iOS 9.3 – Já experimentou as novidades para iPhone/iPad?

88 Comentários

No mesmo dia em que a Apple apresentou o novo iPhone SE, o novo iPad Pro entre outras novidades, a empresa de Cupertino disponibilizou também o novo iOS 9.3. Esta nova versão do iOS traz algumas novidades interessantes das quais se destacam a “nova” funcionalidade Night Shift e também a possibilidade de proteger notas com palavras-chave.

Saiba como usar as novas funcionalidades e conheça outras que estão igualmente disponíveis.

pplware_night_shift


De acordo com as informações da Apple, o novo iOS 9.3 é compatível com o iPhone 4S e versões superiores, iPad 2 e versões superiores, iPad Pro e a quinta-geração do iPod touch. Esta versão traz algumas novidades que apresentamos de seguida.

 

Night Shift

Tal como o nome sugere, o modo Night Shift permite que o ecrã mude automaticamente as cores para tons menos frios do espectro cromático, permitindo-lhe dormir melhor depois de estar a usar o dispositivo.

Para activar tal funcionalidade basta ir a Definições > Ecrã e Brilho. Em seguida basta carregar em Night Shift passando o utilizador a dispor de várias opções de configuração como por exemplo definir/agendar o período em que este modo deve estar activado, definir a temperatura da cor, etc.

O Night Shift pode também ser ligado/desligado via Central de Controlo.

 

Night_00

 

Definir Palavra-passe nas Notas

Para activar a possibilidade de ter uma Palavra-passe nas notas basta ir a Definições > Notas e depois carregar em Palavra-passe.

Aí devem definir uma Palavra-passe e também, caso o vosso equipamento suporte, activar o uso de impressão digital, como método de autenticação para ver as notas protegidas.

notas

Depois basta abrir a app Notas, criar uma nova Nota e proteger a mesma.

notas2

Com este nível de protecção, os utilizadores passam a poder guardar informação mais sensível no seu próprio dispositivo.

 

Outras novidades

Além destas duas novidades, o iOS 9.3 disponibiliza também mais atalhos em apps  (Meteorologia, Bússola, App Store, iTunes Store e Saúde ) quando usado o 3D Touch. A app News traz também melhorias e algumas apps direccionadas para a educação, como por exemplo a “Classroom” e “Apple School Manager” (isto só no iPad), ganharam suporte para múltiplos utilizadores.

edu

A app Saúde traz também algumas melhorias passando agora a ter uma organização da informação mais ajustada. As categorias presentes na app Saúde passam também a sugerir apps de fitness para o efeito. Ao nível das Live Photos, os utilizadores podem agora retirar o efeito sem perder qualidade.

O iOS 9.3 corrige também alguns bugs comparativamente à versão anterior. Todas as novidades podem ser consultadas aqui.

Comentários

88

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Inovação!!!

    1. Avatar de Jose P
      Jose P

      No android nao ha uodates no WP prometem mas lancam 2anos depois e so para alguns…no ios todos tem e corre bem.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Não sei se foi da actualização, ou só agora notei mas o meu iphone 5S e 6S quando estão a carregar o touch ID deixa de funcionar.

  2. Avatar de censo
    censo

    Estou à espera de feedback para o air.

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Até agora não noto diferenças de desempenho…

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    De referir que o Night Shift não é compativel nem com o 4S nem com o 5.

    1. Avatar de Rosso
      Rosso

      Os utilizadores do 4s e o 5 não sofrem de insonias. O tempo que levam para carregar uma pagina web é o suficiente para se deixarem dormir. 😀 Rará.
      E nestas tretas que a Apple peca.

      1. Avatar de Joel Cachioli
        Joel Cachioli

        peca? Veja a base de dispositivos Android com a última versão do SO instalados…

        1. Avatar de Rosso
          Rosso

          Peca. Peca porque este é um tipo de função do SÓ que não taxa em nada o hardware. É uma forma clara que demonstra que a Apple força o obsoletismo dos seus equipamentos. Uma estratégia que fica sempre mal perante os consumidores embora traga mais valias claras á empresa. Negócio.

          1. Avatar de APereira
            APereira

            Da mesma forma que as outras marcas forçam o obsoletismo dos seus equipamentos ao nao dispoibilizar actualizacoes para os mesmos quando esta mais que provado que os mesmos tem hardware mais que suficiente para o correr.

          2. Avatar de Tomás
            Tomás

            como é que não introduzir uma nova funcionalidade destas força o “obsoletismo” dos equipamentos?

          3. Avatar de Rosso
            Rosso

            APereira, e isso invalida o que escrevi? Pensava que estávamos a falar sobre o iOS e o iPhone 4S/5.

            No futuro vou ter em atenção que todos os comentários necessitam de ter em vista todas as configurações possíveis sobre todo o hardware de todas as marcas para não voltar a ferir susceptibilidades.

          4. Avatar de Rosso
            Rosso

            Tomás, força porque é feito um update ao software do qual suprimem funçoes sem para que tal exista necessidade.

            Se não tivessem lançado o update nestes equipamentos ficarias sempre no beneficio da duvida, neste caso existe uma participação activa da empresa em remover uma função do SO apenas para que não fique disponível em equipamentos antigos.

            Uma coisa é ignorar updates (caso dos fabricantes de equipamentos android) outra coisa é lançar updates e remover funçoes do SO para que exista distinção entre equipamentos, outra ainda é debilitar os equipamentos por updates que os tornam praticamente inutilizaveis (este ultimo o meu caso com o iPhone 3G).

            Podes sempre alegar que quando as pessoas compraram o 4S e o 5 não existia Night Shift e por isso a Apple não esta a forçar a obsolescência desses equipamentos, mas aí entras num domínio complicado. Assim fosse ninguém em caso algum pode esperar ou exigir por quaisquer actualizações aos seus equipamentos.

          5. Avatar de RVM
            RVM

            Claramente que és um insider, e conheces o hardware da Apple melhor que todos para dizer isso!

          6. Avatar de Tomás
            Tomás

            Rosso, o update não retira/remove nenhuma funcionalidade ao aparelho nem a nova funcionalidade que não é suportada implica uma perda para o futuro em suporte para novas aplicações, não há qualquer obsolescência associada com esta funcionalidade.
            Tu é que claramente estás a entrar no domínio da complicação. O update traz tudo o resto para esses aparelhos, quer seja optimizações, quer seja correcções de segurança, mais importantes do que esta função. Quem ler o teu comentário até fica com impressão que era mais aceitável não ter update.
            Não fazes ideia das razões da Apple. Não será por acaso que o suporte é só em aparelhos de 64bits.

          7. Avatar de Rosso
            Rosso

            Tomás tu acreditas naquilo que quiseres, entendeste que os 64 bits a a implementação são uma casualidade.

            Eu acredito que o Night Shift não passa de um “color profile”, algo que não taxa em nada o hardware, tal como o é a escala de cinzentos, e a inversão de côr, opções disponíveis nos equipamentos mais antigos.

            Também te digo que já usava o f.Lux no iPad 1 e que não tinha qualquer impacto sobre o hardware.
            Inclusive estava melhor implementado já que o processo de transição de cor era gradual (durante uns 30 minutos) ao contrario do sistema quase instantâneo da Apple.

            https://www.youtube.com/watch?v=JNS6AGMlsMQ

            Faz o que quiseres com isso. Mas não mudes de opinião…

          8. Avatar de Tomás
            Tomás

            Rosso, não são uma casualidade, o que podes dizer é que é esforço mínimo, pois validar para 32bits requeria trabalho extra.

    2. Avatar de André
      André

      Segundo vi no grupo do facebook Pplware@Apple há quem diga que no 5C também não aparece essa opção.

      1. Avatar de Tomás
        Tomás

        É só para aparelhos com processadores de 64bits

      2. Avatar de Delirium Mortens
        Delirium Mortens

        Confirmo que não aparece no iphone 5c.

    3. Avatar de Mark
      Mark

      Sempre podes sacar o código compilar e ver se funciona. Nada melhor que experimentar

      https://github.com/jefferyleo/f.lux

  4. Avatar de gajo de alfama
    gajo de alfama

    Grande uptade! Apple sempre à frente.

    1. Avatar de Olha a cabeça ...
      Olha a cabeça …

      É um update de correções e um pouco de coisas novas. Não é como o vosso que saiu de ano a ano e o que tiver com erros só é corrigido para o ano seguinte. Quando sair o iOS10 falamos em updates a sério.

      1. Avatar de RVM
        RVM

        Estas “poucas” coisas novas, podem ser muito importantes para muita gente. Já pensaste? Pois… olha a cabeça!

  5. Avatar de rodrigojds
    rodrigojds

    Se quiserem dormir melhor ‘a noite nao use nenhum aparelho antes de ir dormir!

    1. Avatar de RVM
      RVM

      Agora já pode.

  6. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    Como é que uma função tão basica da temperatura das cores consegue gerar tanto impacto na web, é tudo a falar disso nos blogs. O forte da Apple é isto.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Em android há várias aplcações mas nativamente acho que só agora foi anunciado para o N. na cyanogen já tem há algum tempo, volta e meia deixa de funcionar

      1. Avatar de Rosso
        Rosso

        Sem fazer jailbreak não existe nenhuma aplicação em condições para android. Apenas no cyanogen mod tens algo muito equivalente. As aplicações instaladas pela playstore apenas mascaram a tonalidade azul acrescentando um filtro regra geral vermelho por cima. Não removendo/diminuindo essa zona do espectro, não advém daí os pressupostos benefícios.

        1. Avatar de Andre Andrade
          Andre Andrade

          na MIUI isso já existe há muito tempo amigo!!!! Qual a novidade da Apple afinal???

          1. Avatar de Rosso
            Rosso

            Ainda a Xiaomi não tinha sido criada já existia o f.lux para OSX e para iOS na versão 4.xx com jailbreak.

            Alem disso alguém está a defender isto é uma novidade da Apple? Apenas o implementaram agora.

          2. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Não confundam Android com custom roms, embora no fundo sejam iguais, a Miui já tem há muito talvez outra rom até tenha antes disso..

            E sim é uma novidade na apple, não uma inivação, mas nao deixa de ser uma novidade que em breve está nos 90 tais % dos equipamentos, enquanto que o resto…

      2. Avatar de Mark
        Mark

        Para iOS também existia o f.lux, mas a Apple não autoriza o desenvolvimento desse tipo de Aplicações e já não dá para fazer o download e instalar.

      3. Avatar de Renato
        Renato

        Pois tem, mas nenhuma presta, e as que são boas, precisam de root.

    2. Avatar de Rosso
      Rosso

      Durante anos o único motivo pelo qual fiz jailbreak ao meu iPad foi isto. Para poder usar o F.lux. Depois de experimentares percebes porquê. Ou talvez não…

  7. Avatar de Kendimen
    Kendimen

    O meu 4S ficou nitidamente mais lento com este update. Espero que o próximo melhore 😛

    1. Avatar de Renato
      Renato

      É, o meu 4s até parou!

    2. Avatar de gajo de alfama
      gajo de alfama

      Então podes esquecer que não vai haver uma versão 9.4. Haverá sim 9.3.1 e 9.3.2 talvez. O próximo será já o iOS 10 que já não vai incluir o iPhone 4s.

  8. Avatar de El Capitain
    El Capitain

    Não sei do que estavam à espera… Não é um novo sistema operativo, é apenas uma actualização para corrigir bugs (sim, o MacOS X e o iOS tem bugs, falhas, pode ser optimizado… Etc.). Aproveitam e inserem duas ou três funcionalidades novas.
    De resto, mesmo nas actualizações maiores, quando mudam a unidade da versão, a Apple raramente revoluciona ou muda o paradigma. Na história tem, basicamente, duas mudanças radicais. A 1ª com a passagem do SO do Apple II para o MacOS e a 2ª do MacOS para o MacOS X. De resto, o modelo de funcionamento apenas leva alterações pontuais de sistema para sistema. Claro que se compararmos o MacOS X 1.0 com o 10.0, parece ter havido uma revolução…
    Os utilizadores Apple, sabem, ou deviam saber, isso e tem de conviver com essa forma de estar. Quem não gostar, tem alternativas.
    Se eu não gosto do Windows ou do Android, não quero que a Apple siga os mesmos conceitos. E não a vou criticar por isso. Podia fazer melhor… Podia, todos podiam, mas é o que temos e quem não gosta, muda.

  9. Avatar de SPiKE
    SPiKE

    E o SIRI em Português?

  10. Avatar de Francisco
    Francisco

    É só a mim que a bateria ficou muito pior? Uso um 6S plus (da empresa, que eu nunca daria uma pipa de massa por um telemóvel que é muito bom, sem dúvida, mas caríssimo) e desde a atualização a bateria está a durar bem menos. Carregado à noite e com utilização mais ou menos intensiva, que é a minha por razões profissionais, chegava com 40% à noite seguinte, nos dois últimos dias chego a casa com o telelé a morrer

    1. Avatar de APereira
      APereira

      Se o update saiu ontem como e que ja testaste a bateria nos ultimos dois dias?

    2. Avatar de Renato
      Renato

      Lá vêm os droidboys mandar postas de pescada.

      O update saiu há menos de 24 horas, já vêm meter nojo.

      É tudo igual, só parolos que há no Android.

    3. Avatar de Pereira
      Pereira

      Tenho um 6 Plus e, pelo menos no primeiro dia, também senti isso. Menos 20 ou 30% de bacteria ao final do dia…
      Entretanto reiniciei e no final do dia de hoje tiro a prova dos nove.

      1. Avatar de Jose P
        Jose P

        Quem tem android e que nao pode experimentar a ultima versao, so 1 ano depois e quando pode

        1. Avatar de Andre Andrade
          Andre Andrade

          Xiaomi MI2…. no mercado desde Agosto de 2012.. Recebe updates Diarios, semanais ou estáveis… A ultima MIUI 7.2.3 disponível para instalar logo no dia em que foi lancada….

          Desculpa, mas quando falas de Android, convem saberes de que androids falas!!!

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Andre Andrade, qual é a versão android que corre com a MIUI 7.2.3?

          2. Avatar de Jose P
            Jose P

            Android 5.0.1..tudo dito

          3. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Sabes que essa nao é a versão mais recente do android, não sabes?
            É apenas a ultima versão disponível para esse aparelho e não a mais recente actualização do sistema operativo.

    4. Avatar de João Raposo
      João Raposo

      No meu 6s Plus a bateria está igual ou melhor. Tenho 35%, são 8 da manhã e tirei da carga ontem de manhã.

  11. Avatar de Daniel
    Daniel

    Notei uma melhoria clara nas animações do meu iPad 4, o meu iPhone 6S parece ligeiramente mais fluído nas animações, principalmente nos atalhos 3D touch dos ícones das aplicações.
    Finalmente corrigiram o lag do menu airdrop e airplay no control center no iphone 6s (estava a deixar-me doido, especialmente comparando com um iPhone 6 com iOS 8).

    Quanto à bateria, não tenho notado nenhuma diferença em relação ao anterior. Mas ainda é muito cedo para tirar conclusões.
    A actualização valeu pelo flu.x no iPhone e pela melhoria substancial das animações no iPad 4. De resto, tudo normal

  12. Avatar de Aniovira
    Aniovira

    Sou utilizador apple, e esta actualização não trouxe nada de mínimo impacto… Tenho pena estava à espera de mais.

  13. Avatar de Aniovira
    Aniovira

    No que devriam mexer, icloud com tudo o que acessamos apenas na pagina, e melhorar o calendario (com vista mensal de jeito), não mexem…apple o que passa? Estou a ficar um pouco reticente…

    1. Avatar de André
      André

      Calendário com vista mensal já existe…

  14. Avatar de William da Rocha
    William da Rocha

    Identifiquei que ao atualizar o WAZE fica ativo com o GPS a todo momento…

  15. Avatar de Hugo
    Hugo

    As actualizações não têm de ser todas com novas funcionalidades.
    Aliás…na sua grande maioria são mesmo melhorias, muitas vezes não visíveis ao utilizador.

  16. Avatar de Duke
    Duke

    Já experimentei muita dessa tralha há quê, 2 anos?! Não no iOS, claro… mas sim, já experimentei.

    1. Avatar de André
      André

      Eu já experimentei muita desta tralha no iOS há muito tempo também. Mas com jailbreak, claro.

    2. Avatar de RVM
      RVM

      Tanto que a Google vai agora lançar uma versão nova do Android para copiar isto tudo que o iOS lançou…

      Mentirosos, não têm nada disto, vêm mandar bocas.

      1. Avatar de Andre Andrade
        Andre Andrade

        RVM, na MIUI já existe o NIGHT SHIFT há muito tempo…. senha na aplicação das notas??? NA MIUI , TODAS AS APPS permitem colocar uma senha….

        Torno a questionar, qual a novidade ???

        1. Avatar de RVM
          RVM

          MIUI… tudo dito…

          E nas notas, não é só uma senha na App, é colocar senhas individuais nas Apps e partilhar pelo iPad e Mac.

  17. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    Quando a atualização para 9,4?

    1. Avatar de gajo de alfama
      gajo de alfama

      Nunca.

    2. Avatar de Rudua
      Rudua

      @jesus jones
      Agora que já saiu o WM 10 tinhas que arranjar outro passatempo. Agora é com o IOS? Lol

  18. Avatar de Andre Andrade
    Andre Andrade

    O NIGHT SHIFT já existe na MIUI a bastante tempo… Qual a novidade???

    Palavra pass nas notas… na MIUI colocamos a palavra passe em todas as aplicações que quisermos… Qual a novidade?????

    Por favor Steve, volta por favor….

    1. Avatar de Jose P
      Jose P

      No android tens tudo, virus, malware, fragmentacao..apps suporte e fluidez e que nao ha

      1. Avatar de Andre Andrade
        Andre Andrade

        No android tens liberdade para tudo…

        No IOS ate com uma simples mensagem ele ficava encravado, lembras-te??? Fartei-me de rir com essa SMS..

        Suporte e fluidez… mais uma vez… Xiaomi MI2, de Agosto de 2012, recebe ainda hoje updates na hora…

        Falta de Apps? Foi para rir não? Qualidade das apps, há dois anos atras, ate poderia concordar contigo… Mas depois da intruducao do material design, as apps ficaram, em muitos casos, melhores no Android do que no IOS.

        Fragmentação…. Tens toda a razão nisso… Neste momento tens duas hipóteses para evitar a fragmentação … Ou compras Nexus, ou compras Xiaomi ( a MIUI não espera pela Google para atualizar os seus equipamentos e intruduzir as novas features ).

        Tu quando te referes a Android, muito provavelmente estas-te a referir apenas aos Samsungs, em que a Samsung com o touchwiz, deixava o sistema lento ( hoje em dia o touchwiz esta bastante mais leve ) e updates nem velos… Mas não te esqueças que o Android não é so a Samsung… Tens tantas alternativas hoje em dia… Desde os Nexus da Google, aos oneplus com a CM, aos Xiaomis, a preços tao apetitosos, que começo a pensar que quem vive vidrado nos iphones, não conhece nem 10% da oferta que o mercado mundial tem neste momento …..

        1. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          Bom essa ainda dá para rir! Agora lembras-te de um certo bug no Android que com uma simples SMS era possível apagar os nexus!! Esse sim é que era um bug! Os proprietários que por azar receberam a tal sms devem se ter burrado todos de tanto rir!!
          http://m.pocketnow.com/2013/11/29/nexus-phone-bug
          Pelo menos eram proprietários de um dos poucos Android que recebem actualizações

  19. Avatar de Rudua
    Rudua

    Se eu estivesse assistir a esta apresentação seria tipo isto:
    http://m.9gag.com/gag/a67prj2

    1. Avatar de RVM
      RVM

      Invejosos da treta. Queres um osso?

      1. Avatar de Jose P
        Jose P

        O rudua passa os dias a cantar a musica do dengaz ” eu queria ter um iphone, mas nao consigoo”

        1. Avatar de Rudua
          Rudua

          @José p
          Lol

    2. Avatar de Jose P
      Jose P

      As apresentacoes ves porque sao de borla o resto ja nao tens capacidade para. Estudasses labrego

      1. Avatar de Rudua
        Rudua

        Para tua informação também sou utilizador do IOS. Mas não sou fanático

        1. Avatar de Andre Andrade
          Andre Andrade

          Rudua, não ligues… Ainda não vi um único argumento técnico por parte destes dois ( Jose P e RVM ) que conseguissem justifcar as afirmações deles… lol…
          Basicamente dizem que não… porque não…. Mais do mesmo….

          1. Avatar de Rudua
            Rudua

            @ Andre Andrade
            Eu já reparei que não se deve fazer certas piadas aqui. ☺ mas da me gozo ver pessoas a defender marcas como se fosse alguém da familia. WTF

          2. Avatar de RVM
            RVM

            Dar argumentos técnicos, é dar pérolas a porcos.

          3. Avatar de Rudua
            Rudua

            @rvm
            Lol

  20. Avatar de Rudua
    Rudua

    Eu pelo menos sei aceitar piadas. Não sou inculto ao ponto de o único argumento ser o insulto. Vocês fazem me rir tanto

    1. Avatar de Jose P
      Jose P

      Cala te e desaparece, estao todos fartos de ler os teus inuteis comentarios. Seu ignorante frustrado

      1. Avatar de Rudua
  21. Avatar de JA
    JA

    Actualizei o meu IPAD2 64G na passada Segunda Feira e ……….. não funciona…….não consegue activar.
    Liguei para o apoio ao cliente e informaram que esta actualização nos IPAD2 está a ter este problema e não sabem quando o vão resolver!?!?!?!?!?!?!?!
    Conclusão: ESTOU SEM IPAD………….ATÉ A APPLE CONSEGUIR RESOLVER

    1. Avatar de Jose P
      Jose P

      Tb me aconteceu o mesmo mas com ipad 3, propuseram me um ipad air 2 para troca

      1. Avatar de André
    2. Avatar de Rampires
      Rampires

      Comigo tem sido uma verdadeira saga… Também aconteceu-me o mesmo no ipad2, não consegue activar ao servidor. Depois pedem para ativar via iTunes e este também não reconhece o Ipad e diz que o iTunes tem que ser atualizado, o que só deu foi erros e nada ligava.
      Agora consegui instalar uma versão anterior do iTunes mas também não a reconhece o ipad. Conclusão estou sem ipad que uso todos os dias em trabalho.
      O que aconselham ir a uma loja ou telefonar para o suporte técnico?
      Cumprimentos.

  22. Avatar de Lilian
    Lilian

    Atualizei o ios 9.3 e iphone 5 naoo funciona mais
    Mensagem sim invalido
    Mesmo chip, mesma operadora, tudo ativo na Tim
    Ja tentei tirar o chip, nada funciona
    Nem consigo chegar na tela principal para acessar ajustes

  23. Avatar de Raquel
    Raquel

    Bom dia. Será que poderiam ajudar? Sou nova nestas coisas, e adquirir um iphone 6s e reparei que os dados moveis (o simbolo do 3G) está sempre ativo no ecrã. Ou seja, gasta mais bateria. E quando tinha o iphone 4s mesmo com os dados moveis ligados o 3G só era accionado necessário, para receber MMS. Isto é normal?Obrigada pela atenção
    Cumprimentos