estes desafios.

          As pessoas que comentam são uma ínfima parte das que nos visitam e nós escrevemos para todas, e se a cada ano o crescimento se situa nos 20%, quer isso dizer que estamos desde há 109 anos no bom caminho, que é assim a receita do sucesso 😉 e quem comenta, e há bons comentadores que sigo atentamente em 4 temas (android, apple, redes e internet) sabem oq ue dizem, depois há muitos que usam a caixa de comentários sem nexo. Mas têm também esse direito. Por vezes lá partilham conhecimento, que é o que mais admiro nos comentários, quando as pessoas trocam comentários sobre o tema em causa e trazem conhecimentos, mostram informação relevante, eu aprendo muito nos comentários com algumas pessoas.

          Os comentários são um cancro em muitos sites, por isso muitos abandonam a moderação, outros (como os grandes do mundo da tecnologia, americanos e ingleses) escondem os comentários do resto dos artigos, porque não lhes interessa o que comentam, são insultos que trocam à brava. 🙂 os maiores sites de tecnologia é… do por em insultos.

          Nós não deixamos, só se não sermos conta. São mais de mil comentários pro dia que moderamos, isso exige das nossas equipas um esforço brutal, temos várias equipas em turnos, para tentar limpar o spam, os trolls e os parvos. deixar a gente séria (ou alguns que estão a tentar ser).

          Muita gente é comentadora há anos, livre trânsito, são fantásticos, respeitadores, impecáveis, outros infelizmente, com educações provavelmente difíceis em casa, pensam que aqui é casa da mãe joana… mas não é 😀

          A liberdade de cada um acaba quando começa a do próximo e aqui há liberdade mas muitos confundem com libertinagem 😉

          Abraço e bom fim de semana. Fica bem.

  7. Avatar de Pedro Duarte
    Pedro Duarte

    isto faz perder o sentido da evolução dos iPhones… evoluem no CPU para depois não ser usado??
    porque não evoluem nas baterias?

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Faz perder onde!? O aparelho continua a a ter a mesma performance até que a pessoa defina esta função de poupança de bateria!

  8. Avatar de Invision
    Invision

    Isto já existe no lollipop há bastante tempo, chamado battery saver mode. Mas só é ligado quando tem 15% de bateria restante. Não faz sentido comprar um telefone potente e andar sempre em low power mode…-.-

    1. Avatar de JBM
      JBM

      E isto também pode só ser ligado quando atinge um determinado nível de carga de bateria, creio que 10%! Ou a pessoa pode activar manualmente ou simplesmente nunca ser activado!

      1. Avatar de Rogerio
        Rogerio

        No Huawei P8 Lite posso faze-lo a partir dos 30%, activando o moto ultra. Alias, posso definir a maneira como quero que o modo ultra funcione.
        No Sammy S3 Mini tinha uma opção para limitar o uso do CPU para poupar bateria também. Existem várias maneiras de poupar bateria em dispositivos android. ☺ clubismos à parte, creio que a Apple está a dar um passo largo na funcionalidade do iOS.
        Pessoal iFan tenho questões.

        Como estão os 4S e os 5C em termos de performance e bateria com o iOS novo? Preciso de saber por causa de 2 amigos meus. 🙂

  9. Avatar de AntiFanboys
    AntiFanboys

    A samsung já traz essa funcionalidade à algum tempo a nível de poupança de bateria, até mesmo um android barato como o alcatel já tem essa função. Desliguei as coisas que não usam assim não teram essas descargas brutas.

    1. Avatar de Hélder
      Hélder

      Pois tem, e agora a Apple também…

      A diferença é que na Apple não precisas de ligar para ter dois dias de bateria no iPhone…

    2. Avatar de Vítor M.

      São temas diferentes e sistemas diferentes. Os consumos num Android são superiores, a mesma app num e noutro sistema no Android tem um consumo de recursos maiores. Uma das causas é a estrutura da linguagem e outra causa é a estrutura do sistema operativo.

      Claro que esta nova característica vem beneficiar sobretudo as máquinas mais antigas que a Apple teima e muito bem, em dar suporte, como o o iPhone 4S e iPhone 5 por exemplo.

      Contudo, a Apple tem de olhar para dentro do seu ecossistema, pois é de lá que vem o seu potencial, dentro do Android a concorrência é entre eles, entre as várias marcas, já em iOS, não há concorrência, são plataformas diferentes.

      O utilizador iOS agradece que venham mais e melhores características. 😉

  10. Avatar de Joao Peixoto
    Joao Peixoto

    Como já foi referido aqui, o SO da Blackberry já tem esta funcionalidade à meses.
    Também como foi referido aqui o Lollipop também já o tem. Só não foi referido que só 3-5% dos smarphones androids que existem é que têm o 5.
    Também foi referido que o Samsung, Sony, Alcatel, etc. também têm essa funcionalidade…isso não tem nada a ver com o SO em si, mas sim das marcas que colocam e fornecem essas opcoes como forma diferenciadora das outras marcas.

  11. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6