iOS 11: Agora é fácil partilhar a password do Wi-Fi

58 Comentários

A Apple apresentou na passada segunda-feira algumas das muitas novidades que farão parte do novo  iOS 11. Muitas delas são inovações dentro do iOS e trazem funcionalidades que realmente modernizam o sistema operativo móvel da maça.

Com a versão esta nova versão têm-se descoberto algumas funcionalidades interessantes. Sabia, por exemplo, que com o iOS 11 vai ser mais fácil partilhar a password do Wi-Fi entre amigos? Vamos ver como funciona.


São muitas as novidades que foram integradas no novo iOS 11. Há melhorias e novas funcionalidades ao nível das mensagens, nos mapas, ao nível da assistente pessoal Siri e até a App Store foi renovada. Um funcionalidade que foi recentemente descoberta é o facto desta nova versão do iOS permitir a partilha da password Wi-Fi com os amigos de uma forma muito simples.

Vamos mostrar agora como é simples partilhar uma password de uma rede WiFi com um outro dispositivo confiável Apple.

 

Como funciona?

Quando o dispositivo deteta uma rede Wi-Fi, por exemplo um iPhone, o utilizador vai a Geral > Wi-Fi > Clica na rede para inserir a password. Se nesse momento estiver ao lado um amigo que já tenha a rede configurada esse amigo irá receber uma notificação para que a password da rede seja partilhada.

Nesta altura, num iPad, por exemplo, poderá autorizar que o seu dispositivo partilhe a password já memorizada com esse dispositivo. A notificação permite, com um botão, que o outro dispositivo em causa receba imediatamente a password e se ligue automaticamente à rede Wi-Fi.

Após feita a devida transferência, o emissor recebe a notificação do sucesso do processo e o recetor já pode navegar porque a password foi gravada no seu porta chaves.

E pronto, nada mais simples que isto para um processo que até agora demorava alguns minutos e sem a necessidade de se revelar a password (pelo menos naquele momento).

Partilhar:
Tags:

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mario Jorge
    Mario Jorge

    Porque clicar no botão do modem para emparelhar automatico é algo que não assite à apple

    1. Avatar de Joao Reis
      Joao Reis

      Achas que a maioria nem toca no router, os experts de trazer por casa são 1% dos utilizadores de iPhone.
      Vou assumir que o teu comentário é trollice pura.

      De facto é mais uma feature que a Apple coloca realmente prática, nem todas o são mas a base fundamental da marca Apple é tornar a vida mais simples e prática para o dia a dia.

    2. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Embora seja algo prático (não nego!) não é algo nada seguro….
      Quando troquei de casa (2x) e até vir o serviço de internet, usava sempre o dos outros.. e os mais fáceis era mesmo quem deixava activo o wps. Brute attack nisso é relativamente rápido, e descobre-se a pass….. Para os comuns dos mortais não é relevante suponho, mas, esse é um dos maiores motivos para não usar wps. Eu ficava contente se desse para ver a pass da wifi que guardei no iOS.
      Dantes conseguia no Android, mas honestamente, nos dois que tenho para testes (s3 e moto e, com custom Roms portanto, pode ser disso) de sites e apps que tenho de desenvolver, não consigo ver as pass da wifi, e dantes creio que conseguia.

    3. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      E se não estiver num local acessível?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        O meu router não se encontra num local acessível. Encontra-se dentro de um armário a 2m de altura… sempre que me pedissem para aceder à internet teria que dizer: Pega na no banco e clica no botão sff! Passas pelas embalagens do arroz, da massa e está ao lado.

      2. Avatar de MacacOS
        MacacOS

        À distância, pelo software do router, serve?

  2. Avatar de Mario Jorge
    Mario Jorge

    isto funciona em todos os modens?

  3. Avatar de chr27
    chr27

    No Android, e em particular no meu Xiaomi é só uma questão de ir a lista de redes guardadas e carregar em cima da que pretendo partilhar.
    Aparece um popup com um QR Code e é só ler o mesmo no outro dispositivo.
    A configuração da rede é imediata.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Ia comentar o mesmo, a Apple não está a ser pioneira, quando no meu xiaomi sempre partilhei a palavra passe com os meus colegas por QR

    2. Avatar de Nuno Soares
      Nuno Soares

      precisamente…grande jeito que dá 🙂

    3. Avatar de Catarino
      Catarino

      A vantagem em relação ao QR é que neste caso a password vai encriptada e ficas sem saber qual a password, ao contrário do QR que sabes qual é a password.

      1. Avatar de Ricardo Almeida
        Ricardo Almeida

        Isso é uma vantagem para locais públicos. Para o objetivo principal é irrelevante…

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          O objectivo é que a password não fique acessível a outros, nem mesmo ao dono do aparelho a quem se “empresta” o acesso ao WiFi, doutra forma há um risco de perder o controlo sobre a password, que as pessoas raramente mudam.

        2. Avatar de Catarino
          Catarino

          Tem vantagem em todo lado, imagina que alguém chega a tua casa por alguma razão e pergunta se podes partilhar a internet, não tens de andar a dizer a ninguém a password, simplesmente partilhas.

    4. Avatar de Mr.T
      Mr.T

      LG G5 com Android 7 e não tenho essa funcionalidade… Provavelmente é uma funcionalidade “exclusiva” do teu Xiaomi. Está rooted?
      Tinha a ideia de que para conseguir ver as pass’s wifi e poder aprtilha-las dessa forma, o dispositivo teria de estar rooted…

      1. Avatar de Renato Nismo
        Renato Nismo

        não precisa de estar rooted, é uma feature que já está integrada no MIUI há anos.

        sim, a apple é a primeira de tudo, se isso deixar os outros contentes.

      2. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        Por acaso tenho 2 Android ( Le Max 2 e Le 1 pro) que já vinham com essa feature (QR) nativamente. É uma opção que muitas fabricantes não colocam. Mas não é a mesma coisa que a Apple coloca.

  4. Avatar de Leggo
    Leggo

    iOS melhor sistema móvel do mercado

    1. Avatar de Cp
      Cp

      Para quem não conhece outro

    2. Avatar de MacacOS
      MacacOS

      Tem dias.

    3. Avatar de Blob
      Blob

      Para quem vive em 2012, sem duvida!!!
      Sempre com “inovações” nunca vistas….

      1. Avatar de Me
        Me

        És tão Android, pena que não recebes updates a tempo.

        1. Avatar de Phoenix
          Phoenix

          Pena que a tua mente seja tão limitada quanto o ios kkkkkkk

          1. Avatar de Me
            Me

            O pior é que estas mortinho por experimentar esta versão! Não digas que não.

          2. Avatar de MacacOS
            MacacOS

            O melhor é que quem tem Android já pode usar o core destas novidades há uns tempos.

  5. Avatar de TR
    TR

    …nos sistemas Windows ja existe isso há bastante tempo. Não só apenas tenho de inserir a password uma vez num dos meus dispositivos para que qualquer um se ligue automaticamente, como a posso partilhar com os meus amigos. Não me parece grande novidade, de facto…

    1. Avatar de António
      António

      Verdade (Wifi Sense) … mas quem vai ficar com a fama de inovador/inventor vai ser o iOS para variar 😀

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        A fama que eles têm é em relação a outro tipo de coisas. Minguem anda a atribuir a invenção de todas as minúcias.

        1. Avatar de MacacOS
          MacacOS

          Ai não? Não costumas ler os comentários dos iFans por aqui?

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        A partilha de redes WiFi usando o WiFi Sense foi descontinuado no Windows 10.
        A razão da Microsoft foi que ninguém o usava, e desconfio que esta nova função do iOS também vai ter muito pouco uso.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          A questão é que o WiFi Sense requeria o uso dos servidores da MS e era bastante indiscriminado na partilha dos dados da rede WiFi.

    2. Avatar de vitor
      vitor

      Muito tempo mesmo…..

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Se não me engano essa partilha é um pouco indiscriminada (complicado de partilhar só com uma pessoa/aparelho específicos por exemplo) e requer ligação a servidores da MS o que segundo a MS pode demorar horas até as credenciais serem disponibilizadas às outras pessoas – requer antecedência na partilha.

  6. Avatar de Jorge Martins
    Jorge Martins

    O MIUI já tem à muito partilha de pass de Wifi, é super simples, ir rede, partilhar e com o outro telemovel apontar a camera ao QR gerado, é está a ligação feita.. lol

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      No iOS, coisas correntes noutros SO desde há anos, são uma novidade lol

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Dor de cotovelo. Porque raio has de comparar um iOS como TODAS as versões de outros sistemas operativos que há no mercado?

        1. Avatar de MacacOS
          MacacOS

          Porque todas as versões são do mesmo SO – Android. Fair enough?

          1. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            Toca a comprar 10 modelos Android, um de cada fabricante com as respectivas features que cada fabricante coloca nas suas roms, para teres praticamente todas as features que podes ter… só num iPhone.
            Top essa lógica!
            😀

    2. Avatar de Wooden
      Wooden

      Já ouviste falar em malware ser propagado por QR codes?

    3. Avatar de Luis
      Luis

      super simples até a apple ter criado este sistema, muito mais rápido.

    4. Avatar de Ruca, o f....
      Ruca, o f….

      “lol” já não estamos em 2007, moço. Avança

    5. Avatar de Catarino
      Catarino

      A vantagem em relação ao QR é que neste caso a password vai encriptada e ficas sem saber qual a password, ao contrário do QR que sabes qual é a password.

  7. Avatar de Alberto_
    Alberto_

    não estou a ver grande inovação nisso, mas ok

  8. Avatar de Blob
    Blob

    Mais uma “inovação”… mas apenas para quem usa Apple, porque os “outros” já têm esta função já â uns tempos….

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Quais outros… entre a fragmentação de versões de sistemas operativos e a versão de cada marca, são meia dúzia de pessoas.

      De toda forma isto não tem a ver com “inovação”. É um acrescento. Vai reclamar com a tesla que não estão a inovar em tudo e que também usam todas como os outros.

      1. Avatar de MacacOS
        MacacOS

        Vais buscar cada coisa… Se estás contente com a “novidade”, porque te preocupas em tentar contradizer quem diz a verdade de que isto já existia basicamente noutros SOs?

  9. Avatar de Boas pessoal
    Boas pessoal

    Pplware: Apresenta qualquer feature nova do iOS/MacOS
    Pessoal c/ Android: “Eu cá no Android…”

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Deixa sair a nova versão

    2. Avatar de MacacOS
      MacacOS

      Porque há features que o pessoal tem e que não estão no Android stock.

  10. Avatar de Aníbal
    Aníbal

    WPS é uma tecnologia muito avançada ainda para iOS…

  11. Avatar de Me
    Me

    Cada marca deve apresentar a sua feature, a Apple sabe que os seus clientes/utilizadores são fieis a Marca e não usam outro tipo de SO, por isso sim acham uma novidade o que é normal. Como para quem use Android, mesmo que já existe num outro sistema sem ser android, passa a ser uma novidade do mesmo. Logo não venham criticar, cada marca com a sua novidade.

    1. Avatar de MacacOS
      MacacOS

      “os seus clientes/utilizadores são fieis a Marca e não usam outro tipo de SO”… a não ser quando isso acontece…
      Não são de facto verdadeiras novidades no mercado, por isso não vale a pena negar a realidade, espera pelo iphone 8, que esse sim, vai trazer novidades que não existem na concorrência, esse é que vai ser!

  12. Avatar de António
    António

    É… os haters têm sempre a conversa do costume “ahhh novidade? isto no meu android já tem desde 2010” a GRANDE diferença é que quando sai para iOS funciona BEM e é seguro 😛

    1. Avatar de MacacOS
      MacacOS

      É… Os lovers têm se precisares a conversa do costume “a diferença é que para ios funciona bem e é seguro”! Porque nos outros não funciona, só está lá a enfeitar e é por onde entram os vírus todos 😉

      1. Avatar de MacacOS
        MacacOS

        *têm sempre a conversa

  13. Avatar de António
    António

    Tenho os dois, Android para desenvolvimento e iOS para trabalhar e desenvolvimento… 😉

  14. Avatar de Ricardo Afonso
    Ricardo Afonso

    Acabei de instalar ios 11 e até agora estou a gostar de alguma novidades, principalmente (… e finalmente) com a customização do control center.

  15. Avatar de Filipa
    Filipa

    Com o meu iphone isso não funciona,não entendo porquê…
    Será que me podia ajudar?