Instale a WebApp Google Maps no iOS 6

34 Comentários

Seguindo a sugestão do CEO da Apple, e porque de facto ele tem razão, o Mapas do iOS 6 está ainda muito verde e pouco fiável, vamos instalar o que de melhor temos dentro deste segmento  e… trazer de volta o Google Maps ao iOS 6.

Pessoalmente e isto tendo em conta outras aplicações de mapas para iOS, gosto mais dos mapas da Google. Será uma questão de hábito, mas é um facto que a familiaridade traz-nos outra segurança na utilização.

O que vos proponho é colocar um pouco de ordem no iOS 6, no que toca aos mapas.


É uma verdade que nenhum produto nesta altura bate o Google Maps, isto porque falamos na utilização no segmento smartphone, pois existem soluções mais ricas que, por exemplo, são disponibilizadas pela Nokia, no entanto a Google domina o mercado mobile e tem serviços muito bons que disponibiliza ao utilizador a custo zero.

Então o que vamos aqui deixar é a possibilidade de colocarmos no iOS 6 o google Maps, utilizando uma web app mas a correr em full screens no iOS 6 tornando a sua visualização totalmente parecida com a app nativa, que existia no iOS 5.1.1.

Este “truque” pode ser colocado no iPod Touch, no iPhone e no iPad, para isso sigam o pequeno guia que é simples de usar e rapidamente coloca o serviço no vosso iDevice.

À pergunta se não será duplicar serviços, visto que poderíamos correr a web app via Safari, fica a resposta que no Safari não haveria como ter uma extensa navegação sempre em ecrã total, e era impensável estarmos sempre a abrir o browser a cada pesquisa de ruas, a cada pesquisa de tempo de deslocação, etc.

Como instalar a WebApp do Google Maps em FullScreen com o ícone nativo no iOS 6
  • Primeiro passo: abra o Safari no seu iOS 6 e digite o seguinte endereço:
    iPhone / iPod Touch: http://uploads.benguild.com/ios6googlemapsicon.mobileconfig
    iPad: http://uploads.benguild.com/ios6googlemapsicon_ipad.mobileconfig
  • Segundo passo: Agora será convidado a instalar um esta configuração móvel no seu dispositivo iOS. Avance com a instalação.

  • Terceiro passo: Caso lhe seja solicitada a palavra passe de desbloqueio do dispositivo, introduza-a.
  • Quarto passo: Quando instalar o serviço verá no seu iOS 6 ps mapas que já conhece do iOS 5.1.1 e com o ícone nativo. Pode agora usar o serviço web do Google Maps mas em fullscreen, tal como se fosse a aplicação que a Apple anteriormente tinha instalada no iOS.

Agora verá o que de melhor se faz no segmento dos mapas e da geo-referenciação. Até que a Apple faça uma aplicação à altura, podemos ter no iOS 6 o serviço da Google, assim tem o melhor dos dois mundos.

Obrigado Miguel Freitas pelo guia.

Galeria de imagens:

 

 
 

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Link
    Link

    obrigado pelo guia. E street view funciona?

    1. Avatar de Tiago Dias

      Em princípio irá funcionar em breve. A Google deverá implementar nos próximos dias o Street View na versão mobile do Google Maps.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
          Benchmark do iPhone 5

          Já está já. Penso que toda a gente sabe criar um atalho no ecrã para o Google maps web:

          – no Safari ir para a página maps.google.pt
          – em baixo, no símbolo “partilhar” (seta) selecionar “Adicionar ao ecrã principal”

          Agora, na caixa à esquerda pesquisem por Campo Pequeno. Primam no “boneco” e já está.

          O automóvel fundido com o asfalto que aparece em 1º plano podem enviá-lo para um site que caça “fails” 😉

          P.S. Eu tenho apreço pelo “street view” do Google Maps, como tenho pelo 3D (onde há) do Mapas Apple, independentemente dos “fails”.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Só para comprovar que o “street view” já funciona no Google Maps web para mobile 😉

            http://imageshack.us/a/img717/391/campopequenostreetview2.png

  2. Avatar de Zezalhu
    Zezalhu

    Acho que em vez de pedir desculpa devia aprovar a app do gmaps que a Google submeteu para a app store. Ai sim os clientes irão sair beneficiados.
    Concorrência aberta entre duas grandes empresas. Depois quem apresentar uma app melhor terá mais utilizadores.

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      Ainda não foi submetida a aprovação. Deverá estar pronta só daqui a um par de meses.

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Não submeteu, ainda.

      Já agora, é fácil instalar um atalho para o Nokia Maps em

      http://m.maps.nokia.com

      Experimentei outro dia e as rotas de transportes públicos pareceram-me melhores.

      Antes que comece a guerra, tenham em conta que o Mapas Google do iOS 5x era inferior ao Gmaps para Android. Não foi o Gmaps que foi “à viola” no iOS. Por exemplo quanto ao “street view” só tinha (que eu visse) “vistas” das ruas principais de Lisboa e do Porto.

      Vejam, por exemplo, este artigo de Walt Mossberg e vejam a coisa com calma. Os Mapas Apple vão melhorar. Nascer perfeito só Minerva que nasceu da cabeça de Júpiter.

      http://allthingsd.com/20121002/google-moves-ahead-in-fight-to-dominate-the-map-apps/

    3. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      “The report comes from New York Times in which they cite people familiar with knowledge of Google’s projects who claim that Google Maps on iOS is very much in development, but it isn’t going to be ready for another few months.”

    4. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Acho que um comentário anterior foi-se.

      Como me dava um bocado de trabalho escrevê-lo outra vez, fica só o link de uma apreciação sobre Gmaps para Android / Mapas Google que havia para iOS / Mapas Apple para iOS 6, que achei interessante.

      São todos diferentes. No meio do “barulho das luzes” convém dar destaque a quem conheça os três. Eu conheço os dois últimos. Muitos comentários são de quem conhece só o primeiro.

      http://allthingsd.com/20121002/google-moves-ahead-in-fight-to-dominate-the-map-apps/

    5. Avatar de Manuel Rocha
      Manuel Rocha

      Mas Caro Zezalhu a Google já veio a público dizer que não submeteu ainda nada e que essa coisa de apple não ter ainda aprovado é simplesmente um boato.

      Podes confirmar aqui da própria boca do Eric Schmidt:
      http://www.reuters.com/article/2012/09/25/us-google-iphone-idUSBRE88O0BY20120925?feedType=RSS&feedName=technologyNews&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+reuters%2FtechnologyNews+%28Reuters+Technology+News%29&utm_content=Google+Reader

      Cumprimentos,
      Manuel Rocha

  3. Avatar de The Man
    The Man

    Eu sinceramente na minha utilização, ainda não encontrei um único defeito nos mapas actuais, e já tenho usado bastante o turn by turn navigation.

    Entretanto outra coisa excelente é o transito, funciona as 1000 maravilhas.

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Sim, subscrevo, é mais uma daquelas coisas que a montanha pariu o rato como é costume nestas polémicas que envolvem a Apple.

      Apenas não uso o 3D que para já não faz sentido pois apenas inclina 🙂

      De resto está 5 estrelas o turn by turn e o transito.
      A qualidade e detalhe não se compara aos mapas google mas isso já imaginávamos mas para o que é necessário a nivel de trajecto ele cumpre e muito bem.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Vê Roma, podes começar em Piazza Venezia, de preferência num iPad 3. O 3D não se limita a inclinar 😀

    2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Cá em PT?

  4. Avatar de Bruno Bastos
    Bruno Bastos

    Na app Google Maps não temos turn-by-turn! Só conseguimos fazer com a bolinha acompanhe no mapa, numa visao à GTA 2 =)

    No google maps mobile nem isso conseguimos certo?? O utilizador tem de ler as instruções de texto de navegação correcto?

    Nesse caso não percebo a dica do Tim Cook a dizer para usarmos esta solução em termos de navegabilidade! Acho poupo pratico termos de ler cada indicação, já para não falar o quando perigoso pode ser estarmos distraídos a ler ao telemóvel!!

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      No Mapas Google para iOS também não tinhas turn-by-turn.

      No Google Maps web (e no Nokia Maps web) podes obter rotas, incluindo transportes públicos (melhor que o Mapas Google que havia para iOS).

      Não se estava, certamente, a referir ao uso do Google Maps web para substituir um navegador por GPS (turn-by-turn) como o actual Mapas Apple. Para isso, o melhor gratuito por cá é o TMN Drive.

      1. Avatar de Bruno Bastos
        Bruno Bastos

        Eu só estava a citar o Tim quando diz para usar os mapas da google! De certo ele estaria apenas a referir-se às limitações que o serviços tem (ver rotas e transportes públicos)!

        Para turn-by-turn só mesmo o tomtom =)

        O TMN drive é bom??

        1. Avatar de Xis
          Xis

          O google maps tem navegação turn-by-turn exactamente como o tmn drive, route 66 e por aí fora.
          Se tens android e o google maps instalado vê melhor na aplicação que descobres isso.

        2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
          Benchmark do iPhone 5

          No iPhone uso habitualmente o TomTom.

          Destaquei o TMN Drive por ser gratuito. Uma coisa acho que posso garantir é o melhor: nos “POI” (ponto de interesse), designadamente numa coisa que às vezes é muito útil – farmácias de serviço.

          O Tim Cook o que disse foi “While we’re improving Maps, you can try alternatives by downloading map apps from the App Store like Bing, MapQuest and Waze, or use Google or Nokia maps by going to their websites and creating an icon on your home screen to their web app.” O Waze tem turn-by-turn, Outros não têm como as versões web do Google Maps e do Nokia maps.

  5. Avatar de Sergio
    Sergio

    Victor estas a querer dizer que o Google maps é melhor que o Tomtom ou que o navegador da Garmin?!?!!!

    1. Avatar de Xis
      Xis

      Eu acho o google maps melhor do que o tom tom ou que o garmin, para mim só há um que supera esses todos, que é o Route 66.
      Já desde que usava o nokia n95 que tinha essas aplicações todas de gps e tem duvida que o route 66 sempre foi o melhor.

    2. Avatar de Vítor M.

      O ecossistema Google para mobile, sim é isso que afirmo.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Para um utilizador como eu que fax milhares de quilómetros por mês, que percorre cidades, vilas e aldeias. Que anda por tudo o que estrada o Google maps nao serve porque nao é esse o objectivo dele. Ele até faz algumas coisas de navegação, mas comparativamente são amadoras.
        Eu tinha muita esperança nesta parceria entre a Apple e a Tomtom porque poderia trazer o melhor dos dois mundos.
        Para ios nao consigo perceber porque é que em Portugal pode-se querer a App da Google em vez a da Apple. consigo perceber que digam que se complementam pois o street view é importante para a planificação, mas nao para a navegação. A georeferenciacao tb é muito mais completa. Mas nao tem o mais importante para a navegação que é o turn by turn. Nao ter isso significa que nao é uma App de navegação mas sim de mapas

        Nesse aspecto é muito mais útil instalar o tmn drive que é grátis. Para mim ainda nso é suficiente mas já considero uma App de navegação bastante positiva

  6. Avatar de victor ribeiro
    victor ribeiro

    Boa tarde
    Tenho um iphone 4S já com a instalação do ios 6 vi na vossa página que tb tenho instalada no iphone que podia mudar de mapas mas já tentei e não consigo instalar da-me sempre erro podem-me ajudar por favor não sou muito entendido nestas coisas sera que estou a colocar bem o endereço? começo por http// ?
    Grato pela atenção fico a aguardar as vossas noticias.
    Cumprimentos

    1. Avatar de El Lentinho
      El Lentinho

      http://

  7. Avatar de AdC
    AdC

    Instalei em conformidde c a indicação e o IPhone 5 ficou sem rede??? Como resolver?

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Não encontrei utilidade nenhuma à instalação segundo o post, comparando com um atalho no ecrã criado através do Safari.

      Cria um perfil que é fácil de eliminar em:
      Definições > Geral > Perfil (só aparece esta “entrada” se houver um perfil, por exemplo, criado pela app Onavo)

      Vê se resolve. Pior não fica.

  8. Avatar de Gilberto Pereira
    Gilberto Pereira

    Ó Vítor, isso não se faz, tu baralhas os teu perseguidores com estes posts fantásticos. Os lunáticos já não têm o que reclamar, está fabulosa a alternativa. 😉

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Estava mesmo à espera de um entusiasta para me ajudar a perceber uma coisa.

      Qual é a diferença prática entre o que se obtém com a instalação referida no post e, simplesmente

      – no Safari ir para a página maps.google.pt
      – em baixo, no símbolo “partilhar” (seta) selecionar “Adicionar ao ecrã principal” ?

      Alguém consegue, seguindo a instalação do post, que o serviço de localização de facto funcione ? Não se limita a ser apenas um Google Maps web, sem localização, igual ao atalho do Safari mais simples que referi (e que serve para instalar o Nokia Maps web a partir de http://m.maps.nokia.com )

  9. Avatar de darth
    darth

    …ou, fica-se pelo IOS 5, como eu 😉

  10. Avatar de Manuel Nogueira
    Manuel Nogueira

    Comprei um iphone5 não tem mapas instalados como faço para os instalar agradecia uma ajuda por favor.

  11. Avatar de Raquel
    Raquel

    Boas!
    Tenho uma duvida, tenho um iphone 4s e gostaria de fazer o update para o ios 6, ele está agora com o 5.1.1.
    Alguem já fez o update para o novo ios? e que tal acharam? è que vejo alguma gente a queixar-se que nao gostaram e querem voltar ao 5.1.1.