Imagens do novo OS X mostram proximidade ao iOS

25 Comentários

A Apple tem dois sistemas operativos, o OS X e o iOS. Ambos coabitam de forma muito íntima e faz sentido que mais ano menos anos se fundam e dêem origem a um só mas que suporte diferentes tipos de hardware. Isto poderá ser o futuro… um futuro que, perante algumas imagens tiradas “à socapa”, mostram essa realidade que deverá ser revelada oficialmente mais logo na apresentação do Mac OS X 10.10 e do iOS 8!

Poderá o OS X 10.10 ter uma dock igual à que temos no iPhone ou iPad?

imagem_possivel_osx_10_00_small


Estamos a poucas horas do início de um grande evento onde a Apple poderá voltar a pintar o panorama tecnológico mundial. O WWDC 2014 promete grandes novidades, entre elas a apresentação dos novos sistemas operativos OS X 10.10 Yosemite e o iOS 8.

Acabaram de chegar à Web várias imagens de duas fontes: uma da comunidade Reddit Mac cujas imagens já foram apagadas e uma outra do twitter do designer de interfaces, Doney den Ouden, que diz terem sido enviadas para si por uma fonte anónima.

Basicamente e o mais importante destas imagens está nos novos conceitos que podem ser vistos no desktop do OS X e nalgumas apps. Assumindo, claro, que as imagens são genuínas, estas revelam alterações muito consideráveis e interessantes, mostram claramente uma aproximação do OS X ao estilo iOS.

anterior próxima

Por exemplo, pode ser visto um novo Centro de controlo, assim como uma ligeira actualização do aspecto do Safari onde são visíveis botões mais largos nas opções Favoritos e sites mais visitados. Claramente uma colagem ao que existe no Safari para iPad.

Um ponto mais interessante e mais “intrigante” é a dock, como podemos vemos na imagem de capa deste artigo. Mostra agora uma dock igual à que conhecemos no iOS, com uma barra a todo o espaço do ecrã onde estão os ícones que mais utilizamos. Sem animação, mais limpa, translúcida e dimensionada, esta é efectivamente uma característica iOS.

Mas muitas novidades estão para chegar, estas apenas são um tipo de contraditório ao que foi dito por Phil Schiller, no início deste ano. Schiller dizia que seguir o modelo do Windows onde se deu uma fusão entre o sistema operativo para desktops e mobile… seria um perda de energia!!! Será?

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    Não sei, nem me interessa se são fale ou não…

    Mas não, a Apple de certeza que não vai misturar o iOS com o OSX, absolutamente!

    Isso significaria montes de coisas que tecnicamente é comercialmente não fazem sentido.

    1. Avatar de Miguel Ribeiro

      Hehe. E não é que era mesmo?
      Tem que mudar as suas fontes!

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Não, ambas falharam…

  2. Avatar de Lumia 920
    Lumia 920

    Se isto for verdade estragaram o SO, com aqueles ícones do século passado.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      podes estar descansado que os icons não são aqueles.

  3. Avatar de lourenco
    lourenco

    até ver nada nessas imagens mostra mais do q 1 mavaricks or outro modificado!.., tb tenho o meu assim, inclusive com control center e não tenho o novo 10.10!.., por isso…..

    desconfio!

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    a imagem da dock na primeira imagem, nada tem a ver com as outras imagem do slideshow………estranho. De resto, ja me cheirava que podia ser Yosemite o nome… 🙂 vamos ver o k por ai vem 🙂

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      não me parece que a primeira imagem venha do mesmo sítio – já tinha visto estas imagens e não aparecia a primeira. Deve ter sido uma criação de alguém

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    Espero que não tenha aquela barra cinza que tem a volta dos icones na primeira imagem.

  6. Avatar de Tó Zé Seguro
    Tó Zé Seguro

    Esperem por mais logo…

    Qual é a pressa? Qual é pressa?

  7. Avatar de Oupa
    Oupa

    O pplware vai acompanhar o evento de logo em tempo real?

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Por favor, digam que não é verdade…está horroroso!!!

  9. Avatar de joao
    joao

    resta saber se trabalha bem como o osx lion ou o mountain lion, porque instalei o mavericks e deu-me problemas de audio numa placa de som que usava, tive que voltar a instalar o lion

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      hackintosh?

    2. Avatar de ACosta
      ACosta

      e um reset a NVRam nao amigo?

  10. Avatar de Ivan Cantarino
    Ivan Cantarino

    Da dock não gostei, o resto não dá para perceber, mas pode ser que venham coisas boas.

    Mesmo que alterem a dock, lá nos temos que habituar, é como o iOS 7, no início toda a gente queria experimentar, depois muitos queriam voltar ao anterior, agora já ninguém se queixa.

    É tudo uma questão de habituação, desde que não façam uma grande migração.

  11. Avatar de Jonathan Fitzgerald
    Jonathan Fitzgerald

    Na primeira imagem diz “Version 1.0”, o que não faz sentido nenhum, para ser 1.0, teria que ser agora OS XI (ou OS 11), no entanto continua a ser OS X. Não tenho muitas dúvidas que é um mockup feito por um designer.

    Quanto à segunda, faz parte de um conjunto de imagens que aparentemente são de Março! Muito pode ter mudado desde então. Aliás, no ano passado também surgiram algumas imagens do iOS 7 mais ou menos por esta altura e depois veio a confirmar-se que não tinham quase nada a haver com o produto final.

    O melhor mesmo, é esperar mais uma horita pelo começo do evento 🙂

  12. Avatar de ACS
    ACS

    Estas imagens foram removidas e o utilizador apagado. Por isso acredito que sejam falsas.

    1. Avatar de Ricardo Ferreira
      Ricardo Ferreira

      Não sei se será assim tão falsas….

      Vejam a imagem retirada momentos antes do WWDC começar.

      http://www.macrumors.com/2014/06/02/wwdc-2014-keynote-live/

      Abraço

  13. Avatar de Anderson Silva
  14. Avatar de JPRS
    JPRS

    Bom, parece-me que a Apple está a percorrer o caminho da Microsoft, ou seja, criar um mesmo SO que funcione em computador, tablet e smartphone.
    Para aqueles que tanto criticaram a Microsoft com a edição do Windows 8.1 que tem como objectivo, a utilização do mesmo SO nos três tipos de equipamentos, vão ver agora a Apple a seguir o mesmo principio…

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      donde é que tiraste essa ideia!?
      A Apple já repetidamente disse que não iria fazer tal coisa. O que está a fazer é aumentar ainda mais o número de APIs comuns, e aproximar alguns elementos do interface para parecerem mais familiares, e isso sem retirar qualquer flexibilidade ao OS X. Essa aproximação faz-se dos dois lados, mas mantêm-se distintos.

  15. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    Façam o mesmo que a Microsoft e vão ver a malta a deixar o SO actual bem quietinho no computador… Esta moda de querer transformar o portatil num telemovel ou tablet é um bom tiro nos pés!

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      A Apple não vai fazer isso com o OS X…