iOS 13 beta 2 permite ligar o iPhone a um servidor de ficheiros smb

6 Comentários

A Apple apresentou o novo iOS 13 durante a WWDC19. O iOS 13 beta 1 foi de imediato disponibilizado aos utilizadores e agora a Apple disponibilizou o iOS 13 beta 2.

Esta versão traz algumas novidades, mas a que mais se destaca é a possibilidade de se ligar a um servidor smb via app Ficheiros.

iOS 13 beta 2 vem com servidor de ficheiros smb (Server Message Block)


Chegou mais uma versão do iOS 13. Por agora é apenas a versão beta 2, mas as novidades são bastantes. A principal novidade é a possibilidade de, a partir de agora, ter a possibilidade de ligar o seu iPhone a um servidor de ficheiros via protocolo smb.

Esta funcionalidade já estava disponível na primeira versão beta, mas tinha alguns problemas… não funcionando corretamente.

Ligue o seu iPhone a um NAS

Por exemplo, com esta nova funcionalidade é possível ligar o seu iPhone a uma NAS (exemplo, QNAP) e aceder aos ficheiros remotamente (e sem fios). Além da consulta de ficheiros, é possível fazer upload e download de ficheiros. De referir também que esta nova funcionalidade tem suporte para autenticação.

Para aceder a esta funcionalidade, basta abrir a app Ficheiros (Files) e em seguida carregar no Menu do lado superior direito (botão com 3 prontos). Em seguida basta escolher a opção Ligar ao Servidor e por fim indicar o endereço do servidor.

O Pplware tem já em testes no novo iOS 13 beta 2 e em breve apresentará todas as novidades.

Leia também…

Apple Watch: watchOS 6 traz aplicação que ajuda a proteger a sua audição

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguelito
    miguelito

    Só consigo pensar em dizer UAU!!! Nem daqui a 100 anos vão conseguir implementar isso em outros SO’s

    1. Avatar de Artemus
      Artemus

      Espera um bocadinho que vou ali rir da tua piada e já venho.

    2. Avatar de Andre
      Andre

      No Android já tem muitos apps para cliente smb. Até dá para criar servidor SMB com aplicativos pagos. Tenho um gratuito aqui que tem no xda que cria o servidor SMB. Muito melhor para quem quer passar arquivos do celular para o windows usando Wi-Fi.

      1. Avatar de SECURITY
        SECURITY

        No iOS também. Lê a notícia e tira as palas. É a app do iOS, não as restantes apps. Não faltam apps que façam isso no iOS. Totalmente free.

  2. Avatar de Andre
    Andre

    No Android já tem isso (inclusive servidor) mas não nativamente, poucos apps e pago no caso do servidor, tem que baixar apps de terceiros tanto para conectar ao samba tanto para criar o servidor SMB (samba). Pelo menos o iOS nativo como cliente SMB foi uma baita surpresa. Já existe o DLNA para TVs no Android, agora falta o samba nativo para comunicar com o windows e até de celular para celular no Android. E a Google parar com a ****** e voltar com o miracast no Android para ficar tudo completo.

  3. Avatar de JV
    JV

    No meu Huawei com o emui 9 já trás nativamente no gestor de ficheiros, posso procurar dispositivos na rede local manualmente ou por dns e consigo ligar-me aos servidores…