Hackers derrubaram as medidas de proteção que a Apple colocou no iOS 12

30 Comentários

A Apple tem procurado por todos os meios proteger os dados dos seus utilizadores, dando para isso novas funcionalidades aos seus sistemas operativos. A mais recente chegou no iOS 12 e no iOS 11.4 e vai impedir o acesso à porta USB do iPhone.

Esperava-se que esta medida fosse realmente segura e que durasse muitos anos a ser quebra. A verdade é que já existem empresas que afirmam ter conseguido quebrar esta nova proteção.

USB Restricted Mode Apple iOS iPhone

Uma das novidades que a Apple colocou no iOS 12 e no iOS 11.4 foi uma proteção contra o acesso indevido à porta de comunicação de dados. Com isto pretende proteger os utilizadores contra ferramentas de acesso não autorizado.

Esperava-se que isto impedisse que algumas empresas conseguissem desbloquear o iPhone e que vendessem essa tecnologia. A Grayshift era uma dessas empresas, que agora sabe-se que terá já conseguido ultrapassar estes bloqueios.

A Grayshift já fez a prova futura da sua tecnologia e afirmou que já contornaram este recurso de segurança na sua versão beta. Além disso, a GrayKey incorporou recursos futuros que começarão a ser aproveitados com o passar do tempo.

USB Restricted Mode Apple iOS iPhone

Esta informação veio de um especialista forense que tem contactos próximos com a Grayshift e que teve acesso a informação interna da empresa, partilhada já em junho deste ano.

A Grayshift tem relações próximas com as forças policiais de vários países, entre elas o FBI, e sabe-se que antes da introdução do USB Restricted Mode no iOS conseguia desbloquear qualquer iPhone.

Caso se confirme que o USB Restricted Mode tenha sido quebrado pela Grayshift, cai assim por terra uma das mais importantes novidades das últimas versões do iOS e que se preparava para garantir novos níveis de segurança aos utilizadores.

Apple confirma que iOS vai proteger-se contra ferramentas de acesso não autorizado

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de nkp
    1. Avatar de Oscar
      Oscar

      Ainda não entendeste que são todos iguais, todos têm falhas. Eu gosto do ios porque a Apple atualiza os seus equipamentos durante mais tempo que o android. Sendo que neste ultimo depende da marca lançar ou não updates.
      No fundo qualquer medida preventiva é facilmente quebrada porque o ser humano tem uma imaginação e intelecto muito desenvolvido.

      1. Avatar de nkp
        nkp

        com o preço que das por um iphone. tens dinheiro para comprar um oneplus este ano e outro para o outro ano. ahah

        1. Avatar de PTdoNorte
          PTdoNorte

          bem verdade, mas cego é aquele que não quer ver!
          Depois, com essas ditas atualizações o telemovel fica mais lento e com problemas de bateria, mas prontos
          existe quem não se importe e ainda defenda a maçã

          1. Avatar de Hugo Paiva
            Hugo Paiva

            O importante não é nada disso do que estão a falar. O que deve acontecer é o utilizador escolher o sistema operativo e dispositivo que vá de acordo com as suas necessidades. Já utilizei android e iOS e ambos são fantásticos.
            No entanto, por exemplo, se tiverem um Macbook, Ipad, etc. Acho muito mais vantajoso um dispositivo iOS. Por outro lado, se quiserem um sistema mais aberto e gostarem de andar a modificá-lo é muito mais fácil em android. E lembrem-se, muitas das falhas dos android não são faladas porque não atingem tanto o público como as falhas da Apple devido ao “nome” da marca. É certo que o Android é tão vulnerável ou até mais que o iOS.
            Resumindo, ninguém tem a autoridade de dizer que este é melhor que aquele pois depende muito do utilizador, este tem o direito de fazer a sua escolha quer pague mais ou menos pois gere as suas finanças como bem lhe apetecer e volto a reforçar, de acordo com as suas necessidades e de modo a trazer facilidade à sua vida.

          2. Avatar de joao magalhaes
            joao magalhaes

            Hugo Paiva, deixa-te de histórias. O “nome” da Marca…como se a Google fosse um nome pequeno ou outros grandes nomes que usam o Android. É tudo igual, não inventem, o que fazes no Ios fazes no Android. Eu tenho Android e não faço modificações nenhumas, faço o que a maioria das pessoas faz, instalo o Facebook, WhatsApp e mais umas Apps e ando ali para trás e para a frente como todos. Só concordo com a parte em que dizes e bem “cada um gere as suas finanças…” mas o que chateia é sempre a mesma conversa do Iphone é que é bom, tretas, Iphone é bom para mostrar “estatuto” porque de resto é igual ou pior ( para mim pior porque a Apple é sempre a dona do teu aparelho )

          3. Avatar de Enfim...
            Enfim…

            Hugo Paiva,
            1o e claro que tu tendo um produto Apple é mais apelativo a teres tudo Apple. Se comprares uma TV da Samsung é muito mais apelativo a comprares um telemovel da Samsung porque interage de origem melhor com a tua TV, etc. No windows o mesmo ocorre com o windows phone, o android com o chrome OS… etc. É normal em qualquer marca isso
            2º Nao comprares falhas de segurança de um OS que te permite analizar o mesmo contra um que é a base da tentativa, e nisso isto é um exemplo de quanto tao mau é a segurança da Apple.
            Uma coisa é um bug e consegues explorar o mesmo, outra é desligares uma porta e mesmo assim consegues aceder a ela. Isto é uma falha seria de segurança.
            Porque se permites o acesso ao teu pc e es hakeado, é aceitavel. Outra é desativares a porta ethernet do teu pc, ficares sem net, e mesmo assim te hackearem o pc.
            Sao duas coisas completamente diferentes

          4. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            antes de ter um telemovel lento do que ter um que pegue fogo..*cough*cough* Note 7

      2. Avatar de Baresi
        Baresi

        Concordo a 1000%, aprecio a tua “isenção”, eu sou utilizador Android mas acho que a escolha de sistema é por gosto ou por jeito sinceramente por ser mais ou menos seguro acho que essa para mim pessoalmente nunca colou, mas para a generalidade cada vez mais não é usada a segurança como chavão ou justificação.
        Em relação aos updates é com pena minha que concordo contigo e sendo usuário da Samsung e gostar acho que em termos de updates é das piorzinhas.

      3. Avatar de Renato Nismo
        Renato Nismo

        actualiza por mais tempo, e ao mesmo tempo, põe o telemóvel mais lento propositadamente.
        um irmão meu ainda com Redmi 1S de 2014, com custom roms recentes e kernel jeitoso, bomba tão bem que nem precisa de outro tlm.

        agora imaginem todos os oneplus e outros modelos de tlm mais dedicados pela comunidade.. duram anos e anos e anos sem desempenho comprometido, pelo contrário, melhorias.

        1. Avatar de mavidoor
          mavidoor

          Correto…mas isso só acontece com pessoas mais á frente….
          Anjinho é aquele que ainda acredita em segurança de dados….

        2. Avatar de Baresi
          Baresi

          Sim também é verdade, mas estava-me a referir a atualizações com “A” grande ou seja atualizar como deve ser sem comprometer nada e se possivél melhorar… Nesse ponto prefiro que não atualizem nada a compromenter o que quer que seja, mas preferia que a Samsung (e marcas que seguem o mesmo caminho) fizessem atualizações com o dito “A”.
          Tenho o Galaxy S6 agora para trocar tenho de pensar bem em qual marca vale realmente a pena investir a todas as linhas, e tenho em conta também as atualizações, coisa que quando comprei este não tinha… mas dar 700/800/900€ por um smartphone que daqui a 3 anos fica por conta própria já não é coisa que eu alinhe.

      4. Avatar de Enfim...
        Enfim…

        Desculpa mas nao..
        Uma empresa que nao consegue proteger o seu OS de acesso nem recorrendo a pratica mais drastica que é bloquear o acesso a porta, mostra que nao sabe nem consegue defender os dados dos seus equipamentos.
        Uma coisa é me falares de falhas que preverem o acesso apenas de certos acessorios, etc e isso ser quebrado. Ai concordo contigo. Outra é fechares a porta e mesmo assim acedem.
        Isso é o mesmo que prometeres que a tua porta e segura e um ladrao chega la e abre a porta em segundos…
        Isto so mostra o quanto a Apple é ma na verdade em termos de segurança

        1. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          ‘Isso é o mesmo que prometeres que a tua porta e segura e um ladrao chega la e abre a porta em segundos…’
          Isso acontece mais facilmente do que pensas logo a tua comparação esta falsa. Nunca ouviste falar no Key bump?! A culpa disso acontecer ‘e da marca da fechadura?

  2. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Estas medidas só são importantes para quem esconde segredos industriais, governamentais ou relacionados com falcatruas/ infrações. Para o utilizador standard não têm o mínimo valor desde que não seja possível a um ladrão ou a alguém que encontre um terminal perdido.

    1. Avatar de PTdoNorte
      PTdoNorte

      ainda a poucos meses vi que essa “caixinha” está para venda ao publico por milhares de €€ por isso esse comentário está errado

      1. Avatar de Heldr
        Heldr

        Ao público? Aonde? É que essa caixa da treta só é vendida a policiais.

        1. Avatar de PTdoNorte
          PTdoNorte

          “caixa da treta” hahahha
          é essa caixa da treta como dizes que estraga o teu tão precioso iphone
          Heldr até metes dó 😀

          1. Avatar de PTdoNorte
            PTdoNorte

            não te vou dizer onde, mas pesquisa um pouco que encontras facilmente onde podes encontrar essas caixinhas “mágicas”

  3. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    a por as culpas no facebook

  4. Avatar de Joao Pestana
    Joao Pestana

    LoL o IOS é mais permeável que uma rede de pesca. São ambos bastante parecidos, são ambos um conjunto de buracos.

    1. Avatar de pois
      pois

      Não diria melhor

    2. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      obrigado pelo teu comentario imprescindivel!! Onde estaríamos n’os sem a tua valiosa opinião??

  5. Avatar de Heldr
    Heldr

    Tretas, não é especialista nenhum, e a GrayShift não tem provas nenhumas.

    1. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      Exacto helder…
      Agora isto é tudo uma miragem e nada existe…
      Parece a treta da Apple quando negou ao FBI o acesso ao iphone em San Bernardino em que era impossivel de aceder aos dados encriptados e bla bla bla…
      Tambem na altura nao havia prova de nada e era tudo mentira nao era?

  6. Avatar de Gustavo Dezen
    Gustavo Dezen

    É BLEFE

  7. Avatar de Cortano
    Cortano

    Questão off-topic:
    Como é que se desligam as notificações em iOS quando estamos a ouvir música, ou como é que se evita que as notificações interrompam a música?

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Modo não incomodar.

  8. Avatar de hommer
    hommer

    mas será possível nos dias que correm, o pessoal não perceber que não existe sistemas infalíveis…
    é implementado ou inventado um novo metedo de segurança, logo num curto espaço de tempo aparece logo alguém que quebrou essa segurança…

    sempre foi assim e vai continuar…

    1. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      Mas este caso, para mim, é gravissimo.
      Como ja disse, uma coisa é hakearem te o pc estando tu ligado a internet. Nao devia acontecer mas nada e seguro.
      Outra e desativares o wifi e a porta de rede do teu pc, ficas sem internet, ou seja, desligado, e vem um hacker e brinca com o teu pc na mesma sem ter que estar perto de ti sequer.
      Compreendia esta desculpa ate agora, porque a porta estava aberta e tudo e hakeavel, agora com uma porta supostamente desligada? Isso ja mostra que a Apple fala muito em segurança, mas segurança real nenhuma… bem basta ver a grande falha de segurança no MacOs em que qualquer um acedia com o nome de utilizador root sem password…