Cuidado, iOS 13 tem falha que revela dados do cartão de crédito dos utilizadores

46 Comentários

Não tem sido fácil o caminho do iOS 13. A Apple parece ter lançado esta versão do seu sistema operativo móvel de forma apressada e com muitos erros presentes. Estes têm-se revelado e poderá ser a próxima versão a tratar destas questões.

Depois de vermos falhas nesta versão do iOS, surge agora uma ainda mais grave. Relatos recentes mostram que o iOS 13 tem uma falha que revela os dados do cartão de crédito dos utilizadores.

iOS 13 cartão crédito Apple iPhone

Este não é ainda um problema generalizado, mas há já vários utilizadores a reportarem igualmente esta situação. Segundo o que é descrito, os dados do cartão de crédito estão a surgir noutras contas de outros equipamentos.

O iOS 13 anda a revelar dados sensíveis

Aparentemente estes dados surgem de forma aletória, podendo ser lidos de forma completa. Com estes dados na posse de qualquer outro utilizador, estes conseguem fazer compras mesmo fora do ecossistema da Apple.

Hugely disturbing security problem
byu/Thanamite iniphone

O único fator comum entre todos estes utilizadores está no facto de terem instalado o iOS 13 nos seus iPhones. Ao validarem a informação presente, é verificado que os dados não são seus e que pertencem a outros utilizadores.

iPhone está a revelar cartão de crédito

Estas situações parecem agora acumular-se no Reddit, onde estão a ser partilhadas e confirmadas. Um dos visados reportou o problema à Apple, por telefone na linha de apoio. Depressa foi posto em contacto com um técnico superior que reconheceu inegavelmente a severidade do problema.

Went to update payment info, showed me some random persons full credit card info and billing address
by inios

Não se sabe se a Apple tem já conhecimento do problema há mais dias e se já tomou medidas para o eliminar. Há ainda a dúvida se a próxima versão do iOS, que surge já hoje, irá resolver o problema ou se, mais uma vez, terá de surgir uma nova versão com o fim de trazer uma correção.

Apple tem muito para melhorar no iOS

O iOS 13 tem mostrado que aparentemente não está maduro. Mesmo com todos os testes feitos, quer pelos programadores, quer pelos utilizadores, existem ainda falhas graves que estão por resolver. Tudo aponta para que a versão a lançar hoje vá decerto corrigir estes problemas, mas fica a dúvida se não existem outros, igualmente graves, por tratar.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Renato Nismo
    Renato Nismo

    nos outros tempos sempre tive razão quanto às falhas de segurança no ios e os updates que sempre traziam novos bugs, todas as semanas é isto.
    e o preço que estão a pagar, users merecia ter um iphone com muito mais evolução que antecessor e já foi eclipsado pelo mate 30 pro que nem saiu ainda.

    e não fiquei surpreendido, another normal day at apple.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      A questão é que eu compro um Android com 100€ e “admito”/espero que o equipamento tenha problemas – seja software, seja hardware.

      Agora tu compra lá um iPhone por 100€.

      Eu tenho um iPhone (que não paguei por ele – nem nunca o faria), e ficaria muito frustrado se tivesse dado 900€ por isto.

      Android é um SO que funciona em equipamentos de 50€ e de 2000€, suportas todas as marcas e feitios, iOS só funciona num equipamento específico, só funciona num hardware que é feito pela mesma empresa que faz o sofware, e mesmo assim, lançam bodegas destas.

      Todos esperavam anciosamente pelo iOS13 como sendo a grande inovação da Apple dos ultimos anos…
      tirando o dark mode mal amanhado, não tem mais nada que se possa dizer “uau”.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        bem, na verdade, o proprio dark mode não merece “uau” nenhum… isto está mesmo manhoso.

    2. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      encarar a realidade é o maior desafio para alguns.

      eu critiquei e com razão, quem lê aqui há anos já viu as falhas de cada novo ios, novo update, e falamos de dispositivos de mil euros que a cada ano pouca evolução.

      só há uma coisa que não critiquei no novo iphone e que achei bem, bateria de 4000.. e isso veio bem tarde,
      deixo de criticar é quando um iphone conseguir rivalizar o mate em tudo e a preço igual, essa gama da huawei que é sempre a pioneira todos os anos, sempre meteu iphones a um canto, a preço igual ou mais barato.

      e não é mentira nenhuma.

  2. Avatar de João Pedro Silva
    João Pedro Silva

    UAU, a Apple levou a reclamação a sério… Espectáculo.

    1. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Por acaso fiquei espantado.com essa afirmação…
      Esta malta fanática é tão cega que apesar da Apple andar a espalhar informações confidenciais dos utilizadores, eles amam a empresa porque até leva as reclamações a sério…
      Enfim…

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Levam à letra o quanto mais me bates, mais gosto de ti

  3. Avatar de Kafka
    Kafka

    Isto é do mais grave que pode existir. IPhone é cada tiro, cada melro. Inseguro, tecnologicamente sem inovação, com base na imitação e caro. Ainda bem que existe Android e Huawei, as duas juntas, são invencíveis.

    1. Avatar de ferraz
      ferraz

      Deixa-te de tolices, Android é candonga de codigo roubado, por isso não presta.

      1. Avatar de Silveira23
        Silveira23

        kafka, lê um pouco mais acerca do A13 e revê a tua afirmação “com base na imitação” 😉

  4. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Calma, há uma explicação lógica e valida sobre o assunto, só temos que esperar pelos comentários de quem realmente entende da coisa.

    1. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Há uma explicação “lógica e válida” para a Apple partilhar dados completos de cartões de crédito, nomes dos donos e moradas com outros utilizadores?
      Essa explicação será que se chama “bug”?

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      A explicação é simples:
      A Apple quer que os utilizadores sejam solidários uns com os outros e partilhem os cartões de crédito.
      Quem não tiver dinheiro, usa o CC de outro e pronto.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Apple sempre a pensar num mundo melhor e mais solidário

      2. Avatar de Fixo
        Fixo

        “Partilha o cartão de crédito” como – se só apareceram os quatro dígitos finais?

        “Mas isso não está no post!” São posts escritos para quem não lê mais nada.

  5. Avatar de rui
    rui

    É um bug infantil. Nunca deveria acontecer. Vou apagar o meu cartão imediatamente.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Corta-o ! é melhor 🙂

      Abc

  6. Avatar de jorge
    jorge

    e tem um bug nas fotos, se procurarmos uma foto depressa a aplicação vai abaixo..

  7. Avatar de Ze Carlos N
    Ze Carlos N

    A gestao da Apple so ve o lucro imediato, com novos dispositivos a sair depressa e com precos exorbitantes. Com isto, claramente que estao com ciclos de desenvolvimento muito curtos. No entanto, os consumidores continuam a comprar, portanto, para ja, estao no bom caminho. Mas e’ pena ver a linha macbook pro com problemas impensaveis ha uns anos…

  8. Avatar de Fixo
    Fixo

    “Cuidado, iOS 13 tem falha que revela dados do cartão de crédito dos utilizadores”
    Aposto que ninguém percebeu que do número do cartão de crédito aparecem quatro dígitos – a menos que já tenham lido noutro lado.
    E apareceu mais o quê? Quando o utilizador estava a fazer a atualização dos dados do seu cartão apareceu-lhe o nome e a morada de faturação de outro utilizador – em dois casos. Isto é “culpa” do iOS 13? Pode ser ou dos servidores da Apple.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Não , aparentemente é a porcaria da cache da akmai mais uma vez a dar chatices.

      Abc

  9. Avatar de Fulano
    Fulano

    Ups…
    O sistema “mais melhor bom” afinal é pior que um queijo suíço

    1. Avatar de Nuno Monteiro
      Nuno Monteiro

      ho isheep, diz-me lá onde está esse problema ? acabei de testar a ram do xiaomi e utiliza por completo!

  10. Avatar de AppleFan
    AppleFan

    Of course it has that.

  11. Avatar de Cortano
    Cortano

    Então, se eu meter lá um CC temporário com 5€ será que posso usar os CC dos outros para comprar apps na store?

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      Não. Em dois casos, quem estava a atualizar os dados do seu cartão visualizou, de outra pessoa:
      – o nome
      – a morada
      – os quatro últimos dígitos do número do cartão de crédito.
      Fazes o quê se fores um, em muitos milhões, que tem acesso a esses dados de outro utilizador?

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Só haters, este pessoal vê algo banal e sem importância e é tudo a criticar. se isto acontece com a Apple é óbvio que não é nada demais.

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        AH! Ok… então vejo o nome e morada dos outros… só… ok… está tudo bem.

        1. Avatar de Fixo
          Fixo

          Não vês. Houve dois (em milhões) que viram.
          Não está tudo bem … mas está infinitamente melhor do que alguns gostariam 😉

          1. Avatar de RR
            RR

            Só 2 viram.. os outros todos fecharam os olhinhos 😀
            só 2 viram? contaste? explica lá..

  12. Avatar de Samuel
    Samuel

    Mais um bug mais um prego no caixão.

  13. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    Granda Barraca, ver dados de cartões de credito de outras pessoas … inspira uma confiança do caraças usar esta porcaria.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Lê melhor , não ves dados dos cartões de credito e já agora , por enquanto apenas aconteceu com 2 pessoas , mas enfim …

      Abc

      1. Avatar de Kabindas
        Kabindas

        Eu li, e tu leste?

      2. Avatar de RR
        RR

        “só aconteceu a duas pessoas” ?? e tu sabes isto como? é um bug especial que só ocorre duas vezes? pahh.. pensa um bocadinho antes de debitares essas cenas..

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Até agora apenas foi reportado por 2 pessoas que alegam que tal aconteceu.
          Aparentemente causado pela cache da akmai .
          Se com 2 já deu este barulho todo imagina se fossem mais.

          Abc

          1. Avatar de Nuno Monteiro
            Nuno Monteiro

            Todos sabem que aconteceu a mais pessoas, agora podem nem ter reparado, ou se repararam estão de momento a abusar de conteúdo “grátis”… Se tivesse 16 ou 17 anos e me acontecesse semelhante usava e abusava 😉

          2. Avatar de RR
            RR

            A questão aqui nem é roubar dinheiro a ninguém.. pelo que percebi o mal nem é mostrar 4 digitos do cartão.. não fazes compras com 4 digitos.. o problema é o “billing address”.. ou seja, será na grande maioria dos casos, moradas privadas. isso é grave! não sendo certamente o fim do mundo, é grave. e não me venham com cache xpto.. Cada utilizador tem um AppleID unico.. não é cache que vai causar este tipo de problemas..

  14. Avatar de Pouco Quente
    Pouco Quente

    Eu que não sou fanboy, pelo contrario, acho ridículos os preços em relação aos produtos em si, para já não falar da aberração que são os novos teclados dos macbook (e isto só como exemplo), algo de inacreditável para o preço… mas neste caso, pelos relatos, o problema nunca poderia ser do telemóvel em si, nem do SO do telemóvel, pois os dados dos outros utilizadores estão do lado dos servidores da apple, portanto, basicamente, a suposta empresa ultra segura, tem os servidores mal configurados e a fazer “Data leakage”.
    Muito provavelmente, o SO no telemóvel usa uma API interna, para sincronizar dados (IO), e pelos vistos, a API não está devidamente implementada/testada.
    Há até um comentario no reddit que afirma ter a ver com alguma espécie de “overload” nos servidores… Overload? Isso virtualmente não existe para empresas destas, pois os serviços de dados são escaláveis até um valor absurdo.
    Aposto que é uma falha de implementação da API e/ou falha da configuração em si. Alias, boa parte dos problemas que são noticia muitas vezes, com leaking de informação de servidores, são erros de configuração, que com a complexidade de hoje em dia do software, e das iterações entre tudo, é extremamente difícil acertar numa correcta configuração.

  15. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Falhas no software todos têm, neste caso dou os parabéns à Apple pois reconheceu o problema, está a começar a ter maturidade. Desleixo nos testes mas maturo no reconhecimento dos problemas. Toma lá os meus €€€€, quero um iPhone

  16. Avatar de RR
    RR

    nem sei como é que ainda não apareceu aqui o Vitor a dizer que isto é uma feature do IOS 13 e que está tudo ok e é normal e que “nós” é que não entendemos as inovações da mais que tudo Apple 😀 😀 😀
    “courage” 😀

  17. Avatar de Asilva
    Asilva

    A Apple a distribuir a riqueza de uns pela pobreza de muitos. Obrigado Apple por estares combater as diferenças sociais.

  18. Avatar de irlm
    irlm

    Até próxima correção por parte da Apple:
    “Não use esta definição até ser corrigida no IOS 13.1….”

    1. Avatar de André
      André

      Mas o iOS 13.1 já tem essa falha corrigida?

  19. Avatar de Flavius
    Flavius

    Havia muita Malta, a dizer com aquele entusiasmo de pessoa superior (por ter Apple) IOS 13 updated and work very well.
    Adoro saber que há cobaias para todo tipo de software e produtos.
    Uma dica , continuem sempre assim… daqui a 6 meses vou experimentar também fazer o update no IPAD (quando a maioria dos problemas estiverem resolvidos). 😉