iBooks – A nossa Biblioteca de PDF’s

53 Comentários

Há dias um amigo, presidente de uma Junta de Freguesia, carregava pastas e pastas para as reuniões da Assembleia de Freguesia, com documentos importantes para ele consultar e dar a conhecer aos presentes.

Existem hoje outras formas de consultar documentos, expedir por mail e até imprimir directamente do ecrã para uma impressora, não há uma razão de logística para não haver evolução, podem até haver outras, que as há de certeza, mas não de logística. Quando lhe fiz esta observação ele questionou “então como farias no meu lugar?”, claro que a resposta estava já pensada, então puxei do saco o iPad e respondi “usava um iPad para transportar , de forma organizada, todos esses documentos”.

Então apresentei-lhe o equipamento, disse-lhe onde o poderia comprar e hoje ele não larga o iPad. Para o ajudar, dei-lhe uma sugestão, “coloca nesta aplicação, iBooks, os teus PDF’s organizados.

É o que vos quero deixar como sugestão para os que têm iPad, iPhone e iPod Touch. Usem o iBooks, esta estante livreira tão bem construída e gratuita, para organizar os vossos documentos em PDF.

O processo é muito simples, basta quando receberem via mail, dropbox ou importarem documentos em PDF, clicarem no ícone Abrir e escolher Abrir com “iBooks”.

O PDF irá directamente para a prateleira do iBooks e poderá escolher entre os livros e os PDF’s, conforme pode ver na imagem em cima, no topo esquerdo, onde pode comutar entre bibliotecas.

Depois poderá usufruir desta elegante estante que mostrará de forma organizada os seus documentos. Se o PDF tiver uma capa, será esta a mostrada e com um pouco de tempo mais, poderá ter mesmo uma organização fabulosa pronta a ser mostrada no iPad. Pode obviamente ter a simplicidade de visualização destes documentos no iPda, pode enviar por mail e até pode projectar se tiver o iPad ligado a um projector.

Fica a sugestão para dar mais utilidade a este bom recurso que está a ser distribuido gratuitamente pela Apps Store para o iPad, iPhone e iPod Touch.

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Só gostava mesmo de ver o iBooks no Mac

  2. Avatar de Vilas Boas
    Vilas Boas

    Parabéns pelo Excelente Artigo.

    Ando á procura de uma aplicação igual para poder usar no meu PC, de forma a ter os meus pdf organizados de uma forma bem mais agradável.

    Já agora se Souberem de uma aplicação deste estilo para Linux era Excelente.

    1. Avatar de Mario Mendes
      Mario Mendes

      Para Pc Tens esta opção é aquela que uso neste momento.

      http://ebookstore.sony.com/download/

      Tens para PC e para Mac

  3. Avatar de Skarface
    Skarface

    E onde se pode comprar já agora?!

    1. Avatar de Lourenço
      Lourenço

      free…appstore

  4. Avatar de João Dias
    João Dias

    Não há forma de ter um programa semelhante a este no Ubuntu ou no Windows? É que, muitas vezes, tenho que ler pdf’s ou epub’s e acaba por se tornar muito chato. Nem sequer há aquele efeito “maricas” de virar a página, que penso que até poderia ajudar a simular a experiência de ler um verdadeiro livro.

    Se alguém souber de algum software assim, apite!

    1. Avatar de Viajante
      Viajante

      Isso é verdade, ainda não encontrei um programa deste estilo para windows que fizesse mais ou menos o mesmo que o iBooks.
      Se calhar não procurei bem, mas se alguém souber de algum agradeço 🙂

    2. Avatar de Tiago Freitas
      Tiago Freitas

      Existe o Adobe Digital Editions. É gratuito e permite ler PDF’s e epubs

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        Só existe para Windows e Mac…é pena, porque queria ler uns quantos no Ubuntu. Mas parece-me interessante e vou instalar mal tenha oportunidade. Obrigado 🙂

        1. Avatar de Ulisses
          Ulisses

          Existe sim, para Linux. Procura no instalador do Ubuntu por epub, ou ebooks e vais ver que aparece uns bem interessantes. Há tempos experimentei um, mas não me lembro do nome, parece que dava para sincronizar com outros dispositivos… É uma questão de procurar…

    3. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      Eu há uns dias dei uma vista de olhos em algo do género e encontrei o Calibre. Não sei se será o que pretendem, mas não custa nada experimentar. 🙂

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        Eu também uso o calibre para ler epubs, mas pensei que havia outra do mesmo “calibre”.

  5. Avatar de Navyseal

    Adobe Digital Editions, só peca por não ter a mariquice do virar de páginas.

  6. Avatar de TiagoJosef.
    TiagoJosef.

    Bom artigo 🙂

    Vou já testar no Touch…

    Mas isto num Ipad deve ser mesmo awesome…

    1. Avatar de Lourenço
      Lourenço

      e medio!….
      mais rapido q no meu Phone3G…, mas é medio!

  7. Avatar de Ricardo Sousa
    Ricardo Sousa

    Eu utilizo o Martview. Tem tudo, para além de ser simplicista.

  8. Avatar de Ricardo Sousa
    Ricardo Sousa

    Experimentem o Martview. Muito bom!

  9. Avatar de Porto
    Porto

    Podes ligar um Ipad a um projector?
    Podes ligar im Ipad a uma impressora?
    Pode o Ipad resolver o problema do teu Presidente da Junta?
    Gostaria que me respondesses a estas quetões pois se assim fôr estou interessado e usá-lo aqui na Biblioteca da escola, e não tenho trabalho com o arquivo de tantas obras.
    Obrigado

    1. Avatar de elpibe10
      elpibe10

      O ipad dá para ligar a um projetor sim, tem um adaptador para vga.
      E prevê-se que como ios 4.2 dê para imprimir sim através do airprint e claro a impressora tem de ser compatível, surgiram rumores a dizer que se calhar não ia ser incluído mas em principio será.
      Mas tenho que admitir que o autor do artigo exagerou um pouco, e também o ecrã do ipad não é propriamente o indicado para leituras.

      1. Avatar de Lourenço
        Lourenço

        não é indicado para leituras?!…, lol!.. ok…

        e mesmo sem o airprint ele imprime, se usares o print center!(no ipad e no PC/mac)
        funciona pela rede!

      2. Avatar de Vítor M.

        Não é indicado para leitura? Explica-se que eu até hoje, desde que o comprei, já tenho muitas horas de leitura e escrita com o iPad e posso não estar a perceber onde queres chegar.

      3. Avatar de RCS
        RCS

        Ler num ecrã LCD é uma experiência muito inferior à leitura em papel, ou num ecrã como o do kindle por exemplo (que simula o papel).
        O argumento é válido.
        Quem não quer perceber realmente não percebe.

        1. Avatar de a Friend®

          Mas se for preciso estas no teu portátil o dia todo a ver sites, ler o pplware e outros sites… e isso já não te faz confusão…

          O mesmo se passa quem tem um iPad!

          Conheço pessoas que nunca foram de ler livros e agora têm iPad’s carregados de livros..

          E quem compra um iPad não o quer só para ler livros… imagina lá tu num Kindle apetecer-te ir ao Youtube ou sacar daquela app para jogar aquele belo jogo para passar um pouco o tempo…ou um filme… ou visitar uma ou outra página… acho que este assunto já é mais que batido.

        2. Avatar de Ppietra
          Ppietra

          O argumento tem alguma validade, mas é bastante descontextualizado.
          Nesta situação não estamos a falar em leitura prolongada, nem existem aparelhos com a funcionalidade do iPad com ecrã eInk.
          Se formos a usar sempre esse argumento, então as pessoas não deveriam sequer ler nos ecrãs dos computadores.

    2. Avatar de Lourenço
      Lourenço

      sim às duas primeiras questões!….

      à segunda, não…, caso o problema do presidente da junta, ser um problema esterilidade!…

      1. Avatar de Vítor M.

        Hehehehehe….. não há hipótese, esta malta não dá mesmo chance 😉

  10. Avatar de Porto
    Porto

    De facto o autor deste artigo não só tem uma boa imaginação e como bom fan da Apple diz umas mentirinhas que supõe serem inocentes!!!!

    1. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      quais é que são as mentiras!?
      Tudo o que é dito é verdade. É uma situação simples (havendo PDFs) e a solução é simples.
      Pode é não ser suficiente para resolver os problemas de alguns, mas para isso haverá até outros programas mais completos para PDFs.

      1. Avatar de Vítor M.

        Não te chateies, não veio argumentar, só foi um ataque de cocegas que o porto teve 😉

    2. Avatar de Vítor M.

      Caro… só tens a dizer isso?

      És um homem ou um rato? Onde estão as justificações para as tuas acusações?

      Sou fan da Apple? Não sou fan, gosto imenso de alguns produtos (Macbook Pro, iPhone 3GS, iPhone 4, iPod Nano, iPod Shuffle, Time Capsule e iPad), estes são alguns produtos que tenho da Apple.

      Gosto da Cannon, Gosto da Sony (tenho vários produtos), samsung, philips, lg, panasonic, logitech, microsoft, technics e muitos outros que valem a pena.

      1. Avatar de Ganha dinheiro na net

        Gostares da Canon, Sony, Samsung, Philips, LG, Panasonic, Logitech, Microsoft e Technics, é perfeitamente normal. Agora, gostares de Apple??? És um fanboy!!!! 🙂

        1. Avatar de Vítor M.

          Pois isso é que é estranho… o conceito é esquisito de se perceber e fica no ar um uma nuvem escura em tons de inveja. Isso é feio e é isso que faz os tipos de Cupertino ganhar dinheiro, mas o povo ainda não deu por ela e continuam a tentar (muitas vezes com êxito) “eletizar” a malta que usa Apple Products… sinceramente… não entendo!

          Basicamente, eu gosto é dos produtos e compro (os que posso claro que esta vida não está fácil) os que me fazem falta. Podem ser para o trabalho, para o lazer ou para a familia, não sou estou a ver-me comprar um determinado produto só pela marca sabendo que não vou ficar bem servido… isso é estúpido. 🙂

          1. Avatar de a Friend®

            Já tinha dito isto à uns tempos, sempre que comentava algo caiam-me todos em cima.. lol.

            Quem tem os produtos, sabe o “valor” que eles têm… sabe a qualidade que eles têm.. mas normalmente é descredibilizado e ridicularizado com rotulos de fanboy por os ter… mas no fundo, quem os põe num pedestal.. são precisamente os criticos…

            Agora como consumidor da marca, já começas a sentir aquilo que o pessoal que a defendiam, sentem.. e na altura que defendias (e ainda defendes) o teu belo Vaio, nunca vi ninguém dizer que eras fanboy…

            É o mundo que temos…. sociedade que vive de rotulos e invejas… mas é deixa-los falar.. “a caravana passa, os cães ladram”. Os criticos de hoje, são os clientes de amanhã, e os defensores depois de amanhã.. e assim vive a Apple em alta. E tu, melhor que ninguém aqui no pplware, sabes bem que as criticas por norma são sempre dos mesmos que “odeiam” … só mudam é de nicks para disfarçar.

  11. Avatar de Porto
    Porto

    ipad dá para ligar a um projetor sim, tem um adaptador para vga.
    E prevê-se que como ios 4.2 dê para imprimir sim através do airprint e claro a impressora tem de ser compatível, surgiram rumores a dizer que se calhar não ia ser incluído mas em principio será.
    Mas tenho que admitir que o autor do artigo exagerou um pouco, e também o ecrã do ipad não é propriamente o indicado para leituras….

    Pois são rumores e o próximo ios talvez resolva as questões que levantei…o autor do artigo não exagerou, MENTIU!

    1. Avatar de a Friend®

      Aparentemente temos aqui alguém que:

      a) Ou apareceu para trolar
      b) Nunca mexeu num iPad
      c) Se mexeu, desconhece que o 4.2 já cá anda há muito tempo em versões beta e gm, cujo o autor do artigo já o tem…assim como outras pessoas igualmente o têm, como demonstra no video mais abaixo.

      http://www.youtube.com/watch?v=URxNRl0jX9E

      Da minha opinião, as 3 respostas estão certas.

  12. Avatar de Porto
    Porto

    Mantenho até prova em contrário!
    Pois são rumores…apenas rumores e o próximo ios talvez resolva as questões que levantei…o autor deste artigo não exagerou, MENTIU!
    Um Ipad sózinho não se liga a um projector nem a uma impressora. Logo o autor deste artigo não só exagerou como mentiu e não resolve o problema do coitado do presidente da junta de freguesia lá do sitio onde mora!

    1. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      Obviamente que por mais provas que apresente de pouco serve o que diga para terminar com a tua birra, mas fica aqui de qualquer maneira!!
      A capacidade do iPad para ligar a um projector é idêntica à de vários computadores que não tenham uma porta idêntica ao do projector. Por exemplo, quase todos os Macs têm uma porta específica para ligar a monitores, mas precisam de um adaptador para ligar a VGA ou HDMI.
      Neste momento tb há imensos tablet que necessitam de algum cabo especial para poder ligar a um projector por VGA. Até mesmo o Toshiba Folio precisa duma cabo especial para poder ligar por HDMI – a porta é mini!!! Ninguém com dois dedos de testa irá dizer que não se pode ligar a um projector só porque precisam dum outro cabo para ligar!!! É sempre possível apanhar com um projector com uma porta diferente!!!!
      Quanto a impressão, já há muita gente a imprimir coisas a partir do iPad, mesmo antes de sair o novo sistema. Há imensos programas que possibilitam isso! As soluções são menos versáteis e completas que num computador, mas isso não impede alguém de se organizar para que tenha um sistema funcional para impressões rápidas no dia a dia!
      Muita gente tb já experimentou a impressão com o novo sistema e funciona, por isso não é um rumor, apenas está envolto em alguma polémica porque algumas características podem ficar para outra altura por possíveis conflitos de patentes!

      Conclusão. Não há mentiras! É apenas mais uma solução simples para alguém com um problema simples. Pode não ser satisfatório para várias pessoas, mas isso não impede de ser usado por outros.

      1. Avatar de a Friend®

        Esquece.. ele sabe que não está certo… já lhe foi mostrado N vezes que não está certo mas insiste em bater na mesma tecla e pelo tipo de comentários só tem uma razão…

        É daqueles aziaditos que não gosta da Apple e ponto. Por mais argumentos que apresentes que ele está errado, ele não quer saber… dar confiança a este tipo de gente é perder tempo e alimentar o que ele quer.

      2. Avatar de Vítor M.

        Nem é tão especial quanto isso, podemos usar um cabo destes:
        http://store.apple.com/us/product/MC552ZM/A

        Até já pedi um por causa das coisas e vou mostrar como se faz para projectar usando o iPad.

        Depois para imprimir, eu já o fazia sem esta opção, o AirPrint, eu há uns tempos comprei na AppStore o Print n Share:
        http://itunes.apple.com/app/print-n-share-for-advanced/id301656026?mt=8

        Logo, somente quem desconhece por completo o iPad e as suas capacidades, juntando uma dose de ignorância tecnológica é que é capaz de dizer asneiras, usando termos como mentiu e outros que tal, e teimar numa asneira constantemente.

        Há um termo popular para este tipo de comportamentos.

        Claro que não nascemos ensinados, mas não é vergonha dizer que não se sabe e as pessoas até ajudam a obter conhecimento, mas não, batem o pé simplesmente para marrar. Obviamente só dão forma ao velho provérbio: o mais cego é aquele que não quer ver….

        Mas ok, um sabe de si… enfim!

    2. Avatar de Vítor M.

      Porto tu é que és engraçado. Olha eu imprimo com facilidade para a minha impressora e ainda não coloquei o meu a projectar, é uma verdade, também não o disse que o tinha feito, é possível e os adaptadores VGA existem à venda… po risso não só és desinformado como ignorante.

      Há cada um, quem é este tipo para vir dizer que eu menti?

      Há cada um…

      1. Avatar de rip_heart
        rip_heart

        acho que foi a primeira vez que “vi” o Víctor irritado 🙂

  13. Avatar de Porto
    Porto

    Friend, Im so sorry…you are rigth!
    http://www.youtube.com/watch?v=Y5gGVUzz7N0&feature=related

    Have a nice weekend!

    1. Avatar de Vítor M.

      Hehee nota-se mesmo que é inveja… invejoso, foste buscar um exemplo que diz tudo o que entendes do iPad 😉

  14. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    Fica a questão se será melhor um iPad ou um Kindle para ler ebooks.

    Na minha opinião e ao preço a que está o kindle não são mutuamente exclusivos, se um kindle custasse o preço de um iPad é óbvio que o iPad seria a escolha indicada por permitir fazer tantas outras coisas, mas visto o kindle ser relativamente barato, ter um ecâ que não cansará tanto os olhos, ser mais pequeno, leve e a bateria durar UM MÊS, a escolha indicada será comprar um iPad por várias razões, e juntar-lhe um kindle para ler ebooks,ou seja, visto ser “barato” faz com que não seja necessário escolher entre um e outro.

    1. Avatar de franciscosilva
      franciscosilva

      Como eu estou a pensar em comprar um e-book ou tablet ando há semanas à procura dum candidato e para já posso afirmar que:
      – Galaxy S: fenomenal mas ultra-caro. Neste caso exageradamente caro para o que faz

      – iPad: seria muito interessante se não fosse tão limitado. O ecrã é soberbo e o touchscreen simplesmente de topo mas para preços a começar nos 500€ e não ter câmara frontal, USB, microSD nem nada assim semelhante…é para esquecer

      – e-books E-ink: vi os mais baratos de 5″ e também são para esquecer de exageradamente pequenos. Os de 7-9″ são fabulosos e para quem lê imenso são a opção certa!

      – outros tablet: eu estou a considerar já que vou gastar dinheiro e vou em comprar um tablet dos mais baratos. Opções boas e não muito caras? Archos 7 / Archos 70.

      Em suma: ou um e-book E-Ink de 7-9″ ou um Archos 7/70. iPad/Galaxy S é que não.

      1. Avatar de Porto
        Porto

        o ecrã soberbo? Eu tenho um e parece um espelho. De facto estou muito satisfeito com o Ipad mas tenho de reconhecer que para ler é complicado por causa do reflexo. Mas também é coisa que não me preocupa muito.

  15. Avatar de João

    E para o samsung galaxy S? há livros em pt? não encontro nada… o tlm só me leva para livros em ingles ou outras linguas menos o pt…

  16. Avatar de Turboman
    Turboman

    Alguem sabe onde posso comprar livros em PT para o Ipad? É que queria oferecer um Ipad mas se os livros que existem são só em Inglês não me vai valer de muito…

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Quase só tens livros em inglês. Português tens pouco mais de 130 livros gratuitos (excluindo os do Gutenberg que são todos anteriores ao Acordo ortográfico do século anterior) ou seja sem interesse para leituras leves.
      Tens agora uma loja online para novidades da Leya, a Mediabooks http://www.mediabooks.com/ . Muito incipiente pois os responsáveis pelas editoras portuguesas não querem o sucesso dos ebooks!

      1. Avatar de Turboman
        Turboman

        pois hoje estive a dar uma vista de olhos pela mediabooks só que os livros que existem lá não são nada de especial…

        Obrigado na mesma pela resposta 🙂

  17. Avatar de Ulisses
    Ulisses

    Eu uso o MoonReader no Android e é simplesmente espectacular. Possui uma lista aceitável de livros gratuitos que podem ser descarregados através do próprio programa, para além de podermos adicionar os nossos Ebooks. Ao nível gráfico, é agradável e tem aquele efeito de virar páginas. O meu “LG Maximo One” carbura bem os Ebooks e posso ler em qualquer lugar.