Huawei será a primeira marca a trazer o Face ID para o Android

47 Comentários

As notícias sobre a chegada do reconhecimento facial 3D ao Android têm aparecido com mais frequência ultimamente. Contudo, esta informação nem sempre é dada com o rigor e qualidade que se exige. Os analistas preveem que apenas em 2019 seja possível ter esta tecnologia no SO móvel da Google.

Uma nova análise veio agora trazer mais informações que apontam a Huawei como a empresa que o conseguirá fazer primeiro. Claro, o timing mantém-se!

Face ID

Ming-Chi Kuo, um analista da empresa KGI, acredita que são vários os fabricantes Android que vão conseguir lançar smartphones com tecnologia similar ao Face ID, para reconhecimento facial 3D no próximo ano.

Numa nota interna, enviada aos investidores, Kuo afirma que será a Huawei a primeira a conseguir colocar no mercado um smartphone com um sistema de reconhecimento facial 3D, usando componentes similares aos que a Apple usa no Face ID.

É de realçar que estes sistemas, apesar de terem funções similares, vão acabar por migrar para tecnologias diferentes nos componentes usados. O que está a ser avançado é a utilização de sensores time-of-flight, que são mais pequenos, mais baratos e mais simples de produzir.

Face ID

 

O que são sensores time-of-flight?

O sistema TrueDepth, da Apple, projeta 30.000 pontos de luz infravermelha num padrão definido e captura a imagem projetada e informação 2D para conseguir criar um modelo 3D da face do utilizador.

No caso dos sensores time-of-flight, em vez de ser captada uma imagem do padrão de luz, é gerado um mapa de profundidade com base no tempo que a luz demora a ser refletida.

Um atraso justificado pelos custos de produção

A razão apontada, para este atraso dos fabricantes Android na integração de sistemas de reconhecimento facial similar ao da Apple, está nos elevados custos de produção.

Com este novo sistema espera-se que surja uma alternativa viável para a massificação deste conceito de segurança no universo Android e que estes fabricantes consigam acompanhar o salto tecnológico que a Apple deu.

 

Leia também

Fabricantes Android com 2 anos de atraso na adoção do Face ID

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Telmo Fernandes
    Telmo Fernandes

    Erro no Titulo : Andrioid ?? Nova Release ? 🙂

    1. Avatar de Telmo Fernandes
      Telmo Fernandes

      CORRIGIDO.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Tens que desculpar, já sabes que a 2ª feira de manhã é maldosa, o pessoal anda ainda em modo de fim de semana 🙂

  2. Avatar de Helder
    Helder

    Ah ah ah… os mesmos que também prometeram 3D Touch e Taptic Engine e até hoje nada… eles lá têm capacidade para isso!

    1. Avatar de LG
      LG

      Sim… mesmo que ultrapassaram a Apple em vendas no ano passado 😉

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Só que não.

        Nem de perto nem de longe.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Por curiosidade, que equipamentos Apple tens?

          1. Avatar de Helder
            Helder

            O que é que isso interessa para a discussão?

            Tenho um Ferrari 812 com CarPlay.

    2. Avatar de jonas
      jonas

      3D touch foi a pior invencao da apple. desesperados la criaram mais uma necessidade que felizmente nao pegou no lado android….a conta disso dificilmente vao implementar o touch screen por baixo do ecra que ja esta ocupado com o 3d Touch. dai terem ido para a fabulosa ideia do “notch. o taptic engine, foi outra necessidade que a apple criou….88% do mundo nunca sentiu falta dele, sabes pq? porque nao é preciso..só isso. a apple tenta é justificar os preços absurdos com peças que lhes custam 5-50euros…ok ja podemos levar 1300 euros…temos uma coisa que nao é precisa mas que ninguem tem……

  3. Avatar de Nuno Marques
    Nuno Marques

    O Face ID no Huawei Mate 10 Pro já está a funcionar desde do dia 23 de Março (pelo menos aqui na China que é onde me encontro)

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Não é Face ID, nem parecido.

      Vocês não sabem nem sonham o que é o Face ID .

      1. Avatar de AiOGajo
        AiOGajo

        É o Windows Hello, mas na cara toda em vez de ser pela iris…

  4. Avatar de Luís guerreiro
    Luís guerreiro

    Isso é tudo uma questão de nome. Então e a oneplus? Só porque lhe chama Face Recognition..não conta? O modo em como faz esse reconhecimento é que pode ser ou não diferente. Ser 3D ou não..
    MARKETING…

    1. Avatar de Vítor M.

      Contar conta, mas uma coisa é reconhecimento facial, que uma simples câmara de filmar faz isso, outra coisa é a análise biométrica facial. Há várias tecnologias envolvidas na acreditação dos dados recolhidos, como as dimensões e outros traços de identificação que só com determinadas tecnologias se consegue obter. O caminho é esse, por isso há marcas já a desenvolver patentes com novas possíveis soluções. Cada vez mais veremos isso nos smartphones e não só. A identificação facial será adotada não só pelos smartphones mas em tudo o que exigir a validação do utilizador. Até os veículos em breve terão este tipo de tecnologia. É o futuro.

      1. Avatar de jonas
        jonas

        tem que existir sempre um sistema de backup de validacao…uma pessoa pode ter “caido das escadas” (aqui deve haver muitos casos desses com tanta violencia domestica) ficar com a cara ligueiramente deformada…que pode invalidade um sistema facial. Ou seja um sistema é tao seguro pelo meio mais fraco que tem de validacao e nao pelo mais forte. logo sistemas como o do oneplus é “suficiente” desde que exista um segundo sistema de validacao..que ja o tem…so com 1 duvido que seja o futuro..pelo menos como esta…

        1. Avatar de Luís guerreiro
          Luís guerreiro

          Eu por exemplo no meu 5t, tenho todos os desbloqueia activos. Facial, impressão digital e o código, para que lá em casa se eu não tiver disponível a patroa poder aceder…

  5. Avatar de Gouveia
    Gouveia

    Nenhum Android tem porque ninguém quer saber… Nem é nada prático e nada seguro, mas aqui no pplware não deixam de insistir no assunto

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Não tem porque é caro.

      1. Avatar de Gouveia
        Gouveia

        Ainda não te foste curar?

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Eu é que me preciso de curar?

          Inveja realmente é lixada…

          1. Avatar de Gouveia
            Gouveia

            Inveja de que? Lol és mesmo uma comédia tu…
            Temos de fazer uma petição aqui no pplware para te meterem num manicómio

          2. Avatar de Helder
            Helder

            Tu é que precisas de um manicómico!

            Inveja de veres qualquer coisa nos outros que não tenhas no teu!

            É só um telemóvel!

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            @Helder
            Não é só um telemóvel (era se fosse Android). iPhone é algo sagrado e é a essência da vida

          4. Avatar de Gouveia
            Gouveia

            Mas o que é que os outros têm que o meu não tem?
            Lol, és tão engraçado

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Ó Gouveia, isso nem faz sentido. Então é no dia que as pessoas quiserem saber que eles colocam ? E como é que as pessoas vão querer saber se não existe? Pescadinha de rabo na boca essa.

      1. Avatar de Gouveia
        Gouveia

        Há uma coisa que se chama estudos de mercado
        A percentagem de utilizadores que usam desbloqueio facial é muito reduzida
        Fui!

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Claro. Porque os estudos de mercado até se aplicam nestas situações de implementar tecnologias que desconhecidas para a maioria.

    3. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Ó Gouveia, isso nem faz sentido. Então é no dia que as pessoas quiserem saber que eles colocam ? E como é que as pessoas vão querer saber se não existe? Pescadinha de rabo na boca essa.

  6. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Apple e Android, bem vindos a 2015!!

  7. Avatar de carlos p
    carlos p

    usem la o face id num sítio muito escuro. quero ver se essa porra deabloqueia.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Sim, não tem problema, porque é por infravermelho.

      É a diferença entre Apple e o resto…

      http://imgur.com/r/interestingasfuck/01ENuh5

      1. Avatar de carlos p
        1. Avatar de Helder
          Helder

          Gifs o quê?

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Agora como já é possível visualizar gifs no iPhone, é de aproveitar

    2. Avatar de bom senso
      bom senso

      e banir o amigo Helder aqui do pplware não era bem pensado, já que ele não anda cá a fazer rigorosamente nada…

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Está cá para animar a malta sempre dá para rir um pouco. ou chorar….
        Já nem sei

        1. Avatar de Antonio Salaraz
          Antonio Salaraz

          Até poderia concordar consigo, mas de outro ponto de vista estou com o Helder, certamente precisa de tratamento e nenhum familiar se da conta disso. Por outro lado, também parece ser alguém feliz, já que vive num mundo paralelo.
          O Helder faz-me lembrar os fanáticos religiosos, só que este é por uma marca, pelo menos não instiga ao ódio, caso contrario estávamos todos tramados.

          Sarcasm off

          1. Avatar de Antonio Salaraz
            Antonio Salaraz

            *estou preocupado com o Helder

          2. Avatar de Joel Reis
            Joel Reis

            É um fanático extremo, mas se é feliz é não faz mal a ninguém, porque não? E até dinamiza os comentários, sem ele nem metade havia.

      2. Avatar de carlos p
        carlos p

        ele trabalha para o pplware. por isso n fazem nada a ele. ele é sempre um santinho

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Muito provavelmente

        2. Avatar de MAC
          MAC

          “…não fazem nada a ele.” Adorei o teu português. Um brasileiro não diria melhor (ou pior?…).

  8. Avatar de CB
    CB

    Estranho.. julguei que já estava a funcionar no Huawei Honor View 10…
    https://www.youtube.com/watch?v=8QZCuzSgZR4
    https://www.youtube.com/watch?v=8CwhXYIOxdo

  9. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Deixem-se de coisas, já se sabe que os Android vão seguir a Apple, como sempre. Neste momento ainda é comparável com o touch id, mas no futuro vai melhorar, sendo mais prático e mais seguro. Não critiquem o Hélder se forem tão fanáticos como ele.

  10. Avatar de Elkido
    Elkido

    O meu Doogee Mix 2 traz face ideia 3D e impressão digital

  11. Avatar de Random
    Random

    os amantes de Apple vão me desculpar mas não consigo considerar o faceID como uma forma fiável de autenticação. Não estou a questionar o sistema da apple, simplesmente não acho que a cara seja uma característica suficientemente “diferencial”, tanto que existem diversos vídeos que mostram gémeos, mães e filhas… whatever… a desbloquear dispositivos não registados com as suas respectivas caras.

    Se não estou enganado, acho que foi a Apple que inovou ao introduzir autenticação biométrica num telemóvel com o touchID e muito bem diga-se por passagem, tanto que a vasta maioria dos smartphones adotou a mesma metodologia.

    Agora, acho que o futuro passa pelo scan da iris, à semelhança do que a Samsung faz. A iris é um elemento que nos garante uma unicidade ainda maior que a impressão digital e portanto, a minha grande aposta seria esta

    Não ignorando claro que é a apple que estipula as “modas” e portanto, nos próximos messes/anos teremos uma vasta maioria de dispositivos androids a scana-nos as caras 😀

  12. Avatar de Rogério Fernandes
    Rogério Fernandes

    E?
    Reconhecimento de iris, bem melhor e bem mais seguro.
    Querem apostar, apostem nisso.