iOS 17: Carregar apps fora da App Store da Apple poderá ficar limitado apenas à Europa

14 Comentários

Parece certo que este será um ano de muitas mudanças no ecossistema da Apple e dos seus produtos, como o iPhone e o iOS. A grande maioria das mudanças são contra a vontade da Apple, mas vai mesmo acontecer. Uma delas, o carregar apps fora da App Store, poderá ser diferente do que muitos esperam, sendo limitado.

iOS 17 Apple App Store iPhone

A União Europeia tem estado a aplicar limites à Apple e a outros fabricantes. Foram mudanças atrás de mudanças, e que vão alterar de forma permanente o ecossistema da Apple e o que este oferece aos utilizadores. Agora, e segundo revelado, o carregar apps fora da App Store poderá ter uma mudança importante, e que não se esperava.

Do que está a ser avançado, pode haver limites grandes às localizações onde os utilizadores vão poder instalar as suas apps. Inicialmente pensava-se que fosse passar a ser algo natural no iOS 17, mas poderá afinal ficar limitado à Europa e aos seus países.

Desta forma, e de uma maneira bem clara, a Apple consegue cumprir as regras da Lei de Mercados Digitais da União Europeia. Ao mesmo tempo, e fora da Europa, a empresa mantém o controlo que já tem atualmente sobre as apps que correm no iPhone.

iOS 17 Apple App Store iPhone

Espera-se que a Apple traga esta nova capacidade já em breve, na WWDC deste ano. Chegará com o iOS 17 e o curioso é que esta capacidade de carregar apps fora da App Store poderá não ser anunciada aos programadores. Provavelmente nem será referenciada na keynote que acontece na sua abertura.

Por fim, e ainda sobre este tema, está também a ser avançado que a Apple poderá cobrar uma taxa extra aos programadores de apps que tenham as suas propostas em lojas de terceiros. Desta forma continua a controlar tudo o que corre no iOS e no iPhone, enquanto tenta cativar os programadores para a App Store.

Estamos já perto da chegada da WWDC e do momento em que todas estas novidades vão ser dadas a conhecer. Há a certeza de muitas mudanças, mas o mais curioso será ver com a Apple as irá implementar.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de R
    R

    Só compra iPhone quem quer; e compra/utiliza com as regras da empresa.
    Em vez de a União Europeia andar à caça da carochinha, deviam era abrir os olhos e não terem embarcado no bloqueio à Huawei. Posso estar enganado, mas foi devido à ameaça que representava para a Apple que o fizeram.

    1. Avatar de Repara
      Repara

      A Europa não bloqueou a importação de smartphones da Huawei.

    2. Avatar de Marko
      Marko

      Concordo R com tudo o que foi dito, só dou uma nota… acho que tal como só compra/utiliza iPhone quem quer e usa as regras da empresa é facto!
      A Apple também só vende na UE se quiser, sob as regras da mesma, há que ver no geral, e em relação há Huawei subscrevo… Ou então foi uma coincidência daquelas… Muito oportunas 😉

      1. Avatar de Repara
        Repara

        Redes de comunicação seguras e redundantes – é uma das sete tecnologias fundamentais em caso de uma guerra futura de uma superpotência.
        A Huawei era a empresa líder nas redes de comunicações e na tecnologia 5G.
        Mas as sanções, que nos EUA vieram a abranger tudo e na UE, apenas equipamentos para redes de comunicações, especialmente 5G – foi por causa das vendas de smartphones da Huawei serem superiores às da Apple?
        Isso não é uma teoria um bocado infantil, de quem considera o smartphone a tecnologia mais importante do universo?

        1. Avatar de Marko
          Marko

          Agora diz lá isso sem te rires!

        2. Avatar de Repara
          Repara

          Por qualquer razão, o filtro dos comentários não deixa publicar as seis tecnologias que faltam de uma vez. Aqui vão, uma a uma, porque me parece que tem interesse:

          1. Avatar de Repara
            Repara

            biotecnologia

          2. Avatar de Repara
            Repara

            inteligência artificial e “machine learning”, robótica, sensores óticos de alta resolução espacial, baterias de alto desempenho

          3. Avatar de Repara
            Repara

            O filtro dos comentários embirra, vá-se lá saber porquê com:
            sen-so-res qu-ân-ti-cos e com-pu-ta-ção 🙂

        3. Avatar de Marko
          Marko

          E porque os smartphones? E serviços Google? B)

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Quem não quiser meter-se por atalhos, continuará a usar apenas a App Store. Pelo menos é o que eu farei. É um não problema.

    1. Avatar de Tiago Rodrigues
      Tiago Rodrigues

      Exatamente… é o que farei… continuarei a utilizar o iPhone apenas com apps da App Store.

      Não vou mudar nada.

  3. Avatar de mamba
    mamba

    Mas quem é que compra iPhone para fazer ‘sideloads’?
    A grande vantagem do iPhone é precisamente o controlo e segurança que oferece.
    Quem não gosta, há alternativas. Isto é um ‘não problema’..

  4. Avatar de Tiago Jesus
    Tiago Jesus

    Uma VPN não resolve isso?