Descoberta falha de segurança no iOS 12.1.2 e iPhone XS Max que abre portas ao jailbreak

21 Comentários

Os investigadores que se dedicam ao jailbreak têm procurado de forma ativa por encontrar uma falha que permita explorar o iOS da Apple. Não tem sido simples, ainda para mais com o que iOS 12.1.2 oferece.

Tudo parece ter mudado, com o que 2 investigadores apresentaram agora. Estes conseguiram quebrar o iOS 12.1.2 a correr no iPhone XS Max, o que abre portas ao jailbreak a novas possibilidades.

iOS 12.1.2 iPhone XS Max jailbreak Apple segurança

Ainda não existe jailbreak para o iOS na mais recente versão do iOS e isso deve-se à Apple. A gigante criou uma versão robusta e também livre de problemas de segurança. Claro que existem situações que precisam de ser revistas.

Há uma nova falha de segurança no iOS 12.1.2

Mas, fazendo cair esta aura de segurança e impenetrabilidade, surgiu agora uma prova de conceito que mostra que o iOS 12.1.2 pode ser quebrado. Esta surgiu de Min Zheng and Xialong Bai, 2 investigadores de segurança chineses.

Estes recorreram ao Twitter para anunciar a sua descoberta e mostrar que é mesmo possível contornar as restrições de segurança do iOS 12.1.2. Não se sabe no entanto o processo e nem se pode ser replicado de forma simples.

O iPhone XS Max não é o único que está vulnerável na Apple

O que estes 2 investigadores conseguiram foi aceder ao task_for_pid_0 e ganhar acesso root. Para isso usaram um ataque Port-Oriented Programming (POP) no iPhone XS Max. Sabe-se que pode ser usado também no iPhone XS bem como no iPhone XR.

Isto significa que existem falhas no A12 Bionic e que podem também abrir caminho para o jailbreak no iOS 12. Infelizmente esta falha não deve ser tornada pública para ser explorada. Já antes estes investigadores descobriram falhas, mas não as disponibilizaram a terceiros.

Já antes surgiram falhas no iOS 12 e que todavia prometiam a possibilidade de haver jailbreak. A verdade é que este ainda não surgiu e a Apple poderá em breve lançar uma nova versão que as bloqueie, tornado mais distante esta realidade.

Afinal o iOS 12.1.2 também está a trazer problemas para as ligações Wi-Fi do iPhone

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    O de anda o Helder????? LOL

    1. Avatar de xiaomiiii
      xiaomiiii

      Ainda deve estar a comentar todos os outros posts de falhas de segurança do android xD

  2. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Pedro, convém rever o texto antes de publicar…
    “Min Zheng and Xialong Bai, 2 investigadores de segurança chineses”, deves querer dizer “Min Zheng e Xialong Bai, 2 investigadores de segurança chineses”;
    “nova versão que as bloqueie, tornado mais distante”, tornado ou tornando?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      É o tradutor.

  3. Avatar de Nildo
    Nildo

    Jailbreak em IOS não é questão que se terá ou não, é questão de quando.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Não sei qual o interessa do jailbreak, para isso comprava-se android.

      1. Avatar de V.T.
        V.T.

        Só que no Android não havia obsolescência programada. Vai buscar!!

        1. Avatar de Joao
          Joao

          obsolescência programada sabes o que é?
          Vou buscar o quê?

          1. Avatar de PTdoNorte
            PTdoNorte

            Joao o Tim Coock sabe o que é obsolencia programada, olha pergunta-lhe se não faz aos teus queridos iphones, nem precisas de lhe perguntar, basta pesquisares

          2. Avatar de Nildo
            Nildo

            Acho que ele quiz dizer é que a cada nova atualização os *aifones* inferiores vão ficando mais lentos, e no último caso que tive conhecimento foi das baterias perderem rendimento.

        2. Avatar de xiaomiiii
          xiaomiiii

          Engraçado eu ver a acontecer a obsolescência mais depressa em android que em iPhones com 6 anos

      2. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        ??????? Eu posso querer um Iphone mas remover as restrições aplicadas pela Apple, qual é a dúvida? O que é que uma coisa tem a ver com outra? Ou quem tem Iphone tem que se limitar a aceitar que a Apple seja a dona do aparelho e que a Apple é que decida o que se pode instalar ou não no TEU aparelho ?

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Podes, mas a marca retirar-te a garantia.

        2. Avatar de Rikardo
          Rikardo

          @Joao Magalhaes, faz o seguinte, compra um carro novo e modifica-o à tua vontade. Tendo em conta que o pagaste… é teu e podes fazer o que quiseres com ele. Depois, vai com ele à marca reclamar da garantia… ou então, experimenta ver se passa se a PSP ou a BT te inspecionarem o carro. Não é o TEU carro? Supostamente podes fazer o que quiseres…

          A sério que ainda é necessário explicar que há coisas que não podem ser alteradas e que as marcas colocam condições de utilização?????

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Mas tens razão, sempre existiu e sempre vai existir.

    3. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      como em qualquer outro sistema operativo

  4. Avatar de V.T.
    V.T.

    Só que ai não havia obsolescência programada…, vai buscar!!

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Aprendeste esse termo novo e agora não te calas com ele!!!

      1. Avatar de V.T.
    2. Avatar de Filipe Ezequiel
      Filipe Ezequiel

      HEHEHEHE, boa, ai está um grande problemas da maioria das marcas, enfim…

  5. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Calma que isto ainda não é certo, não seja o Iphone o smartphone perfeito em termos de segurança.