iOS 17.2 resolve de uma vez por todas os problemas do iPhone com o Flipper Zero

6 Comentários

Apesar de todo o controlo que a Apple faz, o iOS e o iPhone não estão isentos de problemas. Muitas vezes estão vulneráveis a problemas causados e induzidos por equipamentos externos que exploram falhas. O caso do Flipper Zero é um dos mais recentes, tendo sido agora resolvido pela Apple com a chegada do iOS 17.2.

iOS iPhone Flipper Zero problemas Apple

Há já algum tempo que se conhecia o problema que o Flipper Zero podia trazer ao iPhone. Esta é uma ferramenta portátil para pentesters e geeks, alojada num corpo semelhante a um brinquedo. Pode ser usada para equipamentos digitais, usando protocolos de rádio, sistemas de controlo de acesso, hardware e muito mais.

Do que se conhecia, o Flipper Zero, recorrendo a um firmware especial, podia inundar o iPhone com pedidos Bluetooth, o que levava a que o smartphone bloqueasse. A única solução para esta questão era com o reinício do equipamento, deixando-o novamente exposto ao problema.

Esta situação chegou ao fim com o lançamento do iOS 17.2. Os testes realizados mostraram que com o firmware Xtreme mais recente, o Flipper Zero deixa de conseguir deixar o iPhone bloqueado. Assim, fica claro que a Apple implementou um mecanismo para evitar que os pop-ups inundem os dispositivos.

iOS iPhone Flipper Zero problemas Apple

Esta não é ainda uma solução perfeita e completa, visto que alguns pop-ups ainda aparecem, o que é irritante e pode causar confusão a alguns utilizadores. No entanto, o fluxo interminável que inundava o iPhone foi cortado.

Importa destacar que este problema não é exclusivo do iPhone, mas tem um impacto muito menor em outros sistemas. O Flipper Zero também pode ser usado para atacar dispositivos Android e Windows, embora com resultados menos extremos e sem bloquear estes dispositivos.

Chega assim ao fim mais um problema que impedia a utilização plena do iPhone. Tal como acontece normalmente, a Apple tratou da situação com uma atualização, neste caso o iOS 17.2, que, na verdade, era aguardada pelos utilizadores há já algum tempo e que tardava a ser lançada.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Poio
    Poio

    Meia dúzia de cromos a chatear só porque sim.. Entretanto a MS e alguns Android ainda sofrem, já foi feito alguma coisa?

    1. Avatar de António de Oliveira S
      António de Oliveira S

      E aquela box israelita ainda quebra a maravilha iOS?

      1. Avatar de O realista
        O realista

        O android e quebrado por qq um. Basta por em recovery mod e reset

  2. Avatar de Xico
    Xico

    Há milhões e milhões de Androids vulneráveis a tudo e mais alguma coisa, mas o que interessa é bater na Apple. A conversa do costume

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Comprei 4 á meio ano…. Nem exponho o que aquilo é capaz de fazer…. Felizmente são objetos de trabalho diário para dentro da própria empresa servir para blue and red team…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Equipas fracas se precisam do flipper para conseguir explorar vectores de ataque