IBM: Gerir PCs é 3x mais caro comparativamente aos Macs

122 Comentários

Quando se fala em PCs e Macs existem pelo menos duas variáveis que normalmente os utilizadores usam para comparar: o preço e a qualidade. Aparentemente um PC é muito mais barato que um Mac mas normalmente um Mac é mais fiável que um PC.

Mas de acordo com revelações recentes da IBM, a manutenção de um PC é 3x mais cara que a dos Macs.

apple-ibm-780x476


Foi na JAMF Nation User Conference (JNUC) que a IBM revelou que a manutenção/gestão de um PC é 3x mais cara que um Mac. De acordo com os dados partilhados, a gigante IBM consegue poupar 535 dólares por cada Mac, a cada 4 anos, em comparação com os PCs. Segundo a empresa a manutenção/gestão dos Macs custa, a cada quatro anos, 270 dólares.

Fletcher Previn, Vice Presidente da área de serviços, que já no ano passado revelou que os Mac da Apple eram mais fiáveis que os PCs referiu ainda que actualmente 90.000 dos seus funcionários usam Mac (mais 30 mil comparativamente a 2015). Previn espera que o número total de funcionários a usar Mac chegue aos 100 mil ainda este ano.

ibm_01

Outro dado curioso é o facto de apenas 5% dos funcionários com Mac solicitaram suporte Help Desk em contraste com os 40% que usam PC.

Macs are the standard at IBM, Japan, and PCs are the exception

Fletcher Previn, Vice Presidente da área de serviços da IBM

No que diz respeito aos dispositivos móveis, 65% dos funcionários que usam iOS têm já a última versão. Por outro lado, 60% dos utilizadores Android usam uma versão da plataforma que tem mais de dois anos.

Tal como refere Fletcher Previn, na IBM Japão os Macs são o standard e os PCs a excepção e tendo em conta os dados divulgados a aposta em equipamentos da Apple tem valido bem a pena.

Comentários

122

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FAB
    FAB

    Ou seja, está morte e enterrado que os Mac’s custam mais que PC’s!

    Nos Mac, eles poupam mais de $500 por cada unidade, e não venham com “ai mas um Mac custa X e um PC custa metade e serve na mesma para Office e trabalho”, pois porque eles também usam as linhas profissionais das marcas, usam Toshiba Tecra (com preços comparáveis a Mac), p.ex. e não Toshiba Satelite (lixo)…

    1. Avatar de badsector
      badsector

      Eu nunca gastei dinheiro com o meu PC em suporte. Portanto Mac’s custam mais que PC’s.
      E tal como eu quase todos por aqui também não devem ter gasto um cêntimo. O problema deve ser a qualidade dos funcionários da IBM. Lol

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Não tens muito melhor que a qualidade dos técnicos IBM. É só veres por quem ainda dá suporte aos AS400.
        Não conheço melhor Enterprise Support que o da IBM e já lidei com eles todos.

      2. Avatar de Carlitos
        Carlitos

        O artigo refere-se a ambientes empresariais!!!
        Ainda deves ser estudante, concerteza! Lol

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          pois e nesses ambientes empresariais devem usar o osx server quase de certeza.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            Se o desconhecimento matasse…

            Então o Paulo nunca ouviu falar do venerável AIX, e da sua venerável JFS2??Credo…

            Acha que uma empresa com AIX, precisa de MAC, Windows, ou até de linux para alguma coisa, nos servidores?

            É somente o melhor, apesar de ser caro, mas para IBM é a 0€!!
            E onde queiram, teem a opção linux!
            Não se esqueça que estamos a falar de uma das Empresas a nivel mundial tecnologicamente mais capaz..

            IBM,General Electric, SUN(“morta” pela Oracle)..

      3. Avatar de FAB
        FAB

        1. Não gastaste dinheiro, gastaste tempo, e tempo é dinheiro

        2. Ambiente empresarial, DUH!

      4. Avatar de Raul
        Raul

        O custo, neste caso, não se mede apenas em dinheiro… O facto de teres de parar de trabalhar por qualquer motivo ligado a problemas com o teu PC ou mesmo com a sua manutenção (updates, limpeza, resolução de incompatibilidades etc.), também é um custo para a empresa…

    2. Avatar de andre
      andre

      Depende muito das necessidades das empresas tanto a nível de software como de hardware, já que para Mac só existem drivers para uma fracção de equipamentos comparativamente com windows e existe muito software que só corre em windows…

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Fizeram transição de tudo para ficar ajustado.

      2. Avatar de Vianeq
        Vianeq

        Kkk no mundo empresarial? É Mac meu irmão. Não só pela utilidade, mas tbem pela marca em si. E Quando se fala em software empresarial, Mac mastiga Windows. Pacotes de produtividade e criatividade, etc. Aliás, o iWork massacra o Oficce

        1. Avatar de Vitor Jesus
          Vitor Jesus

          Este comentário estão tão irreal que nem sei por onde começar.

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Toshiba?!? Eu usei IBM e Lenovo (Thinkpads) lol

      1. Avatar de FAB
        FAB

        Chinkpads = lixo que até vêm com malware de fábrica

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Por ~650/700€ comprei uma placa gráfica, um processador i7 6700k e 16GB de RAM. Nao comprei uma placa gráfica ainda pois o meu trabalho não precisa de gráficos, só precisa de um CPU poderoso.

      Como uso linux não paguei pelo sistema operativo. O resto dos componentes já tinha (monitor, fonte de alimentação, disco rígido, etc.)

      Com a apple, nem sequer tenho a hipótese de ter um processador tao bom:
      http://www.apple.com/pt/shop/buy-mac/imac

      O monitor da apple provavelmente e melhor do que eu tenho, mas para mim e para o meu trabalho isto faz mais sentido e e’ *muito* mais barato. Quantitativamente, menos 600€ comparando com o apple mais baratucho, e com menos RAM e um processador pior.

      No meu caso, apple e’ muito, mas muito, mais caro.
      E nunca paguei por suporte na vida.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Mas vocês sequer lêem as coisas? O título é claro e diz “Gerir”, depois na notícia fica notório que isto é Enterprise only.

      2. Avatar de FAB
        FAB

        “E nunca paguei por suporte na vida.”

        Claro, compras um PC para “trabalhar”, resta saber “trabalhar” o quê? O Counter-Strike? E não precisas de suporte… tá bem…

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        @FAB: Simulações em pesquisa cientifica (C++) e Radio Definido por Software. Eu disse explicitamente *no meu caso*.

        @Ze: Estava a responder ao comentário “está morte e enterrado que os Mac’s custam mais que PC’s”, que *no meu caso*, não e’ verdade.

        Gerir e adquirir não devem ser visto em separado, na minha opinião. Preferes poupar 500€ ao longo de 4 anos, ou 600€ quando adquires a maquina? Isto tudo parece-me sobre simplificado.

      4. Avatar de Vianeq
        Vianeq

        Você é do tipo de pessoa que acha que basicamente mais RAM e mais clock na CPU significam necessáriamente mais velocidade de processamento!
        Esqueceu que com 4 GB de RAM LPDDR4 o iPad Pro atropelou o Surface Pro de 16 GB?

        Já sei: você não se importa coeo design da tua máquina né?
        Ou, você não percebe o quanto seu PC consome energia!
        Ele deve esquentar como um forno que por sinal traz um ventilador com aquele barulho irritante.
        Experimenta primeiro!

        1. Avatar de TeKnoFreaK
          TeKnoFreaK

          Boas, então acha que com mais clock no cpu ele não vai processar mais dados? E os benchmark’s? Será que eles estarão errados? Já viu os benchmark’s com o Mathbench feitos a Apples e a outros sistemas, não vou dizer PC’s, pois isso é uma falácia, tudo é pc, seja Mac Pro, iMac, MacBook ou outros! E design? Já viu o que alguns system integrators estão a fazer? Laptops e Desktops de alguns fabricantes são “lindos”… Basta ver os novos All in One da ASUS e MSI, e os Desktop’s da Asus? Os Laptops da Aorus, com duas gráficas são extremamente finos. Ou então o novo ASUS Zenbook, todo em alumínio? Com gráfica NVIDIA e Ssd. E ainda com ecrã 4K. E falar de tablets? O iPad é um tablet, o Surface é um 2 em 1… Nem faz sentido comparar tablets com PC’s. As aplicações são diferentes, no Surface pode usar aplicações de PC. Já agora, quem faz os Cpu’s da Apple? E as gráficas? E os ecrãs? Quanta energia gasta um iMac 27” 5k e um Asus Zen Aio Pro 4k? Aliás, qual destes dois têm melhor design e melhores características? Qual é o mais rápido? Alhos são alhos e bugalhos são bugalhos! Dizer que um é melhor do que outro, só porque um é Apple é um erro. E o outdated hardware? Dizer que um cpu com 2 anos de mercado, com menos barramento e menor velocidade, é melhor que outro, bem, essa nem comento, então porque será que a Apple vai renovar os seus PC’s com os novos Cpu’s de sexta geração? Só porque sim? E não será hardware novo mais eficaz em termos de gastos energéticos? Informe-se e veja bem as características de cada coisa antes de falar, eu não sou um fanboy de nenhuma marca em concreto, pois tenho coisas de muitas marcas, Sony, Samsung, Asus, Msi, etc… Mas não me interessa uma marca que em termos de hardware parou no tempo. E design? Um Mac de 2012 é quase igual a um de 2015. Ser fanboy é morrer aos poucos, pois nem vê o que se passa noutros lados, e é criticar sem pensar os outros. Já agora, tente usar um bom cooler que o barulho desaparece.

          1. Avatar de Vitor Jesus
            Vitor Jesus

            Obrigado TeKno, poupaste-me o trabalho de responder. É tanta parvoíce junta que nem sabia por onde começar.

          2. Avatar de TeKnoFreaK
            TeKnoFreaK

            De nada, é necessário saber antes de mandar postas de pescada. Ser fanboy sem conhecimento de causa é complicado, mas para os outros, eu não defendo esta ou aquela marca só porque sim. Primeiro estudem e depois mandem as postas que quiserem. É como este artigo, eu se tivesse uma parceria com a empresa X não ia falar mal dela. Até dizia muito bem, mesmo que não fosse verdade, pois assim ganham os dois parceiros, isso chamasse estratégia de mercado.

  2. Avatar de Vitor
    Vitor

    Vale o que vale.
    è lógico que se querem mudar para mac têm de justificar.
    Para mim é tudo tretas para ficarem bem na gestão da empresa.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Ainda bem que és dono da verdade e sabes mais sobre a gestão da IBM do que propriamente os que lá trabalham 😀

      LOL

      1. Avatar de FAB
        FAB

        +1

        Traduzindo “sou Apple hater e as verdades não me dão jeito nenhum”

        1. Avatar de Pedro Farias
          Pedro Farias

          -1 @fab sou Isheep e não vejo os defeitos da Apple nem as vantagens do PC 🙂
          Melhor ainda a IBM tem uma parceria com a Apple, devia dar muito jeito dizer que a concorrência é melhor 😉

          1. Avatar de MLopes
            MLopes

            lógica da batata. quer dizer, para ti primeiro fizeram a parceria e depois publicam resultados errados e gastam milhares de milhões a mais só para justificar a parceria e fazer o favor à apple?!
            não te parece que será mais do tipo: concluíram que gastam milhares de milhões a menos com a apple e por isso fizeram a parceria(?) pois…

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          FAB, em bom tom de brincadeira, essa foi na certeira.

          1. Avatar de Vitor Jesus
            Vitor Jesus

            @MLopes, quer dizer, apresentam um resultado baseado em condições que não foram apresentadas, ou seja, “massajaram” os números de forma a apresentarem o melhor resultado possível e para ti isso é uma verdade universal?
            Eu não “concordo” nem “discordo” dos resultados que eles apresentam, mas sem mais dados, estes números não me dizem nada.

    2. Avatar de Ze
      Ze

      Lol?

      Estás a falar da IBM, tudo está comprovado com documentação pública.
      Para mim o mais flagrante foi terem reduzido o staff de servicedesk em 90%, além dos admin para deploy de software e imaging. Estamos a falar de uma redução de cerca de 100 pessoas para 10.

    3. Avatar de APereira
      APereira

      Claro que se fosse ao contrário já vinham cá dizer “Claro que isto estava a vista de toda a gente, basta ver o preco de um PC comparativamente a um Mac…e se quisessem uma poupanca mesmo a séria mudavam para Linux”.

      Nem sempre aquilo que nos parece mais barato hoje vai tornar-se na coisa mais barata amanha…

      O problema é que nem sempre as pessoas percebem, simplesmente pensam que por ser mais barato hoje vai ser mais barato amanha.

    4. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      Sim, tem toda a lógica, a gestão da empresa que paga as contas não vai reparar que paga mais do que aquilo que estes funcionários dizem, continuando a aumentar comprar mais Macs para usar na empresa, exacerbando o problema.

  3. Avatar de Vitor Jesus
    Vitor Jesus

    Vamos meter as coisas em perspectiva:
    – A IBM é parceira da Apple para criarem software para usar em empresas em dispositivos iOS e Mac, é uma parceria para conseguir introduzir mais dispositivos Apple, com software IBM nas empresas

    – O estudo pelo que posso ver, está a comparar Mac com portáteis Lenovo, não qualquer PC

    – não são apresentados os dados sobre os pedidos de suporte que são feitos, gostaria de ver quantos pedidos são derivados de HDDs avariados

    Este artigo devia ter o título seguinte:
    IBM: Gerir os nossos PCs é 3x mais caro comparativamente aos Macs

    1. Avatar de Ze
      Ze

      1 – As aplicações da IBM são gratuitas e apenas servem para fomentar a utilização da ferramentas IBM em ambiente empresarial. Se fores ver o portefólio da IBM percebes o porquê e quando juntares isso à fortune 500 que só por acaso são as empresas com maior adoptação de iPhones/iPads e Macs percebe-se logo o porquê.

      2 – O estudo compara Macs com portáteis “Lenovo”, sendo que os portáteis “Lenovo” eram fabricados pela IBM e daí provavelmente saíam a preço de custo ou algo semelhante. Ainda assim, grande maioria das empresas ou usa Dell ou Lenovo, poucas são as que vão noutras cantigas porque simplesmente para quem percebe do assunto não soam bem, não tem apenas a ver com o suporte de computadores mas sim com suporte de parques informáticos, cross-site, cross-plataform, precisas de controlo remoto sobre actualizações de componentes de firmware e drivers, not an easy task.

    2. Avatar de FAB
      FAB

      1 – Para criar software, não para usarem Macs deles

      2 – Os Lenovo são iguais a qualquer PC, é Windows, ponto final.

      3 – Pelo menos os MacBook não têm HDD

      1. Avatar de ruca
        ruca

        1. quando tens uma parceria vais falar sempre bem da marca parceiro seja para o que for.

        2. a lenovo nao é igual a qualquer outro pc, cada empresa tem parcerias e gestao diferentes de hardware e do proprio windows para os seus funcionarios.

        3. a apple ainda vende macbooks com hdd, informa.te la melhor.

        1. Avatar de Vianeq
          Vianeq

          Claro que vende. Os modelos mais antigos. Porque de 2013 pra cá é só SSD e armazenamento flash

          1. Avatar de André
            André

            Não é verdade. Os iMacs de entrada ainda vêm com discos mecânicos e pior, de 5400rpm.

    3. Avatar de tekMan
      tekMan

      Sem surpresa, esta “notícia” é apresentada aqui sem qualquer contexto.
      Mas quem anda bem informado sabe que a IBM tem desde 2014 um acordo de licenciamento que inclui apps com serviços da IBM em dispositicvos da Apple, a comercialização de serviços de nuvem da IBM a clientes da Apple, e até a venda e licenciamento de sofware Apple e iPhones para clientes empresariais.
      Portanto, sim, a IBM tem interesse em que se vendam MACs.

      1. Avatar de Vítor M.

        tekMan está muito desatento, porque esta notícia relaciona a anterior e essa, por sua vez, relaciona o contrato feito pela Apple e IBM. basta estar atento ao mundo da tecnologia e seguir o caminho das pedras 😉

        Esta aqui http://bit.ly/2eapYhP aponta para esta http://bit.ly/2eao5BR que por sua vez deixa claro que está implícito esta http://bit.ly/2eaoPHb. 😉

        1. Avatar de tekMan
          tekMan

          Curiso como passa a vida a responder a comentários que não lhe são dirigidos, e sempre para desconversar.
          O que afirmei, e mantenho, é que esta notícia não tem qualquer referência ao contrato existente entre a IBM e a Apple.
          É assim tão difícil de reconhecer?

          1. Avatar de Vítor M.

            Eu digo que tem e provei que tem 😉 mas seguir o que está no texto. Porque se assim não fosse, para que se colocam artigos de suporte nos textos actuais? Certamente será para estender a informação, verdade?

            “Factualizar” não é desconversar meu caro.

    4. Avatar de MLopes
      MLopes

      @Vitor Jesus óbviamente que é gerir os pcs deles tal como é gerir os macs deles! é mesmo preciso dizê-lo?
      no fundo estás a defender o quê? que a lenovo é a exceção das exceções e que o resto do mundo não apple é exatamente o oposto?! hummm, achas mesmo que alguém acredita nisso?

  4. Avatar de Ze
    Ze

    E o número de admins JAMF são 5 agora que estão em continuação de Deploy, quando isso acabar podem diminuir para 3.
    Isto é muito giro mas foi preciso um investimento brutal a tornar as aplicações todas web based para poderem ser usadas em Mac sem nenhuma incompatibilidade.

    Para mim o único senão dos Macs em ambiente empresarial, para além do suporte de aplicações que têm de ser reescritas é única e exclusivamente a segurança. A Apple não está preparada para endereçar a segurança ao nível Enterprise e os fabricantes que conseguem endereçar essa segurança, 90% não suporta Mac.
    Para mim é um compromisso demasiado grande e quanto a mim não deve ser tomada esta abordagem.

    P.S.: Mac user há 15+ anos e Mac Enterprise Admin e integrador durante 3 anos.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Consegues aprofundar um pouco a segurança enterprise que a que te referes da tua experiência?

      Tem em conta que, não sendo propriamente leigo, não é a minha área e desconheço. Daí o meu interesse.

    2. Avatar de Vianeq
      Vianeq

      Segurança e criptografia? OS X Server dá conta melhor que Windows. Partado princípio que a maioria das grandes empresas usa ou OS X Server, ou uma versão do Linux.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Bem acho isso estranho uma vez que a IBM ja foi uma empresa de pc’s, agora como venderam a parte dos pc’s a lenovo. E como e uma empresa americana agora querem favorecer outra empresa “americana” que na verdade e mais chinesa que outra coisa se formos a ver onde sao construidos.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      lógica da batata.

  6. Avatar de Rui Lapa
    Rui Lapa

    Não é que não acredite, mas referir a fonte da noticia talvez a torna-se mais credível.

  7. Avatar de Daniel
    Daniel

    IBM nem é parceira da Apple nem nada… lol

    1. Avatar de GoldenEye
      GoldenEye

      Está tudo dito!
      Podem fechar a secção de comentários…

    2. Avatar de Ze
      Ze

      Também a Google e a Microsoft têm parcerias, o que isso tem a ver com alguma coisa? A IBM desde sempre usou PCs, há uns anos decidiram fazer as contas e trocar tudo por macs, em 4 anos poupam 53 Milhões USD, eu também trocaria, tendo ou não parceria.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Nem mais. E essa poupança vem como resultado de ainda funcionarem melhor. É um ótimo cenário para uma empresa.

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      E se em vez de vires com comentários futebolísticos, viesses com dados que contrapõem o estudo apresentado na conferência? Talvez tivesses mais credibilidade… 😉

    4. Avatar de Tony
      Tony

      ta tudo dito…

  8. Avatar de poiou
    poiou

    Onde está o relatório oficial?
    Gostava de saber em que pontos concretamente é que é mais barato.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Manutenção, Assistência Técnica (AKA Helpdesk tickets), disponibilidade de recursos para suporte, longevidade do produto, entre outros.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        estás te a esquecer do mais importante recurso de todos Tempo. Mais especificamente

        menos Downtime.

  9. Avatar de Artur Santos Silva
    Artur Santos Silva

    Isto é pura e simplesmente publicidade da empresa que está a fazer o deploy (jamf) dos mac.
    O que não referem é a diferença entre o custo inicial por máquina, o gigantesco investimento que foi necessário para dotar a infraestrutura de condições para suportar macs em larga escala, ou comparar o help desk a hardware com um ano (macs) com hardware bem mais antigo (Pcs).
    A realidade de 99,9% das empresas é bem diferente da IBM (ou da Google, ou da Microsoft)

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Não é publicidade e não é a JAMF que está a fazer o deploy, JAMF é o software de Deploy, tal como tens SCCM e MDT da Microsoft (que por acaso também gere Mac, embora não com a mesma granularidade que o JAMF), quem faz o deploy são tecnicos e admin da própria IBM que tiveram o devido treino na ferramenta.
      O gigantesto investimento foi mencionado pela IBM no inicio do projecto (já lá vai um tempo, não sei onde anda o whitepaper disso) onde referiam que a reestruturação das ferramentas internas deles já estava a ser realizada para suporte de várias plataformas para os seus clientes, daí a ser um custo que já iriam ter de qualquer forma e não um custo adicional, mas sim isso é um ponto chave para outras empresas com aplicações próprias. O custo por máquina não tem importância pois é diluído no valor do ciclo de vida da máquina e do número de assistências da mesma, além que qualquer empresa desta dimensão tem cerca de 15 a 20% de desconto à cabeça pré-aprovado pelos accounts managers da Apple para aquisições desta natureza, deixando de fora os iPhones e iPads onde não se consegue mais que 5%, 10% em casos excepcionais. Depois estas empresas não possuem hardware antigo, por norma fazem aquisições a 3/4 anos com renovação de equipamentos ou com renting operacional também com a mesma periodicidade de renovação, daí a não existir essa modalidade de suporte a hardware “antigo”.

      Esta é a realidade de todas a fortune 500 e muitas outras empresas multinacionais espalhadas pelo mundo e é para essas que a poupança chega a alguns milhões, que no budgte de qualquer departamento de IT é sempre bem-vindo para apostar em inovação em vez de suporte operacional.

    2. Avatar de poiou
      poiou

      É esse género de pontos que gostava de saber, e não uma notícia da empresa que está a tratar da migração.
      Não estou a dizer que mac e mais caro ou barato, apenas quero ter informações concretas, que me permitam ter uma opinião.
      E ser mais barato por ter gerad o menos tickets é curto.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Se não percebes os conceitos de CAPEX e OPEX esta transição não é para ti nem para a tua empresa.

        1. Avatar de poiou
          poiou

          qual é a relação entre o meu comentário e o seu?

    3. Avatar de slowpoke
      slowpoke

      Bem dito, não podemos extrapolar um caso para o resto dos casos.

    4. Avatar de André
      André

      Em ambiente empresarial, o custo inicial de um portátil ronda os preços dos Macs. Como referência, na empresa onde trabalho, multinacional com mais de 500 colaboradores, usam-se Lenovo da série T (T450S por exemplo) e na configuração que nos entregam não custam menos de 1800eur. Têm que se lembrar que nas empresas de média/grande dimensão, os equipamentos adquiridos não são iguais aos que vêm na loja da esquina à venda e sim, o custo de suporte ao longo do tempo de vida do equipamento é um factor importante. Por cada hora que eu esteja parado, é uma hora não facturada e isso em larga escala representa um custo que tem que ser considerado aquando da escolha do fornecedor e equipamento.

  10. Avatar de Balearic Soul
    Balearic Soul

    Eu tenho o meu PC (montado às peças) há 5 anos e ainda não gastei um tostão nela. E pelo desempenho, acredito que dure mais 5, a brincar… e com processador AMD! 😉

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Vai montar um PC as peças e leva para a IBM ou a NOS e vê o que te dizem.

  11. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    Esta malta… Então a teoria da conspiração agora, parece, é de que a IBM mete Macs na empresa só para ter trabalho extra e ainda mente cá para fora a dizer que é melhor.

    Em boa verdade, sei que os Linux que se usam na IBM também são, regra geral, os que precisam de menos suporte, comparativamente a Windows. O Facebook diz o mesmo. O Google diz o mesmo.

    Pior cego é o que não quer ver, é o que vos digo.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      O Windows vem, atualmente, em último lugar na escolha dum sistema fácil de manter e com poucos problemas associados., onde seja possível correr outros.

      Isto não é mau nem é bom. É o que é.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        O cenário de end users para os quais aplicas linux não é o mesmo de para os quais aplicas Windows nem o nível de especificadade de aplicações e soluções necessárias.
        Acho que o correcto aqui é comparar windows vs mac mas não os restantes que já deram provas em muitas organizações que opensource normalmente é associado a dificil curva de aprendizagem, posterior aumento de suporte e posterior retrocesso.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Concordo com essa realidade também Ze. Daí que referi que são apenas viáveis onde sejam possível de correr. Caso as ferramentas sejam específicas dum OS específico, não vale a pena moer a cabeça.

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Concordo com essa realidade também Ze. Daí que referi que são apenas viáveis onde sejam possível de correr. Caso as ferramentas sejam específicas dum OS específico, não vale a pena moer a cabeça.

      2. Avatar de Ze
        Ze

        A verdade é que não existem ferramentas mais baratas, fáceis de usar, de implementar e gerir do que as ferramentas Microsoft para qualquer empresa com acordo Microsoft, e isso numa PME compensa o custo acrescido com suporte.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          A IBM não é uma PME. Empresas grandes são as que mais poderiam retirar proveito dessa ferramentas integradas da MS. E estão a dar-lhes uns patins.

          Concordo que a MS têm ferramentas integradas que são vantajosas. Mas uma PME raramente precisa de tantos serviços assim. São as empresas de suporte às PMEs que perpetuam Windows, existindo alternativas. Por diversos motivos.

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Ignora a minha referência à IBM. Quando reli percebi que estavas a acrescentar informação noutro sentido.

            Mantenho o restante. E acrescento que sim, e por isso mesmo, perante a realidade actual, os serviços MS sao os mais vantajosos para as PMEs.

    2. Avatar de APereira
      APereira

      Nunca na vida digas isso… Mac nao pode de maneira nenhuma ser mais barato que um PC.

      Basta ver pelo preco inicial…

      1200 um Macbook
      500 um PC que faz mais que o macbook.

  12. Avatar de Rui P
    Rui P

    O meu pc tem 4 anos e não gastei um único euro em suporte! Utilizar um mac como computador profissional é para rir! Não faz nem metade do que faz um PC!

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Um Mac dá para ter MacOS, Linux, e Windows. Por isso faz literalmente mais do que todos os computadores não-macs. Suporta todos os sistemas operativos desktop

      1. Avatar de Quintas
        Quintas

        O windows também.. Se tiveres um processador decente

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Não é verdade.

          Microsoft ja começou a bloquear instalação linux. Hakintosh, nem faz sentido neste contexto. Nem virtualização.

          1. Avatar de TeKnoFreaK
            TeKnoFreaK

            Lol, o Windows 10 anniversary update até tem uma shell Linux para correr software desenhado para linux. Qual é a definição de virtualização? Virtualização funciona em sistemas MacOs e Windows. Máquinas virtuais podem correr sempre. Lolada e das grandes. Guess what, eu uso máquinas virtuais, em Windows 10, e esta heim?

    2. Avatar de Luis
      Luis

      O pior do teu comentário (e de outros como o teu) é haver pessoas que não percebem muito do assunto e acreditam naquilo que escreveste mesmo não sendo verdade. 😉

    3. Avatar de FAB
      FAB

      “Não faz nem metade do que faz um PC!”

      Ignorância pura.

    4. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      O Mac é um PC. Faz o que pc tem de fazer. Nalgumas situações melhor, noutras pior.

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Toda a gente sabe a história da IBM e a Microsoft, o Bill é um gajo esperto e a IBM nunca gramou a Microsoft e há poucos anos a IBM criou uma parceria com a Apple para criar o mac “pro” … mac pro… LOL

  14. Avatar de Deus
    Deus

    “…mas normalmente um Mac é mais fiável que um PC.” – > HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Podes rir ainda mais alto. Não muda a veracidade da afirmação .

      1. Avatar de TeKnoFreaK
        TeKnoFreaK

        Como é? E não é verdade? Um Mac é o quê? Um Mac deve de ser um penedo? Não falha nada, nem têm hardware igual aos outros nem nada. São de quartzo e calcário com pequenos pontos de arenitos. O que é um Mac senão um Personal Computer? Ou PC se preferir. Lol.

  15. Avatar de liberal da cerca
    liberal da cerca

    Vê-se à distância a limitação de capacidades de gestão da informação e sistemas de informação que os autores da maioria destes comentários detêm!

    Comparativamente, um mac gera uma poupança que é quantificável a fim de 4 exercícios. Qual é a dúvida? Queremos paixão ou lucro? Eu quero lucro, nem que tenha que usar um mac (que no meu caso é a escolha óbvia)!

    Uma empresa gere-se para dar lucro e o design, branding, etc, atrai clientes e que geram lucro. Veja-se UBER Vs TAXI macho man.

    Logo investe-se em blocos azuis ou vermelhos. Se os vermelhos é que dão lucro… investe-se em vermelhos. quem não perceber isto vai ter dificuldade em orientar-se….

  16. Avatar de Mike
    Mike

    Mas porque raio dão crédito a esta opinião?
    Se a IBM tem uma parceria com a Apple ía dizer o quê?!

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Não é uma opinião, são dados concretos. Têm 1001 parcerias e não as andam a apregoar aos 7 ventos.

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Já te ocorreu que eles não fizeram parceria só porque sim?

      Primeiro perceberam e testaram as vantagens, depois avançaram com parcerias.

      Tudo o que mete Apple parece teoria da conspiração. 100% Hater, 0% percepção de negócio.

      1. Avatar de TeKnoFreaK
        TeKnoFreaK

        E tudo o que mete a CIA? Não será teoria da conspiração? Uma empresa para fazer uma parceria é para ganhar dinheiro, neste caso serão ambas as partes a terem lucros, mas o que é evidente é que os servidores não devem de ser Apple. Pois têm de ser fiáveis a tratar dados de toda a rede.

      2. Avatar de TeKnoFreaK
        TeKnoFreaK

        Aliás, onde pára a linha de servidores da Apple?

  17. Avatar de TecnoGeek
    TecnoGeek

    Parece que estou a ver as notas da Apple a entra na conta de quem fez este comentário.
    Apple é bom, mas o um PC do preço de um Apple tb!

    1. Avatar de Ze
      Ze

      It’s all about the OS.

  18. Avatar de Fernando Dias
    Fernando Dias

    Como o Humano é interessante. Gosto de ver cada um a defender o que pensa. Por aqui tenho Imac 27″ 16 GB RAM PC com monitor 4K , 32GB Ram, board SABERTOOTH Z97 MARK 2/USB 3.1 entre estes dois equipamentos alta gama venha o diabo e ache diferenças de preço. Só o monitor para ter resolução identica ao Imac foram mais de 500€. O portatil é um Toshiba R630 Já tem mais de 5 anos e custo 999€ venha de novo o diabo e encontre diferenças de preço na altura da compra mas isto é num particular. Trabalhei numa empresa com +/- 5000 empregados, cada um com o seu PC, espalhados pelo pais todo e no estrangeiro, com o Office e muitas outras aplicações, politicas de segurança apertada, utilizadores sem acesso ao C: e muito mais. Num ambiente empresarial desta dimenssão a manutençao é de doidos, o tempo perdido pelos utilizadores é grande e nada tem a ver com o uso domestico. Creio que se a empresa tivesse equipamento Apple o sossego seria muito maior e o tempo perdido pelos utilizadores seria muito reduzido

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      E crês bem. A IBM , Facebook, Google et al. assim o comprovam.

  19. Avatar de arkan
    arkan

    só se for nos outros países, porque se um COOLER de um mac custa 150 reais, imagina só outras peças!

  20. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    A Microsoft diz que o Android e mais seguro que o iOS… E MENTIRA!!!
    A IBM(parceira da Apple) diz que os Macs ficam mais baratos em enterprise… O PINÁCULO DA VERDADE!

  21. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O mais preciso, o mais avançado do mundo, o mais bonito, o que dá mais status, não vende. Ups.
    https://9to5mac.com/2016/10/21/apple-watch-galeries-lafayette-paris-closing/

  22. Avatar de NT
    NT

    Se calhar já adotaram o novo sistema de ficheiros da Apple ao que parece é especifico para tablets e guardar tudo nas “nuvens”… Ou então a IOSificação do macOS. Já se sabe que os iPADs são bem fiáveis, se é nisto que estão a falar então nenhum tablet no mercado consegue bater o iPAD (podem falar dos surfaces e companhia que dão para fazer isto ou aquilo, mas a nível de fiabilidade/custo do equipamento/custo de suporte não chegam lá).
    Também, devido à fragmentação do ‘androids’ e pouca adoção dos ‘microsofts’ também é óbvio que se torna bem mais barato manter um “parque informático” de iPhones.

    Essa parte de ser “mais fiável” e “menos custo com suporte” tem muitos se’s… Por exemplo estou numa empresa em que usam o linux, libreoffice, SAP e algumas webapp’s(com computadores de à quase 10 anos atrás… por exemplo, há bem pouco tempo é que meteram 1GB de ram) e pelo que sei chamadas por causa do sistema “ser difícil” ou não se saber trabalhar estou é igual a Zero! Mas como estamos ligados em rede por vezes a mesma falha… e aí sim o HelpDesk tem chamadas, não por culpa da “manutenção” do sistema, ou resolução de problemas do sistema, mas sim problemas de rede (ISP’s e afins).
    Concluído, no parque informático móvel (Smart phones e tablets) faz mais que sentido e é bem mais barato apple. Para Workstations, Portáteis etc. Já não é bem a mesma coisa e provavelmente sai mais caro.

    1. Avatar de NT
      NT

      “…trabalhar estou é igual a Zero! ” Tem um estou a mais.

  23. Avatar de Alpha
    Alpha

    Tanta empresa “burra” a insistir nos PCs… ou então não:
    https://pplware.sitedev.pt/informacao/apple-e-ibm-juntam-se-para-conquistar-o-mundo-empresarial/
    Para uma empresa tão esperta, não se percebe que tenha vindo a perder valor nos últimos anos, parece que a magia dos Macs não chegou, têm de adoptar mais iDevices.

  24. Avatar de JJ
    JJ

    Não pondo em causa a IBM, mas… pegando apenas neste argumento:
    “Outro dado curioso é o facto de apenas 5% dos funcionários com Mac solicitaram suporte Help Desk em contraste com os 40% que usam PC.”

    A que tipo de funcionários estão eles a referirem-se? Da IBM ou de outras empresas?
    Estão a dizer que 40% dos que usam PC, na IBM, tem de recorrer ao Help Desk? Julgava que os funcionários da IBM saibam mais de PCs do que a maioria dos leitores do Pplware.

    1. Avatar de JonnyKid
      JonnyKid

      72,4% das estatísticas que vemos na internet são inventadas…

    2. Avatar de T
      T

      Também se pode extrapolar que quem não tem problemas é porque não faz nenhum… logo o pessoal que trabalha nos MACs deve trabalhar menos e logo ter menos problemas.

  25. Avatar de Fernando Dias
    Fernando Dias

    Já contactei com gente que trabalha na area informatica formados em engenharia e não percebem nada de PC. Sabem muito de DB2. Trabalhei como auditor e um dia um consultor de uma empresa multinacional de renome
    chegou ao pé de mim a pedir um conjunto de dados ao que respondi ser impraticavel. O menino ficou muito aborrecido e voltou e voltou como não entendia resolvi fazer-lhe a vontade e extrai a aprtir do meu PC os dados que ele queria criando um ficheiro TXT com 2 GB e mais de 30 milhoes de registos. no dia seguinte disse-lhe que tinha o que ele cria. Apareceu-me com uma pen de 256MB que naquela altura era um luxo pois ia levar o ficheiro para o PC e trata-lo no Access. Vejam até onde vai o desconhecimento. Ao contrario do que aqui foi dito quem não trabalha arranja é muitos problemas pois tem muito tempo para fazer trampa e de que maneira

    1. Avatar de TeKnoFreak
      TeKnoFreak

      Gente que trabalha na área informática formados em engenharia e não percebem de PC’s? Boa, são estes tipos que dão má fama a todos os pobres engenheiros formados em informática neste mundo.
      O que será que esses pobres diabos andam a fazer?
      Espero não deparar com um desses ou desfaz-me o PC em bocados.

  26. Avatar de Kittyhawk
    Kittyhawk

    Trabalho na IBM no estrangeiro e tal como os meus colegas usamos um desktop Lenovo Linux RHEL 6.7 com Virtual Machine KVM Windows 7 com 2 monitores. Os Mentores e TLs utilizam alem disso portateis Lenovo ThinkPad Windows 7. Os Gerentes utilizam Apple MacBook Pro novos. Faco suporte tecnico a 2 contas sendo uma delas interna da IBM e realmente tickets e o que nao faltam. Nem toda a gente que trabalha na IBM percebe de computadores pois ha imensos empregados de vendas, marketing, servicos e inclusive cientistas. E verdade que ha menos tickets para Apple do que para Windows e Linux e a alianca IBM-Apple e para durar.

  27. Avatar de rxl
    rxl

    Pois gerir…. o problema e que um MAC equivalente a PC e custam uma nota preta, pelo que depois esses custos são completamente contra os MAC… não acho certo apenas analisar os custo de manutenção, mas sim um todo.

  28. Avatar de r41m31
    r41m31

    Se a IBM e a Apple não tivessem interesse em se bajular mutualmente, visto ambas terem parcerias comerciais, e como tal ambas beneficiarem desta bela publicidade, então até tinha mais consideração pela afirmação da IBM. Como não é o caso, e o sucesso de uma é o sucesso da outra, é só uma forma de promoção pelo engano….

  29. Avatar de Bob
    Bob

    Esperava que chamem as coisas pelos nomes…
    MAC é um PC! Um PC pode ser um MAC.
    Queria saber é que sistemas estão a comparar, já que o hardware se entende ser diferente.
    A maioria dos problemas são hardware? Ou do utilizador? Ou do sistema em si?

    Um PC é um “personal computer”. Não tem distinção de sistema operativo ou hardware. Apenas do uso que se lhe dá, sendo que o termo é aplicado para uso pessoal, quando apareceu.

  30. Avatar de Vitor Correia
    Vitor Correia

    Com os recursos e informação que existe hoje online, é preciso ser muita básico para pedir suporte de help desk. A unica razão reside no facto de uma pessoa ser “básica” ou não. Outra razão facil de explicar isto deve-se ao facto do MAC ser um sistema muito mais fechado que um PC Windows ou Linux. Ou seja um curioso pode muito mais facilmente destabilizar um sistema windows e depois “andar aos papeis”.

    1. Avatar de Vitor Jesus
      Vitor Jesus

      Os sistemas são tão fechados quanto os gestores desses sistemas os permitirem. Onde trabalho, há perfis de utilização que nem atalhos no desktop permitem 😉

  31. Avatar de Hugo Freitas
    Hugo Freitas

    Para mim o mais irónico é a aliança da Apple com a IBM. Só de pensar que quem criou o dito “PC” foi a IBM e agora andam de mãos dadas. Simplesmente irónico. 🙂