iOS 8.3 prepara-se para trazer novidades ao Siri e à App Store

17 Comentários

Com o iOS 8.2 lançado há pouco tempo, a Apple continua a desenvolver a bom ritmo a próxima versão do seu sistema operativo móvel.

O iOS 8.3 tem estado a ser já testado pelos programadores e por um conjunto alargado de convidados, com algumas das novidades a serem apresentadas de forma consistente.

As mais recentes que foram conhecidas mostram novidades a nível da instalação das aplicações no iOS e também algumas melhorias pontuais na utilização do Siri.

ios_8_3_0

Estas novidades vão fazer parte da nova versão do iOS e estão a ser preparadas e testadas pela Apple para tornar este sistema ainda melhor e mais ajustado às necessidades dos utilizadores.

São novidades que caem fora do que foi apresentado na última Keynote, onde o Apple Watch foi dado a conhecer mais a fundo, e debruçam-se essencialmente na melhoria da usabilidade do iOS.

Instalação de aplicações sem pedido de password

A primeira novidade está dedicada à utilização da App Store no iOS e em particular na instalação de aplicações gratuitas.

Até agora, o iOS obrigava os utilizadores a terem de colocar a sua password para a instalação de qualquer aplicação, quer esta fosse gratuita ou paga.

ios_8_3_2

O que se pode agora ver nas definições que se encontram no iOS 8.3 é que passou a existir a possibilidade de esta password ser facultativa no caso de instalação de aplicações gratuitas.

Apesar desta opção estar visível no iOS 8.3, a Apple ainda não a tem totalmente activa e, por isso, ainda não pode ser activada pelos utilizadores.

Esta não é propriamente uma novidade no iOS. A Apple já há alguns anos teve esta opção activa e acabou por retirá-la e passar a exigir a colocação de password.

Chamadas em alta-voz no Siri

A segunda novidade está presente no campo do Siri. Até agora, a utilização deste assistente de voz, que já pode ser usado em Português, para realizar chamada de voz tinha algumas limitações.

A maior limitação que era possível encontrar estava ao nível da chamada propriamente dita, obrigando o utilizador a ter de colocar o telefone ao ouvido para a realizar.

ios_8_3_3

Esta situação não era cómoda quando o utilizador tivesse o iPhone a carregar ou numa situação de emergência, em que necessitaria de ter as mãos livres.

Com a novidade agora presente no iOS 8.3, os utilizadores podem continuar as chamadas em modo de mãos livres e assim continuar a ter o seu telefone à carga ou a realizar outras tarefas.

É uma pequena e simples nova opção, mas que será extremamente útil aos utilizadores em situações de emergência ou quando não podem colocar o iPhone junto do ouvido.

Todas estas novidades vão surgir em breve com o iOS 8.3 e assim melhorar ainda mais o iOS e as suas funções. Para já vão continuar os testes com os programadores e na beta pública, para que depois seja lançado na sua forma final.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de iLiberal
    iLiberal

    fun(tastic)!

  2. Avatar de Não Não
    Não Não

    Mais uma vez à frente da concorrência!
    A primeira assistente virtual em Português.

    1. Avatar de Pedro Nunes
      Pedro Nunes

      Desculpa, mas para mim brasileiro não é português 🙂

      1. Avatar de PSL
        PSL

        Como queiras…

        Siri = primeira assistente virtual.

        E primeira a falar em Português.

      2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        “E aí Siri ligar para Pedro Nunes viva voz” – vai fazer a chamada em alta voz.

        Podes dizer o em alentejano que percebe à mesma 🙂

        O problema é dizer “viva voz” em vez de “alta voz”? Pode haver algumas dificuldades, mas deve ser mais simples que dizer “Hey Siri, call Pedro Nunes on speaker” – e o Siri: “Who?”

        Por falar nisso, não vai ser preciso o “on speaker” / “viva voz”. O iPhone detecta se o iPhone está encostado ao ouvido e, se não estiver, faz a chamada em alta voz (o que já devia fazer de início).

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Para quem questionava a utilidade do modo on-body.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Eu vou a conduzir. Quero fazer uma chamada em alta-voz. Parece-me muito útil. Já devia ser assim de início.

            Diz o Siri, em viva voz: “Carlos tá chamando, qu´é atendê?”
            “Não, deixa pr’a lá, o cara não enxerga mesmo” 🙂

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            Sim sem duvida uma utilidade fantástica.

          3. Avatar de PSL
            PSL

            Não tem nada a ver.

            Detector de proximidade, mais uma novidade introduzida com o primeiro iPhone.

          4. Avatar de Carlos
            Carlos

            Não tem nada a ver.

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Carlos
            O que não tem nada a ver com isto é a funcionalidade on-body no Android, que controla o tempo em que permanece desbloqueado – um compromisso em termos de segurança por não ter um método rápido para desbloquear!
            Sensor de proximidade à cara é algo que existe e é usado há mais de 7 anos!

        2. Avatar de Pedro Nunes
          Pedro Nunes

          Continuo e apreferir falar com a siri em inglês 😉

        3. Avatar de Pedro Nunes
          Pedro Nunes

          Continuo a preferir a siri em inglês 🙂

      3. Avatar de Chritian
        Chritian

        não somos mas falamos Portugues!

  3. Avatar de bernardo
    bernardo

    Como faço para recuperar o siri? tenho o 4s, e com a ultima atualização o siri ” desapareceu ” e ficou um voice control sem configurações
    Obrigado

    1. Avatar de 

      Vai a Definições – > Geral -> Siri e depois activa-o

  4. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Sapo, o problema é exatamente esse. Nas definições – geral aparece o menu – informações, actualização de software, pesquisa spotlight, acessibilidade, utilização, atualização em segundo plano, bloqueio automático , restrições , data ehora, teclado, idioma e região, sincornização por wi fi , vpn e repor.
    Antes, estavam aqui as configurações do Siri ( mudança de voz, abanar para falar, etc ), mas agora não as encontro.
    Outra sugestão?
    Bernardo